terça-feira, 18 de setembro de 2012

Capítulo 22 de Pulo do Gato

CENA 01 / INTERIOR / CADEIA / MANHÃ

Selma é jogada lá dentro pelos policiais.

SELMA – Vou ficar aqui por quanto tempo?
POLICIAL 1 – Durante umas horinhas. Agora vê se te aquieta, mulher!

Os policiais vigiam a cela enquanto Selma está sentada no chão. Em seguida, começa a bater na parede, furiosa.

SELMA – (gritando) Desgraçados! Vão todos pagar por tudo!

CORTA PARA:

CENA 02 / MORRO D’ÁGUA / INTERIOR / CASA DE LAURA DAGMAR / SALA / MANHÃ

L. Dagmar está com uma faixa branca enrolada à sua cabeça e deitada no sofá quando alguém bate furiosamente na porta. Laura se levanta com dificuldade e abre. Quando vê, várias mulheres com cabelos ruins estão a encarando.

L. DAGMAR – Posso ajudar?
SENHORA 1 – Querida, viemos aqui reclamar do seu salão que já era para estar aberto! Meus cabelos não podem esperar: marcamos uma hidratação! Cadê a corna da Selma?
L. DAGMAR – Escuta aqui, sua velha mocreia, seu cabelo é tão ruim que nem pra Bom-Bril serve! Agora chispem daqui antes que eu chame a polícia!
SENHORA 2 – Ui! Cadê a compaixão ao próximo, irmã Laura?
L. DAGMAR – Na sua boceta, fofoqueira do cacete. E, além do mais, decidi virar mãe-de-santo; meu negócio agora é a pomba-gira. Saiam da minha frente!

Laura bate a porta e volta a deitar no sofá. É quando o telefone toca e ela atende.

L. DAGMAR – Alô?... Presa?!

CORTA PARA:

CENA 03 / INTERIOR / CONSTRUTORA / MANHÃ

Antônio e Estevão estão conversando.

ANTÔNIO – Fiquei sabendo que o senhor acabou de abrir esta construtora... Deve estar precisando de funcionários novos.
ESTEVÃO – Com certeza. Como o senhor sabe?
ANTÔNIO – As notícias correm meu rapaz. Bem, como eu sou um ótimo administrador, acho que posso te dar algumas dicas.
ESTEVÃO – Você não era o dono daquela empresa de cosméticos que faliu?
ANTÔNIO – (constrangido) Intrigas da oposição, senhor Estevão... Intrigas da oposição.
ESTEVÃO – Hum... Vou te testar para ver como você trabalha. Pode começar agora, se quiser.

Antônio sorri e tira da pasta alguns trabalhos que realizou e os explica para Estevão. A conversa fica em off.

CORTA PARA:

CENA 04 / INTERIOR / CLÍNICA AMERICANA / SALA DE TRATAMENTO / TARDE

Terezinha, Gilberto e Marques na cena. Gilberto na cadeira de rodas.

TEREZINHA – Me desculpa por tudo, meu irmão. Eu tinha que ter entendido melhor o seu lado em não fazer o tratamento e tudo mais... Perdão!
GILBERTO – Você que precisa me perdoar Terezinha. Sou um cabeça dura e sei que tu tá cortando um dobrado pra pagar esse tratamento pra mim, não é?
TEREZINHA – Põe cortando nisso!
MARQUES – Então vamos começar!

Marques começa a tratar de Gilberto. Terezinha observa tudo com um sorriso no rosto.

CORTA PARA:

CENA 05 / INTERIOR / FÓRUM / RECEPÇÃO / TARDE

O policial tira as algemas de Selma que corre para abraçar a amiga. As duas se abraçam e Selma pega sua bolsa, que fora apreendida na hora em que foi presa.

CORTA PARA:

CENA 06 / EXTERIOR / BAR / TARDINHA

L. DAGMAR – Mas essa Terezinha é pior do que eu pensava! Menina, ela conseguiu fazer a cabeça do Estevão e a virou de cabeça pra baixo mesmo!
SELMA – Aquela filha da puta... Vou acabar com a raça dele, Dagmar, cê vai ver! Com a dela e com a do Estevão. Só preciso de um plano...
L. DAGMAR – Depois você pensa nisso, Selma. As clientes do Saudita bateram na porta da minha casa reclamando que o salão não tava aberto! Vê se pode?!
SELMA – Vou ter que vender aquele salão... Até nisso aqueles dois me ferraram... Daqui a pouco o contrato do aluguel da minha antiga casa vence e eu pelo menos vou ter onde morar novamente. Mas vai ter volta, Laura Dagmar, ah se vai...
L. DAGMAR – Eu te ajudo a pôr o nome deles na boca do sapo, amiga! Descobri que não tenho mais vocação pra ser evangélica, e sim pra ser mãe-de-santo!

Selma sorri e bebe sua cerveja.

CORTA PARA:

CENA 07 / INTERIOR / SHOW DELÍCIA / NOITE

Tom está fazendo o seu show e quando termina, Lurdinha se levanta da plateia e aplaude. Maria Gilderoy olha de rabo de olho para Lurdinha.

LURDINHA – (gritando) Tom, me chama de Jerry e tenta me enquadrar!
Tom sorri e manda um beijo para Lurdinha.

CORTA PARA:

CENA 08 / INTERIOR / SHOW DELÍCIA / CAMARIM / NOITE

Tom entra com Lurdinha nos braços e encontra Maria Gilderoy conversando com um homem.

M. GILDEROY – Ainda bem que você chegou! Tom, gostaria de te apresentar o produtor musical Silvester Stá Alone. Ele viu seu show quer te fazer uma proposta.
SILVESTER – Prazer Tom (aperta a mão). Quero te convidar a tentar uma carreira de dançarino.
TOM – Mas o que um dançarino tem a ver com um produtor musical?
SILVESTER – É que você iria fazer o clipe da Beyonseca.
TOM – (surpreso) Beyonseca, a cantora?!
SILVESTER – Beyonseca, a cantora!
TOM – Mas é lógico que eu aceito!
SILVESTER – Ótimo, então amanhã eu passo aqui para você assinar o contrato!

Silvester vai embora e Tom faz um abraço em trio com Lurdinha e Maria Gilderoy.

TOM – Está dando tudo certo! Tudo!

CORTA PARA:

CENA 09 / EXTERIOR / COSMÉTICOS BRASIL / NOITE

Antônio acaba de sair para sempre da sede da sua falida empresa. Seus passos estão lentos e seu rosto ainda não é revelado. É quando ele se vira e vê as luzes apagadas e nenhuma vivalma dentro daquele edifício. Após observar bem, é possível ver seus olhos cheios de lágrimas. Depois, ele se vira e dá de cara com o espírito de Beto com a marca do tiro que levou na testa aberta e sangrando.

BETO – Bu!

Antônio espanta a aparição com sua mala e sai correndo em desespero. Laura está no final da rua com um carro preto e avança para cima de Antônio; porém este sai ileso, continuando a correr. Frustrada, Laura bate no volante.

LAURA – Eu te pego, maldito!

CORTA PARA:

CENA 10 / INTERIOR / MOTEL / QTO. THARSO / NOITE

Tharso está vendo um filme de terro na televisão quando alguém bate na porta do seu quarto. Ao abrir ele dá de cara com dois homenzarrões musculosos que o espancam até ele pedir por clemência.

HOMEM 1 – Viemos a mando do Zyrah! Se não pagares o que devem, voltaremos aqui!
HOMEM 2 – (pega Tharso pelo colarinho) E nós sabemos onde tá sua parceira, homem.

Ele joga Tharso no chão e vai embora. Tharso, MUITO MACHUCADO, se arrasta até a cama, onde está seu telefone, e disca para Patrícia.

PATRÍCIA – (off) O que é, Tharso?
THARSO – Acho melhor você começar a apressar o nosso casamento.
PATRÍCIA – (off) Tá maluco, Tharso?
THARSO – Ou você casa comigo ou eu conto tudo o que você aprontou lá na Holanda!

CORTA PARA:

CENA 11 / MORRO D’ÁGUA / INTERIOR / CASA DELMA E V. HUGO / QTO. / NOITE

Delma e Victor Hugo deitados na cama vendo Avenida Brasil.

DELMA – Gostaria de saber o porquê desta Nina aí ir atrás de um passado tão tortuoso...
V. HUGO – Vingança, querida. Ela está certíssima. Faria o mesmo com a Carminha.
DELMA – Você seria capaz de fazer as pessoas sofrer só pra atingir seu objetivo?
V. HUGO – Dependendo, sim.

Delma engole um seco.

CARMINHA – (tevê)... A gente tem que comer um saco de sal com a pessoa pra saber quem ela é de verdade!
DELMA – (off) Eu já estou comendo meu, Carminha...

CORTA PARA:

CENA 12 / INTERIOR / MANSÃO ITACURUÇÁ / SALA / NOITE

Estevão e Terezinha estão bebendo vinho e dançando ao som de SÓLEY – PRETTY FACE. Os dois estão se observando e sorrindo um para o outro.

ESTEVÃO – Te amo tanto, Terezinha. Não sei o que eu faria sem você...
TEREZINHA – Nem eu sei você, meu amor.
ESTEVÃO – E o seu irmão, está bem?
TEREZINHA – Melhorando...
ESTEVÃO – Pensei bastante e acho que eu gostaria de pagar o tratamento para ele.

Terezinha sorri radiante.

TEREZINHA – Obrigada, meu amor!

Terezinha e Estevão se beijam quando Selma entra na mansão batendo palmas.

SELMA – Pra que filme de romance se eu tenho essa cena aqui na sala de vocês?!

Selma, Terezinha e Estevão se encaram.

CORTA PARA:

FIM DO CAPÍTULO 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário