quinta-feira, 23 de maio de 2013

Preciosa - Capítulo 09




Cena 1 / Estrada / Externo / Noite
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.
Gumercindo  ainda apertando o pescoço de Letícia que aponta uma arma para sua barriga.
Letícia – Me solta infeliz!
Ele a larga.
Letícia – Que isso nunca mais se repita!
Gumercindo – Eu só quero o que é meu!
Letícia – Já disse que não vou pagar pelo serviço porco que você fez!
Gumercindo – Pois então eu vou ao seu marido e conto tudo!
Ela sorri.
Letícia – Está me ameaçando? Quem colocou fogo foi você, eu sou esposa dele, nego tudo, em que você acha que o meu marido vai acreditar?
Ela a encara.
Letícia – Pense bem no que vai fazer... Dizem que a cadeia é um horror!
Ela entra no carro e sai.

CENA 2 / AMANHECE

Cena 3 / Bazar / Frente / Externo / Manhã
Cotinha e Luzia conversam, Tarso se aproxima.
Tarso – Tão sabendo que o seu João tá para empacotar?
Cotinha – Sim estamos, mas não falamos da vida dos outros!
Luiza – É seu velho fofoqueiro!
Tarso – Só to contando que homem tá para morrer!
Cotinha – Dizem as más línguas dessa cidade que a culpa é do filho frutinha!
Tarso – Verdade?
Cotinha – Não sei, são as más línguas que estão falando!
Luzia – Parece que pegou aos beijos no celeiro da casa e por isso botou fogo para matar os dois!
Tarso – Meu Deus!
Cotinha – Mas isso foi o que a gente ouviu... Pode ser que seja mentira!
Luzia – Mentira nada, o povo sabe das coisas!

Cena 4 / Fazenda de João / Quarto de Anabele / Interior / Manhã
Letícia entra.
Letícia – ótimo que já esteja acordada!
Anabele – O que foi?
Letícia – Você viu o que fez ontem? Por sua culpa o seu pai quase morreu!
Anabele – Minha culpa? Tem certeza disso?
Letícia – Nós havíamos combinado que você não contaria nada a ele, você sabe que ele sofre do coração!
Anabele – Imagina se ele soubesse por que você tentou me matar não é?
Letícia – Eu não tentei te matar, foi um acidente!
Anabele – Um acidente que você poderia ter evitado!
Letícia – Você vai naquele hospital e vai desmentir essa história!
Anabele – Não vou não, eu não vou mentir mais para acobertar as suas sandices!
Letícia – É pela vida do seu pai, pelo menos diga que foi um acidente!
Anabele – Pela vida do meu pai ou por que você está com medo que ele peça o divórcio e você fique sem eira nem beira?!
Letícia olha furiosa para Anabela.

Cena 5 / Apartamento de Julio / Sala / Interior / Manhã
Julio – Vamos aproveitar que os garotos estão na escola e me explique direitinho essa história de doença!
Suzana – Não tem o que explicar Julio, eu to morrendo!
Julio –  Como assim morrendo? Quando você nos abandonou você estava bem, muito bem por sinal!
Suzana – Eu descobri a doença quando estava em um cruzeiro, passei mal, me levaram a enfermaria e descobriram o nódulo!
Julio – Mas tem volta?
Suzana – Não... Não há como operar, eu na tenho chances!
Julio abaixa a cabeça.
Suzana – Eu só peço a você que me de  a oportunidade de ficar perto dos meus filhos nos últimos momentos da minha vida!
Julio – Você devia ter pensado nisso antes!
Suzana – Eu sei que eu errei Julio, se é isso que você quer ouvir? Quer que eu me ajoelhe pedindo perdão?
Ela fica de joelhos aos pés do ex-marido.
Julio – Para com a palhaçada Suzana levanta daí!
Suzana – Eu te imploro que me deixe ficar e curtir os meus filhos, eu tenho pouco tempo, eu quero deixar uma lembrança boa a eles!
Julio – Tudo bem, mas antes eu quero que um médico de minha confiança avalie os seus exames!
Suzana – Você esta duvidando de mim?!
Julio – Você já mentiu uma vez, por que não mentiria outra?!

Cena 6 / Restaurante / Interior / Manhã
André entra.
Celina – Sente-se!
Andre – Então? Qual o próximo passo?
Celina – Quero que você comece a elogiá-la!
Andre – O que?
Celina – Isso mesmo deixe o seu irmão com a pulga atrás da orelha!
Andre – Tudo bem!
Celina- Ótimo!
Ela levanta-se.
Andre – Dona Celina, eu preciso de um...
Celina – Claro...
Ela volta à mesa e assina um cheque.
Celina – Isso aqui paga o pouco que você fez até agora!

Cena 7 / Praça / Externo / Manhã
Lauro caminha com Tony quando avista Catarina.
Lauro – Vai indo para casa, daqui a pouco eu vou!
Tony – Tá!
Ele corre em direção à garota.
Lauro – Oi!
Catarina – Você de novo?
Lauro – Estou te incomodando?
Catarina – Não, claro que não!
Lauro – Que tal um cineminha hoje à noite?
Catarina – Não sei!
Lauro – Vamos, está passando um filme ótimo!
Catarina – Eu vou ver com o meu pai!
Lauro – Tudo bem, Eu vou ficar te esperando aqui na praça, ok?

Cena 8 / Mansão de Celina / Sala / Interior / Tarde
Celina – Sinceridade Letícia? Eu não sei por que você não abre o jogo sobre esse filho e acaba de vez com o seu casamento e com o do Antunes!
Letícia – Por que não é assim Celina, para eu ficar com o Antunes não são os nossos casamentos que tem de acabar, é amizade dele e do João!
Celina- Revelando isso a amizade acabaria!
Letícia – Algo que aconteceu no passado, sem eu estar casada com João... Não, tem que ser algo que acabe com a amizade deles!
Celina – Invista no caso com Antunes, faça uma armação para o João pegar vocês juntos!
Letícia – E ai o Antunes se sentir culpado o resto da vida e não querer saber de mim? E no mais, ele não quer ter nada comigo, eu já tentei, ficamos juntos uma vez e ele se culpa por isso até hoje!
Celina – Que dificuldade!
Letícia – Se fosse fácil, eu já teria feito!
Celina – E o que você vai fazer então?
Letícia – Não sei, mas tem que ter alguma coisa que eu consiga jogar um contra o outro, acabar de vez com essa amizade!

Rio de Janeiro
Cena 9 / Apartamento de Lavínia / Sala / Interior / Tarde
Miguel – O que você está me pedindo é loucura!
Lavínia – É justiça, eu quero me vingar do Rafael e a única maneira é ter mais dinheiro que ele! É vê-lo na miséria!
Miguel – Eu não posso fazer isso!
Lavínia – Claro que pode, metade vai ser seu, pense no seu pai, trabalhou anos para eles e morreu sem nada, o sonho dele era ser sócio do Adalberto não era?
Miguel – Era...
Lavínia – E por um acaso esse sonho se concretizou?
Miguel balança a cabeça negativamente.
Lavínia – Viu? E você os defende, o mesmo vai acontecer com você! Você se matar trabalhando para ele na esperança de um dia ser sócio dele e isso nunca vai acontecer! A não ser que você tome a decisão certa!
Miguel a encara pensativo.
Lavínia – A minha vida, o meu plano tudo está em suas mãos... Agora decida o que fazer!

Cena 10 / Hospital / Quarto / Interior / Tarde
Anabele entra.
João – Filha!
Anabele – Pai, eu vim fazer minha fisioterapia e aproveitei para ter ver, como você está?
João – O que mais me dói é saber que sua mãe tentou te matar!
Anabele – Pai...
João – Eu vou pedir o divórcio Ana!
Anabele o olha perplexa.

Fim do Capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário