terça-feira, 6 de novembro de 2012

Estrela do Mar - Capítulo 2


CENA 1: MADRUGADA – VILA DE PESCADORES – BARCO

Danilo acaba de pular no mar ao avistar uma jangada com uma pessoa.
Danilo pega a jangada e a puxa para perto do barco.
Júlio o ajuda e eles retiram a pessoa da jangada, colocando-a no barco.
Danilo volta para o barco
DANILO: Pai pega a lanterna
Júlio ilumina a pessoa que está inconsciente
JULIO: É uma garota
DANILO: Esta viva?
Júlio se aproxima para escutar a respiração da garota. Depois ele sente os batimentos cardíacos dela
JULIO: Sim, ela está respirando, mas está gelada
DANILO: Vou pegar a coberta para aquecê-la
Danilo corre para a cabine e pega uma coberta.
JULIO: Acho que devemos tirar esse vestido molhado dela
DANILO: O que? Será que precisa mesmo?
JULIO: Claro, se ela ficar com essa roupa encharcada pode pegar uma pneumonia
DANILO: Está bem, mas fico sem jeito
JULIO: Abre a coberta, vou retirar o vestido, e você a cobre
DANILO: Está bem
Júlio retira o vestido da garota, e Danilo a enrola na coberta
JULIO: Pronto, vamos leva-la para cabine e voltar para casa.
Júlio carrega a garota ate a cabine do barco

CENA 2: MADRUGADA  – FORTALEZA –  CASA DE JAQUELINE – QUARTO

Jaqueline está dormindo quando o ouve o telefone tocar. Ela se levanta e atende
JAQUELINE: Alô. Sim é ela
Jaqueline fica pálida
JAQUELINE: O que? Vocês encontraram o meu marido morto?
Jaqueline deixa o telefone cair no chão, e começa a chorar.

CENA 3: MADRUGADA – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO

Júlio e Danilo entram em casa. Júlio carrega a garota, que ainda está desacordada e a coloca no sofá
DANILO: Por que ela não acorda?
JULIO: Eu não sei
DANILO: Acho que ela precisa de um médico
JULIO: Não temos como ir à cidade a essa hora da madrugada. Se ela não acordar até de manhã, então a levamos
Malena entra
MALENA: O que está havendo? O que é isso enrolado nessa coberta?
DANILO: É uma garota que encontramos no mar
Malena se aproxima da garota
MALENA: Como assim a encontraram no mar?
JULIO: Avistamos uma jangada com a garota boiando no mar
DANILO: Mas ela não acorda
Malena coloca a mão na testa da garota
MALENA: Acho que ela está com febre.
JULIO: Ela estava muito fria quando a encontramos
DANILO: E não sabemos quando tempo ela ficou no mar, deve ter pegado toda aquela chuva.
MALENA: Vou buscar mais um cobertor para mantê-la bem aquecida. De manhã, se ela não melhorar a levaremos à cidade.
Malena coloca outro cobertor na garota e a deixa no sofá.
MALENA: Pronto. Esperoque ela acorde melhor.
JULIO: Vou tirar os peixes do barco e colocar no gelo
DANILO: Eu te ajudo
JULIO: Não precisa, não pescamos muito, eu consigo arrumar tudo sozinho. Tire essa roupa molhada e vá dormir
DANILO: Boa noite então
Malena e Danilo vão dormir. Júlio volta para o barco para pegar os peixes

CENA 4: MANHÃ - RIO DE JANEIRO  – CASA DE CÉSAR – SALA DE JANTAR

César senta-se para tomar café da manhã ao lado de sua esposa Beatriz
BEATRIZ: Bom dia. Vai mais cedo pra construtora?
César dá um beijo em Beatriz
CESAR: Sim, tenho muitas coisas para resolver hoje. Cadê a Carlinha?
BEATRIZ: Está se arrumando para o colégio
CESAR: Eu levo ela hoje, de lá sigo pro escritório.
BEATRIZ: Ela vai adorar
César e Beatriz continuam tomando café da manhã

CENA 5: MANHÃ -  FORTALEZA –  CASA DE JAQUELINE  - SALA

Maria entra na casa de Jaqueline e a encontra chorando na sala
MARIA: Vim o mais rápido que pude. Porque não me ligou assim que recebeu a noticia
Maria abraça Jaqueline
JAQUELINE: Era madrugada
MARIA: Devia ter ligado mesmo assim. Amigas são para essas coisas, mas o que aconteceu?
JAQUELINE: Eu já estava agoniada com o sumiço do Matias, mas a policia só começou a procura-lo ontem de tarde quando fez 24 horas do desaparecimento dele.
MARIA: Mas onde o encontraram?
JAQUELINE: Na parte de trás da oficina. É um quartinho onde ele guardava as madeiras e os materiais que usava na carpintaria, um tipo de depósito.
MARIA: Mas foi um assalto? Ele estava ferido?
JAQUELINE: Não. Ainda estão fazendo exames, mas ao que tudo indica foi um enfarte
Jaqueline volta a chorar. Maria a consola
JAQUELINE: Eu fui até a oficina ontem pela manhã para procura-lo, mas como ela estava trancada achei que ele não tivesse ido lá. Se eu tivesse olhando no deposito...
MARIA: Calma, não fique assim, mesmo se você o tivesse encontrado provavelmente já seria tarde demais.
Maria abraça Jaqueline

CENA 6: MANHÃ -  RIO DE JANEIRO  – CASA DE ARNALDO

Arnaldo está à mesa tomando café da manhã, quando sua esposa Celine entra.
CELINE: Bom dia querido.
Celine senta-semesa.  A empregada lhe serve.
ARNALDO: Bom dia. Por que acordou tão cedo?
CELINE: Queria falar com você antes que fosse para o escritório. Ontem nem vi a hora que você chegou
ARNALDO: Estou tendo muito trabalho.
CELINE: Eu sei amor. Será que você pode pedir pra secretaria comprar as passagens e reservar um hotel em Paris para mim? Eu me esqueci de falar antes e já está em cima da hora, quero viajar em dois dias no máximo para aproveitar e assistir alguns desfiles também.
ARNALDO: O que? Eu não entendi nada do que você disse
CELINE: Ai você nunca presta a atenção no que digo. Manda a secretaria comprar as passagens e reservar o hotel, você sabe que eu detesto essas burocracias. Além disso ainda tenho que comprar uns casacos, é inverno na França e eu não tenho nada novo, também no Rio nunca faz frio, mas eu vou até a loja da Marion em São Paulo e...
ARNALDO: Celine espera. Do que você está falando? Por que precisa ir a Paris?
CELINE: Ah! Esqueci de contar essa parte. A Angelina, aquela minha amiga que foi nossa madrinha de casamento, vai promover uma TeaParty em sua casa em Paris para comemorar a associação da loja dela com uma grande marca francesa.  Vai ser incrível, a Paola também vai, se lembra dela? Não a vejo desde que se mudou para Londres.
Arnaldo olha seriamente para Celine
CELINE: O que foi? Não se lembra da Paola?
ARNALDO: Você está me dizendo que vai cruzar o oceano para tomar chá com suas amigas?
CELINE: Ora. Não é um chá qualquer todas as minhas amigas vão estar lá e quando digo amigas, quero dizer as importantes, não essas aqui do condomínio.
ARNALDO: Celine você se esqueceu que estamos passando por um momento delicado?
CELINE: Ai amor, não seja dramático. Eu entendo que você não possair, que precisa resolver os problemas da empresa, e eu não vou ficar chateada por você não ir, é serio.
ARNALDO: O problema não sou eu ir ou não
CELINE: Então qual é problema? Prometo que não vou demorar muito, só uns dias porque é claro que vou querer renovar o guarda roupas né. Não se pode ir à Paris e não fazer compras
ARNALDO: Celine...
CELINE: Também quero ver se consigo assistir aos desfiles.
ARNALDO: Celine você não pode ir.
Celine olha espantada para Arnaldo.

CENA 7: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – SALA

Danilo acorda e vai até a sala onde encontra a mãe costurando um velho vestido.
Danilo olha para o sofá e vê que está vazio
DANILO: Onde está a garota?
MALENA: Está no quarto da Catarina
DANILO: E a Catarina?
MALENA: Seu pai foi leva-la a escola
DANILO: A garota acordou?
MALENA: Sim, mas acho que dormiu de novo. Seu pai a colocou na cama da Catarina porque é mais confortável.
DANILO: O que está fazendo?
MALENA: Arrumando esse vestido para colocar nela, estou me baseando pelo vestido que vocês tiraram dela e acho que deve servir. Ela é pequena né?
DANILO: Não sei, não a vimos direito. Estava escuro e logo que a tiramos do mar a enrolamos no cobertor.
MALENA: Espero que ela conte o que aconteceu.
DANILO: Sim, tomara que ela fique bem.
MALENA: Vá tomar café enquanto termino o vestido
Danilo segue para cozinha. Malena continua trabalhando no vestido          

CENA8: MANHÖ FORTALEZA – CASA DE JAQUELINE – SALA

Maria desliga o telefone e senta-se ao lado de Jaqueline
MARIA: Pronto, já falei com a funerária eles vão cuidar de tudo
JAQUELINE: Obrigada, eu não tenho condições de resolver essas coisas
MARIA: Não se preocupe, deixe eu resolvo tudo. Vocêquer eu avise alguém? Quem sabe a família dele?
JAQUELINE: Vamos avisar aos amigos. Família ele não tinha, éramos só nos dois mesmo.
Jaqueline volta a chorar
JAQUELINE: O que eu vou fazer agora sem o Matias?
MARIA: Calma, você não está sozinha, seus amigos estão com você
A campainha toca. Maria abre a porta, Valéria entra
VALÉRIA: Minha irmã, como você está? Eu vim assim que soube
Valéria abraça Jaqueline
JAQUELINE: Meu Matias...
Jaqueline chora. Valéria e Maria a consolam

CENA 9: MANHÃ – RIO DE JANEIRO – EMPRES GOLTZ – SALA DE DIOGO

Diogo chega a sua sala e pouco depois, Flávia, a secretaria entra
FLÁVIA: Com licença, o senhor Milton está aqui e quer vê-lo
DIOGO: Milton? Que Milton?
FLÁVIA: Ele disse que é mestre de obras do novo edifício, posso mandar entrar?
DIOGO: Tudo bem, faça-o entrar
Flávia sai e Milton entra
DIOGO: Bom dia, em que posso ajudar?
Milton senta-se impaciente
MILTON: Na verdade eu queria falar diretamente com o doutor Arnaldo, mas disseram que ele ainda não chegou e não posso perder tempo.
DIOGO: Aconteceu algum problema?
MILTON: Sim, ontem a noite chegou aos meus ouvidos que o doutor Arnaldo esta planejando reduzir os salários dos operários, isso é verdade?
Milton olha furioso para Diogo.

CENA 10 : MANHà – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – QUINTAL

Danilo está arrumando os peixes. Júlio chega
DANILO: Bom dia pai
JULIO: Bom dia. E a garota acordou?
DANILO: Acho que sim. Mamãe está com ela, foi vesti-la
JULIO: Ótimo, espero que ela esteja bem para não precisarmos leva-la até o médico da cidade.
Malena aparece na porta com uma cara assustada
DANILO: Então o vestido coube?
MALENA: Sim
JULIO: O que foi? Por que essa cara?
MALENA: Onde vocês encontraram essa garota?
DANILO: Já dissemos, ela estava numa jangada por quê?
MALENA: Vocês não repararam nela?
JULIO: Do que está falando?
MALENA: Acho que deveriam ir vê-la
Danilo e Júlio seguem para o quarto de Catarina

CENA 11: MANHÃ – VILA DE PESCADORES – CASA DE JULIO – QUARTO DE CATARINA

Júlio e Danilo entram no quarto de Catarina.
JULIO: Meu Deus!  O que é isso?



Nenhum comentário:

Postar um comentário