quinta-feira, 16 de maio de 2013

Preciosa - 4º Capítulo





Cena 1/ Fazenda de João / Celeiro / Interior / Tarde
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.

Gumercindo – Mas a senhora, quer prejudicar o seu marido? Que tipo de esposa...
Letícia – Calado! É só me dizer se aceita ou não!
Gumercindo – Aceito, mas se der problema...
Letícia – Só vai dar problema se for burro!
Ela tira um envelope de dentro da bolsa.
Letícia – Aqui está metade do pagamento, a outra metade quando o serviço estiver feito!
Ela passa o envelope para ele.

Cena 2 / Fazenda de Antunes / Casa de Gumercindo / Sala / Interior / Tarde
Tereza – Glaucia?
Glaucia – Dona Tereza, me desculpa, mas eu estou tão fraca, nem pude...
Tereza – Não se preocupe minha querida, vim apenas lhe trazer uma visita!
Glaucia – Visita?
Rayssa entra de braços abertos.
Glaucia – Filha!
A mulher começa a tossir.
Rayssa – Mãe, calma!
As duas finalmente se abraçam.
Tereza – Eu vou deixar vocês sozinhas, com licença!
Rayssa – Senta!
Glaucia – Quanta saudade meu Deus, pensei que eu fosse morrer sem te ver novamente!
Rayssa – Não fala bobagem mamãe!
Glaucia abraça a filha novamente.
Glaucia – Só em lhe ver aqui, já fico melhor!
Rayssa – Que bom, por que a senhora tem que ficar boa e logo!

Cena 3 / Fazenda de João / Casa / Sala / Interior / Noite
João – E as escola como vai Sérgio?
Sérgio – Está tudo bem pai!
João – E as namoradas?
Sérgio – Não tenho tempo para isso!
João – Como não tem tempo?
Sérgio – Eu não vou falar sobre isso com você!
Letícia – Chega, parem com isso!
A campainha toca, Rosimar caminha até a porta e abre: 
Rosimar – Seu Antunes, dona Tereza, Ricardo, entrem, por favor!
Tereza – Como vai Rosimar?
Letícia – O que fazem aqui?
Ricardo – Viemos ver a Anabele, ou será que ela está dormindo?
Letícia – Não querido, ela está no quarto, pode subir!
Ricardo – Com licença!
João – Sentem-se!
João e Antunes se abraçam.

Cena 4 / Fazenda de João / Quarto de Anabele / Interior / Noite
Ricardo bate na porta.
Anabele – Entre!
Ricardo – Meu amor!
Anabele – Ricardo!
Ricardo – Me conta essa história... O que a sua mãe contou não faz sentido!
Anabele – Eu estava com saudades!
Ricardo – Eu estive aqui mais cedo, mas sua mãe disse que você estava dormindo!
Ele se aproxima da cama.
Ricardo – To esperando você me contar essa história, quem te empurrou? Você não ia se atirar não é mesmo?
Anabele encara o namorado. Letícia abre a porta do quarto repentinamente, os dois a olham, ela sorri dizendo:
Letícia – Ricardo, que tal levarmos minha filha lá para baixo?
Ricardo – Claro!
Ela sorri satisfeita.

Cena 5 / Casa de Lobato / Sala / Interior / Noite
Cristina – Quando é que você vai arrumar um emprego e se mudar hein André?
André – To procurando!
Cristina – Sentando em casa com um copo de cerveja na mão e assistindo televisão?
André- É!
Cristina – Pelo menos ajude o Lobato no consultório!
André – Não, você sabe que ele não quer isso!
Cristina – Tira o pé do sofá!
Lobato entra.
Lobato – Mas já estão brigando?
André – Sua esposa que não me dá sossego!
Cristina – Esse encosto é que não faz nada da vida, come da nossa comida, to cansada disso!
Lobato – Ele é meu irmão!
Cristina – E por isso não precisa trabalhar?
André – Gosta tanto de falar em emprego, por que não arruma um?!
Cristina – Chega, para mim já chega!
Ela joga o pano de prato em cima da mesa e vai para o quarto furiosa.
Lobato – Você também em André?!
Lobato vai atrás de Cristina, André ri sozinho.

Cena 6 / Apartamento de Júlio / Sala / Interior / Noite
Júlio – Você que ouse aparecer aqui Suzana!
Suzana – (off) São meus filhos, eu tenho direito de vê-los!
Júlio – Você os abandonou, o que quer agora? Que foi hein? O velho te deu um pé na bunda foi isso? Ou será que você acabou com o dinheiro dele e quer se encostar aqui?
Suzana – Eu vou ir, em alguns dias eu chego! Até logo, por que eu não vou ficar discutindo com você!
Suzana desliga.
Júlio – Desgraçada!
Tony – O que aconteceu pai?
Júlio – Nada, nada de mais!
Tony – Era a minha mãe não era?
Júlio – Ela está vindo para cá!
Tony – Ela vai causar problemas!
Júlio – Certamente!

Cena 7 / Fazenda de João / Sala / Interior / Noite
Antunes e Tereza de pé, Ricardo se despedindo de Anabele
João – Mas não vão ficar para jantar?
Antunes – Não, não, viemos só para ver a Anabele mesmo!
Anabele – Obrigada pela visita meu sogro!
Tereza – Melhoras viu minha querida?
Ricardo se aproxima de Anabele.
Ricardo – Nós não terminamos a nossa conversa!
Letícia – Eu os acompanho até a porta!
Ela os leva até a porta.
Tereza – Até logo querida.
As duas se cumprimentam.
Letícia – Ate breve! Tchau Antunes!
Ele apenas acena. Ricardo sai logo atrás.
João – Quer se deitar minha querida?
Anabele – Não pai, não está doendo tanto!
Letícia – Vou para o meu quarto!
João – Não vai jantar?
Letícia – Estou um pouco indisposta!

AMANHECE

Cena 8 / Fazenda de Antunes / Pasto / Externo / Manhã
Rayssa monta em um cavalo com a ajuda do pai.
Rayssa – Há quantos anos eu não fazia isso!
Gumercindo – Desde que foi embora!
No outro lado do pasto Ricardo cavalga com o pai.
Rayssa – Vou dar uma volta pela fazenda, saudades disso aqui!
Ela começa a cavalgar tranquilamente, quando uma cobra cruza o caminho do cavalo assustando-o. O animal dispara.
Rayssa – SOCORRO!

Cena 9 / Fazenda de Antunes / Pasto / Externo / Manhã
Antunes – Conseguiu tirar suas cisma?
Ricardo – Eu fiquei cinco segundos a sós com a Anabele, a Letícia tá escondendo algo!
Antunes – Acho que você cismou com isso!
Ricardo – É que não faz sentido essa história da Anabele querer se matar!
Rayssa – SOCORRO!
Antunes – Ricardo olhe, o cavalo da Rayssa está descontrolado!
Ricardo corre com o cavalo até Rayssa.
Rayssa – Socorro!
Ricardo – calma! Segura a minha mão!
Rayssa – O que? Você quer que eu pule pro seu cavalo?
Ricardo  percebe que ela não vai conseguir pular e pula para seu cavalo.
Ricardo – Vai ficar tudo bem, calma!
Ele consegue controlar o animal e Pará-lo. Em seguida ele desce.
Ricardo – Vem!
Ele estica a mão, ao descer ela cai por cima dele. Os dois se encaram.

Cena 10 / Cidade / Praça / Externo / Manhã
Letícia estaciona o carro em frente a casa de Celina.
Letícia – Estou em frente a sua casa Celina, anda!
Um carro em alta velocidade dobra a esquina e não consegue frear batendo na traseira do carro de Letícia. Ela desce do carro furiosa
Letícia – O que isso hein? Não sabe dirigir seu animal?
A porta do outro carro é aberta, Rafael desce e a encara.
Rafael – A senhora é que não sabe estacionar essa carroça!
Letícia o olha furiosa.

Fim do Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário