sábado, 18 de maio de 2013

Final de Salve Jorge



Ficheiro:Salve-Jorge.jpg

Enfim Salve Jorge que entre erros, erros e mais erros chegou ao fim, a novela que começou com erros e foi até o fim errando chegou ao fim nesta sexta-feira 17 de maio para a alegria de muitos e para tristeza de poucos. Relutei muito em fazer esse post, fui levando a novela toda na esperança de que a novela entrasse no eixo e Glória me mostrasse o quão boa eu sei que ela é... Mas não aconteceu. 
Uma novela com excelente tema "Tráfico Internacional de Pessoas", mais uma vez Glória sendo ousada, com uma receita que poderia ter dado certo, muito certo, tanto que eu defendi a novela com unhas e dentes em seus primeiros 30 dias, enquanto a galera tava com aquela saudade de Avenida Brasil e boicotando a novela eu insistia dizendo que a trama seria boa, que aos poucos ela ia decolar (o que de fato aconteceu, mas Glória Voou de mais). 
O começo de um Fracasso
O fim da inesquecível trama de João Emanuel Carneiro, Avenida brasil,  não ajudou em nada a trama de Glória, o fim de uma novela ágil, marcada por sua adrenalina constante e o início de uma novela calma, sem muitos acontecimentos e cheio de falhas, ganchos fracos, protagonistas fracos e muitos, mas muitos personagens não agradaram o público.
Quando li que Nanda Costa seria a protagonista temi pela escolha, realmente não acreditava no potencial dela, felizmente me surpreendi e Nanda arrasou. Sim, apesar do conjunto da obra ter sido um verdadeiro fracasso não posso deixar de elogiar o que teve de bom, Nanda foi sim, IMPECÁVEL. 

Certa vez li em um blog que a novela ganha o telespectador nas primeiras semanas, nos primeiros 20 ou 30 capítulos, não me recordo em que blog foi. O que JEC e Aguinaldo fazem impecavelmente, e que Glória deixou a desejar. O primeiro encontro entre os protagonistas que terminou com o primeiro gancho já nos mostrava que a história seria chata... Talvez em uma outra época, substituindo  uma novela que não tivesse sido um sucesso a trama teria se saído melhor, estávamos acostumados a uma novela agitada, que todos os dias terminavam com um congelamento tenso que nos deixava loucos pelo próximo capítulo. Mas ok, era o primeiro capítulo, a trama ainda ia esquentar, mas ai passou o segundo, o terceiro, o quarto e nada... O público foi perdendo o interesse, começou a falar mal e quando Glória se deu conta de que a trama não estava caindo no gosto popular, já era tarde. Por volta do capítulo 50, quando Morena foi traficada, a novela começou a ficar ágil, do jeito que a gente gosta. Quem não amou a surra que Morena deu em Wanda quando descobriu que caiu em um golpe e teria que se prostituir?  Porém, como dito antes, era tarde, o público já não queria mais ver a novela, já tínhamos perdido o interesse e claro, as comparações eram inevitáveis, o ponto de referência sempre era Avenida Brasil, assim como o ponto de referência de Amor à Vida será Salve Jorge. 
E ai os capítulos foram passando, as histórias foram se perdendo, os personagens foram sumindo... Até que finalmente Morena consegue voltar ao Brasil acompanhada da máfia, vai para casa, passeia por todos os lugares, vai pro motel com o Théo, vai para casa da delegada, que é amiga da família há anos e resolve contar para uma agenciadora de modelos famosíssima que ela viu na televisão uma vez falando que odeia o tráfico de pessoas que ela foi traficada e não por acaso essa famosíssima pessoa é a grande vilã da trama que mais adiante é descoberta por ter uma sapato exclusivo. Sapato esse reconhecido por Jéssica, que faz o que? Grita enlouquecida que ela é a traficante, claro o que qualquer pessoa normal faria não é? NÃO. Ai começaram os erros mais grotescos já vistos em uma novela. Do nada a vilã tira da bolsa uma seringa cheia de um liquido letal e enfia na jugular da mocinha que cai dura na hora. Entre os erros, as torneiras que ninguém que entrou no banheiro, inclusive a perícia se deu conta de que não estavam quebradas, e que só foi descoberto graças a uma foto tirada por Raquel, outra vitima da seringa de Lívia.  Esta, entra em um elevador, após fazer a mesma burrice de Jéssica, para falar ao telefone, gente, dentro do elevador? E lá mesmo ela é morta, com câmeras e tudo. VOAAAAA. 
Tai, uma vilã fraca. Tão fraca que Wanda (Totia Meireles) assumiu o papel de vilã quase que a novela inteira. O que não tirou o mérito de Claudia Raia que assim como Nanda foi IMPECÁVEL, o ar de superioridade, a arrogância, tudo perfeito, mas as maldades foram flops. 
Um casal protagonista que não teve química. O que poderia ter sido um dos melhores casais da teledramaturgia, e isso Glória sabe fazer, temos os exemplos de Sol e Ed, Maya e Raj, dentre outros, mas dessa vez não rolou, o casal passou mais da metade da novela separados, e quando estavam juntos ou era transando ou era brigando. A separação deles esfriou a relação, o público já não torcia mais pelo casal. Eu mesmo cheguei a torcer por Morena e Demir (ou Tamar. O neto do Silvio) e isso é sério. 
Mas claro que nem tudo foi ruim, temos Maria Vanúbia e  Lurdinha. Roberta Rodrigues enfim teve um papel de destaque em que pode mostrar seu talento. E Bruna, bom Bruna arrasou como sempre, uma personagem totalmente diferente do que ela já havia feito. 
Dentre histórias que poderiam ter sido e não foram, destacamos a trama de Celso como filho do Gustavo, o que poderia ter sido usada na metade da trama e dado destaque a Nívea Maria, Caco Ciocler e Stênio Garcia, que foram pessimamente aproveitados .
Outros, o que eu diria que salvaram a novela, foram Stênio e Heloisa. Giovana arrasou em todas as cenas, salvou a novela em diversos momentos e por muitas vezes roubou o lugar de protagonista. Stênio e Heloisa sim, foram um casal com química, que o público quis torcer, sim eles tomaram o lugar do casal protagonista!
Enfim, os erros foram muitos, os acertos poucos e por isso a novela foi a maior chacota na s redes sociais. Infelizmente por muitas vezes houve falta de respeito com a Glória, inclusive da minha parte, mas se o público ama, ele ama, se ele odeia... Ele esculacha. E agora vem ai AMOR À VIDA, esperamos que seja um sucesso, e torcemos para que a Glória que escreveu O Clone e tantos outros sucessos retorne para nós!

Por: @FellixKhoury

Nenhum comentário:

Postar um comentário