terça-feira, 4 de setembro de 2012

Capítulo 12 de Pulo do Gato


CENA 01 / INTERIOR / MORRO D’ÁGUA / SAUDITA / MANHÃ

SELMA – Então, Estevão, onde você estava ontem à noite?
ESTEVÃO – (disfarça) Eu... Fui... Dormir na casa de um amigo lá da obra...
SELMA – Mas você não saiu da obra?
ESTEVÃO – É que eu demorei pra achar meu celular e quando achei, já era tarde da noite. Daí fui pra casa dele, que é mais perto.
SELMA – Hum...

Estevão dá um selinho em Selma e vai embora. Laura Dagmar se aproxima de Selma sutilmente.

L. DAGMAR – Esse aí está pecando em nome do Satanás! Abandona ele, Selma!

Selma fica intrigada com o comentário da amiga, mas Sandreia trata logo de puxá-la para longe.

SANDREIA – Ficou assim depois que um lustre caiu na cabeça dela.
SELMA – Lá na Show Delícia?
SANDREIA – Pois é, menina. Tom só não tirou tudo porque não deu tempo: ela fez um escândalo no meio do show. Daí, como ele estava fazendo a apresentação com uma arma, ele sem querer atirou e a bala bateu no lustre.
SELMA – Meu Deus...
SANDREIA – Bateu em outra menina, também.

Selma ri.

SELMA – Vamos trabalhar!

O salão segue a todo o vapor.

CORTA PARA:

CENA 02 / INTERIOR / SHOW DELÍCIA / CAMARIM / TARDE

Lurdinha está terminando de comer quando Tom entra com outro prato, mas este para ele mesmo.

LURDINHA – Obrigada, pobretão.
TOM – Por que veio pra cá, garota?
LURDINHA – É Lurdinha! E me parece que teu nome é Tom, não?
TOM – É, tá certa, mas isso não responde a minha pergunta.

Lurdinha se encolhe. Em seguida, pega o jornal do dia e entrega para Tom. Ele vê a manchete bem grande: LAURA BRASIL FOGE E É ACUSADA DE MATAR ASSISTENTE DE SEU MARIDO.

TOM – Ainda diz que a filha mais nova está sumida...
LURDINHA – (se levanta, enérgica) E pretendo ficar sumida por muito mais tempo! Imagina? Enfrentar aquela imprensa podre e mal-amada... Pra dizer a verdade, a minha vida inteira foi uma grande farsa: vivia escondida no meio de milhares de cartões de créditos, muito luxo, muita riqueza, falsidade... Sempre fui popular na faculdade, mas agora estou percebendo que tudo não passava de uma ilusão. Só estou cursando medicina porque meu pai queria. Às vezes tenho vontade de sumir.

Maria Gilderoy entra.

M. GILDEROY – Pois eu posso te ajudar. Lurdinha, o teu nome, né?
LURDINHA – É...
M. GILDEROY – Vem comigo.

Lurdinha sai com Maria Gilderoy e deixa Tom comendo.

CORTA PARA:

CENA 03 / INTERIOR / AEROPORTO / TARDE

O Aeroporto está cheio de gente indo de um lado para o outro. É quando uma mulher muito bem vestida está andando em direção à porta de saída.

M. GILDEROY – (off) Você tem família, Lurdinha?
LURDINHA – (off) Tenho uma irmã que estuda direito na Holanda.
M. GILDEROY – (off) Ela é conhecida?
LURDINHA – (off) Não! Mamãe nunca deixou que uma foto dela vazasse na imprensa, ela também nunca gostou muito de ser incomodada.
M. GILDEROY – (off) E qual o nome dela?
LURDINHA – (off) Patrícia, Patrícia Brasil.
M. GILDEROY – (off) Daremos um jeito de você mudar de vida e virar Patrícia Brasil. Seus problemas acabaram!

Patrícia sai do aeroporto.

CORTA PARA:

CENA 04 / INTERIOR / SHOW DELÍCIA / PALCO / TARDE

LURDINHA – Tá maluca, Maria Gilderoy?! É muito arriscado...
M. GILDEROY – Ué? Qual é o problema? Para a imprensa, você está sumida; ninguém sabe de você, nem a sua irmã; além do mais, você mesma falou que não aguenta mais a sua vida de patricinha. Toma coragem e dá uma guinada!
LURDINHA – Mas ela é a minha irmã... Não é justo tomar a identidade dela.
M. GILDEROY – Mas é só por um tempo. Prometo que é só até essa história do sumiço da sua mãe acabar.

Lurdinha hesita.

LURDINHA – Um mês.
M. GILDEROY – Um mês.

As duas apertam as mãos.

CORTA PARA:

CENA 05 / INTERIOR / MORRO D’ÁGUA / SAUDITA / TARDE

Terezinha aparece no salão, surpreendendo Selma. Esta, que estava fazendo as unhas de uma cliente, pede licença e vai atendê-la.

SELMA – O que você está fazendo aqui, Terezinha?
TEREZINHA – Vim dizer que amanhã eu tô voltando à ativa.
SELMA – Mesmo com o seu sequestro e seu irmão internado?
TEREZINHA – É. Vou ter que ir na delegacia para prestar mais alguns depoimentos e etc, mas fora isso, aos poucos a vida vai ter que ir voltando ao normal.
SELMA – Corajosa você...
TEREZINHA – Bem, eu vou ter que ir visitar o Gilberto no hospital e tudo mais. Tchau.

Terezinha vai embora.

SELMA – Garota abusada...

CORTA PARA:

CENA 06 / INTERIOR / MANSÃO BRASIL / SALA / TARDE

DELMA – (ao cel) Tem certeza disso, Victor Hugo?!... Meu Deus, isso é muito sério!

Laura aparece.

DELMA – (cont. ao cel) Vou ter que desligar, tchau.
LAURA – Ainda bem que você liberou a minha entrada escondida aqui nessa casa! Vou precisar pegar as minhas coisas e ir embora durante um tempo.
DELMA – Quanto tempo?
LAURA – Um mês, mais ou menos. Promete que vai me ajudar quando eu precisar?

Delma não responde. Laura estranha.

LAURA – Promete Delma?
DELMA – Prometo.

Laura abraça Delma, que está enrijecida. Em seguida, sobe as escadas com uma mala.

CORTA PARA:

CENA 07 / INTERIOR / COSMÉTICOS BRASIL / ESCRITÓRIO ANTÔNIO / TARDE

Antônio está olhando para seus prêmios quando Victor Hugo entra em sua sala.

V. HUGO – Vai precisar de alguma coisa, doutor Antônio?
ANTÔNIO – Não agora, mas fique pela região. Se eu precisar, te ligo.

Victor Hugo sai de sala. É quando Patrícia entra.

PATRÍCIA – Olá, papai.

Antônio abraça a filha.

PATRÍCIA – Vim assim que pude! Estou de férias na faculdade e ouvi os boatos de que a mamãe matou aquele teu assistente, o Beto. Nunca gostei daquela vaca mal amada. Tomara que a peguem!
ANTÔNIO – E vão pegar, minha filha... Vão pegar...
PATRÍCIA – Cadê a Lurdinha? Fugiu com ela também?
ANTÔNIO – A última vez que eu vi Lurdinha ela estava no hospital visitando a Laura e...

Antônio arregala os olhos e põe as mãos na boca.

ANTÔNIO – Meu Deus! Laura sequestrou a tua irmã!
PATRÍCIA – Vamos acabar com a mamãe!

Os dois saem do escritório.

CORTA PARA:

CENA 08 / EXTERIOR / CONDOMÍNIO AS MANSÕES / TARDINHA

Estevão está fechando o negócio com o corretor e tira uma foto para comemorar. Na hora de pegar o telefone para contar a notícia ele fica em dúvida se liga para Selma ou para Terezinha. Depois de pensar um pouco, ele liga para Terezinha.

CORTA PARA:

CENA 09 / INTERIOR / CLÍNICA AMERICANA / UTI GILBERTO / TARDINHA

Gilberto está deitado em uma cama, cheio de tubos e equipamentos ligados a ele. Terezinha está ao seu lado, acariciando sua mão. É quando o seu celular toca e ela atende.

TEREZINHA – Alô?... (voz falsa) Oi, Estevão! Como conseguiu meu telefone?
ESTEVÃO – (off) Peguei escondido. Preciso falar com você.
TEREZINHA – Agora? Estou no hospital com o Gilberto. Se você quiser ir para um barzinho aqui do lado...
ESTEVÃO – (off) Pode ser.

Terezinha desliga e explode de felicidade. Ela acaricia a cabeça de Gilberto.

TEREZINHA – Vou te tirar dessa, Gilberto... Ah, se vou!

Terezinha vai embora e Gilberto abre os olhos.

GILBERTO – (para si mesmo, balbuciando) Terezinha...

CORTA PARA:

CENA 10 / INTERIOR / BARZINHO / TARDINHA

Terezinha já no bar com Estevão. Após muitas cervejas, os dois estão rindo.

TEREZINHA – Não acredito que você comprou uma mansão no “As Mansões”!
ESTEVÃO – (rindo) Pois é...
TEREZINHA – Tá podendo, hem, pedreiro
Os dois riem.

ESTEVÃO – Ex-pedreiro!

Pausa. Os dois bebem.

TEREZINHA – (constrangida) Posso tocar em um assunto delicado?
ESTEVÃO – Lógico, pô!
TEREZINHA – (constrangida) Gostaria de saber o porquê de você ter me beijado ontem...

Estevão bebe mais uns goles de cerveja e olha para o chão.

ESTEVÃO – Pra te falar a verdade, Terezinha, estou meio cansado do meu casamento, sabe?
TEREZINHA – Normal.
ESTEVÃO – São mais de dez anos de casado com a mesma mulher... Você entende que o sexo e o relacionamento não são mais o mesmo, né? Sei lá... Me estou sentindo culpado...
TEREZINHA – Lógico que não, Estevão! Não te culpo por ter me usado durante uma noite para sair do seu casamento; muito menos por ter transado com outra mulher! É normal, todos fazem isso! Pode me usar quando quiser, Estevão. Sou a sua amiga e amigos são pra isso.

Terezinha pega a mão de Estevão.

ESTEVÃO – Você me entende perfeitamente, Tereza... Acho que...
TEREZINHA – Que...
ESTEVÃO – Estou completamente apaixonado por você.

Estevão beija Terezinha.

FIM DO CAPÍTULO 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário