quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Estrela do Mar - Capítulo 8


CENA 1: NOITE – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – QUINTAL

Larissa acaba de surpreender Danilo e Estrela muito próximos
LARISSA: O que esta acontecendo aqui?
DANILO: Nada, estamos apenas conversando. E você o que está fazendo aqui?
LARISSA: Vim visitar o meu namorado, por que não posso?
DANILO: Pode, claro que pode. É que você não me avisou que vinha
LARISSA: Ah! Agora eu tenho que mandar aviso prévio para te ver?
DANILO: Claro que não. Por que esta falando desse jeito comigo?
LARISSA: Será que podemos conversar em particular?
DANILO: Tudo bem, vamos até a praça.
Danilo se levanta e olha para Estrela
DANILO: Eu vou até a praça, não fique aqui fora até tarde, está esfriando um pouco.
ESTRELA: Tudo bem, daqui a pouco eu vou dormir.
Danilo segue andando com Larissa para a praça
LARISSA:” Não fique aqui fora até tarde porque está esfriando”. Por que você se preocupa tanto com essa garota?
DANILO: Ela é muito frágil, pode adoecer facilmente.
Larissa segue andando emburrada

CENA 2: NOITE – RIO DE JANEIRO – CASA DE MILTON – SALA

Milton chega em casa com uma pizza.
MILTON: Filho trouxe o jantar.
Rafael entra animado carregando um notebook
RAFAEL: Pai olha isso
Rafael mostra o notebook ao pai
MILTON: O que é?
RAFAEL: A lista dos classificados para a faculdade
MILTON: Não me diga que conseguiu?
RAFAEL: Consegui pai, olha aqui meu nome, quinto colocado em engenharia civil.
Milton abraça Rafael
MILTON: Você não sabe a alegria que esta me dando
Rafael percebe que Milton esta com lagrimas nos olhos
RAFAEL: Queria que mamãe estivesse aqui para ver isso
MILTON: Ela está te vendo lá de cima filho, e garanto que está muito orgulhosa.
Rafael abraça Milton novamente

CENA 3: NOITE – VILA DE PESCADORES – PRAÇA

Danilo e Larissa chegam à praça da vila e sentam-se em um banco
DANILO: Ainda não entendi porque você esta chateada comigo
LARISSA: Não gostei de ver o jeito que você olhava para aquela garota
DANILO: Ah não! Você esta com ciúmes da Estrela?
LARISSA: Não, mas não gosto de ver o meu namorado conversando tão próximo de outra garota.
DANILO: Você não tem com o que se preocupar, a Estrela é como uma irmã para mim.
LARISSA: Verdade mesmo?
DANILO: Claro, eu só amo uma garota, e essa garota é você.
Danilo beija Larissa.

CENA 4: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – CASA DE ARNALDO – SALA DE JANTAR

Arnaldo senta-se à mesa para tomar café da manhã. Lurdes o serve
ARNALDO: Celine ligou?
LURDES: Não. O senhor não conseguiu falar com ela?
ARNALDO: Não. O celular dela está desligado.
LURDES: Para onde será que ela foi?
ARNALDO: Ela não levou muita roupa então não deve ter ido longe.
LURDES: Talvez tenha ido para a casa da irmã em São Paulo
ARNALDO: Pode ser, vou ligar depois para saber.

CENA 5: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – CASA DE CESAR – QUARTO

Beatriz esta em seu ao celular
BEATRIZ: Eu sei, me desculpe, mas nesse momento é impossível viajar, além disso eu nem sou tão amiga da Angelina
Joyce a empregada entra no quarto. Beatriz continua ao telefone
BEATRIZ: Sim, quem sabe numa próxima vez. Preciso desligar, beijos
Beatriz desliga o celular
BEATRIZ: O Cesar já foi para a construtora?
JOYCE: Não senhora, ele está no escritório.
BEATRIZ: Então vou lá dar um beijinho nele antes dele sair

CENA 6: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO - SALA

Estrela acorda e vai até sala. Danilo está sentado no sofá lendo um livro
ESTRELA: Oi
DANILO: Oi Estrela. Bom dia
ESTRELA: Bom dia. O que esta fazendo?
DANILO: Esperando o meu pai, não sei se vamos pescar hoje. Enquanto isso estou lendo esse livro que a dona Odete me emprestou. Ela recebe livros de doação para a biblioteca da escola, e sempre me empresta os de aventura por que sabe que eu adoro.
ESTRELA: O que é um livro?
Danilo ergue o livro e o mostra a Estrela
DANILO: Isso é um livro
Estrela pega o livro
ESTRELA: Para que serve?
DANILO: Para contar histórias
Estrela olha assustada para Danilo
ESTRELA: Isso fala?
DANILO: Não (risos)
ESTRELA: Se não fala, como é que ele conta uma historia?
DANILO: Você precisa lê-lo
ESTRELA: Não entendo
Danilo abre as paginas do livros.
DANILO: Está vendo esses símbolos? São letras, quando você junta às letras elas formam uma palavra e assim vão contando uma historia.
Estrela parece confusa
ESTRELA: Como você sabe o que os símbolos querem dizer?
DANILO: Por que eu sei ler
ESTRELA: Quem te ensinou?
DANILO: Eu aprendi na escola
ESTRELA: Escola? É aonde a Catarina vai não é?
DANILO: Sim, é onde nos ensinam as coisas.
ESTRELA: Você não vai mais?
DANILO: Não, eu terminei ano passado.
ESTRELA: Então você já sabe tudo
DANILO: Não, eu não sei tudo, ninguém nunca pode saber tudo.
ESTRELA: Eu posso ir para escola também? Eu quero aprender a decifrar esses símbolos para ouvir a historia
DANILO: Eu não sei se te aceitariam na escola porque você não tem nenhum registro ou documento
ESTRELA: Ah, que pena.
DANILO: Mas eu posso te ensinar a ler se você quiser
ESTRELA: Eu quero, eu quero.
DANILO: Ótimo entãosenta aqui
Estrela senta-se ao lado de Danilo. Ele pega uma folha e começa a desenhar as letras para ensinar o alfabeto a ela.

CENA7:MANHÃ- RIO DE JANEIRO – CASA DE CESAR – ESCRITORIO

Beatriz entra no escritório e encontra Cesar analisando umas tabelas
BEATRIZ: Bom dia amor, ainda não foi para a construtora.
CESAR: Vou daqui a pouco estou tentando resolver uns problemas aqui
Beatriz observa a mesa toda cheia de planilhas, contas e tabelas.
BEATRIZ: Nossa, põe problema nisso. Do que se trata?
CESAR: Preciso reduzir os custos da construção de um edifício, mas eu já reduzi tudo o que podia, não posso arriscar a qualidade e a segurança da obra
BEATRIZ: Então diga que não há como reduzir mais nada
CESAR: Não é tão simples assim, o dono esta passando por sérios problemas financeiros.
BEATRIZ: Nossa que chato. Qual é a obra?
CESAR: É o novo edifício do grupo Goltz
BEATRIZ: Esta falando da empresa do Arnaldo Goltz?
CESAR: Exatamente
BEATRIZ: Mas espera aí. O Arnaldo não está passando por problemas financeiros
CESAR: Como assim? Quem te disse isso?
BEATRIZ: Ninguém me disse nada, mas se ele tivesse com problemas de dinheiro não deixaria a esposa ir até Paris para uma festinha do chá com as amigas.
CESAR: Do que esta falando?
BEATRIZ: Eu acabei de falar com a Fernanda pelo telefone e ela me disse que a Celine e a Lucrécia embarcaram ontem a noite para paris.
CESAR: Você tem certeza disso?
BEATRIZ: Absoluta. A Fernanda embarca hoje e me ligou perguntando se eu não ia. É aquele chá da Angelina que eu te falei
CESAR: Sim, me lembro de você ter comentado algo.
BEATRIZ: Então, a Fernanda não conseguiu passagem ontem e por isso embarca hoje, mas ela garantiu que a Lucrécia e a Celine foram no voo de ontem a noite
César amassa os papeis
CESAR: Isso é inacreditável
Cesar aparenta estar muito nervoso
BEATRIZ: Calma amor
CESAR: Não posso ter calma. Eu aqui quebrando a cabeça para reduzir os custos dessa droga de obra, e o Arnaldo bancando os caprichos da esposa.
Cesar pegas as planilhas e as rasga
CESAR: Não vou reduzir um só centavo dessa obra.

CENA 8: MANHÃ – RIO DE JANEIRO  – ÔNIBUS

Milton e Rafael estão no ônibus para ir ao trabalho.
MILTON: Meu filho vai ser um engenheiro, nem consigo acreditar.
RAFAEL: Eu também ainda não acredito que consegui passar para uma faculdade federal, sabe como isso é difícil.
MILTON: Mas você mereceu, eu sei o quanto você se dedica aos estudos mesmo quando esta trabalhando.
RAFAEL: Falando nisso será que terminamos a obra do Edifício antes do inicio das aulas?
MILTON: Acho que não, mas quando suas aulas começarem você para de trabalhar.
RAFAEL: Não posso deixar você sustentar a casa sozinho, não seria justo
MILTON: O que não seria justo é você perder essa oportunidade de estudar numa excelente faculdade
RAFAEL: Claro, vou me dedicar ao máximo.
MILTON: Então esqueça as despesas da casa e dedique aos estudos, quero te ver se tornando um grande engenheiro.
RAFAEL: Eu vou pai, vou ser um engenheiro e te dar muito orgulho.
MILTON: Você já me dá muito orgulho

CENA 9: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – COZINHA

Todos estão à mesa almoçando
JULIO: Danilo, vamos sair logo depois do almoço, quero pescar cedo porque parece que vai chover à tardinha
DANILO: Tudo bem, vamos assim que terminarmos de comer.
CATARINA: Posso ir com vocês hoje?
MALENA: De jeito nenhum. Não ouviu seu pai dizer que vai chover
CATARINA: Ah! Por favor
JULIO: Sua mãe esta certa, o tempo não esta firme hoje, está ventando desde cedo.
CATARINA: Você está prometendo me levar para pesar há mais de duas semanas
JULIO: Eu seu querida, mas é que aconteceram muitas coisas nesses últimos dias, mas até semana que vem prometo que te levo.
CATARINA: Sei
MALENA: Cat, porque você não vai dar um passeio com a estrela depois do almoço.
CATARINA: Pode ser, não tenho nada para fazer mesmo. Você sabe andar de bicicleta Estrela?
ESTRELA: Andar de quê?
CATARINA: Ah! Esquece

CENA 10: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – OBRA DO EDIFICIO GOLTZ

Rafael entra no refeitório para o almoço e alguns colegas vão cumprimentá-lo
OSCAR: Aêêê. Seu pai contou que você vai ser engenheiro
RAFAEL: Pois é
FLÁVIO: Poxa cara, parabéns mesmo heim
RAFAEL: Valeu pessoal
EVANDRO: Eu tentei o vestibular três vezes, mas nunca consegui passar
FLÁVIO: Também, você é mais avoado que um bando de borboletas.
EVANDRO: Ah! Qual é sem zoação. Duvido que vocêconsiga passar, esses vestibulares são super concorridos.
RAFAEL: Nem eu acredito que consegui
OSCAR: Mas, quando for um engenheiro famoso, não vai esquecer os amigos não heim
RAFAEL: Ah (risos) pode deixar, é impossível esquecer vocês.
Todos seguem para a fila do almoço rindo e fazendo brincadeira

CENA 11: TARDE – RIO DE JANEIRO – CONSTRUTORA – SALA DE CESAR

Diogo entra na sala de Cesar
DIOGO: Boa tarde
CESAR: Olá, suponho que tenha vindo para saber do novo orçamento não é?
DIOGO: Isso mesmo. Espero que o senhor tenha conseguido uma boa redução nos custos. Analisou aquele panfleto de material que te mandei? É bem mais em conta
Cesar observa Diogo friamente e lhe entrega uma planilha
DIOGO: Vamos ver
Diogo analisa a planilha
DIOGO: Acho que o senhor se confundiu
CESAR: Não eu não me confundi
DIOGO: Ah se confundiu sim. Essa planilha é a antiga, onde está a nova?
CESAR: Não existe planilha nova
DIOGO: Não entendi.
CESAR: Não existe planilha nova, porque eu não vou reduzir um centavo dessa obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário