quarta-feira, 22 de maio de 2013

Preciosa - Capítulo 8




Cena 1 / Fazenda João / Sala / Interior / Manhã
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior
Letícia parada em frente a João.
João – Então? Qual das duas vai me explicar essa história?
Letícia – Não tem o que explicar amor!
João – Eu ouvi Letícia... Não negue!
Letícia – Não aconteceu nada!
João – Cala a boca Letícia, fala Anabele, fala você o que aconteceu naquela noite!
Letícia olha para a filha suplicando misericórdia.
Anabele – É isso que você ouviu, a gente discutiu e ela me empurrou, ela podia ter me puxado de volta mas preferiu me deixar cair!
Letícia – É mentira, eu jamais faria isso João, você sabe disso!
Anabele – Chega de mentiras mãe, chega! Eu não aguentava mais guardar isso, ela tentou sim me matar e me chantageou para não contar nada!
Letícia chora.
João – Eu não acredito...
Ele para subitamente de falar e põe a mão no peito caindo sob o sofá.
Letícia – João!
Anabele – PAI!
João grita de dor com a mão no peito.
Anabele – Um médico, liga para um médico mãe!

Cena 2 / Apartamento de Lobato / Sala / Interior / Manhã
Lobato parado em frente à esposa e o irmão.
Lobato – O que tá acontecendo aqui?
Cristina – Esse louco, tentou...
André – Salvar a vida dela é assim que me agradece!
Cristina o olha.
André – Ela quase caiu da janela, se eu não a puxasse...
Lobato – Não era isso que parecia!
André – Mas é isso, ou você acha que eu estava agarrando a sua esposa?
Lobato – Não, claro que não!
Cristina – É... foi exatamente isso Lobato!
Cena 3 / Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Manhã
Glaucia limpa alguns vasos. Tereza desce as escadas.
Tereza – O que você está fazenda Glaucia?
Glaucia – Trabalhando!
Tereza – Nesse estado? Vá para casa descansar!
Glaucia – Não, eu estou me sentindo melhor dona Tereza!
Tereza – Mas eu prefiro que você fique em casa!
Glaucia – Mas assim eu me sinto uma inútil!
Tereza – Nós duas sabemos que você não é inútil, vá para casa cuidar da sua saúde!
Glaucia – Tudo bem!
Tereza – Eu deixei com a Rayssa seus remédios!
Glaucia – Eu nem sei como lhe agradecer por tudo que a senhora faz por mim!
Tereza – Você cuidou do meu filho, você o viu nascer, é o mínimo que eu poderia fazer!

Cena 4 / Escola / Portão / Externo / Manhã
Suzana espera os filhos do lado de fora. Lauro sai com alguns amigos. Ela levanta.
Suzana – Lauro!
O rapaz olha para trás e fica parado ao ver a mãe, em seguida ele corre e a abraça.
Suzana – Meu filho!
Lauro – Mãe!
Suzana – Meu filho que saudades!
Lauro – Por que suas malas estão aqui? Por não largou lá em casa?
Suzana – Por que o seu pai não deixou!
Tony sai no portão sozinho.
Tony – Mãe?
Suzana – Meu bebê!
Ela vai abraçá-lo, mas o garoto se esquiva.
Suzana – Filho sou eu!
Tony – O que você está fazendo aqui?
Suzana – Eu voltei! Voltei para ficar!
Tony – Depois de todo esse tempo? Não precisava voltar mais!
Lauro – Cala boca garoto, não fala assim com a nossa mãe!
Tony – Você parece não se importar por ela ter nos abandonado!
Lauro – O que passou, passou o importante é que ela voltou!

Cena 5 / Hospital / Recepção / Interior / Manhã
Letícia – Parece que virou rotina a minha família parar nesse hospital!
Antunes – O que aconteceu?
Letícia – Culpa do incêndio, ele está arrasado!
Antunes – Vamos torcer para ele ficar bem!
Letícia se aproxima e o abraça.
Letícia – É vamos torcer!
Ela sorri sinicamente.

Cena 6 / Consultório de Lobato / Recepção / Interior / Tarde
Lobato entra. Celina levanta-se.
Lobato – Você de novo?
Celina – Eu queria me desculpar pela última vez que estive aqui!
Lobato – Está desculpada!
Celina – Não parece!
Lobato – Eu tenho que trabalhar, com licença!
Celina – Por que você me trata assim?
Lobato – Assim como? Você tenta me agarrar, da em cima de mim o tempo todo, eu sou casado, sou fiel a minha esposa!
Celina – E será que ela é fiel a você?!
Lobato a olha.
Lobato – É claro que sim!

Cena 7 / Hospital / Frente / Externo / Tarde
Letícia esta na porta do carro, quando Adalberto se aproxima.
Adalberto – Olá!
Ela o olha.
Adalberto – Lembrada de mim?
Letícia – Como esquecer o pai do marginal que bateu no meu carro!
Ele sorri.
Adalberto – Ele não é um marginal, apenas um menino que foi mimado de mais pela mãe!
Letícia – Alguém sem limites!
Adalberto – Eu lhe dei meu cartão, mas você não me ligou, eu faço questão de pagar pelos danos do seu carro!
Letícia – O senhor irá pagar, quando ele vier do conserto eu lhe envio a conta, com licença!
Adalberto – Claro, passar bem!
Ela entra no carro sem responder e vai embora. Ele fica parado sorrindo.

Cena 8 / Apartamento de Julio / Sala / Interior / Tarde
Julio entra e encontra Suzana na sala com Lauro.
Julio – O que essa mulher esta fazendo dentro da minha casa?
Lauro – Ela e minha mãe!
Julio – Ela não pensou nisso antes de te abandoar!
Suzana – Para de encher a cabeça dos meus filhos contra mim!
Julio – Eu não preciso encher a cabeça deles, eles são bem grandes para saber o que você fez!
Suzana – Eu fui tentar uma vida melhor!
Julio – Você foi tentar dar o golpe do baú, e quando não conseguiu lembrou que tinha filhos e que um dia teve uma família!
Suzana – Eu só quero ficar perto dos meus filhos!
Julio – Não! Perto dos meus filho não!
Lauro – Não fala assim com ela pai!
Suzana – Não vai ser por muito tempo Julio, em pouco tempo eu não vou mais incomodar ninguém!
Julio – Há é? Já tem um velho rico em vista?
Suzana – Não, eu estou doente, tenho um câncer terminal... 6 talvez 7 meses de vida!
Lauro – Mãe?
Ele corre a abraça a abraça. Julio a encara perplexo.

Cena 9 / Praça / Externo / Tarde
Tony – Sérgio!
O rapaz o olha.
Sérgio – OI!
Tony - Como você está? Eu soube do incêndio!
Sérgio – To bem obrigado!
Tony – Se precisar de alguma pode falar comigo!
Sérgio – Tá certo!
Tony – Você sempre assim quieto?
Sérgio – na maioria das vezes sim!
Tony o encara sorrindo.

Cena 10 / Estrada / Externo / Noite
Letícia para o carro. Gumercindo se aproxima. Ela desce.
Gumercindo – O restante do meu dinheiro!
Letícia – Animal!
Gumercindo – O que foi?
Letícia – Você é burro ou tá se fazendo? O meu filho estava lá dentro, seu imbecil!
Gumercindo – Eu ia saber que aquele menino ia tá lá?
Letícia – Olhasse seu idiota, ele viu alguém colocando fogo, ele pode por tudo a perder!
Gumercindo – E agora?
Letícia – E agora que a outra metade do pagamento não vai para você, vai pro bombeiro que eu vou ter que comprar para dizer que o incêndio não foi criminal!
Gumercindo – A senhora tá louca?
Ele a pega pelo pescoço.
Gumercindo – Ou me paga o combinado ou jogo toda a merda no ventilador!
Letícia saca uma arma, com a voz fraca ela diz:
Letícia – Me solta agora, ou eu atiro!
Os dois se encaram.

Fim do Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário