segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vida Fatal - Capítulo 46


Cena 1/ Apartamento de Luciana/ Sala/ Interno/ Noite
LUCIANA: Eu sempre soube que você era a minha filha, mas tive medo de me aproximar, medo de você não me aceitar como sua mãe.
JULIANA: Que bobagem.
LUCIANA: Você não está brava pelo fato de eu ter te abandonado?
JULIANA: Acho que não. Eu prefiro acreditar que houve algum motivo sério para você ter feito o que fez.
LUCIANA: E teve. Eu nunca quis deixar você. Eu fui obrigada pelo Guilherme a te abandonar.
JULIANA: Como é?
LUCIANA: Na época que eu te deixei, a minha irmã era prostituta e quando o Guilherme soube, ele ficou louco, porque ele achava que o fato dela ser uma garota de programa manchava o nome e a imagem dele. Você sabe como seu pai é orgulhoso. Então, ele queria que eu abandonasse você, porque ele não queria que você tivesse uma mãe que pertencia a uma família de prostitutas. Assim, ele começou a me ameaçar. Pelo fato do Guilherme ser sobrinho do Ramiro, ele era grande amigo de juízes e promotores. Assim, ele me ameaçou dizendo que se eu não te abandonasse, ele me colocaria na cadeia, sob a acusação de atentado ao pudor, de ser uma péssima influência para você, de mostrar a você um ambiente de pudor, essas coisas.
JULIANA: Eu não acredito que ele fez isso.
LUCIANA: Mas fez.
JULIANA: Não se preocupa. Eu vim para ficar com você. Você me aceita aqui, na sua casa?
LUCIANA: Claro. Pode ficar para sempre, se quiser.
JULIANA: Obrigada mãe.
(Luciana e Juliana se abraçam.)

Cena 2/ Ribeirão Preto/ Asilo/ Pátio/ Interno/ Dia
PAULA: Ainda continuo sem acreditar que a Thais foi capaz de fazer isso com a senhora.
LUZIA: Até que foi bom. Aqui, eu sou bem tratada. Lá em casa, com a Thais, eu nem sabia o que era isso.
PAULA: Não vá me dizer que a Thais maltratava a senhora.
(Luzia faz que “sim” com a cabeça)
PAULA: Que vadia.
LUZIA: Não fale assim, minha filha. Ela é sua irmã.
PAULA: Infelizmente, mãe. Infelizmente.
RENATO: Dona Luzia, a senhora não pensa em sair daqui?
LUZIA: Para quê, Renato? Aqui todos me tratam bem, tem festinhas, nós nos divertimos.
PAULA: Mas, mãe, eu quero tirar a senhora daqui. Vem morar comigo no Rio?
LUZIA: Filha, minha vida é aqui.
PAULA: Por favor, mãe. Asilo é lugar para quem não tem ninguém. A senhora tem a mim.
RENATO: Sem falar que eu e sua filha iremos nos casar e fazemos questão da sua presença.
LUZIA: Casamento? Já gostei. Quando será?
PAULA: Ainda não marcamos a data, porque antes do casamento, eu e o Renato resolvemos fazer um jantar de casamento, uma forma de oficializar a notícia para a família e amigos mais próximos.
LUZIA: Será que eu devo ir?
PAULA: Por favor, mãe. Eu vou adorar ver a senhora comigo, ao meu lado, assistindo tudo isso. A senhora topa?

Cena 3/ Casa de César/ Sala/ Interno/ Dia
LUCÉLIA: Pensando na investigação do assassinato do Ramiro?
CÉSAR: Até que não. Estou pensando em outra coisa. Em uma forma de vingar a morte do meu pai e tirar a gente dessa pindaíba.
LUCÉLIA: E que forma é essa?
CÉSAR: Estou pensando em roubar a mansão do Ramiro. O que acha?
LUCÉLIA: Você está louco? A polícia está atrás da gente, achando que nós matamos o Ramiro, e você está pensando em roubar a mansão dele?
CÉSAR: Fica calma, que eu estou pensando em fazer isso sem deixar vestígios.

Cena 4/ Ribeirão Preto/ Asilo/ Pátio/ Interno/ Dia
LUZIA: Se é para ver minha filha casando, eu aceito.
(Paula, Luzia e Renato se abraçam)

Cena 5/ Delegacia/ Interno/ Dia
(O delegado está assistindo o vídeo da festa de Ramiro. Malaquias entra)
MALAQUIAS: Alguma descoberta?
DELEGADO: Praticamente. Uma coisa que eu percebi quando eu vi esse vídeo é que a Rose não apareceu nele.
MALAQUIAS: Quem sabe ela não foi à festa?
DELEGADO: Um instante.
(O delegado pega o celular, disca algumas teclas e o põe no ouvido)
DELEGADO: Alô? Otávio? É o delegado Medeiros. Você sabe me dizer se a Rose, a secretária do Ramiro, foi à festa?
(Pausa)
DELEGADO: Ela não foi, porque coincidiu com o dia de ela visitar a mãe doente. Obrigado pela informação.
(O delegado coloca o celular na mesa)
DELEGADO: A Rose não compareceu na festa. Ou seja, ela não teve como envenenar o Ramiro.
MALAQUIAS: Então a Rose está fora da lista de suspeitos?
DELEGADO: Isso mesmo. Rose Almeida não matou Ramiro Albuquerque.

Cena 6/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Alternando entre Dia e Noite.

DIAS DEPOIS

Cena 7/ Apartamento de Adriana/ Quarto de Adriana/ Interno/ Dia
(Luciana está abotoando o vestido de noiva de Adriana)
ADRIANA: É hoje, minha irmã. Meu casamento é hoje. Eu disse que iria conseguir.
LUCIANA: Cuidado para não cantar a vitória antes do tempo.
ADRIANA: Por quê? Você acha mesmo que alguma coisa pode acabar com meu casamento? (Adriana ri) Como você é bestinha, minha irmã.
LUCIANA: Você está linda. Eu estou indo para a igreja, ok?
ADRIANA: Vai sim. E não se esqueça de avisar ao motorista que eu já estou pronta.
(Luciana sai)

Cena 8/ Carro de Renato/ Interno/ Dia
RENATO: E você tem certeza que é isso que você quer?
OTÁVIO: Claro que tenho.
(O carro para em frente à igreja)
RENATO: Pode descer. Eu só vou estacionar o carro em um lugar mais agradável.

Cena 9/ Igreja/ Interno/ Dia
(Sérgio entra e vê Juliana. Ele senta ao lado da garota)
SÉRGIO: Tudo bem?
JULIANA: Que cordialidade é essa? Não vai me beijar?
(Juliana beija Sérgio)
SÉRGIO: Eu pensei que, com o seu pai proibindo o nosso namoro, a gente tinha terminado.
JULIANA: Bobinho. Isso nunca. Eu estou morando com minha mãe.
SÉRGIO: Você descobriu quem é ela?
(Luciana aparece e senta)
LUCIANA: Com licença.
JULIANA: Mãe, esse é meu namorado: Sérgio.
SÉRGIO: Prazer.
LUCIANA: O prazer é todo meu.
(Otávio entra na igreja e todos os convidados levantam-se. Ele se posiciona no altar. Adriana entra, em seguida e se posiciona)
PADRE: Estamos aqui reunidos para celebrar o casamento de Adriana Ferreira e Otávio Martins. Se tiver alguém contra esse casamento, fale agora ou cale-se para sempre.
(Ninguém se pronuncia)
PADRE: Graças a Deus. Continuemos.
(O padre continua falando. Na porta da igreja, aparece Larissa)
PADRE: Adriana Ferreira, você aceita Otávio Martins como seu futuro esposo?
ADRIANA: Aceito.
PADRE: Otávio Martins, você aceita Adriana Ferreira como sua futura esposa?
(Otávio olha para a porta da igreja e vê Larissa, com os olhos marejados. Adriana percebe e olha para Larissa. Ela vira-se para Otávio)
ADRIANA: Você não pode me abandonar aqui. Vamos. Aceite e pronto. Eu não aceito um não como resposta.
(Otávio e Larissa entreolham-se)
(Congela em Otávio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário