terça-feira, 28 de agosto de 2012

Capitulo 7 de Pulo do Gato


CENA 01 / INTERIOR / FILIAL “COSMÉTICOS BRASIL” / MADRUGADA

ANTÔNIO – (pega Laura pelo braço) Mas que palhaçada é essa, Laura?!
LAURA – Ué? Só estou respondendo a sua pergunta: o que eu estuo fazendo aqui.
ANTÔNIO – Não me faça cometer uma besteira.
LURDINHA – Está tudo bem, papai?
ANTÔNIO – Laura vai embora daqui...
LAURA – Não. Quero prestigiar o sucesso do meu marido.
ANTÔNIO – Me detonando desse jeito?
LAURA – Você me detonou com um soco na cara e eu não disse nada.

Beto assume o controle do microfone.

BETO – Senhores desculpem o transtorno, é que.../
ANTÔNIO – /(pega o microfone) Convidados, acionistas, sócios, empregados... Enfim, todos: acho que preciso fazer uma revelação.

Laura fica assustadíssima.

LAURA – (pensando) Será que ele vai falar do golpe?
ANTÔNIO – Esta mulher, como todos sabem, é Laura Brasil, minha mulher. Laura esteve internada em uma clínica psiquiátrica há pouco mais de duas semanas e ainda toma remédios para manter o controle sobre si. Como podem ver, não está adiantando muito. Mas é apenas uma crise nervosa. Me desculpem...
TOM – (do fundo, com voz alta) Aplausos para o Seu Antônio que atura uma retardada como mulher só porque é um bom marido!

A plateia aplaude e Laura fica com cara de taxo na frente de todos. Lurdinha se indigna e pega o microfone das mãos do pai.

LURDINHA – Cala a boca, seu idiota! Retardado é você, que tem que fazer cover de Tom Cruise pra sobreviver!
TOM – Melhor fazer cover de Tom Cruise do que ter uma mãe maluca, sua patricota!

Lurdinha desmaia e cai nos braços de Beto.

ANTÔNIO – (pega o microfone) Está demitido!
TOM – Eu me demito, mesmo!

Tom vai embora e a festa é um grande fiasco.

CORTA PARA:

CENA 02 / MORRO D’ÁGUA / EXTERIOR / SALÃO SAUDITA / MADRUGADA

Selma, Estevão, Laura Dagmar e Sandreia estão bebendo champanhe do lado de fora do salão.

SELMA – Daí você deu uma surra no Valmir?
ESTEVÃO – Dei.
SELMA – Ele pode te processar, homem!
ESTEVÃO – Eu compro um juiz particular pra dar o caso como encerrado.

Os quatro riem.

SANDREIA – Mas o que vocês vão fazer com o dinheiro?
ESTEVÃO – Bem... Ainda não pensei... Mas o que importa é que já tá na poupança!
L. DAGMAR – Vocês podiam estender o salão.
SELMA – Boa ideia, Laura! Pensei que você só sabia pra dar pro morro inteiro!
L. DAGMAR – Pra isso também, querida.
ESTEVÃO – Bem, vou dormir porque amanhã vai ser um dia CHEIO.
SANDREIA – Cheio de dinheiro!

Selma se despede das amigas e sobe junto com Estevão.

SANDREIA – Credo, Laura, tô sentindo o cheiro de inveja daqui!
L. DAGMAR – Não é inveja, não, querida. É suor mesmo. Nem tomei banho hoje... Vamo pra casa!
SANDREIA – Periguete fedida ninguém merece...

As duas vão pra casa.

CORTA PARA:

CENA 03 / INTERIOR / MORRO D’ÁGUA / CASA ESTEVÃO E SELMA / SALA / MADRUGADA

Estevão entra em casa com Selma no colo e deixa delicadamente no sofá.

SELMA – Então, Estevão, o que nós vamos fazer com essa grana toda?
ESTEVÃO – Meu amor, a gente tem dinheiro até pra rasgar e fazer castelinho! Mais tarde a gente pensa! Agora vamos pensar no agora...
SELMA – Com certeza!

Os dois se beijam e transam.

CORTA PARA:

CENA 04 / EXTERIOR / PONTO DE ÔNIBUS / MADRUGADA

Tom Cruzes está no ponto de ônibus junto com uma travesti.

MARIA GILDEROY – Tá parado por que, bonitão?
Tom olha de rabo de olho e continua esperando o ônibus.

M. GILDEROY – Não adianta que não vai vir nenhum ônibus, não, bonitão.
TOM – Então o que tu quer?
M. GILDEROY – Mora aonde?
TOM – No Morro D’Água.
M. GILDEROY – Dorme no banquinho do ponto que é mais fácil.
TOM – O que você quer?!
M. GILDEROY – Você parece o Tom Cruise...

Tom cospe no chão.

M. GILDEROY – Porém, mais porcalhão. Bem, vou direto ao assunto: minha casa de shows está precisando de um dançarino com pinta de famoso pra agitar as minhas noites. O salário é mil por noite.
TOM – Tem que tirar a roupa?
M. GILDEROY – Vem comigo que eu te explico como vai ser o show...

Maria Gilderoy leva Tom para sua casa de shows e o áudio vai baixando.

CORTA PARA:

CENA 05 / INTERIOR / IGREJA / MADRUGADA

Terezinha, Calixto e Gilberto – este em cima da maca – estão conversando com o padre.

PADRE – Só tenho um quartinho lá nos fundos...
TEREZINHA – Serve, serve!
PADRE – Ele está muito mal, Terezinha... Não sei se posso dar jeito.
TEREZINHA – Mas o senhor foi técnico de enfermagem! O hospital mais próximo está lotado!
PADRE – Faz tempo que não cuido de gente...
CALIXTO – Padre, pelo amor de nosso senhor Jesus Cristo, ajuda!

O padre reflete e hesita na hora de falar.

CORTA PARA:

CENA 06 / INTERIOR / IGREJA / QUARTINHO DOS FUNDOS / MADRUGADA

O padre está cuidando de Gilberto: pondo gaze em ferimentos graves e pondo remédio em arranhões. Gilberto, por sua vez, está dormindo, pois não aguentou a dor do acidente.

PADRE – Ele está muito debilitado, filha. Precisa de um hospital rápido!
CALIXTO – Mas o único hospital que tem é a Clínica Americana daqui a dois quarteirões! É particular e MUITO caro!
PADRE – Deixe ele dormindo aqui essa noite. Amanhã de manhã resolveremos isso. Fiquem com Deus.

O padre vai embora e Terezinha chora nos braços de Calixto.

CALIXTO – A gente vai dar um jeito, Terezinha... A gente vai dar um jeito...

CORTA PARA:

CENA 07 / MANHÃ

Imagens do Rio de Janeiro.

CORTA PARA:

CENA 08 / EXTERIOR / MANSÃO BRASIL / JARDINS / MANHÃ

Victor Hugo e Delma estão ao lado do carro de Antônio.

V. HUGO – Nem acredito que estou trabalhando aqui, na mansão!
DELMA – Mas você falou com o dono do Hortifruti?
V. HUGO – Falei e ele me deu as contas hoje cedo. Mais tarde eu passo lá pra pegar a grana.
DELMA – Vai com calma hoje porque parece que teve barraco lá na abertura da nova filial da empresa do Seu Antônio, OK?
V. HUGO – É mermo, é?
DELMA – É. Depois eu te explico.

Delma rouba um selinho de Victor Hugo e volta para a mansão.

CORTA PARA:

CENA 09 / INTERIOR / MANSÃO BRASIL / MESA DO CAFÉ / MANHÃ

Lurdinha está tomando seu café da manhã sozinha quando Delma entra.

LURDINHA – Nossa, hem, Delma! Esse suco de Jagunço Frito está horrível que nem a sua cara!
DELMA – Quer que eu faça outro?
LURDINHA – (se levantando, pegando a bolsa) Não. Eu compro na faculdade.

E vai embora dando um encontrão com o ombro em Delma, que respira fundo.

DELMA – Patricota.

CORTA PARA:

CENA 10 / INTERIOR / MANSÃO BRASIL / QUARTO DE LAURA / MANHÃ

Laura está dormindo quando Antônio aparece em seu quarto com um chicote. Ele a sacode e Laura acorda assustada.

ANTÔNIO – Temos que conversar.

Laura engole um seco.

CORTA PARA:

CENA 11 / EXTERIOR / IGREJA / MANHÃ

Gilberto, que até então estava sendo carregado por Calixto no colo, é posto de volta para sua maca, com lençóis lavados e todo enfaixado.

TEREZINHA – Para onde nós vamos agora, Calixto?
CALIXTO – Não tem jeito, Terezinha: ou vamos pra emergência ou ele fica gemendo que nem um moribundo.

Terezinha reflete.

TEREZINHA – OK. Vamos pra lá, então.

Os dois vão correndo para o hospital.

CALIXTO – Vai com calma porque você tá toda enfaixada!
TEREZINHA – Se pudesse, daria minhas faixas para cobrir os ferimentos do meu irmão.

Eles continuam, porém, mais devagar.

CORTA PARA:

CENA 12 / INTERIOR / CLÍNICA AMERICANA / RECEPÇÃO / MANHÃ

Selma e Estevão estão no hospital a fim de serem adeptos ao plano de saúde da clínica.

SELMA – Tem certeza, Estevão?
ESTEVÃO – Saúde em primeiro lugar, Selma.

É quando eles veem na televisão a matéria sobre o desastre do ônibus na noite anterior.

SELMA – Que desgraça...

A foto de Gilberto aparece entra as vítimas.

ESTEVÃO – Selma, é o Gilberto, irmão da Terezinha! Aquela tua funcionária que foi espancada!
SELMA – Ih, é mesmo! Quanta desgraça num dia só!
Calixto e Terezinha entram correndo na recepção implorando pela internação de Gilberto. Os médicos veem a situação e pegam a maca, correndo para a sala de cirurgia. Terezinha vê o seu irmão sendo levado e chora. Calixto dá as informações para preencherem a ficha com a secretária. Selma vê a situação e observa Terezinha chorando.

SELMA – (gritando) Terezinha?! Ué, menina, tu não tinha sido espancada?!

Terezinha ouve a voz de Selma e para de chorar.

TEREZINHA – (para Calixto) O que essa manicure de cavalo tá fazendo AQUI?!

Calixto olha para trás e vê Selma. Estevão também observa a situação.

ESTEVÃO – Vem pra cá, Terezinha! Sabemos agora do seu irmão, apareceu no jornal da manhã!

Terezinha e Calixto hesitam em sentar ao lado de Selma e Estevão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário