sexta-feira, 15 de março de 2013

Vivendo e Aprendendo - Último Episódio


1º CENA – EDIFICIO SODRÉ – APARTAMENTO – NOITE
Juliano e Hélio se encaram
Juliano: Você ainda não me respondeu.
Hélio: Não, Juliano. Isso não foi uma facada. Você ficou louco, mano?
Juliano: É... eu devo está ficando mesmo.
Hélio: Pois é! Agora me dê licença, preciso tomar um banho.
Hélio sai
2º CENA – APARTAMENTO – BANHEIRO – NOITE
Hélio entra e fecha a porta
Hélio: Droga! Ele descobriu
Hélio pega o celular e disca um numero.
Hélio: Alô
Quem atende é o Dé
Dé: Hélio?
Hélio: Seu desgraçado, nós tínhamos combinado tudo, você me entregou.
Dé: Eu falei o nosso combinado, disse que o cara tinha uma touca preta, essa parte ainda mentir, você queria o que?
Hélio: Eu te paguei pra manter-se calado, antes do Juliano ir, eu te avisei
Dé: Você não pagou o que eu pedi
Hélio: Eu iria pagar o resto, você sabe disso.
Dé: E você acha que eu tenho algo a perder? Não meu filho... Não!
Hélio: E agora?
Dé: Eu que sei?
Hélio: Eu preciso fugir, preciso dos seus compassas me acobertando, tenho dinheiro na galeria, você tem que me ajudar...
3º CENA – APARTAMENTO – NO CORREDOR
Juliano escutava a conversa atrás da porta
Juliano: É isso, foi ele, foi ele.
4º CENA – RIO DE JANEIRO
(Paisagens do Rio De Janeiro ao som de Primeiros Erros – Capital Inicial)
5º CENA – EDIFICIO SODRÉ – APARTAMENTO – COZINHA - MANHÃ
Hélio chega na cozinha com uma mochila
Hélio: Bom dia
Amora: Bom dia, amor
Juliano encara Hélio
Hélio: Bom dia, Juliano
Juliano: Bom dia, Hélio
Amora: Pra que essa mochila, amor?
Hélio: São tudo relatórios pra galeria
Juliano: Você está indo pra galeria agora?
Hélio: Sim, inclusive, já estou atrasado.
Amora: Então corre pra não se atrasar mais
Hélio: Ok! Tchau pessoal
Hélio sai
Juliano: Amora, nós vamos sair
Amora: Como assim?
Juliano: Não tenho tempo pra explicar, mas precisamos sair, agora!
Amora: Sair pra onde?
Juliano: Não podemos perder tempo, vamos
Amora: Mas...
Juliano: Vamos Amora
Juliano sai puxando Amora
6º CENA – MORO DO CANTAGALO -  CASA DE DÉ – TARDE
Hélio bate na porta
Hélio: Dé!
A porta abre
Dé: Ora, ora!
Hélio encara Dé
7º CENA – GALERIA BELAS ARTES – TARDE
Juliano e Amora entram na galeria que está vazia e escura
Amora: Ué! Porque isso está assim?
Juliano: Eu já esperava
Amora: Cadê o Helio?
Juliano: Ele ainda vai chegar
Amora: Como assim? Fala Juliano. O que você sabe que eu não sei?
Juliano: Você verá
Amora fica preocupada.
8º CENA – MORRO DO CANTAGALO – CASA DE DÉ – TARDE
Dé: Tudo bem, os homens te levarão até o jatinho que te espera pra você fugir do país
Hélio: Mas antes eu preciso passar na galeria pra pegar uma grana
Dé: Ok! Eles irão acompanhá-lo
Hélio: Obrigado, cara.
Dé: Boa sorte Muahahaha
Hélio fica com medo.
Hélio: Bom, vamos
Hélio sai e 4 homens o acompanha
9º CENA – GALERIA BELAS ARTES – TARDE
Juliano: Ele está demorando...
Amora: Me fala Juliano, o que está acontecendo, me fala..
Apavorada, Amora começa a bater em Juliano.
10º CENA – GALERIA BELAS ARTES – FRENTE – TARDE
Um carro para na frente da galeria
Hélio: Eu entro, vocês esperam aqui no carro.
11º CENA – GALERIA BELAS ARTES – TARDE
Amora: Fala Juliano
Juliano segura Amora
Juliano: Cala a boca porra!
Amora se cala
Juliano: Fica quieta
Eles ouvem um barulho
Amora: Que barulho foi esse?
Juliano: Vem, se esconde.
Eles se escondem.
Juliano: Não fala nada.
Porta se abre e Hélio entra na galeria
Hélio: Nossa! Que escuridão
Hélio acende as luzes
Hélio: Agora eu preciso achar o cofre
Juliano aparece
Juliano: Então você vai fugir?
Hélio se assusta com a presença de Juliano
Hélio: Juliano?
Amora aparece
Amora: O que está acontecendo?
Hélio: Amora?
Juliano: Confessa, Hélio, eu já sei de tudo.
Amora: Confessar o que? Fala gente
Hélio: Eu matei o Ulisses
Amora se surpreende
Amora: O que?
Hélio: Sim, e a minha cicatriz foi uma facada que eu tomei
Amora: Não, é mentira.
Juliano: Essa é a mais pura verdade, Amora
Amora começa a chorar
Amora: Você me enganou esse tempo todo, enganou o Juliano, deixou ele pagar por um crime que você cometeu.
Hélio: O que você queria que eu fizesse? Falasse “Não delegado, ele está mentindo, eu realmente matei o Ulisses” Só ia piorar as coisas
Juliano: Seu desgraçado
Juliano olha com ódio pra Hélio
Hélio: Juliano, não olha assim cara, eu fiz pelo bem de vocês.
Juliano: Pelo nosso bem? Passar 4 anos na cadeia foi pelo meu bem?
Hélio: Se eu não tivesse matado o Ulisses, nós que estaríamos mortos, nós. E você se entregou porque quis.
Juliano: Não, eu me entreguei por amor a você, pela nossa amizade.
Hélio começa a chorar
Hélio: Gente, eu não sou um assassino, não me tratem assim
Juliano: Eu tenho nojo de você, Helio
Amora: Você é um monstro
Hélio: E o Juliano é o que hein? Ele fugiu da cadeia e é um cara super do bem...
Amora se surpreende
Amora: O que? É verdade isso?
Hélio: Lógico sua burra. Qual juiz daria condicional pelo crime que ele cometeu?
Juliano: Pelo crime que você cometeu
Hélio: E você acha que ele conheceu o Dé onde? O Dé ajudou ele sair
Amora: É verdade isso Juliano?
Juliano: O que você queria? Que eu apodrecesse na cadeia?
Hélio: A verdade é que tu não presta tanto quanto eu
Juliano: Miserável
Juliano puxa arma e aponta pro Hélio
Juliano: Eu vou acabar com você
Hélio e Amora se apavoram
Amora: Ahhh! Juliano, abaixa isso, pelo amor de Deus
Juliano: Eu vou acabar com esse desgraçado
Hélio: Você vai me matar? Seu próprio amigo?
Juliano: Você não poderia ter feito isso comigo, eu confiava em você
Hélio: Cara, deixa eu fugir, eu sumo, prometo.
Juliano: Seu lugar tinha que ser na cadeia.
Hélio: Juliano, não faz isso, abaixa essa arma
Juliano: Você vai pagar por tudo
Hélio: Eu me entrego, pronto! Eu vou na delegacia com você e me entrego, agora abaixa essa arma
Amora: Abaixa Juliano, ele vai se entregar
Hélio: É cara, não me mata, por favor.
Juliano começa a chorar
Juliano: Porque? Porque tinha que ser assim?
Hélio vai se aproximando de Juliano
Hélio: Calma cara, eu vou me entregar, calma.
Juliano: Agora?
Hélio se aproxima mais
Hélio: Idiota
Hélio dá um soco na cara de Juliano, a arma cai
Juliano: Desgraçado
Hélio pega a arma
Hélio: Perdeu play boy
Eles se encaram
Juliano: Você vai me matar?
Hélio: Infelizmente a vida é assim, ou mata ou morre.
Juliano: Então mata, mata vai, mata.
Hélio: Eu te amo cara, mas se não for você, será eu.
(Câmera Lenta)
Uma lágrima cai do olho de Juliano
Hélio: Desculpa
Hélio dá três tiros e Juliano cai morto.
Amora: Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!!!
(Câmera normal)
Amora corre pra cima do corpo de Juliano
Amora: Não, você matou ele, não...
Hélio se ajoelha ao lado do corpo de Juliano
Hélio: Eu não queria, juro que não queria isso.
(15 anos atrás: 1998)
12º CENA – EDIFICIO SODRÉ – ESCADARIA – MANHÃ
Amora, Hélio e Juliano estão sentados na escadaria
Amora: Meninos, nada haver você brigarem por que perdeu o gol no futebol de hoje
Juliano: A culpa foi do Helhinho
Hélio: Mentira, você que não soube jogar
Amora: Parem com isso poxa! A mamãe disse que amigos tem que ficar unidos, sempre.
Juliano e Hélio abaixam a cabeça
Amora: Nós somos amigos, né?
Juliano: É
Amora: Então temos que fazer as pazes
Hélio: Tudo bem
Amora: E você Juh?
Juliano: Tudo bem
Eles dão um abraço triplo
Amora: Eu amo vocês
Hélio: Eu também
Juliano: E eu também.
Amora: Promete que não vamos nos separar nunca?
Hélio: Eu prometo
Juliano: Eu também.
Eles riem
(Dias Atuais: 2013)
13º CENA – GALERIA BELAS ARTES – TARDE
Amora e Hélio estão sobre o corpo de Juliano
Hélio: Eu não queria...
Amora: Seu assassino
Hélio se assusta
Hélio: Não Amora, você não
Amora: Olha o que você fez, seu monstro
Hélio: Eu fiz por amor
Amora: Cala a boca
Amora pega a arma da mão do Hélio.
Hélio: Larga essa arma, Amora, você não sabe nem como pegar, vai acabar fazendo besteira
Amora: Eu vou acabar com você
Hélio vai pra cima de Amora
Amora: Me larga, me larga
Eles brigam pela arma
Amora: Me solta, seu assassino
Hélio: Larga essa arma
(TIRO)
Eles se olham
Amora: Assassino
Amora cai desmaiada com um tiro na barriga
Hélio: Ai meu Deus! O que eu fiz?
Hélio se desespera
Hélio: Meus amigos, o que eu fiz? Não meu Deus, eu não posso ter feito isso.
Hélio pega a arma e coloca na cabeça
(TIRO)
Hélio cai morto ao lado do corpo dos amigos.
(Flash Back)
1998
Eles dão um abraço triplo
Amora: Eu amo vocês
Hélio: Eu também
Juliano: E eu também.
Amora: Promete que não vamos nos separar nunca?
Hélio: Eu prometo
Juliano: Eu também.
Eles riem
(Fim do Flash Back)
Dizem que o fim justifica os meios. Neste caso, o meio, justificou o fim. Eles poderiam ter feito diferente, sim poderiam. Mas de quem era a culpa? Do Juliano que não deveria se entregar no lugar do amigo? Da Amora que se manteve inocente o tempo todo ou do Hélio, o grande culpado de tudo? Todos são culpados, todos escreveram o seu futuro, e quando dito em capitulo “Nessa guerra, ninguém sai ganhando” E nessa guerra, em que cada um errou um pouco, todos tiveram o mesmo fim.
E a sua amizade? Qual fim terá?
FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário