domingo, 26 de fevereiro de 2012

Carmem a novela da Rede Manchete que causou polêmica

Carmem foi uma novela da Rede Manchete, de 5 de outubro de 1987 a  14 de maio de 1988, foi a única novela de Glória Perez que não foi exibida pela Globo , foi dirigida por José Wilker e Luiz Fernando Carvalho, foi protagonizada por Lucélia Santos

→Sinopse da Novela :

Carmem é uma jovem que vive no subúrbio do Rio de Janeiro e que faz um pacto de sangue em um terreiro de candomblé com uma Pombagira, a fim de destruir a vida de Ciro, homem que ela cobiça, sendo que ela quer esse homem a qualquer custo, mas ele a fez sofrer e ela quer vingança, quer ele aos seus pés, rastejando, e para isso se concretizar entrega sua alma a essa pombagira. Paralelo a isso, José é um policial militar que ama Carmem loucamente e é amado pela jovem Micaela. Carmen sofrerá as consequências do pacto: Primeiro terá poder, luxo e prestígio, e será assediada por vários homens, mas conforme o pacto, não poderá amar homem nenhum e simplesmente usá-los.
Mas ela conhece Camilo, se apaixona de verdade e tudo vira um inferno em sua vida! A pombagira disse que o pacto não poderia ser desfeito e que nenhum homem ela poderia amar, e agora ela só quer Camilo e mais homem nenhum. Ela achava que não iria amar mais nenhum homem, e ia só usá-los e conseguiu isso por um tempo, mas agora está apaixonada, para sua desgraça. A pombagira disse que ao amar um homem ela estaria arrancando-a de dentro de seu corpo, e o trato foi que a pombagira usaria o corpo dela para ter e seduzir qualquer homem e em troca Carmem lhe daria a alma, mas agora Carmem só quer um, mas não consegue se livrar de muitos homens infernizando sua vida a querendo de qualquer forma.
Com o pacto ela acaba sendo perseguida por diversos homens, pois conforme o acordo que fez com a pombagira, qualquer homem ficaria louco por ela mesmo contra a vontade dele e contra a própria vontade dela. A sua vida vira de cabeça para baixo após po pacto: Chega a ser presa, passa a beber muito, vai para cama com diversos homens e causa o acidente e a morte de um sem querer. Ela também passa a incorporar a pombagira em festas que vai e na hora de beijar um homem. Ela sempre vai ao terreiro pedir ajuda e feitiços a ela.
Ela tenta ser feliz com Camilo, mas não consegue e além de ser perseguida por todos os homens que ela conhece, Ciro vive também atrás dela. A vida de Ciro foi totalmente destruída: Levou um tiro, ficando entre a vida e a morte, perdeu tudo, não consegue mais ter mulher nenhuma e só tem olhos para Carmem, e sofre muito por ela.
Porém o pior de todos é José, que fica obcecado, doentemente louco por ela. Ele já a amava antes, mas depois que ela passou a ter a pombagira ao seu lado, qualquer homem fica perdido por Carmem e José ficou mais louco ainda por ela do que já era antes. A feitiçaria atingirá José com força total, que passará a agir descontroladamente com as pessoas. A feitiçaria o atingirá mais pois ele a amava de verdade antes de tudo acontecer, e por ele cultivar esse sentimento puro, as forças do mal mudarão esse sentimento para uma obsessão.
No fim, após querer acabar com tudo de ruim que a pombagira fez em sua vida, ela não consegue se livrar das consequências do pacto e chega ao fundo do poço. José passa a ser agressivo, fora de si e totalmente descontrolado, mas Carmem diz que não o ama, que só quer Camilo em sua vida, e que foi para cama com José na época que estava fora de si, possuída pela pombagira, mas ele não quer saber. Num momento de raiva misturada com uma paixão doentia, José assassina Carmem com uma facada, para desespero da família dela. Ao morrer a alma de Carmem não tem sossego e assim, o espírito de Carmem vira uma outra pombagira!


→Polêmicas envolvendo a novela
Diz a lenda que nas cenas no terreiro de umbanda coisas estranhas aconteceram e que a atriz principal chegava a passar mal depois destas filmagens . Em uma destas cenas  a personagem Carmem dança no terreiro e chupa sangue de galinha, numa imitação de uma parte do filme Coração Satânico . Porém a cena foi censurada e não chegou ir ao ar. O curioso é que depois de interpretar Carmem , Lucélia Santos não conseguiu papel de protagonista em nenhuma outra novela e permaneceu durante muito tempo no ostracismo . O único papel que consegui depois foi a de médica , em 2003 , no seriado Malhação . Reza a lenda que isto foi culpa da personagem pesada que a atriz interpretou na novela Carmem.


→Abertura da novela 






→Fotos da Novela :






→ A CENA MAIS POLÊMICA :











Por : João Victor Gasparini





Nenhum comentário:

Postar um comentário