quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Vida Fatal - Capítulo 3



Cena 1/Apartamento de Adriana/ Sala/ Interno/ Dia
OTÁVIO: Pedir o divórcio para Larissa?
ADRIANA: Claro. Ou você prefere ficar sacrificando sua felicidade em um casamento que não te deixa mais feliz? Quem te faz feliz, sou eu ou você não percebe?
OTÁVIO: Muitas coisas estão em jogo nesse casamento. Tem meu patrimônio, meu filho.
ADRIANA: Seu filho? Você nem gosta do Sérgio.
OTÁVIO: Epa, quem te disse isso? Eu amo o Sérgio, ele é meu filho, meu herdeiro, sangue do meu sangue e ele sempre será importante para mim.
ADRIANA: Desculpa, mas eu pensei que você não gostava dele. Afinal, a única coisa que vocês dois sabem fazer juntos é brigar.
OTÁVIO: Olha Adriana, quanto ao assunto da separação, eu vou pensar melhor. Eu te juro. Agora, eu estou precisando dormir.
(Otávio sai em direção ao corredor)
ADRIANA (seguindo de um sorriso maléfico): Você já está em minhas mãos, Otávio.

Cena 2/Mansão Martins/ Sala/ Interno/ Dia
LARISSA: Logo química, meu filho? Por que não medicina ou direito?
SÉRGIO: Porque eu gosto de Química.
LARISSA: Filho, você já ouviu alguma vez alguém falar do salário de um químico? E se químico ganha pouco, como vai ser?
SÉRGIO: Mãe é o seguinte. Ou eu faço faculdade para Química ou para nenhuma das disciplinas. O que a senhora prefere?
LARISSA: Tá certo, meu filho. Se você quer Química, assim será.
SÉRGIO: As inscrições encerram-se nessa semana.
LARISSA: Estou tão feliz por você. Quem diria que eu estaria viva para ouvir meu filho dizer que quer estudar?
SÉRGIO: Sem exageros, mãe. 

Cena 3/ Áureo Mineração/ Espaço da presidência/ Interno/ Dia
(Ramiro chega ao espaço e, antes de abrir sua sala, avista Rose)
RAMIRO: O Otávio já chegou?
ROSE: Não senhor.
RAMIRO: Quando ele chegar, mande-o vir até minha sala.

Cena 4/ Apartamento de Adriana/ Sala/ Interno/ Dia
ADRIANA: A bela adormecida acordou. Pensou na proposta do divórcio?
OTÁVIO (pegando a maleta): Estou atrasadíssimo para ir à empresa. Depois, a gente fala sobre isso. 
(Otávio beija Adriana. Otávio sai. Quando Otávio sai, Adriana faz uma careta de nojo e “limpa” com a mão o local onde Otávio a beijou. A campainha toca)
ADRIANA: Será que ele esqueceu alguma coisa?
(Adriana atende)
ADRIANA: Luciana?
LUCIANA: Saudades de mim, irmã?

Cena 5/ Áureo Mineração/ Espaço da presidência/ Interno/ Dia
(Otávio chega.)
ROSE: Seu Otávio, seu Ramiro está lhe chamando para ir a sala dele.

Cena 6/ Áureo Mineração/ Sala de Ramiro/ Interno/ Dia
(Otávio entra)
OTÁVIO: Chamou, seu Ramiro?
RAMIRO: Chamei por duas coisas. A primeira delas é que eu não admitirei o senhor chegar mais atrasado. Já tolerei demais seus atrasos durante esses anos.
OTÁVIO: Sim senhor
RAMIRO: E a segunda é só para lhe avisar que eu preciso imediatamente dos relatórios do Renato.
OTÁVIO: Sim. Irei buscar.
RAMIRO: Otávio, só mais uma coisa. Bom trabalho.
OTÁVIO: Obrigado, seu Ramiro.

Cena 7/ Áureo Mineração/ Operariado/ Interno/ Dia
RENATO: Aqui estão os relatórios.
OTÁVIO: Obrigado.
RENATO: E essa cara de tristeza misturada com sonolência? O que aconteceu?
OTÁVIO: Estou passando por uma barra, cara. Eu não sei se você sabe, mas eu arranjei uma amante.
RENATO: Amante? Otávio, mas como assim? 
OTÁVIO: Cara, meu casamento com a Larissa não está me dando mais resultados positivos. Aí eu conheci a Adriana e me apaixonei. O que interessa é que a Adriana está me aconselhando a pedir o divórcio para a Larissa e eu não sei o que eu faço.
RENATO: Você é feliz ainda sendo o esposo da Larissa?
OTÁVIO: Era.
RENATO: Então, se separa. O que importa é tua felicidade. Sacrificar isso em prol de algo que não vale a pena, não dá certo.
OTÁVIO: A Adriana pensa o mesmo.
(A CAM, ao fundo, foca em Pedrosa, que ouviu toda a conversa. Pedrosa sai)
OTÁVIO: Agora, eu preciso entregar esses relatórios para seu Ramiro. Valeu pelo conselho.
RENATO: Imagina, cara. Amigos são para essas coisas.
(Otávio sai e entra Paula)
PAULA: Oi, meu amor.
RENATO: Que surpresa.
(O casal se beija)

Cena 8/ Áureo Mineração/ Sala de Guilherme/ Interno/ Dia
GUILHERME: Uma amante? Eu não sabia disso. Até os caras certinhos e politicamente corretos como o Otávio pulam a cerca. Bom saber.
PEDROSA: E como você pretende usar essa informação?
GUILHERME: Da melhor forma possível.
(Pedrosa e Guilherme riem)

Cena 9/ Apartamento de Adriana/ Sala/ Interno/ Dia
ADRIANA: que surpresa boa, Lu. Os Estados Unidos não estão dando mais dinheiro?
LUCIANA: O EUA continua lindo, mas meu lugar é o Brasil. Como diz aquele ditado: o bom filho a casa torna.
ADRIANA: E como você está? Por que a vida nos EUA não deu certo?
LUCIANA: A última coisa que os norte-americanos querem é visitar um museu indígena brasileiro. Ou seja, o negócio não deu certo.
ADRIANA: Gente, eu estou impressionada como a xenofobia corre solto lá.
LUCIANA: Você ainda não viu nada. Mas mudando de assunto, você melhorou bastante de vida. Para quem saiu de um b...
ADRIANA: Por favor, Luciana. Falar do meu passado não.
LUCIANA: Ok. E como anda o coração?
ADRIANA: Apaixonado. 
LUCIANA: Namorando, casada, pegando?
ADRIANA: Sendo amante.
LUCIANA: Não estou acreditando nisso. Você está tendo um caso com homem casado?
ADRIANA: Por pouco tempo. Ele vai se divorciar da esposa. Tenho o Otávio em minhas mãos. Eu vou virar a mulher oficial.
LUCIANA: Essa, eu estou pagando para ver. Você está com o cara por interesse?
ADRIANA: Podemos dizer com o coração nele e a cabeça no dinheiro.
(Adriana dá uma gargalhada, enquanto Luciana fica sóbria)
LUCIANA: Isso não se faz.
ADRIANA: Vamos combinar o seguinte? Você cuida da sua vida e eu cuido da minha, ok? Uma não se intromete na vida da outra, promete?
LUCIANA: Tá bom. Se você prefere assim.
ADRIANA: Prefiro. Afinal teu passado também não é nada legal.
LUCIANA: Uma coisa eu tenho certeza, maninha. O meu passado, em proporção, foi melhor e menos polêmico do que o seu. Agora tenho que ir.
ADRIANA: Não vai se hospedar aqui?
LUCIANA: Esqueceu que eu não vendi minha casa? Estou indo para lá. Beijo e juízo.
ADRIANA: Beijo, maninha.

Cena 10/ Áureo Mineração/ Sala de Ramiro/ Interno/ Dia
(Ramiro está sentado, e na sua frente, está sentada Rose)
ROSE: Por que o senhor respeita tanto a Celina e o Otávio? Só porque eles são mãe e filho e a Celina é a governanta da sua casa?
RAMIRO: Assuntos pessoais, Rose. Prefiro não comentar.
ROSE: Sim senhor. Mas, ás vezes, eu fico intrigada com isso, porque nem a sua própria mulher o senhor respeita.
RAMIRO: Como é que é?
ROSE: É o que dizem por aí. Bem, vou voltar ao trabalho.
(Rose sai)
RAMIRO: Eu? Respeitar somente o Otávio e a Celina? O vice-presidente e a governanta? Se bem que isso é verdade, reconheço.
Cena 11/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Noite

Cena 12/ Mansão Martins/ Sala/ Interno/ Noite
LARISSA: O Margarido resolveu aparecer.
OTÁVIO: Boa noite para você também.
LARISSA: Boa Noite. Onde o senhor estava, hein?
OTÁVIO: Na empresa.
LARISSA: Otávio, eu queria falar com você. Eu queria propor um momento de paz e harmonia entre a gente. Estamos discutindo tanto e isso não é bom para nós, nem mesmo para o nosso casamento. Esse não pode ser o momento mais oportuno, mas eu te amo, Otávio. Eu te amo de verdade. E a história que construímos juntos é tão linda, tão rica. 
OTÁVIO: Larissa, bonitas palavras as suas.
LARISSA: Não são só bonitas. São sinceras, são verdadeiras, são honestas, mostram o que eu realmente sinto.
(Otávio dá um leve sorriso)
OTÁVIO: Larissa, eu quero o divórcio.
LARISSA: O quê?
OTÁVIO: Isso mesmo que você ouviu. Eu quero me separar de você.
LARISSA: Por quê? Tudo isso por causa das nossas discussões. Eu estou propondo um momento de paz, de reconsideração. Não me nega isso.
OTÁVIO: Estou decidido.
LARISSA: Otávio, não joga fora a vida que construímos.
OTÁVIO: Eu já me decidi, Larissa.
LARISSA: Você tem outra, não é? Quem é, Otavio? Diz o nome da vagabunda.
(Congela em Otávio)
Fim do capitulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário