segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Último Desejo - Primeiro Capítulo


A mansão Couto é onde moram José Fernando Couto, Catarina de Albuquerque Buarque Couto e Mariana Buarque Couto. É uma mansão grande de cor branca, cercada por enormes janelas de vidros e um jardim cheio de flores. Há também um grande quintal com uma enorme piscina.

CENA 1. MANSÃO COUTO / SALA / DIA
Maria Aparecida, empregada da família, está no chão esfregando o carpete com a esponja.

CATARINA - Limpa isso direito Maria!
MARIA - Calma, dona Catarina, tô limpando.
CATARINA - Você sabe que se eu encontrar um pó nesse carpete faço você arranca-lo com a língua, ou melhor, não te pago e você não vai ter como sustentar aquela aberração que chama de filha.
MARIA - O que é isso Dona Catarina, ela é minha filha, eu tenho que sustenta-la e eu a amo. Não faça isso por favor.

Maria agarra o pé de Catarina. Catarina tira o pé e pisa na mão de Maria.

CATARINA - Você sabe que me deve muito empregadinha. Comporte-se!

CENA 2. RUA / DIA
Amanda está saindo do colégio ao lado de Mariana. Amanda é filha de Maria e Mariana filha de Catarina, elas  tem cerca de 15 anos.
AMANDA - Seu pai vem te buscar?
MARIANA - Sim, espera pra ir com a gente.
AMANDA - Não. Melhor eu pegar o ônibus, minha mãe fica brava, já basta sua mãe pagar meu colégio, fora o que ela paga minha mãe.
MARIANA - Deixa de frescura, vamos comigo.
AMANDA - Vou pegar o ônibus.

Nesse momento, José Fernando chega.
JOSÉ FERNANDO - Não. As mocinhas vão comigo.
AMANDA - Oi seu José.
JOSÉ FERNANDO - Já disse que pode me chamar de tio.
MARIANA - Oi papai.
JOSÉ FERNANDO - Oi querida. Entrem no carro.

CENA 3. MANSÃO COUTO / TARDE
Catarina está sentada no sofá ao lado de suas amigas Paola e Sônia, duas peruas ricas.

CATARINA - Tô pensando em demitir a Maria, ela é uma morta de fome
SÔNIA - Ai amiga, fica colocando esse pessoal da favela dentro de casa...
PAOLA - Daqui a pouco suas coisas começam a sumir...

Maria entra na sala com a bandeja e três xícaras de chá.
MARIA - O chá, senhoras.

Maria serve Paola e Sônia, ao servir Catarina ela se desequilibra e derruba o chá em Catarina.

CENA 4. MANSÃO COUTO / QUINTAL
JOSÉ FERNANDO - Vocês vão a biblioteca? Esqueci de levar vocês.
AMANDA - Nós podemos pegar um Táxi.
MARIANA - Vem amanda, temos que ir estudar.

José Fernando sobe a escada em direção a mansão.

CENA 5. MANSÃO COUTO / SALA
CATARINA - Você ficou maluca? Olha o que fez!
SÔNIA - Calma Catarina.
CATARINA - Meu vestido novo.

Catarina vai pra cima de Maria e dá um tapa nela.
Maria saí segurando o choro.
José Fernando entra na sala.
Paola e Sônia vão embora.

CENA 6. MANSÃO COUTO / SALA
JOSÉ FERNANDO - Oque aconteceu aqui?
CATARINA - Aquela louca, morta de fome. Derrubou isso na minha roupa.
JOSÉ FERNANDO - E você tentou agredi-la?
CATARINA - Minha roupa nova José Fernando!
JOSÉ FERNANDO - Exijo que peça desculpas a ela!
CATARINA - O quê?
JOSÉ FERNANDO - Não direi de novo.
José Fernando sai.

CATARINA - Desculpas é? Vamos ver...

A noite chega...
CENA 7. MANSÃO COUTO / CORREDOR
Catarina para em frente o quarto de Maria Aparecida e respira fundo.
Ela entra no quarto.
Maria está no banho e Amanda estuda na cama.

CATARINA - Amanda, preciso falar com sua mãe. Vai lá pra sala, estudar com a Mariana.

Amanda sai e Maria chega.
MARIA - Que susto dona Catarina. Tá precisando de alguma coisa?
Catarina pega uma faca que esta em cima da cômoda.

CATARINA - Cortar.
MARIA - Cortar o quê?
CATARINA - Muitas coisas.
MARIA - Quais?
CATARINA - Sua garganta, por exemplo...
Catarina Sorri.

FIM DO CAPITULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário