domingo, 15 de abril de 2012

Selma Dumont: Cobras & Lagartos



§  Título provisório: Coração de Ouro.
§  Com o sucesso de Da Cor do Pecado, a Globo encomendou ao autor João Emanuel Carneiro, uma trama ao estilo de sua novela anterior. Cobras & Lagartos estreou com a incumbência de recuperar a audiência do horário, perdida com o baixo desempenho de Bang Bang. O fato fez com que o autor João Emanuel Carneiro passasse a integrar o seleto time de autores que escrevem para o horário das 8, com a estreia de A Favorita, em 2008.
§  Prova disso foi a primeira escalação de elenco que contava com Giovana Antonelli interpretando Bel e Taís Araújo interpretando Leona. A trama seria uma “dobradinha” das duas atrizes com o autor, só que diferente de Da Cor do Pecado (onde Giovana era a vilã), nessa novela Taís seria a vilã.
§  Infelizmente, Giovana Antonelli recusou o papel. A partir disso, começava-se uma nova escalação. João Emanuel teve a ideia de mudar a sinopse para que Carolina Dieckmann ficasse o papel da vilã Leona.
§  João Emanuel acabou criando uma nova personagem para Taís Araújo: Ellen, uma mulher arrogante.
§  Outra modificação na sinopse foi o personagem Foguinho que a princípio seria interpretado por Matheus Natchergaele, sucesso na novela Da Cor do Pecado. Com sua recusa, o autor começou a modificar o perfil do personagem para que o mesmo ficasse com Lázaro Ramos, grande astro do cinema brasileiro.
§  Outros personagens também sofreram mudanças quanto aos seus intérpretes, como o personagem Duda. A princípio, o protagonista seria vivido por Bruno Gagliasso, mas o ator recusou. Depois disso, convidaram Fábio Assunção (que havia recusado papel em Da Cor do Pecado), mas ele desistiu do personagem. Pouco antes de começarem as gravações, o personagem foi destinado a Daniel de Oliveira.
§  O vilão Estevão seria interpretado por Murilo Rosa, que recusou por que estaria envolvido com outra produção. Logo, chamaram o ator Henri Castelli, recém-saído da novela das nove na época, Belíssima.
§  O empresário Omar Pasquim foi pensado para os atores Tarcísio Meira e Walmor Chagas, que fizeram participações na antecessora Bang Bang. Como os dois se envolveram em outras produções, Francisco Cuoco foi escalado.
§  Raul Cortez interpretaria o vilão Otaviano, mas com sua doença, o personagem foi passado para Herson Capri.
§  A atriz Nívea Maria faria a personagem Celina, mas ela se envolveu com a futura novela das seis que estrearia em outubro de 2006. O papel ficou com Ângela Vieira.
§  Letícia foi escrita para Regiane Alves. Inclusive a personagem tinha características de Regiane, segundo João. Porém a emissora queria que o papel ficasse com Cléo Pires, que na época em alta na Globo por conta de sua participação na novela América.
§  Thânia Khalil interpretaria Júlia, irmã da Letícia. Mas a atriz acabou assumindo o papel da golpista Nikki. Júlia ficou a cargo de Luíza Mariani.
§  Dado Dolabella, Carmo Dalla Vecchia, Daniel Erthal fizeram testes para o metrossexual Tomás, mas o papel acabou ficando com Leonardo Miggiorin.
§  Carmo, por sua vez, conseguiu um outro papel na novela: o misterioso Luciano, que no meio da trama revela-se filho do empresário Omar Pasquim. O papel foi oferecido a Murilo Rosa, assim que o mesmo recusou o personagem Estevão.
§  As atrizes Zezé Polessa e Totia Meireles fizeram teste para Eva Padilha, mas o papel ficou com Eliane Giardini. Totia, por sua vez, conseguiu o papel de Silvana, tia do protagonista Duda.
§  O malandro Teo, irmão de Foguinho, foi cogitado para Dudu Azevedo, mas o ator foi escalado para a substituta Pé na Jaca. Iran Malfitano teve de abdicar sua participação em Bang Bang para assumir o papel.
§  Cássia Kiss havia sido pensada para o papel de Milu, mas a atriz não se adequou à personagem e João Emanuel arranjou outro personagem para ela, a simplória Tereza.
§  Sidney Magal faria um cigano que três filhas: Sandra, Rosa e Madalena. Mas o ator e cantor foi escalado para a antecessora Bang Bang e esse núcleo foi abortado.
§  Na época, a novela fez tanto sucesso que seu tempo de exibição aumentou de 60 minutos para 65 minutos.
§  Lázaro Ramos, em seu primeiro papel em uma telenovela, foi indicado ao Emmy Internacional como melhor ator, mas ele não venceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário