segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Vida Fatal - Primeiro Capítulo



Cena 1/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Dia

Cena 2/ Áureo Mineração/ Sala da presidência/ Interno/ Dia
RAMIRO: Sócios e acionistas da mineradora Áureo Mineração, estamos aqui reunidos para eleger o novo vice-presidente da empresa, aquele que acompanharei seu trabalho de perto e me substituirá, caso aconteça algo que necessite a minha ausência. De um lado, temos Guilherme Albuquerque, o representante de finanças da empresa. E do outro, temos Otávio Martins, o gerente de operariado. Só peço que votem conscientes. Que comece a votação.

Cena 3/ Áureo Mineração/ Sala de Guilherme/ Interno/ Dia
PEDROSA: Você está tão relaxado.
GUILHERME: Claro. Me preocupar para quê? Está na cara que o novo vice-presidente dessa empresa será eu.
PEDROSA: Você está cantando a vitória antes do tempo. Já pensou se o Otávio for eleito?
GUILHERME: Que nada. Mas por que essa preocupação? Vai se bandear para o lado daquele operariozinho de quinta?
PEDROSA: Claro que não, cara. Somos amigos, esqueceu?
GULHERME: E é justamente pela sua lealdade que vou te escolher para representar a contabilidade, quando eu for eleito.

Cena 4/ Áureo Mineração/ Sala de Otávio/ Interno/ Dia
RENATO: Você acha que vai ser eleito?
OTÁVIO: Para ser sincero, não. O Guilherme é um candidato muito forte, sem falar que ele é o sobrinho do seu Ramiro.
RENATO: E daí? Nós vivemos em uma sociedade meritocrática. Relação de parentesco não influi em mais nada.
OTÁVIO: Você que pensa.

Cena 5/ Áureo Mineração/ Sala de Ramiro/ Interno/ Dia
(Ramiro recebe todos os votos)
RAMIRO: A votação foi encerrada. Agora, irei computar os votos. Lael; vá chamar o Otávio e o Guilherme.
(Lael sai)
RAMIRO: Por uma diferença bastante esmagadora, já temos o nome do novo vice-presidente da empresa. Se eu pudesse votar, confesso que também votaria neste candidato.
(Otávio e Guilherme entram)
RAMIRO: Entrem e sentem-se, por favor.
(Os dois candidatos sentam)
RAMIRO: Bem, como eu havia dizendo, já temos o nome do novo vice-presidente dessa mineradora. Parabéns, Otávio Martins. Você é o vice-presidente da Áureo Mineração.
(Otávio levanta-se e aproxima-se de Ramiro. Guilherme levanta-se)
GUILHERME: O que? Esse gerente de quinta é o novo vice-presidente? Que absurdo. Eu não admito um disparate desses. Eu exijo uma nova votação. Exijo.
RAMIRO: Isso foi uma votação, Guilherme. E você não exige nada dentro da minha empresa.
GUILHERME: Mas, tio. Eu sou seu sobrinho, eu sou mais capacitado do que o Otávio, eu que mereço sentar naquela poltrona. Eu, eu. Tenho certeza que esses acionistas de merda foram subornados.
RAMIRO: Chega, Guilherme.
OTÁVIO: Seu Ramiro, eu acho que o Guilherme tem razão. Eu não tenho tanta experiência assim para ocupar um cargo tão grande e de alta responsabilidade.
RAMIRO: Nada disso, Otávio. Você foi eleito e vai assumir a vice-presidência. E quanto a você, Guilherme, saia da sala agora.
GUILHERME: Mas, tio, o senhor não pode...
RAMIRO (interrompendo): Já mandei sair. Saia. Vá embora.
GUILHERME: Ok, tudo bem. Se você quer levar essa empresa para o fundo do poço, parabéns, vocês elegeram o candidato correto. 
(Guilherme sai)
RAMIRO: Quando marcamos a festa de comemoração, hein?

Cena 6/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Dia

Cena 7/ Casa de Otávio/ Interno/ Dia
(Otávio entra)
LARISSA: Já de volta?
OTÁVIO: Aconteceu. Fui eleito. Sou o novo vice-presidente.
LARISSA: Parabéns, meu amor.
(Larissa beija Otávio)
LARISSA: Eu também tenho uma notícia muito boa. Estou grávida. Você vai ser pai, Otávio.
OTÁVIO: Eu te amo
LARISSA: Eu te amo mais
(Otávio e Larissa beijam-se, apaixonados)

Cena 8/ Paisagens do Rio de Janeiro

20 ANOS DEPOIS

Cena 9/Mansão Martins/ Jardim/ Interno/ Dia
(Otávio entra no jardim com seu carro, e o estaciona na frente da mansão)
Cena 10/ Mansão Martins/ Sala/ Interno/ Dia
(Otávio chega a casa e vê Larissa sentada no sofá, pintando as unhas)
OTÁVIO: Pintando as unhas, como sempre.
LARISSA: Qual é o problema nisso?
OTÁVIO: Todos. Já virou rotina eu chegar em casa faminto e dar de cara com você pintando as unhas, secando o cabelo ou coisa parecida. A família, que é bom, você não se importa.
LARISSA: Para de fazer tempestade em copo d’água. Você sabe mais do que ninguém que eu vivi por essa família. Agora que o Sérgio ta grande, que eu encontro um tempo para eu me cuidar, me atender, você faz piti? Por favor, Otávio.
OTÁVIO: Falando no Sérgio, cadê ele?
LARISSA: Não dormiu em casa.
OTÁVIO: O quê? Onde esse menino se meteu? Ah, claro, deve ter saído para grafitar durante a madrugada, foi pego por algum policial e deve estar detido em alguma DP.
LARISSA: Bate nessa boca.
OTÁVIO: Eu proibi esse garoto de sair por aí vandalizando a cidade com esses grafites. E você? O que você fez para mudar essa situação? Nada.
LARISSA: Como você pode dizer uma coisa dessas? Eu acompanhei o crescimento do Sérgio, a infância e a adolescência dele, e você? Você passa a maior parte da sua vida, enfurnado naquela empresa.
OTÁVIO: Claro. Alguém precisa colocar dinheiro dentro dessa casa.
LARISSA: Parabéns, você conseguiu jogar dinheiro aqui dentro, mas perdeu uma grande oportunidade de entender seu filho.
OTÁVIO: Sabe de uma coisa? Eu prevejo o futuro do nosso filho: um marginal drogado especializado em assalto a banco.
(Larissa dá um tapa na cara de Otávio)
LARISSA: Lava a tua boca quando for falar do meu filho.
(Enfurecido, Otávio sai de casa, batendo fortemente a porta)


Cena 10/ Quarto de Motel/ Interno/ Dia
(Sérgio e Juliana namoram debaixo de um cobertor. Juliana levanta-se)
JULIANA: Foi ótimo passar a noite ao teu lado, meu amor.
SÉRGIO: Eu gostei muito. Toda vez que fico longe de você, sinto uma saudade imensa. Eu te amo.
(Sérgio e Juliana beijam-se)
SERGIO: Quando será o próximo encontro?
JULIANA: Vai demorar um pouco.
SÉRGIO: Não dá certo namorar em segredo, Ju. Vamos assumir logo o nosso namoro e o resto que se dane.
JULIANA: Ta louco? Se os nossos pais descobrem que nós namoramos, eles vão tratar logo de encontrar uma maneira de nos separar e proibir nosso relacionamento.
SÉRGIO: Eu queria tanto que nossos pais se entendessem e nos entendesse.
JULIANA: Mas temos que ser realistas, amor. Seu Otávio e seu Guilherme não se bicam. O modo mais sensato é ficarmos namorando as escondidas. Vamos parar de falar sobre isso.
(Juliana dá um beijo em Sérgio)


Cena 11/ Carro/ Interno/ Dia
OTÁVIO (dentro do carro): Droga de vida. Droga, droga e droga. Eu só queria voltar a me entender com a Larissa como no passado.
(Otávio lembra-se do tapa que levou de Larissa – Cena 9 – FLASHBACK)
OTÁVIO: ... Um marginal drogado especializado em assalto a banco. (Larissa dá um tapa na cara de Otávio)
(Fim do Flashback)
OTÁVIO (dentro do carro): Maldição.
(Otávio atropela uma mulher e se assusta)
OTÁVIO: O que foi que eu fiz; meu Deus?
(Congela em Otávio)
FIM DO CAPÍTULO

Um comentário: