quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Capítulo 18 de Vida nas Mãos

Continuação imediata do capítulo anterior.

CENA 1 /MANSÃO FELISBERTO /SALA /INTERIOR /DIA

Gregório – (gritando) Que bagunça é essa aqui na minha casa?

Todos se viram em direção à porta. Os olhares de Gregório e Mariana se encontram novamente.

Evandro – Meu irmão, nosso amigo Felício e sua filha Mariana vieram nos fazer uma visita.

Gregório vai em direção à Felício e Mariana. Abraça Felício e estende a mão para Mariana.

Gregório – Que prazer tê-los em nossa casa!
Felício – Obrigado, Gregório! Na verdade, queria conversar com você, Ana e Evandro.
Gregório – Pois podem conversar lá no escritório...
Evandro – Podemos, Gregório... Você também faz parte da conversa, meu irmão!

Gregório fica irritado, pois planejava ficar à sós com Mariana, mas é obrigado a aceitar.

Mariana – Enquanto isso, gostaria de conversar com Carolina. Posso?
Ana – Fique à vontade. O quarto dela é lá em cima, o terceiro.
Mariana – Obrigada! Com licença!

Mariana sobe as escadas em direção ao quarto de Carolina. Evandro, Gregório, Ana e Felício vão conversar no escritório.


CENA 2 /TRIBO NAPOINARA /OCA DO CACIQUE /INTERIOR /DIA

Grande Matriarca, Yuri, Cauã e Luana estão em volta do cacique da tribo, que está muito doente.

Grande Matriarca – Meus filhos, o cacique está muito mal. Preparem-se para o pior.
Yuri – Mim gosta muito de cacique. Cacique é como pai pra índio Yuri. Mim tá muito triste.
Luana – (chorando) Mim também gosta muito de cacique. Mim tá triste demais. O que vai ser de tribo sem cacique?
Cauã – Mim também vai sentir falta de cacique, mas é a vontade de Tupã! A tribo não vai ficar sem cacique!
Grande Matriarca – Não vai mesmo, Cauã! Vamos realizar uma reunião aqui pra anunciar o novo cacique!
Yuri – Grande Matriarca, mim não entende. Não tem que ser feita uma disputa, ou saber qual é a vontade de Tupã?
Grande Matriarca – Tupã já decidiu, meu filho. Eu sei quem será o novo cacique!
Luana – Quem, Grande Matriarca?
Cauã – Quem, Luana? Claro que mim vai ser o novo cacique!
Grande Matriarca – Reúnam toda a tribo que na próxima semana eu vou anunciar a vontade de Tupã!


CENA 3 /TAPERA /INTERIOR /DIA

Sabrina chega em casa, abatida.

Bruno – (ansioso) Sabrina! Como foi? Conseguiu?
Sabrina – (desanimada) Nada, meu irmão...
Bruno – Não fica assim, minha irmã. Você vai conseguir!
Sabrina – Não consigo nem emprego como doméstica nessa cidade. Olha que já tentei de tudo!
Bruno – Vai conseguir, irmã! Tenha fé!
Sabrina – Preciso conseguir! Prometi aos nossos pais que ia cuidar bem de você.
Bruno – Você já cuida muito bem de mim! - sorri
Sabrina – E como vou poder sustentar você se não conseguir um emprego?
Bruno – Se dá um jeito, Sabrina. Não desanima!

Sabrina e Bruno se abraçam.


CENA 4 /IGREJA /INTERIOR /DIA

Padre Henrique está fazendo suas orações, quando Yuri chega.

Yuri – Padre Henrique! Mim tá aqui pra fazer pedido.
Henrique – Boa tarde, meu filho! O que houve?
Yuri – Tribo Napoinara precisa da presença de padre Henrique na tribo!
Henrique – Ora, meu filho! O que está acontecendo?
Yuri – Padre sabe que cacique tá muito mal. Vai ter escolha de novo cacique.
Henrique – Oba! Festa! Comida! Claro que vou!
Yuri – O que padre disse?
Henrique – Nada não, meu filho! Só que tenho que ver se poderei ir. Tenho muitos compromissos aqui na igreja.
Yuri – Foi Grande Matriarca que pediu pra índio chamar padre.
Henrique – A Grande Matriarca quer que eu vá? Pois diga a ela que estarei lá!
Yuri – Mim fica feliz e vai dar notícia para Grande Matriarca. Tchau, padre!
Henrique – Vá com Deus, meu filho!


CENA 5 / MANSÃO FELISBERTO /QUARTO DE CAROLINA /INTERIOR /DIA

Carolina está lendo um livro, quando batem na porta.

Carolina – Que droga! Não se pode nem ler em paz? (grita) Pera aí!

Carolina abre a porta.

Carolina – (assustada) O que você quer aqui?
Mariana – Queria conversar um pouco com você. - sorri
Carolina – Não tenho nada pra conversar com você! Nem te conheço!
Mariana – Algo me diz que vamos ser grandes amigas... Se tudo der certo, vamos ter bastante tempo pra nos conhecer!
Carolina – Como assim?
Mariana – Deixe-me entrar, que eu te explico.
Carolina – Tá, tá! Entra logo!


CENA 6 /MANSÃO FELISBERTO /ESCRITÓRIO /INTERIOR /DIA

Gregório – Muito bem Felício! Diga logo o que você queria conversar conosco!
Ana – (cutucando Gregório e falando baixinho) Gregório, calma!
Gregório – Eu to calmo!
Evandro – Pois diga, meu amigo! Sem rodeios! Seja direto!
Felício – Evandro, Gregório, Ana... A família Felisberto sempre foi uma família muito querida por mim e por todos da minha família. Os anos que trabalhei aqui, no passado, foram muito bons! Afonso, foi como um pai pra mim!
Evandro – E você sempre foi um ótimo funcionário! Nosso pai sempre gostou muito de você! E nós também!
Ana – Eu não estava aqui, mas sei dessa história! E tudo isso é verdade, viu Felício? Você é como um irmão pra nós!
Gregório – (pensando) Que merda de assunto é esse? O que esse maldito tá querendo?
Evandro – Diga, meu amigo! Em que podemos lhe ajudar?
Felício – (envergonhado) Eu não sei bem como dizer isso, não sei por onde começar...
Gregório – Comece pelo começo, Felício! Se não disser, como vamos saber?
Ana – (corta) Gregório!
Felício – Eu sempre tive uma grande estima por todos vocês! E vocês sabem que minha família, que agora é só eu e a Mariana, não estamos muito bem financeiramente...
Evandro – O amigo quer algum dinheiro emprestado?
Felício – Não, Evandro! Não é isso... Eu nem teria como pagar de volta depois...
Ana – Então o que você precisa, Felício?
Felício – Eu queria saber se minha filha Mariana poderia trabalhar aqui com vocês. Ela é uma moça prendada, sabe fazer todos os serviços domésticos, é uma ótima cozinheira...
Gregório – É isso? Pois ela tá contratada!

Todos se espantam com a generosidade de Gregório, mas não fazem ideia de suas reais intenções.


CENA 7 /TRIBO NAPOINARA /OCA DO CACIQUE /INTERIOR /NOITE

Cacique acaba não resistindo à doença e morre. Grande Matriarca, Yuri, Luana e Cauã ficam tristes.

Cauã – (pensando) Agora é só esperar... Semana que vem, mim vai ser anunciado como novo cacique de tribo! Hahaha


CENA 8 /CIDADE /PLANO GERAL /DIA


Paisagens da cidade são mostradas ao som de “Michael Jackson - Ben
Letreiro: Uma semana depois...


CENA 9 /TRIBO NAPOINARA /EXTERIOR /DIA


Todos os índios estão reunidos para o anúncio do novo cacique da tribo Napoinara a ser feito pela Grande Matriarca. O padre Henrique foi convidado para dar uma benção ao novo cacique.


Grande Matriarca – Muito bem, todos estão aqui? Sei que todos ainda estão tristes pela morte de nosso cacique que era um homem muito querido por todos, mas temos que continuar e a tribo não pode ficar sem um cacique. Temos que manter a ordem na tribo Napoinara. Precisamos de alguém para nos defender e nos ajudar. Claro que sempre poderão contar com os meus conselhos, mas como sabem, estou velha, não posso fazer muito.


Luana – (falando baixo para Yuri e Cauã) Quem índios acham que será novo cacique de tribo?
Yuri – (falando baixo) Mim não sabe, mas quem Tupã escolher vai ser o melhor pra tribo.
Cauã – (falando baixo) Mim, claro! Serei novo cacique da tribo Napoinara!


Grande Matriarca faz o anúncio.


Grande Matriarca – O novo cacique da tribo Napoinara, escolhido pelo próprio Tupã, que eu peço para vir até aqui na frente para receber uma benção do padre Henrique é você, Yuri!


Cauã já estava se levantando, quando é tomado de surpresa. Yuri não esperava ser o escolhido.


Yuri – (espantado) Mim, é o novo cacique da tribo Napoinara?


Congela em Yuri espantado.


FIM DO CAPÍTULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário