quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Estrela do Mar - Capítulo 4


CENA 1: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – QUARTO DE CATARINA

Danilo e Catarina acabam de decidir que o nome da estranha garota será Estrela
CATARINA: É, até que esse nome é legal.
MALENA: Catarina vem me ajuda a colocar a mesa pro almoço.
Malena e Catarina saem
DANILO: Muito bem Estrela, então me diga você realmente não se lembra de nada?
Estrela balança a cabeça negativamente
DANILO: Por que você não quer falar?
Estrela balança os ombros
DANILO: Vamos fazer uma coisa, tente responder com palavra será que consegue?
Estrela balança a cabeça afirmativamente
DANILO: Com palavras
ESTRELA: Sim
DANILO: Ótimo
Malena entra.
MALENA: O almoço está na mesa, vamos?
Danilo estende a mão para Estrela
DANILO:Vem, eu te ajudo
Estrela se levanta da cama com dificuldade. Ela fica de pé e suas pernas tremem um pouco.
MALENA: Você está machucada? Sente alguma dor?
ESTRELA: Não
Apoiada em Danilo, Estrela segue até a cozinha.

CENA 2: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – CASA DE ARNALDO – QUARTO

Celine esta em seu quarto emburrada, quando seu celular toca. Ela atende
CELINE: Oi Lucrécia. Tudo bom?
Celine enxuga as lágrimas
CELINE: Ah! Claro que vou ao chá da Angelina, vou reservar o hotel e as passagens hoje mesmo. Você já fez suas reservas?
CELINE: Ok. Vou tentar comprar a passagem pro mesmo voo. Beijos
Celine desliga o telefone, e vai se arrumar.

CENA 3: MANHÃ – FORTALEZA – CASA DE JAQUELINE – SALA

Jaqueline está deitada no sofá. Sua irmã Valeria entra com um prato de sopa
VALÉRIA: Fiz uma sopinha para você
JAQUELINE: Obrigada, mas não quero.
VALÉRIA: Você não comeu nada, assim vai acabar doente. Faça um esforço e come um pouquinho
Jaqueline pega o prato e toma uma colherada da sopa
JAQUELINE: Cadê a Maria?
VALERIA: Foi resolver algumas coisas que faltavam
JAQUELINE: Já sebe quando... quandoserá o enterro?
VALERIA: Acho que hoje à tarde
Jaqueline volta a chorar.
JAQUELINE: Foi tudo tão de repente. Como uma pessoa saudável tem um enfarte assim de uma hora para outra?
VALÉRIA: Eu não sei. Tem certeza que ele não estava sentindo nada nos últimos dias
JAQUELINE: Bom, se ele sentia alguma coisa não me disse nada.
VALERIA: Ele estava fazendo suas atividades normalmente?
JAQUELINE: Sim, ele saía cedo pra oficina, ficava confeccionando moveis e outros objetos e voltava no fim da tarde. Às vezes saía para fazer as entregas das encomendas, mas nunca reclamou de nada, nem de cansaço.
VALÉRIA: Bom, algumas doenças não manifestam sintomas mesmo.
JAQUELINE: E agora o que vai ser da minha vida?
Valeria abraça a irmã
VELERIA: Calma, não te deixarei desamparada.

CENA 4: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – COZINHA

Catarina está sentada à mesa. Ela observa Danilo chegar com Estrela que caminha lentamente e um pouco curvada
CATARINA: Por que ela anda assim?
DANILO: Ela está fraca
Danilo ajuda Estrela a se sentar
DANILO: O cheiro está delicioso, mãe.
MALENA: Fiz peixe assado. Você gosta de peixe Estrela?
ESTRELA: O que é peixe?
Todos olham espantados para Estrela.
CATARINA: Você não sabe o que é peixe? De que planeta você veio?
MALENA: Catarina! Não fale assim.
Malena pega um peixe na geladeira e mostra a Estrela
MALENA: Olhe isso é um peixe
Estrela observa o peixe
ESTRELA: Podemos comer isso?
MALENA: Sim, mas não este, pois ainda esta cru
Malena coloca o peixe de volta na geladeira e pega uma travessa no forno
MALENA: Esse está assado e pronto para comermos
Malena pega um prato, coloca um pouco de arroz e um pedaço de peixe com molho e serve a Estrela.
Estrela toca o peixe com as mãos e grita
ESTRELA: Ai, isso dói.
MALENA: É que está quente.
Malena entrega um garfo a Estrela e a ensina a usar
MALENA: Não devemos comer os alimentos com mãos, vou te ensinar a usar os talheres.
Catarina e Danilo observam
MALENA: Voces dois já podem comer. Danilo sirva a sua irmã
CATARINA: Essa garota é muito estranha mesmo.

CENA 5: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – CASA DE CÉSAR – SALA DE JANTAR

Beatriz e Carla estão almoçando. Cesar chega e senta-se a mesa com elas
CARLA: Que bom que você veio almoçar em casa pai.
BEATRIZ: Se tivesse avisado teríamos te esperado
CÉSAR: Eu decidi vir em cima da hora, tinha uma reunião, mas foi cancelada.
César entrega um Box de DVD para Carla
CÉSAR: Olha o que consegui encontrar
CARLA: Uau! É a nova temporada da minha série preferida, eu nem sabia que já tinha em DVD. Você é o máximo papai
Carla abraça César
CARLA: Já terminei de comer, posso ir assistir o DVD?
CESAR: Claro.
Carla sai da mesa.
Cesar observa Beatriz
CÉSAR: O que foi? Você está estranha
BEATRIZ: Não é nada, só que...
CESAR: Só que o que?
BEATRIZ: Sabe que dia é hoje?
Cesar fica pensativo, depois assume um ar de tristeza.
CÉSAR: Ah, eu tinha me esquecido.
Os olhos de Beatriz se enchem de lagrimas
CESAR: Não fique assim. Sei que é uma data difícil, mas tente não pensar nisso.
César abraça Beatriz

CENA 6: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – OBRA DO EDIFICIO GOLTZ

O sinal toca anunciando aos operários que é hora do almoço. Milton vai até seu filho Rafael, que trabalha na obra.
RAFAEL: Então foi na empresa?
MILTON: Sim, e deixei bem claro que se eles reduzirem nossos salários iremos fazer greve
RAFAEL: E o que disseram?
MILTON: Garantiram que não vão reduzir nada
RAFAEL: Será que essa historia é mesmo verdade? Não épapo daquela Eloá?
MILTON: Não sei. Bom, ela é secretaria lá então deve ouvir muita coisa.
RAFAEL: Mas pode ser apenas fofoca
MILTON: Pode ser, mas é bom não arriscar por isso já deixei claro a nossa posição. Você não comentou nada com os outros trabalhadores não é?
RAFAEL: Não, claro que não.
MILTON: Ótimo, não queremos nenhum alarde.
RAFAEL: Não falei nada. Vamos almoçar? Daqui a pouco temos que voltar ao trabalho
MILTON: Claro, estou morrendo de fome.

CENA 7: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE LARISSA – COZINHA

Larissa está almoçando com sua mãe Dora, quando ouvem Denise na porta
DENISE: Posso entrar?
LARISSA: Entre, estamos na cozinha.
Denise entra
DORA: Oi, quer almoçar com a gente?
DENISE: Obrigada tia, mas já almocei. Vim chamar a Larissa para dar uma volta
LARISSA: Claro, espera eu escovar os dentes.
Larissa se levanta
DORA: Você não ia me ajudar com os bordados?
LARISSA: Ah mãe, eu te ajudo de noite.
DORA: Sei, é sempre a mesma historia.
DENISE: Ah tia, deixa ela ir, esta muito quente para ficar em casa
DORA: Está bem, mas volte cedo você sabe que agora os bordados são nossa única fonte de renda.
LARISSA: Eu sei, vou voltar cedo prometo.
Larissa segue para o banheiro. Denise senta-se ao lado de Dora
DENISE: Se eu soubesse bordar eu te ajudava também tia
DORA: Obrigada querida. Você pode aprender, eu e a Larissa podemos te ensinar.
DENISE: Não sei se levo jeito, nunca nem peguei numa agulha.
DORA: Bobagem, tenho certeza de que você aprende fácil, e agora que esta morando aqui na vila é bom aprender uma atividade artesanal
DENISE: É eu reparei que quase todas as mulheres daqui fazem alguma coisa para vender
DORA: Sim, viver só da pescaria não dá, e agora que o João não está mais aqui eu preciso trabalhar em dobro para sustentar a casa.
Larissa volta
LARISSA: Estou pronta, vamos.
Denise se levanta
DENISE: Tchau tia, até depois.
DORA: Tchau e divirtam-se

CENA8: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – COZINHA

Malena, Danilo, Catarina e Estrela terminam de almoçar.
MALENA: Gostou da comida Estrela?
ESTRELA: Sim, peixe é bom.
CATARINA: Você nunca tinha comido peixe mesmo?
ESTRELA: Acho que não
DANILO: Acho que ela apenas não se lembra
MALENA: Por que vocês não vão lá fora mostar a praia para Estrela
DANILO: Boa ideia.
Danilo ajuda Estrela a se levantare a caminhar ate a porta

CENA 9: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO - SALA

Danilo ajuda Estrela a caminhar até a porta da sala, e a leva para fora, mas ela fecha os olhos e se contorce.
DANILO: O que foi?
ESTRELA: Meus olhos,não consigo abri-los
DANILO: Tudo bem, vamos voltar.
Danilo volta com Estela para sala e encosta a porta
DANILO: Está melhor?
ESTRELA: Acho que sim
Estrela senta-se no sofá. Danilo percebe que seus olhos estão lacrimejando.
 Malena e Catarina entram
MALENA: O que foi?
DANILO: Acho que os olhos dela não aguentam a claridade
CATARINA: Mais uma esquisitice
MALENA: Catarina por favor.
Estrela enxuga os olhos
MALENA: É melhor ela ficar aqui dentro de casa mesmo
ESTRELA: Mas quero ver a tal praia
MALENA: Depois querida, você ainda esta fraca.
CATARINA: Por que você não gosta do sol?
ESTRELA: O que é sol?
CATARINA: Desisto
Catarina vai para o quarto
DANILO: Sol é uma estrela muito grande e quente. Essa luz que tem lá fora vem do céu
ESTRELA: Então o sol é uma estrela, como meu nome?
DANILO: Sim, mais ou menos existem outros tipos de estrelas.
Catarina volta para sala
CATARINA: Esta quase na hora do meu desenho e nem adianta tentar mudar de canal Danilo
Catarina liga a televisão. Estrela olha assustada para o aparelho
ESTRELA: O que é isso?
CATARINA: Ah não. Só falta você me dizer que nunca viu TV
DANILO: Isso é televisão, é onde passam filmes, novelas e desenhos.
Estrela olha fixamente para teve, que esta passando um filme.
ESTRELA: Como essas pessoas ficaram tão pequenas?
MALENA: Não (risos). As pessoas não estão ali dentro de verdade, é apenas uma imagem.
ESTRELA: O que é imagem?
Catarina se aproxima de Danilo
CATARINA: Preciso falar com você urgentemente.
DANILO: Já volto Estrela
Danilo vai para o quarto com Catarina.

CENA 10: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – QUARTO DE CATARINA

DANILO: O que foi?
CATARINA: Eu acho que essa garota é um extraterreste
Danilo começa a rir
CATARINA: Estou falando sério
DANILO: Não viaja Cat.
CATARINA: Então me diga de onde você acha que ela veio?  Você já viu alguma pessoa igual a ela?
DANILO: Ela pode ser estrangeira, e deve ter sofrido um acidente.
CATARINA: Se ela fosse estrangeira ela não falaria nosso idioma
DANILO: Se fosse um ET também não
CATARINA: Mas os ETs podem falar todos os idiomas, eles têm um sistema tecnológico muito mais avançado que o nosso.
DANILO: De onde você tirou isso?
CATARINA: Não importa, mas estou dizendo essa garota não é desse planeta, ela não conhece nada do nosso mundo.
DANILO: Por que ela bateu a cabeça e perdeu a memória
CATARINA: Pessoas que perdem a memória se esquecem de quem são, de onde vieram e do que já viveram, mas elas não esquecem coisas básicas como o que é o sol, o que é um peixe, o que é uma TV...
DANILO: Ela deve ter tido um tipo diferente de amnesia
CATARINA: Não, só existe uma explicação para essa garota não conhecer nada do nosso mundo, porque ela nunca teve contato com ele antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário