quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vida Fatal - Capítulo 19


Cena 1/ Hotel/ Quarto/ Interno/ Noite
(Gisele chora e sai do quarto)

Cena 2/ Bar/ Interno/ Noite
GUILHERME: Depois da sua burrice de tentar agarrar a minha filha a força, o mais difícil a partir de agora é reconquistar a confiança dela.
PEDROSA: Por que você faz tanta questão que eu namore sua filha?
GUILHERME: Com você perto de mim e com a Juliana sendo sua namorada, eu vou saber tudo o que acontece com a minha filha quando ela estiver longe de mim. Você seria um espião.
PEDROSA: E por que você acha que ela me contaria tudo?
GUILHERME: Porque vocês dois estariam namorando. Agora eu tenho um encontro muito importante. Vá pensando em algo para reconquistar e, por fim, namorar minha filha.
(Guilherme levanta-se)
GUILHERME: E a conta você paga.
(Guilherme sai)

Cena 3/ Mansão Albuquerque/ Sala/ Interno/ Noite
(Gisele chega aos prantos)
CELINA: Dona Gisele, a senhora está bem?
GISELE: Celina, diga-me se isso é cara de alguém que está bem.
CELINA: Desculpe.
GISELE: Eu estava certa, Celina. Eu descobri o que aquele vagabundo fez. Ele me trai com aquela vadia da foto do jornal. Eu vi os dois juntos, Celina, aos beijos, nus.
CELINA: Meu Deus. A senhora quer que a Gonçala prepare um chá de camomila?
GISELE: Não. Eu quero ficar com mais raiva do que estou agora. Quando o Ramiro passar por aquela porta, eu acabo com ele.

Cena 4/ Hotel/ Quarto/ Interno/ Noite
(Alguém bate na porta. Guilherme atende)
GUILHERME: Pontual como sempre.
(Larissa entra)
LARISSA: O que você quer comigo?
GUILHERME: Como você se separa do Otávio e não me diz nada? Você está louca? Você esqueceu o trato que fizemos?
LARISSA: Você me obrigou a participar desse trato.
GUILHERME: Por isso mesmo que você tem que reatar com o Otávio. Você casada com ele é muito importante para mim.
LARISSA: Olha; eu não vou reatar com ninguém. Isso porque eu não tenho estrutura para continuar casada com alguém me traiu.
GUILHERME: Ótimo. Então, contarei a ele toda a verdade hoje mesmo. Contarei ao Otávio que o Sérgio não é filho dele. O que você prefere?
LARISSA: Você não seria capaz.
GUILHERME: Não me subestime, Larissa. Você e o Otávio formam um casal perfeito. E voltaram a se amar melosamente depois do acidente do Sérgio.
LARISSA: Como você soube do acidente do meu filho?
GUILHERME: Quem você acha que sabotou os freios da moto dele?
LARISSA: Você armou o acidente do meu filho? Desgraçado
GUILHERME: E posso agorinha mesmo contar ao otário do Otávio que ele não é pai daquele revoltadinho pichador. E aí? Reata ou não reata com o Otávio?
LARISSA: Porque você quer tanto que eu reate com o Otávio?
GUILHERME: Pelo mesmo fato que eu quero que o Pedrosa namore a Juliana. Como eu sei do seu segredinho e com você casada, fica mais fácil de eu saber o que acontece com Otávio. Fica mais fácil de eu detê-lo.
LARISSA: Tudo bem. Eu tentarei um jeito. Mas não por você nem por mim, mas pelo meu filho.
(Larissa sai. Guilherme ri)

Cena 5/ Casa de Paula/ Sala/ Interno/ Noite
(Thais entra e ouve um barulho)
THAIS: Gemidos. Estão vindos do quarto da Paula.
(Thais aproxima sua cabeça da porta do quarto de Paula e sorri)
THAIS: Olha que essa transa acabou de me dar uma idéia.

Cena 6/ Apartamento de Adriana/ Quarto de Adriana/ Interno/ Noite
(Otávio está cuidando dos ferimentos de Adriana)
ADRIANA: Como está sendo para você se divorciar da Larissa?
OTÁVIO: Não quero falar sobre isso.
(Pausa)
OTÁVIO: Adriana, eu quero te dizer uma coisa.
ADRIANA: Diga
OTÁVIO: Eu estava pensando sobre o que você fez para se aproximar de mim. A questão de você se passar por uma pessoa que não existe foi algo totalmente errado, mas a intenção da sua atitude é bastante nobre. Eu me separei da Larissa, porque o que você fez me ajudou a perceber que meu casamento com ela não tinha mais progresso.
ADRIANA: Ou seja, você percebeu que eu estava certa, percebeu que tudo aquilo que eu te falei era verdade.
OTÁVIO: Isso. O futuro da minha relação com a Larissa só era isso: brigas e mais brigas. Agora, eu quero ficar com quem me quer; com quem vai me reservar um futuro alegre e harmônico. Eu quero ficar com você. Você me aceita de volta na sua vida?
ADRIANA: Aceito.
(Adriana abraça Otávio. Adriana sorri)

Cena 7/ Paisagens do Rio de Janeiro/ Dia

Cena 8/ Faculdade/ Sala de aula/ Interno/ Dia
ROBERTA: Eu volto a insistir que você me ensine àqueles conceitos. Por favor.
SÉRGIO: Não posso arriscar meu namoro. Eu amo a Juliana.
ROBERTA: Mas eu não quero que você namore comigo. Apenas me ensine. Agora se a sua namorada é neurótica, o problema não é meu.
(Roberta vê Juliana se aproximando)
SÉRGIO: Tudo bem. Já que você insiste.
(Roberta beija Sérgio. Juliana vê)

Cena 9/ Mansão Albuquerque/ Suíte de Gisele e Ramiro/ Interno/ Dia
(Gisele acorda e vai ao banheiro. Ramiro entra. Gisele vai em direção ao marido)
GISELE: Canalha
(Gisele estapeia a cara de Ramiro)
RAMIRO: O que foi isso?
GISELE: Como você foi capaz de fazer isso comigo, Ramiro?
RAMIRO: Você bebeu; Gisele?
GISELE: Eu vi você e aquela vadia asquerosa da sua amante juntos, banhando juntos. Por que você fez isso? Logo comigo, que te amei, respeitei, admirei, te dei tudo do bom e do melhor. Se você é o que é, isso é graças a mim. Mas agora, acabou. Você vai sair desse casamento sem mansão, empresa, dinheiro nem com a roupa do corpo.
(Ramiro ri)
RAMIRO: Como você é patética.
GISELE: Por quê?
RAMIRO: Quem vai sair sem nada aqui é você. Você se lembra daqueles documentos que eu pedi para você assinar há um ano ? Que eu disse que precisava da sua assinatura para autorizar a exploração de minas no Nordeste?
GISELE: O que é que tem?
RAMIRO: Aqueles documentos eram para você passar todo o seu patrimônio para mim. Seus pais nunca te ensinaram a ler um documento antes de assiná-lo? Agora tudo é meu.
GISELE: Não pod...
(Gisele começa a sentir uma dor muito forte e cai no chão)
GISELE: Seu monstro.
RAMIRO: O que foi; Gisele? Não está conseguindo respirar direito?
GISELE: Você me paga por tudo. Você me paga por cada palavra, por cada deboche e por cada sarcasmo. Você me paga.
(Depois de muita dor, Gisele fecha os olhos e morre)
RAMIRO: Gisele, Gisele.
(Ramiro toca em Gisele)
RAMIRO: Está gelada. O coração não bate mais. Não está mais respirando. Gisele está morta.
(Congela em Ramiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário