terça-feira, 13 de novembro de 2012

Estrela do Mar - Capítulo 7

 
CENA 1: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CONSULTÓRIO DO DR. DOUGLAS

Malena entra no consultório do Dr. Douglas com Catarina e Estrela
MALENA: Bom dia doutor
Dr. DOUGLAS: Bom dia como tem passado?
MALENA: Bem, mas a Catarina teve uma forte crise de bronquite há alguns dias.
DR. DOUGLAS: Vamos verificar isso
Douglas olha para Estrela
DR. DOUGLAS: E ela quem é?
MALENA: Essa é Estrela, meu marido e meu filho a encontraram perdida no mar. Ela parece bem, apesar de não se lembrar de nada, mas eu quero que o senhor a examine.
DR. DOUGLAS: Certo, ela tem algum hematoma?
MALENA: Sim, uns arranhões e um galo na nuca.
DR. DOUGLAS: Ok vou examinar as duas.

CENA 2: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – RUA

Larissa sai da escola e encontra Danilo na rua
DANILO: Oi. Saiu mais cedo da aula?
Larissa beija Danilo
LARISSA:Sim, o professor de geografia faltou. E você o que estava fazendo?
DANILO: Estava ajudando meu pai a arrumar o barco.
LARISSA: Então vai almoçar lá em casa.
DANILO: Desculpe, mas não vai dar. Eu tenho muitas coisas para fazer, e tenho que passar na casa da dona Filomena, ela está desde ontem me mandando recados
LARISSA: O que a dona Filomena quer com você?
DANILO: Acho que ela quer que eu conserte alguma coisa pra ela
Larissa parece chateada
DANILO: Não fique assim. Eu te acompanho até a sua casa esta bem
LARISSA: Fazer o que né?
Larissa e Danilo caminham juntos
LARISSA: Como está aquela garota estranha?
DANILO: Está bem, mas ainda não se lembra de nada.
LARISSA: Por quanto tempo ela vai ficar na sua casa?
DANILO: Não sei, até descobrirmos de onde ela veio.
LARISSA: Espero que descubram rápido
DANILO: por quê?
LARISSA: Por nada. Deixa pra lá
Danilo e Larissa continuam caminhando

CENA 3: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CONSULTORIO DO DR. DOUGLAS

O Dr. Douglas termina de examinar Catarina e Estrela.
DR. DOUGLAS: Vou prescrever um remédio para Catarina, mas deve ser dado somente quando a bronquite atacar.
MALENA: Entendi
DR. DOUGLAS: Para Estrela, vou receitar umas vitaminas, pois ela está desnutrida. Tambémvou pedir um exame de sangue que ela pode fazer agora mesmo ali na outra sala
Douglas chama a enfermeira
DR.DOUGLAS: Marta,por favor leve essa menina para colher sangue
MARTA: Claro, vamos queridinha.
MALENA: Catarina acompanha a Estrela, eu quero falar uma coisa com o doutor.
CATARINA: Está bem
Catarina e Estrela saem com Marta
DR. DOUGLAS: Ia mesmo pedir para falar com a senhora. Você sabe que quando se encontra uma criança perdida deve avisar a policia não é?
MALENA: Não, doutor não chame a policia, por favor.
DR. DOUGLAS: É o certo a se fazer
MALENA: Meu marido foi à cidade ontem tentar descobrir alguma coisa sobre ela, mas não conseguiu nada.
DR. DOUGLAS: Talvez ela não seja da cidade, pode ser da capital.
MALENA: Olha, eu quero encontrar a família dela, quero mesmo e por isso queria falar com o senhor
DR. DOUGLAS: Estou ouvindo
MALENA: Eu sei que o senhor dá consultas em muitas cidades, inclusive na capital então eu queria pedir que ficasse atento a alguma noticia sobre uma garota desaparecida com as características dela
DR. DOUGLAS: A polícia resolveria isso mais rápido
MALENA: Se chamarmos a policia, até descobrirem de onde ela veio vão leva-la para um abrigo
DR. DOUGLAS: Sim,provavelmente vão.
MALENA: não quero que ela vá para um lugar desses, ela é tão frágil
DR. DOUGLAS: Há abrigos muito bons
MALENA: Eu sei, mas sei também que as crianças são cruéis com quem é diferente.
DR DOUGLAS: O que quer dizer?
MALENA: O senhor percebeu como a estrela é...digamos diferente. Tenho certeza que em um abrigo, as crianças iriam implicar, colocar apelidos e fazer brincadeiras de mal gosto com ela
DR. DOUGLAS: Entendo sua preocupação
MALENA: Então prometa que não avisará a policia, pelo menos por enquanto.
DR. DOUGLAS: Eu não devia, mas conheço você e seu marido, sei que cuidarão bem dela até descobrirmos sua família. Por isso não comunicarei a policia.
MALENA: Obrigada doutor. Tem mais uma coisa que eu quero lhe perguntar

CENA 4: MANHà – RIO DE JANEIRO – EMPRESA GOLTZ  – SALA DE ARNALDO

Diogo entra no escritório de Arnaldo
ARNALDO: Então falou com o engenheiro?
DIOGO: Sim, expliquei a situação e ele disse que vai examinar o projeto novamente para ver onde é possível reduzir os gastos
ARNALDO: Ótimo. Fique de olho nisso, economize o máximo possível
DIOGO: Pode deixar comigo.

CENA 5: MANHÃ – FORTALEZA – CASA DE JAQUELINE – SALA

Maria chega à casa de Jaqueline com um pacote.
MARIA: Olá. Como você está?
JAQUELINE: Bem, na medida do possível.
MARIA: Cadê a Valéria?
Maria e Jaqueline sentam-se no sofá
JAQUELINE: Foi pra casa resolver umas coisas, mas disse que volta mais tarde.
MARIA: Ela me disse que te chamou para passar um tempo na casa dela, por que não aceitou?
JAQUELINE: Não quero dar trabalho
MARIA: Trabalho nada, ela é sua irmã e aposto que fica mais angustiada em saber que você esta aqui sozinha.
JAQUELINE: Acha mesmo?
MARIA: Claro que sim. Eu acho que você devia ficar na casa dela pelo menos por uma ou duas semanas
JAQUELINE: É acho que você pode ter razão, eu estou sentindo um enorme vazio aqui.
MARIA: Está vendo, o melhor que você tem a fazer nesse momento é pra casa da sua irmã.
JAQUELINE: Talvez você tenha razão
MARIA: Claro que tenho, e sei que ela ficará feliz com a noticia.

CENA 6: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CONSULTORIO DO DR. DOUGLAS

Malena está conversando com o Dr. Douglas.
DR. DOUGLAS: O que quer me perguntar?
MALENA: Por que a estrela é desse jeito?
DR. DOUGLAS: Bem, como eu disse ela está bem desnutrida e quase não tem músculos
MALENA: Ela também tem dificuldade para andar
DR. DOUGLAS: Pode ser por fraqueza.
MALENA: E por que ela tem a pele tão clara e não suporta a luz do sol?
DR. DOUGLAS: Suspeito que a Estrela tenha albinismo
MALENA: Albinismo? O que é isso?
DR. DOUGLAS: É uma mutação genética que faz com a pessoa não produza, ou produza muito pouca melanina, que é o pigmento que da cor a pele e cabelos.
MALENA: Isso tem cura?
DR. DOUGLAS:Não, a pessoa já nasce assim e será albina por toda vida.
 MALENA: O senhor acha que ela tem isso?
DR. DOUGLAS: Isso explicaria a falta de cor na pele e nos cabelos e a fotofobia que é a aversão a luz, principalmente a solar. Mas só posso ter certeza quando os exames que pedi ficarem pronto
MELENA: E quanto tempo leva isso?
DR. DOUGLAS: Bem, os exames mais simples ficam pronto em uma semana, mas esse para verificar se ela tem albinismo vai demorar mais, pois ele só é feito na capital.
MALENA: Entendo.
DR. DOUGLAS: Mas não se preocupe, pessoas com albinismo podem levar uma vida praticamente normal.
MALENA: Que ótimo. Então eu já vou embora, não quero mais tomar o seu tempo.
DR. DOUGLAS: Ok. Eu aviso quando os exames ficarem prontos, e também prometo tentar descobrir alguma coisa sobre ela.
MALENA: Obrigada doutor

CENA 7: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE LARISSA – VARANDA

Danilo e Larissa chegam
LARISSA: Tem certeza que não quer entrar e almoçar comigo?
DANILO: Não posso, vou ter um dia corrido hoje
LARISSA: Mas é rapidinho
DANILO: Não dá mesmo, você sabe que sempre perco a hora quando estou com você.
Larissa aparenta estar chateada e Danilo lhe dá um beijo
DANILO: Não faça essa carinha, vamos ter muitos almoços e jantares juntos.
LARISSA: Está bem, se não tem jeito
Danilo dá outro beijo em Larissa
DANILO: Agora preciso mesmo ir. Te vejo depois
Danilo segue para casa.

CENA 8: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – SALA

Malena, Catarina e Estrela chegam em casa.
MALENA: Meninas vão tomar banho enquanto eu preparo o almoço.
Estrela aponta para o curativo em seu braço
ESTRELA: Posso tirar isso?
MALENA: Pode sim. É só o curativo do exame de sangue
ESTRELA: Não gostei desse exame
CATARINA: Espera só até conhecer uma injeção
ESTRELA: O que é injeção
CATARINA: Uma agulha enorme que colocam em você e injetam um liquido que arde
Estrela olha assustada
MALENA: Não de ouvidos a ela estrela, não é nada disso. Vá tomar banho
Catarina e Estrela seguem pro quarto.
Júlio entra
JULIO: Como foi no medico?
MALENA: Está tudo bem com as meninas. Ele passou um remédio para o caso da Catarina ter outra crise de bronquite e umas vitaminas para Estrela. Ele também fez um exame de sangue nela
JULIO: Mas ele disse alguma coisa sobre ela? Ela tem alguma coisa?
MALENA: Ele disse que ela está desnutrida e que talvez ela tenha albi... como mesmo? Ah albinismo
JULIO: O que é isso? É contagioso?
MALENA: Não. As pessoas que tem isso já nascem assim, não é bem uma doença, mas isso explicaria a pele extremamente branca e a aversão a luz do sol. Os exames de sangue vão confirmar se ela tem mesmo isso ou não
JULIO: Entãovamos esperar.
MALENA: Vou preparar o almoço
Malena segue para cozinha.

CENA 9: TARDE  – FORTALEZA – CASA DE JAQUELINE - SALA

Valéria está ajudando Jaqueline a colocar algumas roupas numa mala
VALÉRIA: Que bom que você aceitou passar uns dias lá em casa, fico bem mais tranquila
JAQUELINE: Sim, mas planejo ficar só uma ou duas semanas, por isso acho que essasroupas já são o suficiente.
Valéria olha para a mala estufada
VALÉRIA: É, acho que já chega.
Valeria fecha a mala e a coloca na cama
JAQUELINE: Depois que passar esse luto, vou começar a procurar um emprego
VALÉRIA: Emprego?
JAQUELINE: Claro, era o Matias quem sustentava a casa, agora vou ter que me virar
VALÉRIA: Ora, eu posso te ajudar, tenho uma boa condição financeira e...
JAQUELINE: Não, nem pensar, não vou deixar que me sustente.
VALÉRIA: Jaqueline, não seja orgulhosa.
JAQUELINE: Não é orgulho, é que quero me sentir útil.
VALÉRIA: Mas eu quero te ajudar
JAQUELINE: Então me ajude a arrumar um emprego
VALERIA: EstÁ bem, depois falamos sobre isso.

CENA 10: TARDE – RIO DE JANEIRO – CASA DE ARNALDO – SALA

Arnaldo chega em casa. Lurdes, a empregada abre a porta.
LURDES: Boa tarde senhor, chegou mais cedo hoje.
ARNALDO: Sim. A Celine está no quarto?
LURDES: Não senhor, ela saiu tem umas duas horas.
ARNALDO: Saiu? Ela não disse aonde ia?
LURDES: Não, mas estava levando uma mala
ARNALDO: Uma mala? Tem certeza?
LURDES: Sim. Senhor desculpe me intrometer, mas vocês brigaram?
ARNALDO: Não, claro que não só se...
LURDES: O que senhor?
ARNALDO: Eu fiquei chateado com ela ontem ao ver que ela comprou uns vestidos caríssimos
LURDES: Ora, o senhor nunca se importou com os gastos da dona Celine.
ARNALDO: Eu sei, mas agora eu...
Arnaldo olha para Lurdes e ela percebe que esta sendo indiscreta
LURDES: Desculpe senhor, eu não devia me intrometer nos assuntos dos patrões. Me perdoe.
ARNALDO: Tudo bem, esqueça.
Arnaldo segue para o quarto

CENA 11: TARDE – RIO DE JANEIRO – CASA DE ARNALDO – QUARTO

Arnaldo entra no quarto. Ele abre o guarda roupa e observa as roupas de Celine
ARNALDO: Bom, seja lá onde ela foi não deve demorar, não levou quase nada.
Arnaldo pega o telefone e liga para o celular de Celine
ARNALDO: Desligado. A Celine às vezes parece que tem cinco anos.
Arnaldo vai tomar banho.

CENA 12: NOITE – VILA DE PESCADORES – CASA DE JÚLIO – QUINTAL

Estrela está sentada na calçada do lado de fora da casa. Danilo chega e senta-se ao lado dela
ESTRELA: Oi. Onde você esteve?
DANILO: Tive um dia puxado. Consertei algumas coisas no barco e ainda tive que ir na casa de uma senhora que quer que eu conserte uma cerca para ela. Já vi que vou ter muito trabalho naquilo.
ESTRELA: Você parece cansado
DANILO: E estou. O que você está fazendo?
ESTRELA: Nada, apenas olhando para o céu. Esses pontinhos brilhantes são estrelas não são?
DANILO: Sim, são estrelas como você.
ESTRELA: Por que me deram esse nome?
DANILO: Você não gostou?
ESTRELA: Gostei, mas é que essas estrelas no céu são tão bonitas e eu sou tão...
DANILO: Você também é muito bonita
ESTRELA: Não sou não. Eu sou diferente das outras garotas. Hoje noposto de saúde eu reparei que estava todo mundo olhando para mim.
DANILO: Não ligue para as outras pessoas. Acredite em mim, você é linda.
ESTRELA: Acha mesmo?
DANILO: Com certeza. Você realmente é diferente das outras garotas, mas é isso que te torna especial, como uma... Como uma estrela cadente.
ESTRELA: Estrela cadente?
DANILO: Sim, é uma estrela muito rara, ela não aparece todas as noites como as outras estrelas, ela só aparece em dias especiais e quando isso acontece você pode fazer um pedido e a estrela realiza.
ESTRELA: Verdade mesmo? Então é uma estrela mágica?
DANILO: Sim, apesar de ela ser diferente das outras, ela encanta a todos que a veem passar, assim como você.
Danilo se aproxima de Estrela, e os dois se olham fixamente.
Danilo está encantado com o olhar de Estrela, mas ouve alguém o chamando.
LARISSA: Danilo
Danilo olha para trás e vê Larissa aparentando estar furiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário