quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estrela do Mar - Capítulo 9


CENA1: TARDE – RIO DE JANEIRO – CONSTRUTORA – SALA DE CESAR

Cesar acaba de contar a Diogo que não vai reduzir o custo da obra
DIOGO: Eu acho que não entendi
CESAR: O senhor entendeu muito bem, não vou reduzir nada. Não vou comprometer a obra enquanto a esposa do Arnaldo esbanja dinheiro em Paris.
DIOGO: Do que o senhor está falando?
CESAR: A esposa do seu patrão cruzou o oceano para tomar chá com as amigas.
DIOGO: O que?
CESAR: E se o Arnaldo tem dinheiro pra bancar os caprichos da esposa, pode executar a obra de acordo como orçamento original que ele inclusive já tinha aprovado.
Cesar pega uns papais e começa a rasga-los
DIOGO: O que é isso?
CESAR: Eram os novos orçamentos, que eu estava quebrando a cabeça para elaborar, mas felizmente não precisaremos mais deles.
DIOGO: Não faça isso. Olha, eu não sei o que estáacontecendo, mas esse historia de viagem a Paris com certeza é um engano. A situação financeira do Arnaldo é muito delicada
CESAR: Pois não é o que parece. Agora se não se importa, eu tenho muito trabalho a fazer.
DIOGO: Por favor reconsidere.
CESAR: Saia, preciso trabalhar.
Diogo sai.

CENA 2: TARDE – RIO DE JANEIRO  - CASA DE ARNALDO

Arnaldo chega em casa. Lurdes abre a porta
LURDES: Chegou cedo senhor
ARNALDO: Sim, estou com dor de cabeça. A Celine deu noticias?
LURDES: Sim, ela ligou agora pouco perguntando pelo senhor, eu disse que o senhor estava na empresa e ela ficou de ligar mais tarde.
ARNALDO: Ela não disse aonde está?
LURDES: Não senhor
ARNALDO: Tudo bem. Vou tomar banho e descansar, se ela ligar me passe a ligação imediatamente
LURDES: Sim
Arnaldo sobe para o quarto

CENA 3: TARDE – VILA DE PESCADORES – PRAIA

Larissa vê Catarina e Estrela sentadas na calçada da praia e se aproxima
LARISSA: Oi. O que estão fazendo aqui?
CATARINA: Oi, estamos só vendo o mar e estou ensinando algumas coisas para Estrela.
LARISSA: Então você é a famosa Estrela não é?
ESTRELA: Não, eu sou Estrela, só Estrela.
Estrela se vira para Catarina e cochicha
ESTRELA: O que quer dizer famosa?
CATARINA: Depois eu explico.
Estrela olha para Larissa
ESTRELA: Já nos conhecemos, você levou o Danilo para conversar na praça ontem ànoite
LARISSA: Eu sei, mas apesar de já termos nos visto, nunca tivemos a oportunidade de conversar.
ESTRELA: É mesmo
Estrela se levanta e estende a mão para Larissa
ESTRELA: Prazer, meu nome é Estrela.
LARISSA: Eu sou Larissa, a namorada do Danilo. Você sabe o que significar ser namorada?
ESTRELA: Não, o que?
LARISSA: Namorados, é quando um garoto e uma garota se gostam e planejam ficarem juntos para sempre. Eu e o Danilo somos namorados
ESTRELA: Então vocês vão ficar juntos para sempre?
LARISSA: Sim
CATARINA: Nem sempre é assim Estrela, tem muitos namoros que terminam.
LARISSA: Mas não é o que vai acontecer comigo e com o Danilo, nós vamos nos casar em breve e formar uma família.
Catarina se levanta.
CATARINA: Estrela, acho melhor a gente ir já está ficando tarde
LARISSA: Onde está o Danilo?
CATARINA: Foi pescar com o papai. Vamos embora Estrela.
ESTRELA: Está bem. Tchau Larissa, foi bom te conhecer.
LARISSA: Eu digo o mesmo
Estrela e Catarina seguem para casa

CENA 4: TARDE – VILA DE PESCADORES – BARCO

Danilo e Júlio estão e alto mar pescando
JULIO: Espero que a pesca seja boa hoje.
DANILO: Tomara, quero consegui uns trocados para comprar uma tiara para a Estrela
Júlio parece surpreso
JULIO: Comprar uma tiara para Estrela? Por quê?
DANILO: De manhã eu estava ensinando ela a ler com um livro antigo da Catarina, e elase encantou com o desenho de uma princesa com uma coroa, e perguntou se não podia ter uma também. Eu disse que uma coroa era difícil, mas podia conseguir uma tiara pra ela.
JULIO: Por que não pega uma da Catarina?
DANILO: As da Catarina são muito infantis. Falando nisso quantos anos o senhor acha que a Estrela tem?
JULIO: Eu não sei. Talvez uns treze
DANILO: Só treze?
JULIO: Você acha que ela tem mais?
DANILO: Acho que sim. O médico disse que ela estava desnutrida, talvez isso tenha atrasado o desenvolvimento dela,por isso ela é pequena.
JULIO: Pode ser, mas por que está preocupado com a idade dela?
DANILO: Por nada, só curiosidade mesmo.
JULIO: Sei. E as coisas com a Larissa como vão?
DANILO: Bem. Ei!Acho que devemos puxar as redes
JULIO: Sim, vamos

CENA 5: TARDE – FORTALEZA – CASA DE VALERIA – COZINHA

Jaqueline e Valéria estão na cozinha lanchando. Iago entra
IAGO: Boa tarde mãe. Boa tarde tia
VALÉRIA:Boa tarde querido. Como foi na escola?
IAGO: Bem.
Iago prepara um sanduiche e pega um copo de suco
IAGO: Vou pro meu quarto. Tenho que fazer uma pesquisa
Iago sai
JAQUELINE: Ele é um ótimo garoto
VALERIA: Eu sei, não tenho do que reclamar.
JAQUELINE: É uma pena que eu nunca consegui ter filhos, agora eu não estaria sozinha.
VALERIA: Você sabe que não esta sozinha
JAQUELINE: Desculpe, foi maneira de dizer. Estive pensando em uma coisa
VALÉRIA: Em que?
JAQUELINE: Quero arrumar um emprego.
VALÉRIA: Você não precisa disso, eu posso...
JAQUELINE: Nem termine a frase, já esta decidido, eu quero trabalhar.

CENA 6: TARDE – VILA DE PESCADORES – RUA

Estrela e Catarina estão indo para casa
CATARINA: Não gosto da Larissa
ESTRELA: Por quê?
CATARINA: Acho ela metida, chata. Viu como ela encheu a boca para dizer que vai se casar com meu irmão
ESTRELA: Casar? Igual o seu pai e sua mãe?
CATARINA: Sim, significa que eles vão morar juntos e formar uma família. Eu não quero que o Danilo se case com ela
ESTRELA: Você quer se casar com quem?
CATARINA: Eu não sei (risos). Crianças não se casam, somente os adultos
ESTRELA: Ah.
CATARINA: Você é muito engraçada. Vamos logo pra casa.

CENA 7: NOITE – RIO DE JANEIRO – CASA DE ARNALDO – QUARTO

Lurdes bate delicadamente da porta do quarto de Arnaldo
ARNALDO: Pode entrar
Lurdes entra
LURDES: Desculpe incomodar, mas asenhora Celine estáao telefone
ARNALDO: Obrigada Lurdes, pode se retirar.
Lurdes sai. Arnaldo atende o telefone
ARNALDO: Celine, onde você está?
Arnaldo se levanta irritado
ARNALDO: O que? Em Paris?

CENA 8: NOITE – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – COZINHA

Malena, Catarina e Estrela estão jantando.  Júlio e Danilo chegam com os peixes
MALENA: Já estava preocupada, vocês disseram que chegariam cedo
JULIO: Mas é cedo
MALENA: Quero dizer, que pensei que vocês chegariam antes do anoitecer
DANILO: Dava até para ter pescado mais, nem choveu, acho que o papai errou na previsão
JULIO: Ah, mas vai chover, eu nunca me engano.
MALENA: Vão tomar banho para jantar
Danilo se aproxima de Estrela
DANILO: Como foi sua tarde?
ESTRELA: Legal
CATARINA: Por que esse interesse maninho?
DANILO: Nada, só estou sendo educado e perguntando como foi a dia dela.
CATARINA: Você nunca me perguntou como foi o meu dia
DANILO: Por que eu sei que seus dias são sempre inúteis
CATARINA: Mãe
MALENA: Parem de discutir. Danilo vai logo tomar banho, e Catarina termine o jantar em silencio.
Danilo segue para o banheiro

CENA 9: NOITE – RIO DE JANEIRO – CASA DE ARNALDO - QUARTO

Arnaldo esta falando com Celine ao telefone e acaba de descobrir que ela esta em Paris
ARNALDO: Celine você está louca? Será que não consegue entender o momento delicado pelo qual estamos passando? Volte para casa imediatamente
Arnaldo anda de um lado para o outro
ARNALDO: Não quero nem saber o que suas amigas vão falar,quero você de volta para o Brasil no próximo vôo.
Arnaldo desliga o telefone irritado. Arnaldo pega uma garrada de uísque, coloca uma dose num copo e toma de uma vez só.

CENA 10: NOITE – RIO DE JANEIRO – CASA DE CESAR – QUARTO

Cesar chega em casa e encontra Beatriz no quarto
CESAR: Boa noite
BEATRIZ: Boa noite amor. Como foi no trabalho?
CESAR: Estressante. Deixei claro ao Diogo que não vou reduzir nada da obra do Arnaldo
BEATRIZ: Eu confirmei com uma amigas que a Celine realmente está em Paris
CESAR: Acho que o Arnaldo gasta menos construindo um edifício do que bancando a os caprichos da esposa.

CENA 11: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – SALA

Danilo acorda, segue para sala e encontra Larissa esperando por ele.
DANILO: O que foi aconteceu alguma coisa?
Larissa dá um beijo em Danilo
LARISSA: Não aconteceu nada
DANILO: Mas porque está aqui tão cedo?
LARISSA: Não gostou de me ver?
DANILO: Não é isso, mas estou surpreso. Você não devia estar na escola?
LARISSA: Hoje eu não tenho aula, é conselho de classe, então decidi passar o dia todo com você.
DANILO: Passar o dia todo comigo?
LARISSA: É. Vai ser ótimo
Larissa abraça Danilo. Malena entra
MALENA: Oi, o que esta havendo?
LARISSA: Nada, é que não tive aula então vim passar o dia com o Dani.
DANILO: Mãe, onde você estava?
MALENA: Fui levar a Catarina na escola. Já tomou café?
DANILO: Não, acabei de acordar.
LARISSA: Ótimo, então vamos tomar café da manha juntos.
Larissa arrasta Danilo para cozinha.

CEMA 12: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – CASA DE ARNALDO – COZINHA

Arnaldo chega a cozinha.
LURDES: Bom dia senhor
ARNALDO: Aí, minha cabeça parece que vai estourar. Pega um analgésico
LURDES: Claro
Lurdes pega o remédio no armário e entrega a Arnaldo
ARNALDO: Que horas são?
LURDES: Dez horas
ARNALDO: O que? Eu perdi completamente a hora, o pessoal na empresa deve estar louco atrás de mim.
LURDES: Aquele tal de Diogo ligou varias vezes
ARNALDO: Vou tomar um banho e falo com ele na empresa
Arnaldo volta para o quarto.

CENA 13: MANHÃ – VILA DE PESCADORES –CAIS

Danilo faz a entrega dos peixes com Larissa a seu lado
DANILO: Tem certeza que quer perder seu dia de folga aqui comigo?
LARISSA: Claro, adoro estar com você. Mas você tem muitas coisas para fazer hoje
DANILO: Bom, eu tenho que ir na casa da dona Filomena ver a cerca que ela quer que eu concerte
LARISSA: Precisa ser hoje?
DANILO: Eu disse que consertaria, mas não disse que seria hoje.
LARISSA: Então deixa para amanhã, porque não vamos dar uma volta? Sabia que está tendo umas feirinhas artesanais no centro
DANILO: É eu ouvi dizer
LARISSA: Entãovamos até lá? Por favor
DANILO: Tudo bem, acho que a cerca da dona Filomena pode esperar
Danilo e Larissa saem de mãos dadas.

CENA 14: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – EMPRESA GOLTZ – SALA DE ARNALDO

Arnaldo chega a sua sala e encontra Diogo lhe esperando
DIOGO: Puxa ate que enfim
ARNALDO: Até que enfim o que? Por acaso eu tenho hora certa para chegar na minha empresa?
DIOGO: Não é que eu precisava falar com o senhor com muita urgência. Temos problemas
ARNALDO:O que foi dessa vez?
DIOGO: Ontem falei com o engenheiro
ARNALDO: E...
DIOGO: E ele disse que não vai reduzir nada
ARNALDO: O que? Como assim?
DIOGO: Ele disse que não vai arriscar a obra reduzindo os custos enquanto sua esposa esbanja dinheiro em Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário