quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Estrela do Mar - Capítulo 12



CENA 1: TARDE – VILA DE PESCADORES – CAIS

Larissa acaba de ver a tiara na cabeça de Estrela
ESTRELA: Não me deixaram ir à cidade. Disseram que é perigoso e que eu posso me perder
LARISSA: Onde conseguiu essa tiara?
ESTRELA: O que? Ah, isso
Estrela pega a tiara
ESTRELA: O Danilo me deu ontem, não é linda?
LARISSA: O Danilo te deu isso? Por quê?
ESTRELA: Por que sim
CATARINA: É que o Danilo contou uma historia de princesa pra ela, aí ela disse que queria ter uma coroa também.
LARISSA: Ah! Entãoalém de presentes, o Danilo também fica te contando historias?
ESTRELA: Sim, ele é muito bom comigo.
Júlio aparece no barco
JULIO: Meninas vamos logo, se ficarmos no mar até o anoitecer a Malena me mata
CATARINA: Estamos indo papai. Vem Estrela
ESTRELA: Tchau Larissa
Estrela e Catarina entram no barco. Larissa fica no cais aparentando estar furiosa.

CENA 2: TARDE – RIO DE JANEIRO – EMPRESA GOLTZ – SALA DE ARNALDO

Diogo entra na sala de Arnaldo e o encontra com um copo de uísque na mão
DIOGO: Bebendo a essa hora?
ARNALDO: O que você quer?
DIOGO: Tenho boas noticias, o engenheiro me chamou para uma conversa.
ARNALDO: Isso é boa noticia?
DIOGO: É que acho que ele voltou atrás, e vai autorizar a compra de materiais mais baratos para a obra.
ARNALDO: Ele disse isso?
DIOGO: Quase isso. Eu sabia que ele voltaria atrás, afinal ele já tinha feito o orçamento com os novos materiais e desistiu por uma besteira pessoal.
ARNALDO: Sim, os gastos extravagantes na minha mulher.
DIOGO: Bom,achei que o senhor devia saber que estou indo encontrá-lo
ARNALDO: Já avisou, agora me deixe
Diogo sai

CENA 3: TARDE – VILA DE PESCADORES – MAR

Júlio ensina Estrela e Catarina a pescar
CATARINA: Mas por que estamos com essas varas? Você não pescar com a rede?
JULIO: Sim, uso a rede para pegar um numero maior de peixes, mas com a vara é mais divertido.
CATARINA: Até agora não peguei nada
JULIO: O segredo da pesca é a paciência
Catarina e Estrela ficam sentadas na beira do barco segurando as varas.

CENA 4: TARDE – VILA DE PESCADORES -  CASA DE DENISE

Larissa chega nervosa a casa de Denise
DENISE: O que aconteceu?
LARISSA: Sabe para quem era a tiara que você viu o Danilo comprando?
DENISE: Não era para você?
LARISSA: Não. Era para aquela esquisita que está na casa dele
DENISE: A Estrela? Tem certeza?
LARISSA: Sim, eu mesma a vi usando. E ela ainda me disse que o Danilo fica contando historias de princesas para ela. Ai que ódio
DENISE: Calma, vou pegar uma água para você.
LARISSA: Não, eu não quero nada.
DENISE: Então se acalme você esta muito nervosa
LARISSA: Não acredito que o Danilo está gostando daquela coisa
DENISE: Ele pode gostar dela como uma irmã
LARISSA: Não, é mais que isso. Eu já reparei no jeito com que eles se olham
DENISE: Será que você não está vendo coisas onde não tem?
LARISSA: Não, eu sinto querola um clima entre eles epreciso fazer alguma coisa
DENISE: Fazer o que?
LARISSA: Eu ainda não sei, mas tenho que me livrar da Estrela.

CENA 5: TARDE – VILA DE PESCADORES – MAR

Estrela e Catarina estão sentadas na beira do barco segurando suas varas. Um peixe morde e puxa a vara de Estrela que se desequilibra e cai no mar.
Catarina grita
CATARINA: Estrela
Júlio que estava do outro lado do barco ouve o grito da filha e corre ate ela
JULIO: O que foi?
CATARINA: A Estrela caiu no mar
Júlio vê Estrela se debatendo na água
Júlio pula na água e pega Estrela, levando-a de volta ao barco.
JULIO: Você esta bem?
Estrela tosse
ESTRELA: Acho... acho que sim
JULIO: Calma, respira.
CATARINA: Você me deu o maior susto
JULIO: Como você caiu?
ESTRELA: Eu estava segurando a vara, e de repente ela me puxou para baixo.
CATARINA: Caramba Estrela, até um peixe tem mais força que você.
JULIO: Catarina, isso não é hora de brincadeiras.
CATARINA: Desculpe, mas não resisti
JULIO: Você esta bem mesmo Estrela?
ESTRELA: Sim
JULIO: Vamos voltar para casa
CATARINA: Mamãe vai ficar uma fera quando souber o que aconteceu
JULIO: Acho que podemos tentar omitir esse fato
Catarina concorda com a cabeça.
Júlio segue para a cabine e liga o barco

CENA 6: NOITE – RIO DE JANEIRO – CASA DE CESAR – SALA

Cesar entra em casa e encontra Beatriz na sala
BEATRIZ: Boa Noite amor, chegou mais cedo hoje
CESAR: Sim, tenho que arrumar umas coisas vou ter que ir á São Paulo amanhã
BEATRIZ: Por quê?
CESAR: Uma empresa vai construir um novo shopping paulista e quer que eu seja o engenheiro responsável, mas preciso estar lá amanhã na hora do almoço para uma reunião com os empresários.
BEATRIZ: Isso é ótimo, mas você não esta enrolado com a obra do edifício do Arnaldo?
CESAR: É um pouco, mas a obra do edifício já esta e andamento enquanto que o shopping ainda é um projeto, então acho que dá tempo de fazer os dois. Além disso, não trabalho sozinho eu tenho uma equipe competente.
BEATRIZ: Sei disso. Quanto tempo vai ficar em São Paulo?
CESAR: Devo voltar amanhãà noite, se conseguir um voo
BEATRIZ: Está bem.
CESAR: Por que não vem comigo? Você e a Carlinha
BEATRIZ: Ela tem escola
CESAR: Ela pode faltar um dia. Enquanto eu estou na reunião, vocês podem passear, fazer compras e a noite jantamos os três juntos
BEATRIZ: E quando voltamos?
CESAR: No dia seguinte pela manhã ou depois do almoço
BEATRIZ: Aí, ela teria que faltar dois dias na escola.
CESAR: Aposto que ela não será reprovada por isso. A gente quase nunca sai juntos, vamos unir o útil ao agradável
BEATRIZ: Está bem, vou falar com a Carla e ver o que ela acha
CESAR: Aposto que ela vaia adorar

CENA 7: NOITE – VILA DE PESCAORES – CASA DE JULIO – SALA

Júlio, Catarina e Estrela chegam em casa. Malena percebe que Estrela esta molhada
MALENA: O que aconteceu?
JULIO: Nada amor
Malena olha para Estrela
MALENA:Por que você esta toda molhada querida?
ESTRELA: O peixe me jogou no mar
MALENA: Você caiu do barco no mar?
Estrela confirma com a cabeça
MALENA: Júliovocê deixou a menina cair no mar?
JULIO: Foi um acidente
CATARINA: Estrela, não era pra você ter contado.
MALENA: E ainda incentivou as meninas a mentir?
JULIO: Não disse pra elas mentirem, apenas para omitirem.
ESTRELA: Desculpem, mas eu não entendi o que é omitir.
MALENA: Não é nada querida. Vai imediatamente para o banho e troque essa roupa molhada
Estrela sai.
MALENA: Assim que ela sair do banho é a sua vez Catarina. E pode esquecer essas saídas de barco
CATARINA: Mas mãe...
MALENA: Nada de mais.
JULIO: Amor eu...
MALENA: Com você eu me entendo depois. Vou terminarjantar
Malena segue para cozinha.

CENA 8: NOITE – RIO DE JANEIRO – CASA DE ARNALDO – SALA

Arnaldo chega em casa. Lurdes abre a porta
ARNALDO: Celine deu noticias?
LURDES: Não senhor, ela não ligou hoje
ARNALDO: Droga
Arnaldo pela um copo e coloca uma dose de uísque
LURDES: O senhor não acha que esta bebendo demais?
ARNALDO: E você não acha que esta se intrometendo demais?
LURDES: Desculpe-me
Lurdes sai. Arnaldo senta-se no sofá e toma o uísque

CENA 9: NOITE – RIO DE JANEIRO – CASA DE CESAR – SALA

Carla entra em casa
BEATRIZ: Onde você estava?
CARLA: No Play com a Samira. O papai já chegou?
BEATRIZ: Sim, ele está arrumando umas coisas porque vai para São Paulo amanhã cedo.
CARLA: Ele vai viajar? Que chato. Quanto tempo ele vai ficar fora?
BEATRIZ: Só um ou dois dias
Carla aparenta estar chateada
BEATRIZ: Ele perguntou se queremos ir com ele
Carla de anima
CARLA: Claro que eu quero
BEATRIZ: Você não tem nada de importante na escola?
CARLA: Não, só besteira.
BEATRIZ: Então está bem, vamos com ele
CARLA: Oba
Carla abraça a mãe entusiasmada

CENA 10: NOITE – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – COZINHA

Todos estão jantando.
MALENA: Tem certeza que não está sentindo nada Estrela? Você se molhou muito
ESTRELA: Não, eu estou bem.
DANILO: Catarina me contou o que houve
MALENA: Uma irresponsabilidade do se pai
JULIO: Ora, a culpa não foi minha. Ela que não teve forças para puxar a vara
MALENA: Mas você não devia ter deixado elas se sentarem na beirada do barco, é perigoso.
DANILO: Ei, não discutam por causa disso afinala Estrela está bem não é?
Estrela afirma com a cabeça enquanto devora o jantar
MALENA: Como foi na cidade querido?
DANILO: Tudo certo, eu comprei as madeiras para a cerca da dona Filomena e já deixei na casa dela.
JULIO: Como conseguiu trazer?
DANILO: A loja tem uma caminhonete que faz entrega aqui na vila e cidades próximas. Ah sabem quem eu encontrei? O Vinicius
MALENA: Aquele seu amigo de infância?
DANILO: Esse mesmo, a casa dele fica ao lado da loja de material de construção, não uma coincidência enorme?
MALENA: Se é. Fazem anos que vocês não se vêem.
CATARINA: Não lembro desseVinicius
DANILO: Você era bebê quando ele foi embora. A gente estudou junto desde o jardim de infância até ele se mudar para a cidade quando tinha uns doze anos
MALENA: Lembro que você teve até febre quando ele foi embora
DANILO: Éramos como irmãos
ESTRELA: Você nunca mais viu ele?
DANILO: No inicio ele veio umas duas vezes me visitar, mas depois sumiu e perdemos o contato.
MALENA: Ele está bem? Ainda mora com a mãe ou já casou?
DANILO: Ele está morando sozinho desde o inicio do ano. A mãe dele conseguiu um emprego em Fortaleza, ele ficou porque está na faculdade e não conseguiu transferência.
MALENA: Ele faz faculdade? Que ótimo!
DANILO: Sim, está cursando direito;
MALENA: Você devia se inspirar e cursar uma também. Ser pescador não é uma boa profissão
JULIO: Obrigada pela parte que me toca
MALENA: Você sabe que é verdade
DANILO: ok, não comecem de novo. Prometo que vou pensar nessa possibilidade mãe.
Todos continuam jantando

CENA 11: MANHÖ PARIS – HOTEL

Lucrecia sai do quarto e vai à recepção do hotel.
LUCRECIA: Olá, você sabe que dizer se a senhora que esta hospedada no quarto 47 saiu?
RECEPCIONISTA: Um minuto que vou verificar
A recepcionista procura a informação em seu computador
LUCRECIA: Estou preocupada, ela não estava passando bem ontem, e eu agora ninguém atende no quarto.
RECEPCIONISTA: É a madame Celine Goltz não é?
LUCRECIA: Sim, ela está no quarto?
RECEPCIONISTA: Não, ela saiu tem umas três horas.
LUCRECIA: Onde será que ela foi? Ok, obrigada, você pode me avisar quando ela voltar? Meu quarto é o 43
RECEPCIONISTA: Desculpe, mas acho que não expliquei direito. Quando disse que a madame Celine saiu, quis dizer que ela deixou  o hotel.
LUCRECIA: O que?
RECEPCIONISTA: Isso mesmo, ela fechou a conta e foi embora há umas três horas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário