segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Água e Vinho - Capítulo 14


Cena 1, Hospital, UTI, quarto de Rosa, Dia
Stela entra no quarto, Rosa está dormindo, cheia de ferimentos.
Stela: Já que você não foi pro além antes, vai ir agora...
Stela pega uma almofada.
Stela: Guarde o meu lugar no céu.
Stela pressiona a almofada sobre o rosto de Rosa, sufocando ela.
Aedo entra.
Aedo: Solta ela!
Stela: O que você veio fazer aqui, seu velho?!
Aedo: Imaginava que era você quem estava por trás disso, acertei!
Stela: Vou matar ela!
Aedo: Eu chamo a polícia e você vai pra cadeia! Vem comigo!
Stela: Por favor?!
Aedo: Vem!
Stela sai do quarto.

Cena 2, Praça, Dia
Alguns dias depois.

Cena 3, Casa de Repouso, Dia
Armelinda: Eu vou fugir do cativeiro! As tropas inimigas não vão me manter capturada!
Armelinda dá uma bengalada na cabeça no enfermeiro que vai trazer seus remédios.
Armelinda: Toma, soldado do mal! Agora eu vou me mandar! O inimigo não vai me vencer! A guerra continua, companheiros! Aquele homem vai me pagar!

Cena 4, Casa de Aedo, Dia
Stela: Sônia, eu acho um erro você trazer essa mulher pra morar aqui!
Aedo: Eu não vejo nenhum problema.
Sônia: É só por uns dias... Mas por que você acha um erro?
Stela: E se essa moça for uma bandida?
Olavo: Por que essa preocupação toda?
Stela: Pelo visto eu sou a única que se preocupa com essa família, vou indo pra minha casa.
Hilda: Stelinha, fique mais um pouco.
Stela: Não, Dona Hilda, ninguém me entende nessa casa, eu vou pra minha que é melhor.
Olavo: Vou junto com você!
Stela: Não, fique aí com os seus amiguinhos. Quero ficar sozinha!
Stela sai.
Tonico: Ela é sempre assim?
Aedo: Só 20 vezes por dia.

Cena 5, Frente a Delegacia, Dia
Pires: O que você quer de novo?
Stela: Eu quero que o hospital pegue fogo!
Pires: Como?
Stela: Você vai botar fogo no hospital, especialmente no quarto da Rosa.
Pires: Você só pode estar maluca!
Stela: Não vai fazer?
Pires: Claro que não. Para de falar asneira, eu vou trabalhar!
Pires sai.
Stela: Droga!

Cena 6, Sorveteria, Dia
Laurinha observando Stela na rua.
Laurinha: Muito estranha essa daí.
Dália: Quem?
Laurinha: A nora do ex-prefeito, aquela Stela.
Dália: O que tem ela?
Laurinha: Vi ela falando com o Sargento Pires, muito estranho...
Dália: Para de fuxicar a vida dos outros e vai cuidar da sua!
Laurinha: Quer saber, eu vou mesmo. E nem vou pagar o sorvete.
Laurinha sai.
Dália: Laura, volta aqui!

Cena 7, Praça, Noite
Anoitece.

Cena 8, Casa de Aedo, Sala de Jantar, Dia
Stela, Olavo, Jéssica, Sônia, Tonico, Aedo, Hilda, Zulmira, Sílvia e Paulo estão jantando.
Sônia: Não estou com fome, vou ao banheiro.
Zulmira: Oba, sobra mais comida pra mim.
Hilda: Calada, Zulmira, vai virar um barril!
Stela olha para Tonico.
Stela: Como anda a fábrica lá no Rio de janeiro?
Tonico: Falei com meu sócio hoje de manhã, está tudo bem por lá.
Stela: Podemos falar em particular?
Olavo: Por que em particular?
Stela: Negócios, meu amor.
Tonico: Podemos.

Cena 9, Convento, Dia
Carmelita tá escrevendo , quando Vírginia entra.
Vírginia: Escrevendo, Carmelita?
Carmelita: Sim, estou escrevendo umas orações pra não precisar levar os livros sagrados nas minhas visita de caridade, amém irmã?
Vírginia: Que Deus seja louvado! Posso ver?
Carmelita se assusta.
Carmelita: Não! Digo, é que minha letra é feia, não gosto que outros vejam.
Vírginia: Ah, que isso, mas tudo bem. Um rapazinho trouxe um bilhete endereçado a você.
Carmelita: Pra mim? Que estranho, não conheço quase ninguém.
Vírginia: Também achei, mas toma aqui.
Carmelita pega o bilhete.
Carmelita: Meu Deus!
Carmelita sai do convento correndo, levando consigo o bilhete e suas anotações, deixando Vírginia muito cuiriosa.
Vírginia: Ué, o que será que aconteceu?!

Cena 10, Casa de Aedo, Sala, Dia
Tonico: Qual é o assunto?
Stela: Sônia.
Tonico: Sônia?
Stela: Ela lhe contou dos seus namoricos?
Tonico: Nunca tocou no assunto, por que?
Stela: Desculpe, pensei que você já soubesse...
Tonico: Soubesse de quê?
Stela: Eu não posso dizer!
Tonico: Agora que começou, termina!
Stela: Ela e o Olavo eram namorados!
Tonico: Que?
Close em Tonico pasmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário