segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ESTRELA DO MAR: CAPITULO 25


CENA 1: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – CASA DE CESAR – GARAGEM

Beatriz acaba de contar a Cesar que o delegado ligou com noticias de Isabela
CESAR: Eles a encontraram?
BEATRIZ: Acho que sim. O delegado disse que recebeu a informação de uma garota que estava vivendo e uma vila de pescadores e que pode ser nossa Isabela
CESAR: Pode ser? Então ele não tem certeza?
BEATRIZ: Não, mas eu sinto que é ela, precisamos voltar para Fortaleza agora mesmo
CESAR: Amor, eu já deixei o escritório muito abandonado nos últimos dias e....
BEATRIZ: Cesar,  é da nossa filha que estamos falando
CESAR: Eu sei, mas... Está bem, vou ao escritório resolver umas coisas, e tentamos embarcar hoje a tarde.
BEATRIZ: Ok, vou comprar as passagens
Cesar sai.

CENA 2: MANHÃ – FORTALEZA – DELEGACIA – SALA DO DELEGADO RAMIREZ

O delegado está ao telefone.
RAMIREZ: Como assim a garota sumiu? Ela não estava na tal vila com um casal de pescadores?
Ramirez aparenta estar impaciente
RAMIREZ: Está bem, dois de meus homens já foram para Camocim ontem à noite. Me avisem assim que encontrarem a garota
Ramirez desliga o telefone.
RAMIREZ: Acho que me precipitei em ter ligado para dona Beatriz, mas agora já era.
Ramirez volta ao trabalho
CENA 3: MANHÃ – CIDADE  DE CAMOCIM – CASA DE VINICIUS - SALA

Estrela acorda e vai até a sala. Danilo está no sofá, vendo televisão enquanto come uma tangerina
ESTRELA: Bom dia. Onde está o Vinicius?
DANILO: Ele foi pra faculdade, mas disse para ficarmos a vontade
ESTRELA: Ele é muito legal
Estrela senta-se ao lado de Danilo.
DANILO: Vai tomar café, tem pão fresquinho na cozinha
ESTRELA: Já vou, mas quero um beijinho antes
Estrela beija Danilo e fica paralisada.
DANILO: O que foi?
ESTRELA: Esse cheiro, e esse gosto. O que é isso?
Estrela aponta para a fruta que Danilo está comendo
DANILO: Isso? É tangerina, quer?
Estrela pega a fruta e a cheira.
ESTRELA: Eu me lembro disso.
DANILO: Lembra? Que bom que está conseguindo recuperar sua memória
Estrela fica em silêncio
DANILO: Estrela? Está tudo bem?
Estrela começa a chorar
ESTRELA: O acidente, as tangerinas, a madeira...
Danilo fica assustado.
DANILO: Do que esta falando? Pelo amor de Deus me conte o que está acontecendo
ESTRELA: Eu me lembro, eu me lembro de tudo
Estrela chora angustiada.

CENA 4: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – SHOPPING

Celine e Lucrecia fazem compras no shopping
LUCRECIA: Tem certeza que está podendo gastar tanto assim?
CELINE: Sim. O Arnaldo me disse que já tem varias empresas alugando as salas do novo edifício, vamos nos recuperar logo logo.
LUCRECIA: Fico feliz, mas ele sabe que você está fazendo compras?
CELINE: Não, mas não vai se importar
LUCRECIA: Se você diz...
Celine e Lucrecia continuam as compras.

CENA 5: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – PRAÇA

Catarina está andando na rua quando vê Denise sentada na praça chorando. Catarina se aproxima
CATARINA: Oi, por que você está aqui? Não teve aula?
Catarina senta-se ao lado de Denise.
DENISE: Ah, oi. Eu não tenho condições de ir pra escola hoje. E você pelo visto também não foi né?
CATARINA: Eu fui, mas sai cedo, a professora passou mal, parece que ela está grávida
DENISE: Está indo pra casa sozinha?
CATARINA: Sim, eu já estou bem grandinha. Por que estava chorando?
DENISE: Bem é que eu traí a Larissa e agora ela não quer mais ser minha amiga
CATARINA: O que você fez?
DENISE: Eu... eu contei pro Danilo que a Larissa tinha denunciado o caso da Estrela a polícia
CATARINA: O que? Então foi a Larissa quem fez aquela assistente social ir perturbar os meus pais, e o meu irmão sumir com a Estrela?
DENISE: Sim, mas a culpa do seu irmão ter fugido foi minha, se eu não tivesse contado nada, ele ainda estaria aqui
CATARINA: Mas teriam levado a Estrela
DENISE: Sim, você tem noticias deles?
CATARINA: Não, ninguém sabe onde eles estão. Minha mãe está desesperada
DENISE: Eu acho que eles não estão aqui na vila, senão alguém os teria visto
CATARINA: É, mas meu irmão não conhece ninguém em outro lugar e...
Catarina fica pensativa
CATARINA: Espere, eu acho que já sei
DENISE: O que?
CATARINA: Denise, você quer me ajudar a encontrar meu irmão e a Estrela?
DENISE: Claro, mas como?
CATARINA: Eu acho que sei onde eles podem estar, mas você não pode contar nada para ninguém, promete
DENISE: Prometo
CATARINA: Ótimo, me encontre em frente à sorveteria da dona Jussara lá pelas duas da tarde, e leve dinheiro.
DENISE: Mas Catarina...
CATARINA: Só faça o que eu disse
Catarina sai correndo

CENA 6: MANHÃ – FORTALEZA – DOCERIA SABOR DE MEL – COZINHA

Jaqueline está preparando doces na cozinha, junto com Lara, outra funcionaria. Gabriela entra.
GABRIELA: Bom dia meninas
JAQUELINE: Bom dia
GABRIELA: O Rubens não chegou?
LARA: Não, ele ligou e disse que teve um problema com o carro e vai se atrasar
GABRIELA: Tudo bem. Olha, tenho uma novidade. Fiquei sabendo que estão oferecendo um curso de confeitaria aqui perto e acho que seria bom se uma de vocês fizesse.
LARA: E o trabalho?
GABRIELA: O curso é por duas semanas apenas na parte da manhã, ou seja, não vai atrapalhar muito e acho que vale a pena
LARA: Um curso de duas semanas? É pouco tempo não?
GABRIELA: Sim, é um curso de aperfeiçoamento, pra quem já tem noção de confeitaria
JAQUELINE: Mas se nós duas fizermos o curso, o Rubens vai ficar sozinho aqui na cozinha durante as manhãs
GABRIELA: Pois é, por isso quero que apenas uma de vocês faça o curso, e eu pensei em você Jaqueline.
JAQUELINE: Eu?
GABRIELA: Sim, você tem um talento natural e que acho que vai tirar muito proveito do curso. O que me diz?
JAQUELINE: Está bem, mas você não se importa, Lara?
LARA: Não, vai fundo
JAQUELINE: Então aceito sim
GABRIELA: Ótimo, vou fazer sua inscrição.
Gabriela sai. Jaqueline e Lara voltam ao trabalho.

CENA 7: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – EMPRESA GOLTZ  – SALA DE ARNALDO

Arnaldo está ao telefone. Diogo entra
ARNALDO: Ok. Confirme as passagens e o hotel na suíte de luxo. Obrigada
Arnaldo desliga o telefone
DIOGO: Desculpe, mas o senhor vai viajar?
ARNALDO: Sim, no feriado da semana que vem, vou ao Caribe com a Celine
DIOGO: Caribe? Suíte de luxo? Não acha que esta se precipitando?
ARNALDO: Não, já estamos com quase todas as salas alugadas, e eu quero dar esse mimo a Celine,  eu sei que ela tem passado por momentos difíceis.
DIOGO: Ah sim, ficar sem ir ao shopping todos os dias deve ser muito difícil
Arnaldo olha seriamente pra Diogo
DIOGO: Desculpe senhor.
ARNALDO: Diga o que você quer?
DIOGO: Precisa revisar e assinar esses documentos
Diogo coloca uma pasta na mesa de Arnaldo
ARNALDO: Ok, pode se retirar
Diogo sai.

CENA 8:  MANHÃ – CIDADE DE CAMOCIM  – CASA DE VINICIUS  – SALA

Estrela acaba de contar a Danilo, que se lembra de tudo
DANILO: Lembra de tudo? Então me conte, onde você morava?
Estrela fica pensativa
ESTRELA: Eu não sei
DANILO: Como assim não sabe? Você não disse que tinha se lembrado?
ESTRELA: Sim, mas estou confusa
DANILO: Tudo bem, me conte do que se lembra
ESTRELA: Lembro de um quarto e de um homem, ele me levava comida, e conversava comigo, ele me chamava de Bia
DANILO: Bia? Então esse é seu verdadeiro nome?
ESTRELA: Eu acho que sim
DANILO: Do que mais se lembra? Você mencionou um acidente e tangerinas
ESTRELA: Sim, eu lembro disso.
Estrela fecha os olhos
CENA 9: LEMBRANÇA DE ESTRELA – QUARTO

Estrela está deitada em sua cama, no quarto subterrâneo. Fernando entra com um prato de macarrão e um copo de suco. Ele coloca o prato na cama e Estrela começa a devorar com as mãos
FERNANDO: Parece um bicho comendo, cadê aquele garfo que dei?
Estrela balança os ombros e continua comendo
FERNANDO: Trouxe uma coisa pra você
Fernando coloca uns pedacinhos de madeira ao lado de Estrela
FERNANDO: Sei que você gosta de ficar empilhando esses bloquinhos de madeira
Estrela termina de comer e pega os blocos de madeira
Fernando coloca a mão no peito
FERNANDO: Ai, essa dor de novo
ESTRELA: O que você tem?
FERNANDO: Nada
Fernando vai cambaleando até a porta e sai, ele começa a subir a escada que o leva até a superfície.
Estrela fica brincando com os blocos e ouve um barulho que a assusta.
Estrela: Papai? Está tudo bem? Papai
Estrela não ouve nada. Ela se levanta da cama e vai se apoiando até a porta, que percebe estar aberta
ESTRELA: Papai o senhor ainda está aí?
Ninguém responde
ESTRELA: Já foi embora? O senhor não se despediu e esqueceu a porta aberta
Silêncio
Estrela começa a subir a escada e empurra o alçapão.
Estrela vê Fernando caído no chão e vai até ele.
Estrela sacode Fernando
ESTRELA: Está dormindo papai?
Estrela observa o lugar, ela se encanta com os pedaços de madeira e começa a brincar.

CENA 10: MANHÃ – CIDADE DE CAMOCIM – CASA DE VINICIUS - SALA

Estrela está contando a Danilo tudo o que se lembra
ESTRELA: Eu fiquei ali brincando com as madeiras por horas, aí vi uma porta e sai
DANILO: Saiu pra onde?
ESTRELA: Pra rua, eu fiquei tão assustada eu nunca tinha estado na rua antes
DANILO: Nunca? Espera aí Estrela, você está me dizendo que passou a sua vida inteira trancada em um quarto subterrâneo?
ESTRELA: Sim
DANILO: Meu Deus, quem teria coragem de fazer isso com uma pessoa? 
ESTRELA: Acho que meu pai
DANILO: Mas, continue o que você fez ao sair na rua?
ESTRELA: Era noite, e eu fiquei assustada com o barulho e as luzes dos faróis dos carros. Eu caminhei um pouco e cai algumas vezes, não estava acostumada a andar
DANILO: É. Eu me lembro de quando você chegou, caía toda hora.
ESTRELA: Eu estava cansada, assustada e com fome, aí senti o cheiro de tangerinas, eu sabia que era de comer porque papai já tinha levando algumas pra mim antes. Eu vi um caminhão parado com muitas tangerinas em cima e subi.
DANILO: Subiu no caminhão?
ESTRELA: Sim, foi difícil, mas eu estava com fome e com sede. Eu fiquei sentada no caminhão comendo as tangerinas e acho que acabei adormecendo.
DANILO: E quando acordou? Onde estava?
ESTRELA: Estava no caminhão ainda, mas ele não estava mais parado, estava andando em uma estrada. Eu não sabia o que estava acontecendo então fiquei quietinha. Andamos por muito tempo, e de repente não sei o que houve, ouvi um barulho e o caminhão virar, eu desci rolando por um barranco no meio das tangerinas e acho que bati a cabeça em algum lugar. E depois tudo é confuso
DANILO: Confuso como?
ESTRELA: Quando acordei, já era dia, eu estava num chão de terra e não conseguia abrir os olhos. Fui me arrastando, porque queria sair daquela lama, encontrei um rio e bebi água, do lado tinha um chão de madeira, eu me deitei e fiquei ali
DANILO: Deve ser a jangada que provavelmente estava à margem do rio
ESTRELA: Depois disso não me lembro do que aconteceu, só sei que minha cabeça doía muito. Minha próxima lembrança é de já estar na sua casa, muito assustada
DANILO: Eu acho que a chuva aumentou a correnteza do rio e fez a jangada se soltar da margem. Você devia estar desmaiada, depois de tudo o que passou e da pancada na cabeça, era natural.
ESTRELA: Estou confusa, o que vai acontecer agora?
DANILO: Não sei, você sabe onde fica essa casa onde você morava?
ESTRELA: Não, mas de qualquer forma não quero voltar para lá, não quero ficar presa de novo
DANILO: Não se preocupe, você nunca mais ficará presa. Eu vou cuidar de você para sempre.
Danilo abraça Estrela

Nenhum comentário:

Postar um comentário