sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

                                                                                                      Capítulo       005
                                         (24/11/11)

                                   LADO A LADO
                          Novela de
                                     FELIPE LEIBOLD





                               
                        

                                Personagens deste capítulo
VIRGÍNIA                     MILTON                            CELINA                     RAFAEL
MÁRCIO                       FÁTIMA                            CAMILE
CAROLINA                     ANA                                 PABLO
GUILHERME                CÁSSIO                           REINALDO
VALTER                         SÔNIA                             MARÍLIA
LURDES              HOMEM MISTERIOSO          HUMBERTO
OLGA                           EDUARDO                          LAURA
RAIMUNDO                  LUANA                           BERNARDO
VICTÓRIA                  EUSTÁQUIO                       MÔNICA





CENA 01/ MODA SHOPPING/ ESCRITÓRIO/ INTERNO/ DIA.
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior. Virgínia sorrindo olhando para o corpo do homem. Ela sai do escritório.
CORTA PARA:

CENA 02/ SEU ESTILO/ INTERNO/DIA.
Márcio, Olga, Raimundo e Heitor em volta de Victória no chão. Virgínia chega.
VIRGÍNIA – Sai todo mundo da frente.
MÁRCIO – Virgínia!
Virgínia dá um tapa em Victória, que abre os olhos.
VICTÓRIA – (colocando a mão na cara) Ai!
VIRGÍNIA – Pronto, acordou, agora vocês podem sair daqui e voltar pra sua lojinha!
Márcio estranha e ele – junto a Olga e Raimundo –, voltam para ‘Moda Shopping’.
Virgínia sorri para Victória.
CORTA PARA:

CENA 03/ MODA SHOPPING/ INTERNO/ DIA.
Márcio, Raimundo e Olga chegando à loja.
MÁRCIO – Sei não, mas eu achei muito estranho a atitude da Virgínia.
OLGA – Ué, ela só deu um tapa pra acordar a funcionária.
MÁRCIO – Mas ela nem estranhou a Victória tá no chão quando ela chegou à loja. (pausa) Aí tem. . .
CORTA PARA:

CENA 04/ HOTEL/ QTO DE CAMILE/ INTERNO/ DIA.
Camile arrumando suas coisas. Pablo entra no quarto.
PABLO – Oi, desculpa. . . Eu só queria te dar as boas vindas.
CAMILE – (sem graça) Ah, obrigada.
PABLO – Eu sou o Pablo.
CAMILE – Camile.
PABLO – Camile. . . 
Pablo sorri.
PABLO – Eu te vi lá embaixo conversando com o Eduardo. . . Sabia que eu também vim pro Rio por que queria conhecer novos lugares?
Camile sorri para ele.
PABLO – Bem que a gente podia conhecer alguns lugares juntos, né?
CAMILE – Isso é uma cantada?
PABLO – Depende. . .Funcionou?
CAMILE – Não!
PABLO – (decepcionado) Ah! Então acho que eu vou embora.
CAMILE – Faz isso sim!
Pablo sai do quarto. Camile ri.
CAMILE – Homens!
CORTA PARA:

CENA 05/ RUA/ FRENTE DA CASA DE CAROL/ EXTERNO/ DIA.
O carro de Guilherme para na frente da casa de Carol. Carolina sai do carro, e Guilherme também sai.
CAROLINA – Obrigada!
GUILHERME – De nada, era o mínimo que eu podia fazer!
Carolina sorri pra Guilherme o abraça. E entra em casa. Guilherme volta pro carro.
CORTA PARA:

CENA 06/ CASA DE CAROLINA/ INTERNO/ DIA.
Carolina fecha a porta e sorri.
CORTA PARA:

CENA 07/ HOTEL/ QTO DE PABLO/ INTERNO/ DIA.
Pablo deitado em sua cama.
PABLO – Mesmo que ela não queira ir comigo. . . Eu aqui pra isso. . . Então. . . Porque não?
Pablo sorri, levanta da cama e sai do quarto.
CORTA PARA:

CENA 08/ RIO DE JANEIRO/ VÁRIOS AMBIENTES/ EXTERNO/DIA.
Atenção: música animada no BG.
Pablo passeia pelo Rio de Janeiro. Ele vai para o Cristo Redentor. Para o bondinho. . .
CORTA PARA:

CENA 09/ CASA DE VIRÍGINA E REINALDO/ QTO DE FÁBIO/ INTERNO/DIA.
Reinaldo entra no quarto de Fábio. Ele olha para o quarto bagunçado. Ele arruma um pouco o quarto, quando vê a mochila de Fábio. Ele pega a mochila, e ao olhar dentro, Reinaldo retira as drogas que Fábio havia colocado lá. Ele se assusta.
CORTA PARA:

CENA 10/ CASA DE CAROLINA/ SALA/ INTERNO/ DIA.
Carolina deitada no sofá sorrindo. FLASH-BACK da cena 36 do capítulo 4.
GUILHERME – Me desculpa!
CAROLINA - Você não precisa pedir desculpa.
GUILHERME – Claro que preciso! Eu te atropelei! Você poderia ter morrido.
CAROLINA – Mas eu sei que foi sem querer, e além do mais eu num deveria tá no meio da rua àquela hora.
GUILHERME – De qualquer jeito, aceita minhas desculpas.
CAROLINA – Você já fez tudo possível.
GUILHERME – Na verdade não. Eu vou te levar pra casa.
CAROLINA – Não, não, você num precisa fazer isso!
GUILHERME – Eu insisto! E à aproposito, meu nome é Guilherme.
CAROLINA – Olha. . . Guilherme, eu sei me virar, você não precisa me levar pra casa tá?
GUILHERME – Eu vou te levar sim! E eu vou ficar triste se você num aceitar.
Carolina suspira.
CAROLINA – Tá bom, então.
Fim do FLASH-BACK. CAM volta para cara de Carolina.
CORTA PARA:

CENA 11/ HOSPÍCIO/ QTO DE RAFAEL/ INTERNO/ DIA.
Rafael sentado em sua cama, pensativo. Ele olha para a janela. Depois olha para o tubo de ar.
RAFAEL – (baixo/ para si) Tantas maneiras de fugir daqui. . . Ainda vou usar alguma. . Ainda vou!
CORTA PARA:

CENA 12/ AEROPORTO/ INTERNO/ DIA.
CAM acompanha a mão de alguém segurando uma mala preta andando. É o Homem Misterioso. Ele anda pelo aeroporto. Quando chega à porta, ele para e sorri.
HOMEM MISTERIOSO – Finalmente. . . Brasil!
CORTA PARA:

CENA 13/ RIO DE JANEIRO/ EXTERNO/ NOITE.
Imagens do Rio de Janeiro a anoitecendo.
CORTA PARA:


CENA 14/ CASA DE MARÍLIA E HUMBERTO/ SALA DE JANTAR/ INTERNO/ NOITE.
Marília, Humberto e Bernardo na sala de jantar, inquietos.
MARÍLIA – Além de piranha e estragadora de vidas. . . A mulher ainda se atrasa.
HUMBERTO – Marília tenha mais paciência.
MARÍLIA – Se existe uma coisa que eu nunca vou ter, essa coisa é paciência. Ao menos quando se trata dessa/
Marília é interrompida pela campainha.
MARÍLIA – Falou no diabo. . .
BERNARDO – (como se estivesse brigando) Mãe!
Bernardo sai para atender a porta.
CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 15/ CASA DE MARÍLIA E HUMBERTO/ PORTA/ INTERNO/ NOITE.
Bernardo abre a porta. É Mônica e Laura.
BERNARDO – Filha (abraça Laura)! Amor (beija Mônica)!
MÔNICA – Como tá ela hoje?
BERNARDO – A mesma coisa de sempre.
Mônica suspira.
CORTA PARA:

CENA 16/ CASA DE MARÍLIA E HUMBERTO/ SALA DE JANTAR/ INTERNO/ NOITE.
Mônica, Bernardo, Marília, Humberto e Laura sentados na mesa. Todos comendo, menos Laura que já acabou o prato. Marília pisca para Humberto, que entende.
HUMBERTO – Laura, vamos com o vovô fazer alguma coisa lá dentro.
LAURA – Tá bem!
Laura sai com Humberto.
MARÍLIA – Agora que a peste que você gerou com meu filho, foi embora. . . Nós podemos conversar direito não é mesmo?
MÔNICA – Como se você soubesse conversar direito.
BERNARDO – Mônica!
MARÍLIA – Deixa filho. Deixa essa vaca achar que consegue humilhar alguém.
MÔNICA – Olha aqui!
MARÍLIA – Olha aqui você! Sua nada, sua ninguém! Você entrou na vida do meu filho pra estragar tudo! Ele poderia ter casado com uma mulher de classe, de etiqueta, de caráter/
MÔNICA – (corta) Não venha você me falar de caráter! Porque se há alguma coisa que você não tem é isso!
Marília olha nervosa para Mônica.
CORTA PARA:

                                       1º INTERVALO COMERCIAL

CENA 17/ CASA DE MARÍLIA E HUMBERTO/ SALA DE JANTAR/ INTERNO/ NOITE..
Continuação imediata da cena 16.
MARÍLIA – Eu quero que você vá pro inferno!
MÔNICA – Não posso, o seu lugar já tá reservado lá! E eu vou te ensinar uma coisa. . . Se você continuar sendo essa pessoa arrogante, odiosa, grossa e totalmente infantil/
BERNARDO – (corta) Cala a boca! Cala a boca as duas! (pausa) Vamos conversar no quarto, Mônica!
CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 18/ CASA DE MARÍLIA E HUMBERTO/ QTO/ INTERNO/ NOITE.
MÔNICA – Eu não aguento mais ela!
BERNARDO – Você tá passando dos limites!
MÔNICA – Eu? Passando dos limites?! Vê se te enxerga!
BERNARDO – Calma gata!
MÔNICA – Eu vou te dar um aviso. . . Gatas também mordem, também arranham, e se bobear podem até matar.
BERNARDO – Mas eu sei que você num vai fazer nada disso com a minha mãe!
MÔNICA – Ela que experimente. . . Pra ver se eu num tenho coragem!
BERNARDO – Minha mãe nunca fez nada demais com você/
MÔNICA – (corta) Nada demais?! (pausa) Hoje você não dorme em casa!
BERNARDO - Como assim?!
MÔNICA – Você não vai dormir em casa hoje!
BERNARDO – Mas aí, onde que eu vou dormir?
MÔNICA – Aqui na casa da tua mãe, que eu sei muito bem que tem quarto de sobra pra você. (pausa irritada) Boa noite!
Mônica sai do quarto.
CORTA PARA:

CENA 19/ HOTEL/ QTO DE LUANA E EDUARDO/ INTERNO/ NOITE.
LUANA – Mas e essas visões, Eduardo? Você não consegue interpretar elas direito?
EDUARDO – Não e nem quero.
LUANA – Mas pode ser uma coisa perigosa!
EDUARDO – Exatamente por isso eu num quero.
LUANA – Pode ser com o hotel!
EDUARDO – Que é com o hotel, eu sei!
LUANA – Então, Eduardo! Tenta entender essas visões.
EDUARDO – Eu não consigo, num sei se é do bem, ou do mal. . . Num sei nada!
Luana fica preocupada.
CORTA PARA:


CENA 20/ SHOPPING/ INTERNO/ NOITE.
Márcio, Raimundo e Olga fecham a loja ‘Moda Shopping’.
MÁRCIO – Mais um dia de trabalho!
OLGA – Mais um dia de sofrimento!
RAIMUNDO – Mais uma noite sem ninguém!
OLGA – Ih, tá na seca, Raimundo?
RAIMUNDO – . . . Mas bem que certa pessoa podia me fazer perder este título. (olha para Márcio)
MÁRCIO – Que isso?! Eu tenho que dormir e além do mais eu não como essa fruta.
RAIMUNDO – Ué, você pode dormir ao meu lado. . . E quanto à fruta. . . É sempre bom experimentar coisas novas!
MÁRCIO – Sai pra lá!
Márcio sai andando rápido, e Olga e Raimundo riem.
CORTA PARA:

CENA 21/ SHOPPING/ EXTERNO/ NOITE.
Virgínia chega ao exterior do shopping, com uma pá. Ela vai até o local com plantas altas, onde está o corpo do homem que matou. Ela olha para os dois lados, em seguida para o corpo. Corta direto para Virgínia jogando o corpo do homem em um buraco cavado. Ela coloca terra por cima, e ao terminar tudo. Sorri.
CORTA PARA:

CENA 22/ CASA DE MILTON/ SALA/ INTERNO/ NOITE.
Milton deitado no sofá. Fátima chega por trás com uma faca na mão.
FÁTIMA – Agora você não me escapa!
 Ela levanta a faca para Milton e ele abre os olhos. Ela rapidamente coloca a faca atrás de suas costas.
MILTON – O que você tá fazendo aqui?
FÁTIMA – Eu? Eu num fazendo nada. . . Só tava passando aqui embaixo e vi você dormindo, só isso.
MILTON – Sei. . .
Milton volta a deita e Fátima fica séria.
CORTA PARA:

CENA 23/ COMUNIDADE/CASA DE SÔNIA/ SALA/ INTERNO/ NOITE.
Ana e Cássio se beijando na sala da casa de Sônia. Sônia abre a porta.
SÔNIA – Opa! Já vi que atrapalhei!
CÁSSIO – Que nada, mãe!
SÔNIA – (feliz) Espera! Eu vendo direito? Ana?!
ANA – Sônia!
SÔNIA – Ah meu Deus! Vocês tão. . . Namorando?
CÁSSIO – Sim!
SÔNIA – Vou colocar mais um prato na mesa pra comemorar!
ANA – Não, num precisa!
SÔNIA – Claro que precisa! Meu filho namorando com uma mulher linda e gentil como você? Isso merece uma comemoração!
ANA – (ri) Obrigada! Mas num precisa de tudo isso. . . Mesmo!
CÁSSIO – Verdade. . . Precisa de muito mais!
Ana e Cássio se beijam e Sônia fica feliz.
CORTA PARA:

CENA 24/ HOTEL/ QTO DE LUANA E EDUARDO/ INTERNO/ NOITE.
Eduardo sozinho no quarto observa a lua cheia.
EDUARDO – Lua cheia. . . Sempre me dou mal com você, né? (pausa) Melhor dar uma volta.
Eduardo sai do quarto.
CORTA PARA:

CENA 25/ HOTEL/ SALA/ INTERNO/ NOITE.
Eduardo passa pela sala, onde está Luana, Celina e Eustáquio.
EDUARDO – Bom, eu vou dar uma voltinha lá fora, tá? Daqui a pouco eu volto.
Celina estranha. E Eduardo sai.
LUANA – Por falar nisso. . . Eu acho melhor já fazer as compras do mês, hoje.
Ela pega sua bolsa em cima da mesa e sai também.
EUSTÁQUIO – E eu/
CELINA – (corta) Nem pense em safadezas!
EUSTÁQUIO – Não era isso que eu ia falar. . Eu só ia dizer que/
Eustáquio para de falar ao olhar pra janela ver a lua cheia e coloca a mão no peito, como se tivesse com dor.
EUSTÁQUIO – Melhor eu dar uma respirada lá fora!
Eustáquio sai. Celina fica curiosa.
CELINA – Isso tá mais parecendo cena de filme de terror. . . .Onde todos saem do local, e alguns minutos depois. . . Acontece um assassinato!
Celina ri, e sobe as escadas indo para seu quarto.
CORTA PARA:

CENA 26/ HOTEL/ QTO DE CAMILE/ INTERNO/ DIA.
CAM começa vindo da janela mostrando que amanheceu e para em Camile deitada na cama.
CAMILE – (para si) Num aceitei a cantada. . . Mas bem que conhecer novos lugares, sozinha deve ser chato. . . Será que ele ainda aceita a companhia?
Camile sorri e sai do quarto.
CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 27/ HOTEL/ QTO DE PABLO/ INTERNO/ DIA.
Camile entra no quarto de Pablo e se assusta ao vê-lo dormindo nu. Camile grita e assusta Pablo, que logo acorda e se cobre com o cobertor.
PABLO – Que isso?! Invasão de privacidade!
CAMILE – Eu só queria dizer que eu aceitava a proposta que você me fez ontem, mas como eu já vi que/
PABLO – Já viu o que? Eu nem lembro como eu fui parar nessa cama e muito menos porque eu . . . Pelado!
CAMILE – Já entendi tudo. . .Num lembra porque deve ter bebido e tá pelado por que. . . . Prefiro num falar o que eu acho!
PABLO – O que você acha?!
CAMILE – Que você é um safado! É isso que eu acho!
PABLO – Ah não! Num acredito que você acha que eu passei a noite/
CAMILE – (corta) Olha, você sai pra curtir lugares novos, e volta assim? Tá na cara o que você fez e nem tente inverter o assunto! (pausa, irritada) Agora, desculpa ter vindo aqui!
Camile sai do quarto. E Pablo fica confuso.
CORTA PARA:

CENA 28/ COMUNIDADE/ CASA DE LURDES/ LAJE/ EXTERNO/ DIA.
Lurdes espiona os vizinhos. Ela vê cada um fazendo uma coisa diferente, e ao olhar para um lado, vê Olga fazendo o mesmo de sua janela. E olhando para o outro Raimundo, também espionando.
LURDES – O que?! Olga e Raimundo?
Lurdes ri.
LURDES – (pensa) Mas bem que em companhia deve ser mais legal!
CORTA PARA:

CENA 29/ CASA DE CAROLINA/ SALA/ INTERNO/ DIA.
Carolina arruma sua sala. A campainha toca. Ela vaia tender. Ao abrir a porta, Valter vai entrando, empurrando Carolina para o sofá.
VALTER – Eu quero que você me explique tudinho do seu esquema com o Milton!
CAROLINA – O meu vizinho? Eu num tenho esquema nenhum com ele! Agora me explica aqui, quem é você pra entrar sem falar nem o nome?!
VALTER – Não te interessa! Eu só sei que você tá envolvida com o Milton no esquema de roubo da empresa e eu quero saber onde vocês escondem esse dinheiro?!
CAROLINA – (nervosa) Dinheiro? Eu? Milton?
VALTER – Não se faça de desentendida!
Carolina fica tremendo, até que ela olha para um vaso da mesa da sala, o pega e taca na cabeça de Valter, que cai no chão desmaiado. Carolina levanta do sofá, e maleficamente sorri.
CAROLINA – Pronto!

                                                    FIM DO CAPÍTULO


















Nenhum comentário:

Postar um comentário