quarta-feira, 15 de maio de 2013

Preciosa - Terceiro Capítulo





Cena 1 / Fazenda de João / Casa / Sala / Interior / Manhã
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.
João parado atrás de Letícia.
João – Então? O que eu não posso saber?
Anabele – Vamos lá mamãe, conte a ele!
Ela se vira e sorri dizendo:
Letícia – Nada meu amor, coisa de mulher!
João – Não parecia isso!
Letícia – Mas é, é bobagem, não quero te aborrecer com essas coisas!
João – Sei!
Ele a olha desconfiado, ela sorri, ela beija Anabele no rosto e sai. 

Cena 2 / Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Manhã
Ricardo – Não sei, essa história não ta fechando!
Tereza – O que você acha que pode ter acontecido?
Ricardo – Você viu o jeito que a Anabele saiu daqui?
Tereza – Sim passou por todos e nem falou com ninguém!
Ricardo – A Letícia saiu logo atrás e depois voltou com aquela história!
Tereza – Você acha que a Letícia faria alguma coisa contra a própria filha?
Ricardo – Não sei, mas está estranha essa história, a Letícia não é má pessoa, mas elas vivem brigando!
Tereza – Conheço a sua sogra há muito tempo, ela não faria nada desse tipo!
Ricardo – Eu vou a fazenda falar com a Anabele!

Rio de Janeiro

Cena 3 / Mansão Ávila do Prado / Sala / Interior / Manhã
Adalberto – E é isso!
Miguel – Mas Adalberto, deixar tudo nas minhas mãos?
Adalberto – Eu confiava no seu pai e confio em você, não será por muito tempo, um ano, talvez menos!
Miguel – Mas quero que você me oriente mesmo de longe!
Adalberto – Mas é claro que sim!
Miguel – Sendo assim, eu aceito a presidência do grupo!
Adalberto – Eu sabia que poderia contar com você!
Os dois se abraçam.
Adalberto – Sentirei falta dessa agitação toda!


Cena 4 / Mansão Ávila do Amaral / Quarto de Rafael / Interior / Manhã
Rafael – Eu não quero ir para esse fim de mundo mãe!
Maria Célia – Mas Bajofondo nem é tão longe do rio, é um lugar lindo você vai gostar!
Rafael – Eu não quero sair daqui!
Adalberto entra.
Adalberto – Tivesse pensado nisso antes de aprontar todas!
Rafael – Eu não quero discutir com você pai!
Adalberto – Eu vou passar no hospital para ver como está o homem que você atropelou, reze para esse homem sair dessa!
Maria  Célia – O que pode acontecer se ele morrer?
Adalberto – A situação do seu filho vai ficar pior, só pelo acidente uma indenização vai bastar, agora se ele morrer...
Maria Célia – Não fala mais nada, não deixa ele assustado!
Adalberto – O Rafael não é mais uma criança, ele tem que responder por seus atos!
Rafael – Tá chega, a gente já não está indo para porcaria dessa cidade?

Bajofondo
Cena 5 / Fazenda de João / Escritório / Interior / Manhã
João ao telefone
João – Está tudo certo, assim que eu vender as sacas desse ano o empréstimo será pago!
Letícia entra.
João – Certo então, abraço!
Letícia – Falando com seu gerente?
João – Sim, acho que as coisas finalmente vão melhorar, quitarei o empréstimo assim que as sacas de arroz forem vendidas e sobrará para eu investir nas outras áreas da fazenda!
Letícia – Você ainda deve para o Antunes!
João – Com ele eu me entendo...
Letícia – Essa situação não pode continuar assim, eu não aguento mais ter que contar com as migalhas do seu amigo!
Ele levanta e abraça a esposa.
João – Calma, as coisas vão voltar ao eixo assim que essas sacas forem vendidas!
Letícia – Eu espero mesmo, antigamente investíamos no gado, você sabe que isso é o que mais dá dinheiro!
João – Voltaremos, no ano que vem teremos para mais de 500 cabeças de gado!
Letícia – Espero que dê tudo certo!
João – Acho que eu morro se acontecer algo com essas sacas!


Cena 6 / Fazenda de João / Sala / Interior / Manhã
Ricardo entra.
Rosimar – Seu Ricardo!
Ricardo – Vou subir, vou ver a Anabele!
Rosimar – Sim senhor!
Letícia sai do escritório e o vê subindo as escadas.
Letícia – Ricardo!
Ele olha para trás e vê a sogra.
Letícia – Ela acabou de dormir, está dopada por causa da dor, não a incomode agora!
Ricardo – Posso pelo menos vê-la?
Letícia – Volte mais tarde, como eu disse, ela está dormindo!
Ele se aproxima.
Ricardo – Sabe, a sua filha tem razão quanto à senhora!
Letícia – Eu digo que você esteve aqui!
Ricardo – Eu voltarei!
Letícia – Eu sei, passar bem!
Ricardo sai.

Cena 7 / Consultório de Lobato / Interior / Manhã
Lobato entra em sua sala e da de cara com Celina.
Celina – Olá!
Lobato – O que você está fazendo aqui?
Celina – Vim me consultar!
Lobato – Você não tem consulta marcada e não deveria estar na minha sala!
Celina – Ai Lobato eu cansei de lhe olhar e você não fazer nada!
Lobato – Como?
Celina – Eu quero você para mim!
Lobato – Você está bêbada Celina?
Celina – Vai dizer que você nunca olhou para as minhas pernas?
Lobato – É claro que não, eu sou casado e já chega dessa conversa, sai da minha sala, aliás sai do meu consultório e não volte mais!
Celina – Você vai ser meu, por bem ou por mal!
Lobato – Você é louca!

Cena 8 / Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Tarde
Tereza toma um chá, Ricardo indignado, parado em pé próximo a janela. 
Ricardo – Ela simplesmente não me deixou entrar!
Tereza – Mas se Anabele estava dormindo o que ia adiantar?
Ricardo – Mãe é mentira dela, a Letícia tá evitando qualquer visita a Ana!
Tereza – Você está implicando com a Letícia!
Ricardo – Quisera eu estar, mas não!
Tereza – Vamos lá à noite, eu você e seu pai, afinal somos amigos!
Ricardo – Eu estou aflito sem saber o que aconteceu e se ela realmente quis se matar, por quê? Qual motivo?
Tereza – Vocês vão conversar calma!

Cena 9 / Fazenda de Antunes / Quintal / Externo / Tarde
Um táxi para. Ricardo e Tereza saem na bela sacada.
Ricardo – Esperando visita?
Tereza – Não!
A porta é aberta, uma bela moça desce.
Rayssa – Obrigada!
Cheia de malas ela abana para os dois na sacada.
Tereza – É a filha da Glaucia!
Ricardo – Nossa! Ela saiu daqui era uma criança!
Tereza – Assim como você!
Os dois descem para receber a garota.
Tereza – Querida!
Rayssa – Dona Tereza!
Tereza – Sua mãe vai ficar muito feliz em lhe ver aqui!
Rayssa – Não me diga que você é o Ricardo?
Ricardo – Eu mesmo!
Rayssa – Há quanto tempo!
Ele estende a mão.

Cena 10 / Fazenda de João / Celeiro / Interior / Tarde
Letícia – Então quer dizer que essas sacas podem salvar a sua situação querido marido!
Gumercindo entra.
Gumercindo – Dona Letícia!
Letícia – Entre e feche a porta!
Ele obedece.
Gumercindo – O que a senhora quer comigo?
Letícia – Eu vou lhe pedir, ou melhor pagar, por uma coisa que eu não posso pedir á ninguém dessas terras!
Gumercindo – O que? Não estou lhe entendo!
Letícia – Quero que você ponha fogo neste celeiro, assim que ele estiver completamente cheio!
Gumercindo a olha apavorado.
Letícia – Então? Aceita?
Fim do Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário