sábado, 3 de dezembro de 2011

Capítulo       006
                                         (26/11/11)

                                   LADO A LADO
                          Novela de
                                     FELIPE LEIBOLD





                               
                        

                                Personagens deste capítulo
                                           CAROLINA               RAFAEL
                                      VALTER                  CARLOS
                                        FÁBIO                    MARINA
                                    REINALDO                MILTON
                                       LURDES                     ANA
                                         OLGA                     PABLO
                                     RAIMUNDO             CAMILE
                                       MÁRCIO           HOMEM MISTERIOSO
                                         JORGE
CENA 01/ RUA/ EXTERNO/ DIA.
Valter abre os olhos, ele está na calçada em frente à casa de Carolina.
VALTER – Agora eu tenho mais do que certeza que essa piranha tá envolvida com o Milton no esquema do roubo. . . Eles vão se ver comigo.
CORTA PARA:

CENA 02/ CASA DE CAROLINA/ SALA/ INTERNO/ DIA.
Carolina sentada no sofá, séria pensa.
CORTA PARA:

CENA 03/ CASA DE VIRGÍNIA E REINALDO/ SALA/ INTERNO/ DIA.
Fábio chega a sua casa. Reinaldo está sentado em uma cadeira no canto da sala de costas pra porta. Ele vira para Fábio.
FÁBIO – (assustado) Pai, que susto. O que você tá fazendo aí?
REINALDO – O que eu fazendo aqui? Ou o que você faz todo dia?
FÁBIO – Do que você tá falando?
REINALDO – Agora eu sei muito bem onde é que você tava, e porque você chegou tarde da noite aquele dia.
FÁBIO – Eu tava com meus amigos, nada demais, eu já disse isso!
REINALDO – Ah, então seus amigos também se drogam?
Fábio fica assustado.
FÁBIO – Drogar? Você acha que eu me drogando?
REINALDO – Não acho, tenho certeza.
FÁBIO – Mas como que você pode pensar uma coisa dessas?
REINALDO – (tirando a mão do bolso) Eu tava mexendo na sua mochila, e achei (tira as drogas de seu bolso) isso.
FÁBIO – Mas como assim? Isso daí não é meu!
REINALDO – Para de mentir, que eu sei muito bem que isso daqui é seu sim!
Reinaldo levanta da cadeira. Ele vai até Fábio.
FÁBIO – (gritando) Isso não é meu, eu já disse!
Reinaldo dá um tapa em Fábio, e o joga no chão.
REINALDO – (gritando, nervoso) Não foi assim que eu te eduquei! Eu não ensinei essas coisas pra você, e eu também não ensinei você a mentir. Eu sempre fui bom com você. Mas você se droga! Você sabe os problemas que isso pode dar? Você sabe?! (pausa) Imagina, quando a sua mãe descobrir isso! Imagina!
FÁBIO – Não precisa nem imaginar. (pausa) Eu vou sair daqui!
Fábio abre a porta e sai correndo.
REINALDO – (gritando) Fábio, volta aqui!
Reinaldo sai correndo atrás de Fábio.
CORTA PARA:

CENA 04/ RUA/ EXTERNO/ DIA.
Fábio sai do prédio correndo. Depois de um tempo, Reinaldo sai correndo atrás. Mas para ao perceber que o perdeu de vista.
REINALDO – (para si/ baixo) Onde é que esse menino foi?
CORTA PARA:

CENA 05/ COMUNIDADE/ CASA DE OLGA/ INTERNO/ DIA.
Olga observa os vizinhos pela janela. Lurdes entra no quarto.
LURDES – Quer companhia?
OLGA – (virando para Lurdes) Lurdes?! Como você entrou aqui?
LURDES - A porta tava aberta.
OLGA – Por que você veio?
LURDES – Bem. . . Eu quero fazer uma proposta pra vocês.
OLGA – Vocês?
CORTA RÁPIDO PARA:


CENA 06/ COMUNIDADE/ CASA DE RAIMUNDO/ INTERNO/ DIA.
Raimundo e Olga sentados no sofá de Raimundo, e Lurdes em pé.
LURDES – Eu sei muito bem que vocês também são bisbilhoteiros, e gostam de ficar assistindo a vida dos vizinhos, portanto/
RAIMUNDO – (corta) Quem disse que a gente é assim?
LURDES – Eu vi vocês dois tá? Mas num se preocupem, não são os únicos.
OLGA – Tá, bacana, nós três espionamos os vizinhos, e o que tem isso?
LURDES – Eu quero propor um grupo de espionagem!
OLGA – Que isso, mulher? Parece que tem dois anos de idade.
LURDES – É só pra ficar mais divertido, espionar sozinho é um saco!
RAIMUNDO – Nisso você tem razão.
LURDES – Mas enfim, topam?
OLGA – Olha, vendo por esse lado. . . Até topo, mas eu e Raimundo trabalhamos todo dia, não dá.
LURDES – É verdade. . . Num tinha pensado nisso.
RAIMUNDO – Opa! Tive uma idéia genial e linda que nem eu!
OLGA – Desembucha então, biba!
Raimundo sorri.
CORTA PARA:

CENA 07/ RIO DE JANEIRO/ EXTERNO/ DIA.
Imagens do Rio de Janeiro de manhã.
CORTA PARA:

CENA 08/ HOSPÍCIO/ QTO DE RAFAEL/ INTERNO/ DIA.
Rafael olhando pela janela, parado. Doutor Jorge entra.
JORGE – Rafa?
RAFAEL – Oi.
JORGE – Como você tá?
RAFAEL – Bem, e exatamente por isso que eu quero ir embora.
JORGE – Nós já conversamos sobre isso, você não vai sair daqui enquanto não melhorar.
RAFAEL – Mas eu melhor!
JORGE – (gritando) Não, você não tá!  Você acha que tá, mas não tá!
RAFAEL – Você não sou eu!  Você não pode me dizer se eu bem ou não, eu que digo isso!
JORGE – Você tá maluco? Aliás, tá, e muito! Porque eu sou médico daqui, eu que falo quando você tá bem ou não!
Rafael levanta e fala empurrando Jorge.
RAFAEL – (chorando e empurrando o Doutor) Sai daqui! Sai daqui!
Rafa chuta Jorge. Jorge sai da sala. Rafael senta chorando na cama.
RAFAEL – Eu não aguento mais! Não aguento. . . É hoje eu fujo daqui!
CORTA PARA:

CENA 09/ MODA SHOPPING/ INTERNO/ DIA.
Márcio sentado na loja. Olga e Raimundo em sua frente.
MÁRCIO – Espera aí, num entendendo nada!
OLGA – Como assim num tá entendo? É só você cobrir nossas faltas, mentindo pra Carol.
MÁRCIO – E o que eu ganho em troca?
RAIMUNDO – Metade do salário de cada um de nós.
MÁRCIO – Meu Deus. . . Nem me passa pela cabeça o motivo de vocês quererem isso, mas ganhando salário em dobro. . . Aceito!
OLGA – Então fechadíssimo!
Olga e Raimundo sorriem para Márcio.
CORTA PARA:

CENA 10/ RODRIGUES/ INTERNO/ SECRETARIA/ DIA.
Valter chega correndo. Márcia está na secretaria.
MÁRCIA – Que isso! Só chegou agora?
VALTER – Eu tive algumas coisas pra resolver.
MÁRCIA – Algumas coisas, tipo. . .
VALTER – Desde quando eu tenho que te dar satisfações?
MÁRCIA – Ah, tudo bem, você sabe que eu sou curiosa. . . Aliás, o Milton disse que odeia essa característica minha!
VALTER – (nervoso) O Milton! O Milton! Porcaria!
MÁRCIA – Que foi?
VALTER – Ele vai me matar se notar que eu atrasei.
MÁRCIA – Não vai não.
VALTER – Num vai? Por quê?
MÁRCIA – Ele não tá aqui!
Valter fica surpreso.
CORTA PARA:

CENA 11/ CASA DE MILTON E FÁTIMA/ COZINHA/ INTERNO/ DIA.
Fátima cozinhando, e Milton na cozinha ao seu lado.
MILTON – Eu com muita dor de cabeça, num deu pra ir para a empresa.
FÁTIMA – Isso é porque você ficou muito tempo assistindo televisão, naquele sofá desconfortável!
MILTON – Que isso?! Deu pra fingir que é minha mãe agora? Vê se te enxerga!
Milton sai da cozinha.
FÁTIMA – Eu ainda não entendo porque eu fui casar com esse idiota.
Fátima ouve um barulho de carro, alto. Ela vai até a janela na cozinha, e vê um caminhão de mudanças chegando.
CORTA PARA:
CENA 12/ HOTEL/ QTO DE CARLOS/ INTERNO/ DIA.
Carlos observa homens saindo do caminhão de mudança, e trazendo móveis para a casa do lado, que estava à venda. De repente, ele vê da janela do quarto, Mariana entrando no quarto da casa ao lado.
CARLOS – (para si) Essa menina não estuda lá no colégio?
Mariana olha pela janela, ela vê Carlos.
CARLOS – (assustado) Ela vai morar aqui do lado?
Mariana e Carlos se olham.
CORTA PARA:

                                     1º INTERVALO COMERCIAL

CENA 13/ NOVA CASA DE MARIANA/ QTO DE MARIANA/INTERNO/ DIA,
Continuação imediata da cena 12. Mariana continua olhando para Carlos.
MARIANA – Até que em casa ele é mais bonito.
Ela ri, e fecha a cortina.
CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 14/ HOTEL/ QTO DE CARLOS/ INTERNO/ DIA.
CARLOS – Que menina grossa!
Carlos volta a sentar na cadeira, e mexer no computador
CARLOS – Agora, é hora de conhecer novas pessoas. . . Na internet!
Carlos sorri, e começa a digitar.
CORTA PARA:

CENA 15/ RIO DE JANEIRO/ EXTERNO/ NOITE.
Imagens do Rio de Janeiro anoitecendo. Está chovendo.
CORTA PARA:
CENA 16/ CASA DE MILTON E FÁTIMA/ SALA/ INTERNO/ NOITE.
Ana – arrumada com uma bolsa – olha para os lados da sala, para ver se tem alguém. Ela vê que aparentemente não tem ninguém, então sai de casa. Milton chega da cozinha.
MILTON – (para si) Aposto que foi encontrar com aquele pobre!
CORTA PARA:

CENA 17/ HOSPÍCIO/ CORREDOR/ INTERNO/NOITE.
Jorge anda pelo corredor do hospício, perturbado. Ele para na frente do quarto de Rafael, ele resolve entrar.
CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 18/ HOSPÍCIO/ QTO DE RAFAEL/ INTERNO/ NOITE.
Jorge entra no quarto, e vê a janela aberta, sem Rafael no quarto. Está chovendo muito.
JORGE – (preocupado) Eu disse que ele não tava bem pra deixar a janela aberta! Mas todos disseram o contrário! EU DISSE!
Jorge corre até a janela, onde olha para baixo e não vê nada.
JORGE – O Rafa fugiu!
CORTA PARA:

CENA 19/ MATO/ EXTERNO/ NOITE.
Enquanto chove, Rafael corre por um mato imenso, até que cai no chão. Ele olha para trás sorrindo.
RAFAEL – Agora já devo tá longe do inferno!
CORTA PARA:

CENA 20/ HOSPÍCIO/ CORREDOR/ INTERNO/ NOITE.
Jorge corre preocupado pelo corredor do hospício, até que para em uma mulher.
JORGE – Eu disse que ele não tava bem! Não era pra deixar a janela dele aberta!
MULHER – De quem você tá falando? Do Rafa?
JORGE – (grita) Ele fugiu!
Jorge sai correndo, a mulher fica paralisada e sai correndo também.
CORTA PARA:

CENA 21/ HOTEL/ QTO DE CAMILE/ INTERNO/ NOITE.
Camile em sua cama, quando ela ouve alguém bater na porta. Ela levanta, cansada, para abrir. Quando abre, é Pablo.
CAMILE – O que você tá fazendo aqui?! Veio me dar detalhes da noite passada?
PABLO – Eu já disse mil vezes que num aconteceu nada noite passada! Eu não lembro porque eu tava nu, eu não me lembro de nada!
CAMILE – É. . .Geralmente é isso que acontece quando uma pessoa fica de ressaca!
PABLO – Ressaca?!
CAMILE – E porque estava nu. . . Acho que mesmo sem falar nada, você já entendeu o que eu pensei.
PABLO – Para! Fica quieta!
CAMILE – Não vou ficar não, enquanto você não me explicar o que tá fazendo aqui!
PABLO – (calmo e romântico) Desde que você entrou nesse hotel/
CAMILE – Ah não! Num vem com essa de filme romântico que eu não caio.
PABLO – Então o que você quer?
CAMILE – Que você vá logo ao ponto!
PABLO – Quer que eu vá logo ao ponto? Então tá! (pausa) Eu acho que eu apaixonado por você!
Pablo beija Camile, que o joga pra trás.
CAMILE – Sai daqui! Sai daqui agora!
Pablo sorri e sai do quarto. Camile fica pensativa.
CORTA PARA:



CENA 22/ HOTEL/ SALA/ INTERNO/ NOITE.
A sala está vazia – só dá para ouvir o barulho da chuva caindo –, até que a campainha toca. Eduardo chega, e vai até o hall para atender a porta.
CORTA RÁPIDO PARA:

CENA 23/ HOTEL/ HALL/ INTERNO/ NOITE.
Eduardo abre a porta, e vê o Homem Misterioso todo vestido de preto, e com uma mala – o mesmo que velho que via em suas ‘visões’ –. Ele fica paralisado.

                                                         FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário