segunda-feira, 4 de março de 2013

Água e Vinho - Penúltimo Capítulo


Cena 1, Igreja, Dia
Padre: Então, sem mais delongas, eu vos declaro marido e mulher!
Stela entra na igreja.
Stela: Epa, epa, epa! E o meu convite? 
Sônia: Tirem essa louca daqui!
Stela tira uma arma da bolsa e aponta em direção a Sônia.
Stela: Antes eu não te matei, mas agora vai!
Stela caminha em direção até o altar, com a arma na mão.
Stela: Vem comigo!
Stela faz Sônia de refém.
Os convidados ficam apavorados.
Olavo: Larga ela, sua louca!
Stela: Não me chama de louca!
Stela atira em Olavo.
Hilda: Olavo!
Hilda vai em direção à Olavo, já chorando. Zulmira também.
Stela: Você vem comigo! (à Sônia)
Stela puxa Sônia pelos cabelos e ao mesmo tempo com a arma apontada.

Cena 2, Praça, Dia
Stela puxando Sônia pelos cabelos, o povo todo vai atrás para ver.
Stela: Todos saiam de perto ou atiro nela!
Os policiais já lá atrás.
Machado: Não faça nenhuma bobagem!
Stela: Cala a boca!
Stela vai em direção a mansão.

Cena 3, Praça, Dia
No meio da confusão, Virgínia aborda Laurinha.
Virgínia: E aí, hoje vamos lá fazer o servicinho no beco?
Laurinha: Hoje não. Preciso saber das fofocas. Não tá vendo a confusão?
Virgínia: To vendo sim, é que eu pensei que poderíamos aproveitar que o pessoal tá aí distraído.
Laurinha: Amanhã voltamos lá no beco e você continua me mostrando as roupas que eu vou ter que usar.
Vírginia: Tá bom, amanhã então! Mas, tenta não comer muito hoje! As roupas mal entram!
Laurinha: Tá me chamando de gorda, é?
Virgínia: Não, que isso! Só não exagere, pra conseguirmos vestir você adequadamente para os eventos futuros!
Laurinha: Tá certo! Afinal, é pra isso que estamos nos encontrando naquele beco. Pra você me mostrar as roupinhas em que eu ficarei ainda mais gatinha.
Virgínia: Haha. Tá bom, né?
Laurinha: Ah e traga mais dicas! Eu quero arrasar!

Virgínia: Pode deixar!

Cena 4, Igreja, Dia
Hilda: Meu filho!
Olavo agonizando no chão...
Zulmira: A ambulância já tá chegando! 
Hilda: Eu não vou deixar você morrer, meu filho!
Os enfermeiros chegam e levam Olavo na maca.

Cena 5, Praça/Frente da Casa de Stela, Dia
Stela chega e joga Sônia no portão.
Sônia: Sua burra! Você é uma otária!
Stela: Calada ou leva chumbo!
A polícia chega e Stela volta a fazer Sônia de refém.
Delegado (megafone): Solta ela e se entregue antes que você faça mais uma loucura!
Stela segura Sônia e eles vão para a casa.

Cena 6, Praça, Noite
Anoitece.

Cena 7, Convento, Noite
Madre: Onde será que estão aquelas três?
Ela anda pelo convento a procura de Armelinda, Carmelita e Virgínia. Entra no quarto de Armelinda e Carmelita.
Madre: Irmãs, estão aí? Meu Deus! Onde terão ido?
Ela resolve dar uma olhada nas coisas das duas pra ver se encontra alguma pista do paradeiro.
Madre: Que Deus me perdoe! Não estou fazendo mexerico, estou só procurando saber onde estão!
Ela encontra alguns papéis e descobre que Armelinda é mãe de Carmelita.
Madre: Minha nossa Senhora! Então é isso?
Ela continua olhando e acaba encontrando os planos contra Aedo Fontes.
Madre: Meu Deus! Não é possível! E eu as tive aqui por tanto tempo!
A madre sai correndo do quarto.

Cena 8, Sorveteria, Noite
Laurinha: Será que a Sônia vai sobreviver?
Dália: Deus queira que sim!
Laurinha: Já pensou? Se ela morre vou ter que reservar de novo aquele vestido que usei no último velório dela, uma nota!
Dália: Nossa, para de torcer contra!
Laurinha: Mas eu tô falando sério! Economizei 3 dias de sorvete aqui só pra pagar minha roupa, tô a fim não de gastar mais.
Dália: Ai Laura, sai daqui. Já tô nervosa com essa confusão e ainda vem você. Xô!
Laurinha: Ingrata!
Laurinha sai, sem pagar o sorvete.

Cena 9, Convento, Noite
Madre: Ainda não consigo acreditar que Carmelita e Armelinda estavam planejando uma vingança bem aqui, na casa de Deus. Preciso avisar a irmã Virgínia. Espero que ela já tenha chegado.
A madre vai até o quarto de Virgínia.
Madre: Irmã Virgínia! Ué, ainda não chegou? Mais uma sumida? Ei, o que é isso?
Ela acaba encontrando roupas íntimas bem vulgares no quarto da Virgínia. 
Madre: Não! Não é possível! A casa de Deus se transformou num antro de perdição! Amanhã aquelas três tão expulsas!
A madre vai sair mas acaba desmaiando depois das descobertas que fez.

Cena 10, Consultório, Dia
Beatriz chega.
Gustavo: Uma consulta?
Beatriz: Sim, mas eu que vim lhe consultar.
Gustavo: Para quê?
Beatriz: De acordo com algumas investigações, o senhor foi visto brigando com Aedo Fontes aqui no hospital.
Gustavo: E o que tem?
Beatriz: Por que a briga?
Gustavo fica nervoso.

Cena 11, Convento, Dia
Madre: Eu chamei as três aqui pra dizer que já sei de tudo!
Armelinda: Comeu tudo? Eita!
Carmelita: Irmã Armelinda, se controle.
Madre: Ou deveria chamá-la de mãe, não é irmã Carmelita?
Carmelita: Madre, eu... nem sei o que dizer. A senhora tem que entender que...
Madre: Basta! Tudo bem que quisesse manter sua mãe aqui conosco, mas assim, escondendo a verdade?
Carmelita: Madre, me perdoe! Eu ia contar...
Madre: Ia contar também os planos contra Aedo Fontes?
Armelinda: Ih, a velha descobriu tudo!
Madre: Como é, dona Armelinda?
Armelinda: Ui, eu sei que to linda!
Carmelita: Bom, é isso mesmo, madre! Ela é minha mãe e o resto a senhora já deve saber.
Madre: Foram vocês?
Carmelita: Não, madre! Não temos nada a ver com o crime!
Madre: De qualquer jeito, quero as duas fora do convento!
As duas saem.
Virgínia: E eu, madre? Por que me chamou? Para que eu soubesse de tudo isso?
Madre: Não! Você também tá expulsa!
Virgínia: Eu? Mas, por quê?
Madre: Eu encontrei isso aqui no seu quarto.
A superiora mostra as roupas íntimas que encontrou no quarto de Virgínia.
Virginia: Ah, quer saber? Eu não tenho vocação pra freira! Eu gosto é de homem!
Madre: Então vá procurá-los fora do convento! Anda!
Virgínia: Vou mesmo! Xô, xô! Opa, eu que tenho que sair!

Cena 12, Praça, Dia
Virgínia, Armelinda e Carmelita estão sentadas discutindo seu futuro.
Carmelita: Eu preciso sair, preciso resolver um assunto. Decidam aí e depois me comuniquem.
Armelinda: Se identifiquem? Eu sou Armelinda, sua mãe! Não lembra, sua destrambelhada?
Carmelita: Virgínia, por favor! Cuide de minha mãe enquanto eu resolvo uns assuntos. Logo eu volto.
Virgínia: Pode deixar!
Carmelita sai. Virgínia e Armelinda ficam sozinhas na praça.
Armelinda: Ei, eu sei o que você fazia quando saia do convento!
Virginia: Eu tenho que agradecer à senhora por nunca ter contado.
Armelinda: Sim, eu sei que você gosta de ver homem pelado! 
Virgínia: Haha. 
Armelinda: Eu tenho uma proposta pra te fazer.
Virgínia: Que proposta?
Armelinda explica tudo pra Virgínia.
Virgínia: Negócio fechado!

Cena 13, Casa de Stela, Dia
Stela chega e joga Sônia no sofá.
Stela: Chegou o fim!
Sônia: Para e pensa, Stela! Você vai parar na cadeia direto!
Stela: Já vou pra cadeia te matando ou não, né?
Sônia: Eu sou sua irmã!
Stela: Que se dane!
Sílvia chega pela escada. 
Sílvia: O que tá acontecendo?!
Stela: Você tá aqui?! Na minha casa?
Sílvia: Abaixa essa arma!
Stela: Não! Se despede da tua filha de uma vez pra eu acabar com isso de uma vez!
Sílvia: Stela, me obedece!
Stela ri.
Sônia toma coragem e diz:
Sônia: Então termina logo com isso! Atira!
Sônia segura a mão de Stela com a arma firma em seu peito.
Sônia: Atira!
Sílvia se desespera.
Close em Stela determinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário