terça-feira, 9 de abril de 2013

Olho Grande - Capítulo 2




Cena 1, Mansão Santorini, Quarto de Eleutério, Noite
Luciana: Eles podem ser diferentes, mas gostam muito do senhor.
Eleutério: Não, não gostam. Eles só gostam do meu dinheiro.
Luciana: Sinto muito.
Eleutério: Você gostaria de ser rica?
Luciana: Não entendi a pergunta, senhor.
Eleutério: Minha morte está próxima e antes disso quero passar tudo que tenho para seu nome.
Luciana: Claro que não! O dinheiro é seu!
Eleutério: Eu  não quero que esse dinheiro que suei para ter fique pros meus filhos. Diga para mim que irá aceitar, por favor.
Luciana: Senhor, melhor não. E eu nem sei o que faria com esse dinheiro!
Eleutério: Confio mais em você do que nos meus filhos, trabalha pra mim há anos.

Cena 2, Casa de Júlia, Noite
Juca: Me conta essa história direito!
Júlia: Ué, ele é seu pai! 
Juca: Então quer dizer que o homem que eu trabalhei por anos é meu pai? Ele sabe disso?
Júlia: Não sabe, mas soube que ele está muito mal. Essa foi a hora certa para ter contado.
Juca: Eu vou falar com ele!
Júlia: Mas saiba que você vai ter uma verdadeira guerra contra seus irmãos, aquilo tudo é gente sem caráter!
Juca: Só quero o que é meu.

Cena 3, Fábrica, Noite
Fernando se esconde embaixo da mesa, um segurança passa.
Segurança: Quem tá aí?
Fernando tenta ir um pouco mais para trás e acaba derrubando uma caneta no chão.
Segurança: Quem é que tá aí? Fala!
De repente, um rato passa pelos pés do segurança.
Segurança: Um rato? hahaha
O segurança pensa que o causador de tudo foi o rato e sai.
Fernando: Salvo pelo rato!

Cena 4, Rio de Janeiro, Dia
Paisagens... amanhece.

Cena 5, Rua, Dia
Rua movimentada de pessoas caminhando e lá está Irene vestida de cartomante, "lendo" as mãos dos clientes.
Irene: Madame Irene tudo sabe, tudo vê!
Irene pega a mão de um cliente.
Irene: Veja que você tem que ficar de olho em sua mulher, ela está lhe traindo.
Cliente: Mas eu não tenho mulher.
Irene: Então é homem, bem que eu vi que a pessoa estava usando um boné.
Cliente: Eu não tenho homem.
Irene: Então é sua filha!
Cliente: Mas eu não tenho filha! Caloteira!
o cliente sai sem pagar.

Cena 6, Apartamentinho de Isabel e Gilmar, Dia
Dona Irene chega, sua filha estava a espera.
Isabel: Conseguiu quanto hoje?
Irene: Nada! Nenhuma das minhas previsões deram certo! Eu sou um fracasso mesmo!
Isabel: Ai que droga, e agora como vamos pagar a conta de água?
Gilmar: Ninguém mandou gastar tudo em bolsa!
Isabel: Querido, eu estava precisando!
Gilmar: E como vamos pagar essas contas???
Irene: Pede dinheiro pro seu pai, ué.
Gilmar: Eleutério Santorini me emprestar dinheiro? Duvido.
Isabel: Falando sério mesmo, bem que ele podia morrer.
Gilmar olha para Isabel parecendo que teve uma idéia.

Cena 7, Asilo, Pátio, Dia
Benta: Ei, Santina! Olha ali!
Santina: Que é, Benta?
Benta: Tem um novo morador aqui. 
Os enfermeiros estão ajudando Graciano, recém chegado no asilo.
Benta e Santina acompanham com os olhos a chegada do novo morador.
Benta: Acho que vou lá levar a palavra do Senhor pra ele!
Santina: Sai, que eu vi primeiro! O bofe é meu! Vou apresentar meus dotes a ele! 

Cena 8, Mansão Santorini, Dia
Eleutério: Hoje a noite anunciarei minha herdeira!
Luciana: Seu Eleutério, tem certeza disso?
Eleutério: Absoluta certeza! Hoje a noite na festa daqui de casa todos saberão!
Juca, o motorista, chega.
Juca: Precisa de meus serviços ainda, senhor?
Eleutério: Tire a tarde de folga, volte a noite.
Juca tenta falar algo para Eleutério mas não consegue, fica parecendo uma estátua.
Eleutério: O que foi, rapaz?
Juca: Posso tomar um copo de água?
Eleutério: Claro.
Luciana: Vou lá pegar.

Cena 9, Mansão Santorini, Cozinha, Dia
Juca bebe a água.
Luciana: Amor, hoje completamos 3 meses de namoro.
Juca: Logo a gente vai casar!
Luciana: Tem uma coisa que eu preciso te contar.
Juca: Também tenho uma, qual a sua?
Luciana: Te conto mais tarde, prometo.
Juca sorri.

Cena 10, Casa de Paula, Dia
Paula tá arrumando as roupas do marido Alexandre, quando cai um papel.
Paula: O que é isso?
Ela abre e vê o nome Isabel.
Paula: Alexandre, pode me explicar o que significa isso?
Alexandre: Isso o quê, meu amor? 
Paula: Esse papel com o nome Isabel. Que Isabel é essa? O que esse papel tava fazendo no seu bolso?
Alexandre engasga mas consegue disfarçar.
Alexandre: Meu amor, é só o nome de uma cliente que anotei no papel pra não esquecer.
Paula: Será? Não tem nada mais escrito aqui, só "Isabel".
Alexandre: Pois é, meu amor. Anotei só o nome pra não esquecer mesmo. 
Paula: Tá bom! Meu maridinho não seria capaz de me trair, sei disso.
Alexandre: Claro que não, meu amor! Você é a única que eu quero!
Os dois se beijam.

Cena 11, Casa de Roberta, Dia
Roberta: Mas como é que você fez uma cagada dessas, hein estrupício???
Fernando: Por sorte o segurança viu um rato e pensou que fosse ele!
Roberta: Se não fosse aquele animal agora você estaria atrás das grades! Mulher de bandido eu não sou!
Fernando: E a dívida com o traficante? E agora?
Roberta: Você sabe qual é a única saída, não é mesmo?
Fernando: A gente pode fugir!
Roberta: Não! Já decidi e vai ser essa!
Fernando se preocupa.

Cena 12, Rio de Janeiro, Noite
Mais tarde...

Cena 13, Mansão Santorini, Noite
Todos os convidados estão na mansão, muitas pessoas.
Nessa festa estão: Juca, Luciana, Fernando, Roberta, Eleutério, Isabel, Irene, Gilmar, Geraldina, Alexandre, Paula e Carol.
Eleutério sobe as escadas para falar e chama a atenção dos convidados.
Eleutério: Atenção!
Alexandre e Isabel trocam olhares suspeitos.
Roberta olha para seu marido.
Roberta: O velho quer falar, presta atenção.
Eleutério: Quero apresentar a vocês, a minha herdeira.
Luciana sobe as escadas.
Geraldina: Coitado! Meu filho quer a cadeira! Cansado... falta de exercício! Isso Luciana, leve pra ele! 
Roberta: A empregadinha?
Roberta olha para Fernando com ódio.
Paula: Que loucura é essa?
Carol: Papai só pode estar louco!
Na escada, Eleutério sorrindo para todos.
Eleutério: Logo, tudo que tenho será dessa moça.
Alexandre: Isso é o que você pensa, seu velho!
Eleutério vai em direção ao seu quarto.

Cena 14, Mansão Santorini, Quarto de Eleutério, Noite
Eleutério vai ao quarto para pentear seu cabelo.
Uma pessoa entra no quarto.
Eleutério: Você?

Cena 15, Mansão Santorini, Escadaria, Noite
Todos os convidados ainda chocados, Luciana tímida esperando a volta de Eleutério que já tens uns 10 minutos que saiu.
Todos os filhos não estão mais na sala, nem ninguém da família. Somente os convidados.
Luciana: Que demora.
De repente, Eleutério aparece com uma caneta cravada na garganta. Sem conseguir respirar ele sai andando.
Luciana grita.
Eleutério tropeça e cai da escada.
Close em Luciana chocada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário