sexta-feira, 17 de maio de 2013

Preciosa - Capítulo 5




Cena 1/ Cidade / Praça / Externo / Manhã
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.
Letícia encarando Rafael.
Letícia – Como não sei estacionar? Você é que deve estar bêbado criatura irresponsável!
Rafael – A senhora é que deve estar caducando já, deixaram as portas do asilo abertas é?
Letícia – mais respeito comigo, você sabe com quem está falando?
Rafael – Sei, com uma velha louca que estaciona o carro em local proibido e depois vem dar uma de coitada!
Celina – O que esta acontecendo?
Letícia – Esse retardado bateu no meu carro!
Celina – Chama a policia!
Adalberto para com o carro e desce.
Adalberto – Não será necessário, eu pago todo o prejuízo!
Letícia o olha.
Adalberto – Adalberto Ávila do Amaral, pai do irresponsável aqui!
Letícia – Letícia Villa Verde, prazer!
Rafael – Mas pai ela está parada em local proibido, olha!
Adalberto – Nós conversamos em casa Rafael!
Adalberto – Aqui o meu cartão, me ligue para acertamos sobre o conserto do carro!
Letícia – Eu ligarei!
Adalberto sai com Rafael.
Celina – Meu Deus, que gato!
Letícia – Quem?
Celina – Os dois, mas o tal Adalberto é uma loucura!
Letícia – Vou voltar para casa, essa rapaz estragou minhas compras!
Celina - Eu te levo, vou pegar o carro!

Cena 2 / Fazenda de Antunes / Pasto / Externo / Manhã
Rayssa levanta-se.
Ricardo – Você está bem?
Rayssa – Sim, graças a você!
Ricardo – O que aconteceu? Esse é um dos cavalos mais mansos que nós temos aqui!
Rayssa – Acho que foi uma cobre, o bicho se assustou!
Ricardo – O importante é que tudo acabou bem!
Rayssa – Graças a você!
Ela sorri. Ele retribui.

Cena 3 / Cobertura Ávila do Amaral / Sala / Interior / Manhã
Adalberto entra com Rafael pelo braço.
Adalberto – Irresponsável! Um dia na cidade e você já arruma confusão!
Rafael – Ela estava estacionada em lugar proibido, mas isso você não vu não é? É muito mais fácil me criticar!
Adalberto – Por que você não dá motivos para isso não é Rafael?
Maria Célia entra.
Rafael – A culpa dessa vez não foi minha!
Maria Célia – O que está acontecendo?
Adalberto – O seu filho, em menos de 24 horas nessa cidade e já me arruma confusão!
Rafael – Eu já disse que a culpa não foi minha!
Mª Célia – O que aconteceu filho?
Adalberto – Ele bateu no carro de uma mulher, amassou toda a traseira do veículo!
Rafael – Quer saber? Chega, não adianta eu dizer que a culpa não foi minha, para você eu sempre sou culpado de tudo pai!
Rafael sobe para o quarto.
Mª Célia – Pega leve com ele, se ele está dizendo que não é culpado...
Adalberto – Ele sempre diz isso não é? O coitadinho é sempre inocente!

Cena 4 / Fazenda de João / Sala / Interior / manhã
Ao telefone João caminha de uma lado para o outro.

João – Hoje ainda todas as sacas estarão no celeiro, amanhã você já pode vir buscar!
...
João – Claro, claro!
Letícia entra.
João – Amanhã então você pode vir buscar!
Ele desliga o telefone.
João – Nossa vida voltando ao eixo!
Letícia – Que bom amor!
Ele sorri e cumprimenta o marido com um beijo.

Cena 5 / Praça / Bazar / Externo / Tarde
Cotinha na porta do bazar aos berros:
Cotinha – Luzia menina vem cá!
Luzia – Que foi?
Cotinha – Cê soube?
Luzia – O que?
Cotinha – Nada, Cê sabe que eu não sou de fofoca, se não soube não é por mim que vai ficar sabendo!
Tarso – Boa tarde senhoras!
Cotinha – Senhorita, que sou casta ainda!
Tarso – A senhora casta dona Cotinha? Uma velha?
Cotinha – Mais respeito comigo, velha é a senhora sua mãe!
Luzia – Cotinha, fala logo o que você ia me contar?
Cotinha – Não vou falar nada, vão me chamar de fofoqueira!
Tarso – Mas é só para nós dois, a gente não conta para ninguém que você contou!
Cotinha – Se for assim, eu conto, mas não é fofoca, por que eu odeio fofoca, Deus que me livre!
Tarso – Fala logo!
Cotinha –  Um moço bateu no carro da dona Letícia, não sobrou nada do automóvel, parece que o rapaz tá no hospital entre a vida e a morte!
Tarso – morte? Será que finalmente alguém nessa cidade vai bater as botas e eu vou vender um caixão? Faz mais de 3 anos que eu não vendo um caixãozinho sequer!
Luzia – Eu ouvi essa história de umas fofoqueiras por ai, parece que o homem estava bêbado!
Cotinha – Tava nada, eu vi, não acredite nessas fofoqueiras, viram? Por isso não gosto de fofoca, eles sempre aumentam a história!

Cena 6 / Café / Interior / Tarde
Celina entra e caminha até mesa de André.
Andre – Esta atrasada, eu já estava indo embora!
Celina – Não estava, eu sei que você não tem dinheiro para pagar a conta do que pediu!
André – A senhora está me ofendendo!
Celina – Desculpe! Vamos ao que interessa!
André – Eu estranhei quando senhora me ligou!
Celina – Eu quero informações da sua casa, do seu irmão, tudo que ele faz, onde ele vai, do que ele gosta e que você plante a sementinha da discórdia no casamento dele!
André – E por que eu faria isso?
Celina – Por que eu quero o seu irmão, e se eu o tiver, você será meu cunhado e lhe darei uma vida mansa!
Andre – Gostei da parte da vida mansa!
Celina – ótimo, estamos combinados?

Corta Para:

Cena 7/ Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Tarde
João e Antunes tomam café enquanto conversam.
Antunes – Então finalmente você vai pagar o empréstimo do banco?
João – Graças a Deus, a safra foi tão boa esse ano que ainda vai sobrar para investir em gado!
Antunes – ótimo, é bom lhe ver de volta aos negócios!
João – Queria poder lhe pagar também, mas...
Antunes – Nada disso, você só vai me pagar quando estiver totalmente equilibrado!
João – Você é mais que um amigo é um irmão!


Cena 8 / Fazenda de João / Sala / Interior / tarde
Letícia desce as escadas aos berros.
Letícia – Rosimar? ROSIMAR!
Rosimar – Chamou senhora?
Letícia – Não é que eu gosto de gritar a porcaria do seu nome!
Rosimar a olha.
Letícia – Vou sair, avise o João quando ele voltar que não tenho hora para chegar vou à casa da Celina!
Rosimar – Sim senhora!
Letícia sai, em questão de minutos Ricardo entra.
Rosimar – Seu Ricardo!
Ricardo – Eu vou falar com a Ana!
Ele sobe as escadas

Cena 9 / Fazenda de João / Sala / Interior / Tarde
João entra.
João – Letícia!
Rosimar entra.
Rosimar – Dona Letícia saiu com dona Celina e não tem hora para voltar!
João – Anabele está bem?
Rosimar – Sim, está no quarto com seu Ricardo!
João – Vou ao celeiro!
Rosimar – Sim senhor!

Cena 10 / Fazenda de João / Quarto de Anabele / Interior / Tarde
Ricardo – Eu só quero entender por que você se jogou aqui de cima, só isso!
Anabele – Tá bom Ricardo, eu não tentei me atirar, foi a minha mãe!
Ricardo – Eu tinha certeza disso, infeliz! 
Anabele – Mas não conta nada, se o meu pai descobrir isso ele vai sofrer de mais!
Ricardo – E nós vamos deixar ela impune?
Anabele – O meu pai gosta de mais dela Ricardo, se ele souber disso, eu nem sei o que ele seria capaz de fazer!
Ricardo – Mas por que ela fez isso com você?
Anabele – Eu não posso te contar, me desculpa, mas isso, isso não!
Ricardo – Vou está com segredos para mim é isso?
Anabele – Eu não posso Ricardo, entenda!
Ricardo – Eu não entendo, aliás eu não entendo nem o fato de você não ter contado tudo para todos, ela tentou te matar!
Anabele – Me desculpa!
Ricardo levanta.
Anabele – Aonde você vai?
Ricardo – Tentar engolir tudo isso!

Cena 11 / ANOITECE

Cena 12 / Fazenda de João / Sala / Interior / Noite
João está na sala com Sérgio.
Sérgio – Essa casa fica tão fazia com a Ana só lá em cima né?
João – E sua mãe que não chega?
Sérgio – Já tentou ligar para ela?
João – Não, vou ligar agora!
Ele põe a mão no bolso e não encontra o celular.
João – Droga!
Sérgio – Que foi pai?
João – Meu celular deve ter caído no celeiro!
Sérgio – Quer que eu vá buscar?
João – Faça isso!
Sérgio sai, deixando João sozinho. 

Cena 13 / Cobertura Ávila do Amaral / Quarto / Interior / Noite
Adalberto está deitado pensativo:
Flashback  cena 1, capítulo 5.
Adalberto para com o carro e desce.
Adalberto – Não será necessário, eu pago todo o prejuízo!
Letícia o olha.
Adalberto – Adalberto Ávila do Amaral, pai deste irresponsável!
Letícia – Letícia Villa Verde, prazer!
Fim do Flashback
Adalberto – Letícia Villa Verde, belo nome, bela mulher!

Cena 14 / Fazenda de João / Celeiro / Interior / Noite
Sérgio entra e começa a procurar o celular de João. Gumercindo se aproxima do celeiro e percebe a porta aberta, ele joga uma tocha e fecha a porta.
Gumercindo – Pronto dona Letícia, serviço feito!
 Ele sai correndo sem olhar para trás.

Cena 15 / Fazenda de João / Sala / Interior / Noite
Letícia entra.
João – Até que enfim, onde você estava?
Letícia – Eu pedi para que Rosimar avisasse que eu tinha saído com Celina!
João – Ela avisou, mas eu fiquei preocupado!
Letícia – Anabele como esta?
João – Está bem!
Letícia – Sérgio no quarto?
João – Não, foi ao celeiro procurar meu celular!
Letícia – Celeiro?
João – É!
Rosimar entra na sala gritando:
Rosimar – FOGO! FOGO! FOGO NO CELEIRO!
João – Como é?
Rosimar – O celeiro tá pegando fogo seu João!
João olha para Letícia, que empalidece.

Fim do Capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário