segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Água e Vinho - Capítulo 19


Cena 1, Praça, Dia
De repente, Stela (toda suja) sobe no palanque, assustando Aedo.
Stela: Tenho umas coisinhas pra falar desse homem!
Aedo: Tirem essa mulher daqui!
Stela toma o “microfone” de Aedo e fala bem alto:
Stela: Esse prefeito é um ladrão, sempre roubou o dinheiro da cidade e gastava com as amantes. Se vocês votarem nesse pilantra são uns burros!
Hilda: Como é que é?!
O povo comenta e Aedo percebe.
Aedo: Isso tudo que essa doida ta falando é mentira!
Stela: É mentira? Então o romance que você teve com a minha mãe, era o quê?
Hilda: Menina, isso que você ta falando é verdade?
Stela: Essa era a minha chantagem contra ele, aquela vez vocês nem deixaram eu me explicar. Dona Hilda, isso tudo que eu to falando é verdade!
Hilda se vira com ódio para Aedo.
Laurinha fala com Dália, de longe assistindo tudo.
Laurinha: Ih, vai dar barraco. (comemora)
Hilda com muito ódio no palanque.
Hilda: Você não podia ter feito isso comigo! Seu cretino!
Hilda sai chorando e a cidade toda olha para Aedo com ares de decepção.
Stela olha para Aedo e sorri de leve.

Cena 2, Casa de Aedo, Dia
Hilda chega chorando em casa, Zulmira e Olavo logo atrás.
Hilda: QUE ÓDIO!
Zulmira: Eu não conheço mais esse homem...
Olavo: Nunca esperava isso desse canalha!
Zulmira: A Stela e ele são da mesma laia!
Hilda: Isso não vai ficar assim! (Hilda chorando de ódio)
Olavo: O que você ta pensando?!
Hilda: Eu vou matar o pai de vocês!
Olavo: Você ta doida?!
Hilda: Doida de ódio!
Zulmira: E pode contar comigo!
Hilda: Ãh?
Olavo: Meu Deus!

Cena 3, Praça, Dia
Todos já foram embora, Stela sentada no banco e Aedo se aproxima.
Aedo: Você não tem idéia do que fez!
Stela: Quem me desmascarou foi você!
Aedo: Vagabunda!
Stela: Isso é só o começo!
Aedo: Esqueceu que você tentou matar a Rosa?
Stela: E daí?
Aedo: Soube que ela já acordou e vai contar tudo, seu destino é na cadeia!
Stela: Mentira!
Aedo: E se você tentar alguma coisa contra ela de novo, eu mesmo te entrego pra polícia!
Aedo sai.
Stela: MERDA!

Cena 4, Sorveteria, Dia
Laurinha: Então o prefeito tinha um caso com a secretária, é isso?
Dália: Você não ouviu a Stela falando bem alto antes?
Laurinha: Ouvi, mas queria ter certeza.
Dália: E você já vai fazer mexerico?
Laurinha: Stelinha já poupou meu trabalho, a cidade toda já deve estar sabendo.
Dália: Verdade.
Laurinha: Já sei!
Dália: O que?
Laurinha: Vou lá falar com a Carolina, ela deve saber de mais coisas.
Dália: Fofoqueira.
Laurinha: Obrigada, beijos.
Laurinha sai.

Cena 5, Praça, Dia
Laurinha vai indo falar com Carolina e encontra a irmã Virgínia.
Laurinha: Ei irmã, to te reconhecendo.
Virgínia: Ah sim, eu sou a irmã Virgínia do convento! Que Deus lhe abençõe!
Laurinha: Te vi no beco no maior amasso com um garotão!
Vírgínia: Quê? Tá louca?
Laurinha: É sim, vi com esses dois olhos aqui!
Vírginia: Sai fora, sua maluca! Eu hein! Xô, xô!
Vírginia apressa o passo e sai dali.
Laurinha: É ela sim!
Vírginia já mais à frente.
Vírginia: Ai, meu Deus! E agora? Ah, depois eu vejo isso. Agora tenho que tratar de um outro assunto!

Cena 6, Convento, Dia
Armelinda: E então, me conta tudo. Eu não entendi nada do que falaram lá.
Carmelita: Simples, mãe! Aquele idiota é pior do que pensávamos!
Armelinda: Nos amávamos, isso! Conta mais!
Carmelita: Ai, mãe! Como a senhora foi capaz de amar aquele canalha?
Armelinda: Fogo de palha! Isso!
Carmelita: E pensar que a senhora e ele tiveram um caso e que, euzinha aqui, sou filha dele.
Armelinda: Nossa! Nunca vi tanto soldado junto nessa cidade! Me senti na guerra do Vietnã!
Carmelita: Seu Aedo, seu Aedo. O que você fez não tem perdão. O senhor é meu pai, mas eu não vou ficar triste se você morrer!
Armelinda: Nós vamos vencer!
Carmelita: Isso, mãe! Vamos vencer e nos vingar daquele traste!
Armelinda: Ao ataque, companheiros!
Carmelita sai pra buscar uma água e deixa Armelinda esperando.
Armelinda: Aedo, seu desgraçado! Você me paga!

Cena 7, Praça, Dia
Aedo caminhando com ódio, Rafael o para.
Rafael: Está irritado, futuro prefeito? (irônico)
Aedo: Não venha me irritar mais!
Rafael: Agora suas chances de voltar para aquela prefeitura estão tão menores quanto a sua dignidade nessa cidade.
Aedo dá um soco em Rafael.
Aedo: Seu merda!
Aedo sai.
Rafael: Você vai pagar caro!

Cena 8, Igreja, Dia
Stela tenta entrar na igreja mas o padre a enfrenta.
Padre: Você está proibida de entrar aqui!
Stela: Mas padre...
Padre: Saia!
Stela: Isso tudo que falaram de mim é mentira!
Tonico se mete.
Tonico: Deixe ela entrar, garanto que isso tudo é mentira.
Padre: Como?
Stela olha para Tonico de felicidade.

Cena 9, Igreja, bancos, Dia
Stela e Tonico sentados no banco, ajoelhados e fingindo rezar.
Stela: Por que fez isso?
Tonico: Isso o quê?
Stela: Me defender.
Tonico: Não somos sócios? Sócios se ajudam.
Stela: Pensei que depois de aquilo tudo você ficaria contra mim...
Tonico: Vou direto ao assunto: se o Aedo morrer, eu fico com minha parte na herança e te dou uma parte.
Stela: Oi?
Tonico: Vamos matar o meu pai, suspeito é o que não vai faltar.
Close em Stela surpreendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário