quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Capítulo 8 de Pulo do Gato


CENA 01 / INTERIOR / CLÍNICA AMERICANA / RECEPÇÃO / MANHÃ

CALIXTO – Vai lá, Terezinha.
TEREZINHA – Mas e você?
CALIXTO – Eu dou meu jeito.

Terezinha se afasta de Calixto e segue em direção ao casal. Ela se senta e abraça Estevão.

SELMA – O que houve, Terezinha?
TEREZINHA – Vim aqui para tratar do Gilberto. Ele sofreu um acidente na avenida principal ontem.
SELMA – Mas por que ele só veio a ser atendido hoje?
TEREZINHA – Porque não tinha vaga nos outros hospitais mais próximos. Tive que passar a noite na igreja com ele.
ESTEVÃO – Nossa, você é batalhadora, hem.
SELMA – Mas tinha justamente que ser a Clínica Americana? A mais cara da cidade?
TEREZINHA – Eu estava desesperada, mulher!

Terezinha começa a chorar e Estevão a abraça.

ESTEVÃO – Tomara que dê tudo certo, Terezinha.

Selma olha com desprezo e desconfiança para Terezinha. Aos poucos, ela vai enxugando as lágrimas e se vira contra Selma.

TEREZINHA – Mas e você, Selma? Veio aqui invejar o hospital?
SELMA – Não, vim aqui fazer meu plano de saúde.

Terezinha se segura para não rir

ESTEVÃO – Ganhei duzentos milhões na raspadinha, Tereza!
TEREZINHA – Hã?
ESTEVÃO – É. Estou milionário.
TEREZINHA – Como assim?
ESTEVÃO – Sente aqui que eu vou te contar tudo.

Terezinha senta-se entre Selma e Estevão, deixando a patroa zangada por dentro.

CORTA PARA:

CENA 02 / INTERIOR / MANSÃO BRASIL / QUARTO DE LAURA / MANHÃ

LAURA – Antônio?

Antônio dá um soco na cara de Laura, que cai da cama. Em seguida, Antônio começa a chutar a mulher e chama-la de vadia. Laura consegue se desvencilhar da surra e foge para o corredor.

CORTA PARA:

CENA 02 / INTERIOR / MANSÃO BRASIL / CORREDOR / MANHÃ

Laura, ao tentar fugir de Antônio, tropeça na camisola e cai da escada. Antônio fica estupefato.

CORTA PARA:

CENA 03 / INTERIOR / MANSÃO BRASIL / COZINHA / MANHÃ

Delma está cozinhando quando ouve o barulho do baque e corre para a sala.

CORTA PARA:

CENA 04 / INTERIOR / MANSÃO BRASIL / SALA / MANHÃ

Delma vê a patroa jogada no chão e Antônio no topo da escada.

ANTÔNIO – Não é nada disso que você está pensando!

CORTA PARA:

CENA 05 / EXTERIOR / SHOW DELÍCIA / TARDE

Maria Gilderoy e Tom estão na rua. Ela, com alguns panfletos e ele está acompanhando.

TOM – Mas eu não entendi a parte da corda...
M. GILDEROY – Querido, mais tarde a gente conversa sobre isso. Mas você tem certeza que quer ser o novo dançarino da casa?
TOM – Melhor que carregador de caixote de hortifrúti.
M. GILDEROY – Teu negócio é ser famoso, né?
TOM – Com certeza.
M. GILDEROY – Vou te ajudar.

Maria Gilderoy e Tom começam a distribuir panfletos do espetáculo da casa de show em frente à casa. É quando alguém passa e joga os panfletos para o alto.

M. GILDEROY – Vai à merda!

Os dois pegam os panfletos que restam.

TOM – Caiu um pouquinho no meio da estrada. Vou lá pegar.
M. GILDEROY – Cuidado!

Tom vai pegar os panfletos que restam.

CORTA PARA:

CENA 06 / INTERIOR / CARRO / TARDE

Victor Hugo está dirigindo o mais rápido que pode.

LURDINHA – Anda logo com essa carroça velha, homem!
V. HUGO – Dona Lurdinha, estou indo na velocidade máxima que a pista permite.
LURDINHA – Dane-se, não estou pedindo para você ir na velocidade da pista, estou pedindo para você ir de acordo com as MINHAS vontades!

Victor Hugo respira fundo e continua dirigindo na velocidade da pista.

CORTA PARA:

CENA 07 / EXTERIOR / PISTA / TARDE

Tom está pegando os panfletos quando é atropelado pelo carro em que Lurdinha está. Maria Gidelroy vai correndo ajudar o novo contratado enquanto Victor Hugo sai rapidamente do carro.

V. HUGO – Tom?! Desculpa, amigo!
TOM – (fraco) Tudo bem...

Lurdinha sai do carro.

LURDINHA – Mas o que... (vê Tom)... o pobretão tá fazendo aí caído no chão?
TOM – Tá dirigindo pra essa patricota aí, Victor Hugo?!
LURDINHA – Vamos Victor Hugo! Dentro de meia hora começa a aula na faculdade!
M. GILDEROY – Vai à merda, lacraia!
LURDINHA – Já que você não quer dirigir pra mim, então eu mesma dirijo essa joça!

Lurdinha entra no carro e arranca.

V. HUGO – Quer que eu te leve pra um hospital?
TOM – Não precisa...
M. GILDEROY – Eu cuido de você aqui na casa de show. Vem.

Apoiado em Victor Hugo e em Maria Gilderoy, Tom volta para a Show Delícia.

CORTA PARA:

CENA 08 / INTERIOR / CARRO / TARDE

Lurdinha está dirigindo, mas não vê que o panfleto acabou entrando no banco de carona do carro.

CENA 09 / MORRO D’ÁGUA / CASA DE LAURA DAGMAR / TARDE

Laura Dagmar está lavando as calcinhas quando Sandreia entra rapidamente.

L. DAGMAR – Que isso, Sandreia?! Resolveu virar bandida agora, é?
SANDREIA – Laura, tu não vai acreditar no que aconteceu!
L. DAGMAR – No quê?
SANDREIA – O irmão da Terezinha, o Gilberto, ele sofreu o acidente na avenida principal e tá passando por cirurgia agora!

Laura deixa a calcinha cair.

L. DAGMAR – Como tu sabe disso?
SANDREIA – A Selma acabou de me ligar falando isso!
L. DAGMAR – Bem, se é assim, vamo lá prestar condolência!

Laura se veste e as duas vão.

CORTA PARA:

CENA 10 / INTERIOR / MANSÃO BRASIL / SALA / TARDE

Uma equipe paramédica está levando o corpo inconsciente de Laura com uma maca. Assim que eles saem, Delma se aproxima do patrão.

DELMA – Mas o que houve com ela, doutor Antônio?
ANTÔNIO – Essa maluca se jogou da escada só porque eu falei que não ia pagar o cartão de crédito dela! Vou ligar pro Beto e avisar que eu não vou poder ir pra empresa hoje.

Delma estranha e espera o patrão sair do telefone.

DELMA – (tímida) Seu Antônio... Eu sei que é um péssimo momento para pedir isso, mas eu preciso de uma parceira aqui pra me ajudar a limpar a casa! É muito grande, não dou conta sozinha!
ANTÔNIO – É, Delma, eu já sei disso. Você já me falou. Vou providenciar essa semana. Agora vou para o hospital.

Antônio segue para o hospital.

CORTA PARA:

CENA 11 / INTERIOR / CLÍNICA AMERICANA / SALA DE CIRURGIA / TARDE

Gilberto está passando por uma séria cirurgia. Os médicos e enfermeiros estão fazendo o possível para salvá-lo.

CORTA PARA:

CENA 12 / INTERIOR / CLÍNICA AMERICANA / RECEPÇÃO / TARDE

Sandreia e Laura Dagmar entram com roupas justíssimas no hospital, atraindo olhares de todos os cantos. Selma, que estava na porta, abraça as amigas e as leva para falar com Estevão e Terezinha.

TEREZINHA – Então você tá rico, Estevão?!
ESTEVÃO – Pois é, quem diria, hem?

Terezinha vê as colegas de trabalho e suspira de raiva. Mesmo assim, as abraça.

ESTEVÃO – Ih, Selma! De tanta conversa, esqueci o que a gente veio realmente fazer aqui! Vamos lá falar com a moça da recepção.

Selma e Estevão vão embora e Terezinha deixa Laura e Sandreia sozinhas. Laura vê um enfermeiro bonitão e vai atrás dele.

SANDREIA – (para si) Laura Vagabamar, isso sim.
CORTA PARA:

CENA 13 / INTERIOR / CLÍNICA AMERICANA / SALA DE ESPERA / TARDE

Terezinha encontra Calixto vestido de enfermeiro e o dois vão para um canto discreto.

TEREZINHA – Deu o teu jeito lá com a recepcionista?
CALIXTO – Dei meu nome e o teu. Ela falou que a gente teria que dar uma parte adiantada, mas como a situação é de urgência, temos um mês pra pagar a mensalidade do hospital.
TEREZINHA – A anta da Selma não perguntou de tu ainda não, ainda tive que ficar dando satisfação para aquela vaca desnutrida... Mas tu não sabe o que eu descobri!
CALIXTO – O quê?
TEREZINHA – O jeito de nós dois pagarmos o hospital e, se precisar, o tratamento do Gilberto!
CALIXTO – Como assim? Vai armar outro assalto?
TEREZINHA – O Estevão ganhou (ênfase) duzentos milhões numa raspadinha aí. Sabe por quê ele tava aqui? Pra fazer um plano de saúde... A outra nem abriu o salão por causa disso! Tanto é que a Laura Putamar e a Sandreia foram me “prestar condolências”...
CALIXTO – Duzentos milhões?!
TEREZINHA – Duzentos milhões...
CALIXTO – Tá, mas o que isso tem a ver com o Gilberto?

Terezinha ri.
TEREZINHA – Eu amo o meu irmão e sou capaz de fazer tudo por ele. Quando eu era pequena, tu sabe muito bem que ele cuidava de mim. Agora tá na minha vez de retribuir todos esses anos que ele sofreu pra me dar um prato de comida na mesa! Vou ajuda-lo na hora em que ele mais precisa de mim! Vou dar o golpe no Estevão e pagar tudo o que ele precisa e vai precisar. Vai ser meu golpe de mestre, Calixto! Minha carta na manga! Vai ser o pulo do gato!

Terezinha sorri, satisfeita com a própria ideia e Calixto abraça rapidamente a amante.

CORTA PARA:

FIM DO CAPÍTULO 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário