sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Água e Vinho - Capítulo 5


Cena 1, Casa do Prefeito, Dia
A empregada abre e é Sônia.
Stela: Sônia?!
Sônia: O Olavo me convidou.
Stela: O que você ta fazendo aqui?
Sônia: O Olavo me convidou, não sabia que você estaria aqui.
Olavo: Eu convidei e ela veio jantar aqui!
Aedo: Moça, faça o favor de se retirar daqui.
Sônia: Claro, prefeito.
Olavo: Se ela for eu vou junto!
Sônia: Olavo, não precisa...
Stela só observa.
Aedo: A Sônia sai.
Sônia sai, Olavo vai atrás.
Aedo: Olavo, volta aqui!
Stelinha olha para Aedo com ódio.

Cena 2, Praça, Noite
Sônia correndo, chorando, Olavo logo atrás.
Olavo: Sônia!
Olavo a pega pelo braço.
Sônia: Aquela mulher é minha irmã, você vai ficar com ela, volta pra lá!
Olavo: A mulher da minha vida é você!
Sônia: Mas não sou eu que vai casar com você...
Olavo: A gente foge.
Sônia: Que? Tá doido?
Olavo beija Sônia.

Cena 3, Casa do Prefeito, Canto, Dia
Stela chama Aedo num canto.
Stela: Que palhaçada foi essa?!
Aedo: É sua irmã?
Stela: Sim.
Aedo: Agora é com você, meu filho não me obedece.
Stela: Eu tava pensando numa coisa aqui, e você vai me ajudar.
Aedo: Não que?
Stela: Sônia vai sumir do mapa!

Cena 4, Sorveteria, Noite
Sílvia: Isso é pra você parar de fofocar da vida dos outros!
Laurinha: Eu vou chamar a polícia!
Sílvia: Por que eu joguei sorvete na sua cara? Deveria ter te dado um tapão na cara!
Laurinha: Dália, olha ela ali me ameaçando!
Dália: Laurinha, sai daqui e volta amanhã.
Laurinha: Eu nunca fui tão humilhada em toda minha vida!
Laurinha empina o nariz e sai.
Sílvia: Ufa.

Cena 5, Casa de Sílvia, Sala, Noite
Sílvia chega, Sônia vai falar com ela.
Sônia: Mamãe, preciso falar com você.
Sílvia: O que foi? Já ta tarde.
Sônia: Eu vou embora da cidade.
Sílvia: Não vou deixar!
Sônia: Eu vim te comunicar, não pedir.
Sílvia: Eu te proíbo! Pra onde você vai? Com quem?
Sônia: Vou viajar com o filho do prefeito.

Cena 6, Praça, Dia
Amanhece.

Cena 7, Estação de Trem, Dia
Olavo sentado em um banco, esperando Sônia chegar.
Olavo: Cadê ela? Tá demorando, daqui a pouco o trem vai.

Cena 8, Convento, Dia
Virgínia tá sentada lendo a bíblia, quando a madre superiora entra:
Madre: Noviça Virginia?
Vírginia : Sim, madre! Não se preocupa! To lendo a bíblia.
Madre: Não perguntei! Vim te informar de uma coisa.
Virgínia: Diga, madre.
Madre: Você ficou encarregada de ir buscar uma irmã que tá vindo para o convento. A irmã Carmelita.
Virgínia: Mas, mas...
Madre: Você parte amanhã cedo.
A madre superiora sai e Virgínia fica pensando.
Virgínia: Coitada! Mais uma pra sofrer nas mãos dessa velha!

Cena 9, Prefeitura, Gabinete, Dia
Stela: Tudo certo, então?
Aedo: Sim, os meus capangas vão fazer tudo que a gente combinou.
Stela: Minha maninha não viaja mais!
A porta bate.
Aedo: Pode entrar!
Carolina entra.
Aedo: Quem é você?
Stela: Eu vou saindo então, qualquer coisa me chama.
Aedo: Certo.
Stela sai.
Carolina: Não lembra de mim?

Cena 10, Pousada, Dia
Carmelita: Amanhã, se nosso bom Deus permitir, estarei cumprindo minha promessa ao Senhor! Amém!

Cena 11, Em frente a Casa de Sílvia, Dia
Sônia vai saindo com uma pequena mala.
Sônia: Agora vou ser feliz.
Uma carroça para na frente da casa, 2 capangas descem dela.
Sônia: Quem são vocês?
Os capangas passam um líquido no rosto de Sônia, ela desmaia.
TUDO FICA ESCURO.

Cena 12, Lugar estranho, Dia
Sônia abre os olhos lentamente, ela se levanta.
Sônia: Onde é que eu tô?!
Close em Sônia jogada em um lugar estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário