segunda-feira, 8 de abril de 2013

Olho Grande - Primeiro Capítulo



Rio de Janeiro.
Cena 1, Fábrica Santorini, Dia
Uma reunião já acabou e todos os acionistas saem, ficando somente Eleutério e seu filho Ricardo.
Ricardo: A Fábrica tá no vermelho!
Eleutério: Eu sei! Temos que aumentar as vendas, despedir alguns funcionários!
Ricardo: Se a gente não agir rápido vamos a falência!
Eleutério: Isso eu não vou deixar!
Ricardo:  Pai, pensa naquilo que eu te disse. Vender isso aqui é a melhor opção!
Eleutério: Não vou vender essa fábrica! Construí isso sozinho e vender por alguns milhões? Não mesmo!
Ricardo: Quando faltar dinheiro para pagar os funcionários não reclame quando eu disser "eu te avisei!"
Eleutério: Saia! Me deixe pensar!
Ricardo sai.

Cena 2, Rio de Janeiro, Carro, Dia
Eleutério e Juca, seu motorista.
Eleutério: Juca, posso te fazer uma pergunta?
Juca: Claro, seu Eleutério.
Eleutério: Você deve saber que a situação na fábrica está péssima, né? No meu lugar, o que faria?
Juca: Desculpe, senhor. Não faço a mínima ideia. Não entendo nada disso.
Eleutério: A situação tá feia.
Eleutério se preocupa.

Cena 3, Mansão Santorini, Dia
Eleutério chega, a empregada Luciana abre a porta.
Luciana: A dona Roberta está a sua espera lá na piscina, senhor Eleutério.
Eleutério: Ai, o que esse purgante veio fazer aqui?!
Luciana: Ela está à duas horas esperando o senhor.
Eleutério: Manda embora!
Luciana: Ela disse que é sério.
Eleutério vai à piscina.

Cena 4, Mansão Santorini, Piscina, Dia
Roberta: Olá, meu querido sogro. (abraçando)
Eleutério: O que você quer?
Roberta: Vim te visitar, estava preocupada.
Eleutério: A empregada disse que o assunto era sério.
Roberta: Ok, sogrinho. Eu vou falar.
Eleutério: Estou esperando.
Roberta: Eu e o Fernando estamos nos apertando para pagar as contas... poderia fazer uma caridade?
Eleutério: Mas ontem que eu emprestei dinheiro a vocês! Ficou louca?
Roberta: Eu perdi, dois assaltantes ordinários roubaram a minha bolsa!
Eleutério: Roubaram a sua bolsa? Pelo que eu me lembro essa que você está usando é a mesma de ontem...
Roberta se dá conta.
Roberta: Ah é... Parece que não são tão maus, deixaram a bolsa...
Eleutério: Palhaça!
Eleutério volta para a casa.

Cena 5, Casa de Roberta e Fernanda, Dia
Roberta: Deu errado! Eu falei que deveria ter ido com outra bolsa!
Fernando: O caquético do meu pai não é bobo.
Roberta:  E agora, como vamos pagar a porcaria daquela dívida com o bandidão?!
Fernando: Vou ter que dar um jeito de desviar o dinheiro da fábrica!
Roberta: O ideal era que esse velho morresse! Daí você ficava com a herança e já estava tudo certo!
Fernando: Esse velho parece que é imortal! 
Roberta: Tá esperando o quê pra ir lá na fábrica desviar a grana? Vai!
Fernando: Tá bom, eu vou!
Roberta: Não aguento mais as ameaças daquele bandidinho!

Cena 6, Mansão Santorini, Noite
Eleutério caminha pela casa e para com uma dor de cabeça, ele desmaia.
Luciana: Seu Eleutério! (grita assustada)
Geraldina, mãe de Eleutério, chega correndo.
Geraldina: Minério? Onde? 
Ela vê o filho caído no chão.
Geraldina: Ó meu Deus! Alguém ajuda meu bebê! 

Cena 7, Asilo, Noite
O enfermeiro do asilo entra no quarto de Benta e Santina.
Enfermeiro: Trouxe o remédio das senhoritas. Vão dormir melhor!
Elas tomam o remédio e se ajeitam na cama pra dormir.
Benta: Ah, que bom doutor! Assim vou dormir com os anjos e com a proteção do Senhor! E não é o senhor não, doutor mente poluída! Sou Santa! Mais Santa que Santina!
Santina: E eu vou dormir bem pra sonhar com um velhinho bem lindo! Ai, meus tempos de juventude!

Cena 8, Casa de Juca, Noite
Juca chega e sua mãe está à sua espera.
Júlia: Estava te esperando.
Juca: O que foi, mãe?
Júlia: Tomei coragem para te contar uma coisa.
Juca: Contar o quê?
Júlia: O seu pai não morreu há 27 anos.
Juca: O quê?

Cena 9, Favela, Noite
Roberta chega de carro, um homem estava lhe esperando.
Nairton: Demorou por quê?
Roberta: Eu tentei de tudo para conseguir o dinheiro, eu juro!
Nairton: Olha aqui, madame. Eu fiz o serviço que o casalzinho me pediu e agora quero o meu dinheiro!
Roberta: Eu sei, mas se acalme! Acho que ainda hoje conseguimos o dinheiro e você será pago.
Nairton: É bom mesmo, senão...
Roberta: Eu vou dar o dinheiro e você vai sumir da minha vida!
Nairton: Isso eu vou pensar... (sarcástico)
Roberta: Marginal!
Nairton dá um soco em Roberta que cai no chão.
Nairton: Até amanhã!

Cena 10, Casa de Juca, Noite
Juca: Meu pai tá vivo? Quem é ele?
Júlia: Me perdoa. (chora)
Juca: Quem é meu pai?
Júlia: Você conhece ele...
Juca: Estou esperando você falar!
Júlia: O nome dele é Eleutério Santorini.
Juca: Ele é meu pai?
Júlia: Sim, você é herdeiro dele!

Cena 11, Fábrica Santorini, Ante-Sala, Noite
Nenhum segurança no local, tudo desligado.
Fernando entra, devagar.
Fernando: Espero que dê certo.
Fernando vai abrir a sala de seu pai e o alarme toca.
Ele se desespera.

Cena 12, Mansão Santorini, Quarto de Eleutério, Noite
Eleutério já melhor, deitado em sua cama.
Eleutério: Fique um pouco comigo, Luciana...
Luciana: Se sentiu mal novamente?
Eleutério: Não é nada disso.
Luciana: Quer que eu aumente a temperatura do ar-condicionado?
Eleutério: Você é a única pessoa que posso confiar, nem nos meus filhos confio.
Luciana: Eles podem ser diferentes, mas gostam muito do senhor.
Eleutério: Não, não gostam. Eles só gostam do meu dinheiro.
Luciana: Sinto muito.
Eleutério: Você gostaria de ser rica?
Luciana: Não entendi a pergunta, senhor.
Eleutério: Minha morte está próxima e antes disso quero passar tudo que tenho para seu nome.
Close em Luciana surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário