segunda-feira, 13 de maio de 2013

Preciosa - Primeiro Capítulo



Cena 1 / Cidade de Bajofondo
ESTAMOS NA PRAÇA DA CIDADE, HÁ BANCOS BRANCOS COMBINANDO COM A ESTÁTUA DE BRONZE DO PRIMEIRO HABITANTE DA CIDADE, QUE FICA NO MEIO DA PRAÇA, EM CIMA DE UM CHAFARIZ. AS PESSOAS CAMINHANDO, ALGUMAS APRESSADAS, OUTRAS SE SENTANDO E CONVERSANDO. VEMOS A IGREJA, PADRE FREITAS NA FRENTE CUMPRIMENTANDO ALGUNS FIEIS. POUCOS CARROS PASSAM PELO LOCAL (CIDADE PEQUENA, SEM MUITO MOVIMENTO).

CORTA RÁPIDO PARA:
Cena 2 / Fazenda de João / Campo / Externo / Tarde
JOÃO E ANTUNES CAVALGAM. JOÃO EM UM CAVALO BRANCO, VENSTIDO ROUPAS VELHAS, DE QUEM REALMENTE TRABALHA NO CAMPO. ANTUNES EM UM CAVALO MARROM MUITO BONITO. ELES CALVAGAM VAGAROSAMENTE.
João – Tudo certo para a festa hoje à noite?!
Antunes – Coisas de Tereza, eu preferia uma coisa mais reservada, só para vocês e nós!
João – Não, não é todo dia que se faz cinqüenta anos!
Antunes – Nisso você tem razão!
João – Há quarenta anos nos conhecemos!
Antunes – Você é mais que um amigo, é o irmão que eu nunca tive!

Cena 3 / Fazenda de João / Casa / Sacada / Tarde
LETÍCIA AINDA DE CAMISOLA NA SACADA OBERSERVA O MARIDO E O AMIGO CAVALGAREM.
Letícia – Aja paciência!
Rosimar – Falou comigo dona Letícia?
LETÍCIA SE VIRA RÁPIDO. MUITO RITMO NOS DIÁLOGOS A SEGUIR.
Letícia – Seu nome é paciência criatura lerda?
Rosimar – Desculpa senhora!
Letícia – Sai da minha frente, anda criatura!
Rosimar e Letícia saem do quarto e descem as escadas em direção a sala.
Letícia – Eu não mereço isso, não mereço!
JOÃO E ANTUNES ENTRAM NA CASA. LETÍCIA SORRI PARA O MARIDO, QUE VEM AO SEU ENCONTRO E A BEIJA.
Letícia – Querido! Olá Antunes, sente-se!
Antunes – não posso demorar, Tereza me mata se eu me atrasar!
Letícia – Como se você morasse muito longe não é?
João – Vou ao banheiro, com licença!
JOÃO SAI DA SALA DEIXANDO ANTUNES E LETÍCIA A SÓS. LETÍCIA OBSERVA O MARIDO SE AFASTANDO E A EXPRESSÃO EM SEU ROSTO MUDA. ELA SE DIRIGE A ANTUNES.
MUITO, MUITO RITMO NOS DIÁLOGOS A SEGUIR.
Letícia – Queria te dar um presente especial!
Antunes – Nós já conversamos sobre isso Letícia, o que aconteceu entre nós foi um erro!
Letícia – Não foi um erro, foi uma continuação do passado, nós poderíamos ter sido tão felizes!
Antunes – Eu sou feliz ao lado da minha família, assim como o João é feliz ao seu lado!
Letícia – Mas eu não sou feliz ao lado dele, você sabe que eu sempre te amei...
LETÍCIA SE APROXIMA DE ANTUNES, QUE LEVANTA APRESSADO.
Antunes – Diga ao João que o espero hoje à noite, passar bem!
ANTUNES SAI, CLOSE EM LETÍCIA DECEPCIONADA.

Rio de Janeiro
Cena 4 / Motel / Quarto / Interior / Tarde
Lavínia – Eu tenho uma notícia para lhe dar!
Rafael – Notícia? O que é?
Lavínia – Você vai ser pai!
Rafael a olha furioso.
Rafael – O que? Você está ficando louca?
Lavínia – Não entendi você sempre disse que queria ser pai!
Rafael – Quero ser pai, mas não de um filho seu, tá louca?
Lavínia – Mas Rafael?
Rafael – Mas nada, tira essa criança e nunca mais me procura!
Lavínia – Rafael? Mas...
Rafael – Mas nada!
Ele se levanta e pega suas roupas.
Lavínia – Rafael volta aqui!
Rafael – Me esquece garota!

Cena 5 / Praça de Bajofondo / Externo / Tarde
Ricardo e Anabele se beijam.
Anabele – Dois meses para o nosso casamento!
Ricardo – Seremos tão felizes!
Anabele – Queria que o tempo voasse!
Ricardo – Passa rápido... Nosso apartamento está quase pronto!
Anabele – Sua mãe ficar muito chateada de a gente não ir morar na fazenda!
Ricardo – Temos que ter a nossa vida né?
Anabele – Verdade!
Os dois se beijam apaixonados.

Cena 6 / Fazenda de Antunes / Casa / Sala / Interior / Tarde
Tereza desce as escadas.
Tereza – Glaucia querida, você ainda não foi descansar?
Glaucia – Tem muita coisa para fazer, não quero deixar à senhora sozinha!
Tereza – O doutor Lobato pediu para que você descansasse, deite-se, se eu precisar eu lhe chamo!
Glaucia – Tudo bem, obrigada dona Tereza!
Glaucia sai da sala. Antunes entra.
Tereza – Não acredito que você estava cavalgando até uma hora dessas? Daqui a pouco os convidados estão chegando!
Antunes – Calma amor vai dar tudo certo, ainda é cedo!
Tereza – Ai Jesus! Suba e vá se arrumar!
Ele sorri e a beija.

Cena 7 / Bazar / Interior / Tarde
Luzia entra na loja.
Cotinha – Oi querida!
Luzia – Novidades?
Cotinha – Sabe que eu não fico cuidando da vida dos outros, mas...
Luzia – Mas o que? Me conte?
Cotinha – Não é fofoca, por que você sabe que eu odeio fofoca, Deus me livre!
Luzia – Eu sei, claro que sei eu também odeio, mas o que ia me contar?
Cotinha – Sabe a Glaucia?
Luzia – Glaucia?
Cotinha – Aquela que é escravizada pela Tereza do Antunes?
Luzia – Há sim, o que tem a coitadinha?
Cotinha – Tá morrendo... Morrendo e mesmo assim Tereza não deixa ela parar de trabalhar!
Luzia – Mentira?
Cotinha – Verdade, a coitadinha teve aqui quando foi no consultório do doutor Lobato, aliás esse é outro que tá aprontando viu?
Luzia – Aprontando? O que?
Cotinha – Não sei se eu devo contar, fazer fofoca é contra os meus princípios!
Luzia – Se é contra os seus princípios, não conte, mas você pode levar isso como um desabafo!
Cotinha – Isso, um desabafo, por que fazer fofoca é coisa do demônio, Deus me livre!
CORTA PARA:

Cena 8 / Mansão de Celina / Sala / Interior / Tarde
Celina – E o que ele fez?
Letícia – Disse que o aconteceu foi um erro, e blá, blá, blá, tudo aquilo que já tinha me dito antes!
Celina – Você sabe que vocês dois só não estão juntos por causa da amizade dele e do João?
Letícia – Eu sei, mas o que fazer para acabar com essa porcaria?
Celina – O filho de vocês!
Letícia – Um filho que eu não sei onde está? Grande prova e é uma coisa do passado, antes mesmo de eu me casar!
Celina – Você não devia ter guardado esse segredo!
Letícia – Esse filho não adianta nada, se o problema fosse à insuportável da Tereza, mas não...
Celina – Será que o Lobato vai ir ao aniversário?
Letícia – Você ainda não desistiu dele?
Celina – Por que eu desistiria? Eu terei esse homem, e já sei como!
Letícia – Que bom! Vou embora, ainda tenho que me arrumar!
Celina – Nos vemos na fazenda então!
As duas se despedem com três beijos no rosto.
CORTA RÁPIDO PARA:

Cena 9 / Praça / Externo / Tarde
Letícia passa de carro e vê Anabele e Ricardo sentados no banco. Ela para o automóvel e buzina, até os dois olharem.
Anabele – Que será que ela quer?
Ricardo – Vai lá!
Anabele – Vou só abanar, pode ser que ela vá embora!
Anabele abanda, mas Letícia estaciona e desce do carro. Ela caminha até os dois.
Letícia – Vocês sabem que horas são?
Ricardo – Tudo bom Letícia?
Letícia – Sabem ou não sabem?
Anabele – São quatro horas mamãe!
Letícia – E vocês estão aqui, no banco dessa praça xexelenta, trajando essas roupas horrendas? A festa de aniversário do seu pai é daqui a pouco Ricardo!
Anabele – Então vá para casa se arrumar mamãe!
Ricardo – Nós já estamos indo minha sogra!
Letícia – Lhe espero em meia hora em casa Anabele!
Letícia volta para o carro.
Anabele – Ela ama ser insuportável, não é possível!
Ricardo – Ela está certa, nós temos que nos arrumar mesmo!
Anabele – Queria que minha mãe fosse igual a sua, a Tereza é tão rilex, tão calma, a minha mãe tá sempre achando alguma coisa para perturbar os outros!
Corta Para.

Rio de Janeiro
Cena 10 / Mansão Ávila do Amaral / Sala / Interior / Tarde
Rafael – Eu não vou sair do Rio de Janeiro!
Adalberto – Você não tem escolha Rafael!
Maria Célia – É pro seu bem meu filho, você já aprontou de mais e agora essa garota grávida!
Rafael – Ela não vai tirar essa criança. Eu não vou embora e pronto!
Rafael sobe a escada furioso.
Adalberto – Você mimou de mais esse garoto!
Maria Célia – Não o mimei, apenas dei amor, coisa que você nunca conseguiu dar, só por que ele é adotado!
Adalberto – Eu sempre dei amor a ele, a diferença é que eu dei limites, coisa que você não consegue fazer!
Maria Célia – Tá, não vamos discutir sobre isso! O que vamos fazer? Ficar aqui?
Adalberto – Não, nós vamos ir para essa cidade e pronto!
Maria Célia – Dê mais um tempo a ele... Um mês, se ele não entrar na linha nós vamos para esse fim do mundo!
Adalberto balança a cabeça negativamente.

Cena 11 / Apartamento de Lavínia / Sala / Interior / Tarde
Lavínia chorando olhando para o teste de gravidez.
Lavínia – Desgraçado, infeliz!
Ela pega uma foto dele e ameaça rasgar.
Lavínia – Você vai me pagar desgraçado, eu juro que vai!

Bajofondo

Cena 12 / Fazenda / Casa de Gumercindo / Quarto / Interior / Tarde
Glaucia sai do banheiro tossindo e se deita.
Glaucia – Maldita tosse!
O marido entra.
Gumercindo – Deitada à uma hora dessas?
Glaucia – Dona Tereza que mandou, disse que é ordem do doutor Lobato!
Gumercindo – Você tá querendo é perder seu emprego!
Glaucia – Eu estou doente!
Gumercindo – Pois que morra logo então, eu não posso perder esse emprego!
Ele sai do quarto e deixa a esposa chorando. Ela tosse novamente com um lenço na boca, ao retirá-lo percebe uma mancha de sangue.
Corta Para:

Cena 13 / Casa de Julio / Sala / Interior / Tarde
Lauro – A minha mãe ligou!
Julio – Como?
Lauro – A minha ligou, queria saber por que a gente veio embora de São Paulo e não avisou ela!
Julio – Mas é muito cara de pau mesmo, a mulher nos abandona, e ainda quer que a gente de satisfação?
Lauro – Ela não deixa de estar certa né pai? Nós somos filhos dela!
Julio – Filhos que ela não pensou duas vezes em abandonar!
Lauro – Não fala assim!
Tony – Fala sim, ela nos abandonou pelo primeiro par de calças com uma carteira recheada que passou na frente dela!
Lauro – Não fala assim da minha mãe!
Tony – Ela é minha mãe também Lauro, mas isso não apaga o que ela fez!
Lauro – Você é uma criança não entende nada!
Julio – Já chega os dois! Eu vou para a farmácia, mais tarde temos o aniversário do seu Antunes, não se esqueçam.

Cena 14 / Casa de Lobato / Sala / Interior / Tarde
Cristina – Vou tomar banho e começar a me arrumar para o aniversário do Antunes!
Catarina – Isso vá antes que você faça todo mundo se atrasar!
Cristina – Eu nunca me atraso!
Cristina – Mas faz outros se atrasarem!
Cristina vai para o quarto e ao tentar entrar no banheiro encontra a porta trancada.
Cristina – Quem está ai?
André – Sou eu cunhadinha linda, estou tomando banho aqui, o outro banheiro está com o chuveiro queimado!
Cristina – Sai do meu banheiro agora André!
André – Espera um pouco, acabei de entrar ou quer tomar banho comigo?
Cristina – Haaaaaaaaaaaaaaaa, que ódio! Sai já desse banheiro André!
Lobato entra no quarto
Lobato – Que gritaria é essa? Da pra ouvir lá do consultório!
Cristina – O imbecil do seu irmão está no meu banheiro!
Lobato – Deixa ele tomar banho, o outro chuveiro está com problema!
Cristina – Que ele tome banho no vaso sanitário Lobato, mas não no meu banheiro! SAI DAÍ ANDRÉ!

Cena 15 / Mansão Carvalho / Sala / Interior / Tarde
Leia – Meu amor, nesse aniversário você tem que conquistar o apoio do Antunes e do João, afinal as eleições são daqui a seis meses!
Mascarias – O João sempre me apóia, difícil é conquistar o Antunes!
Leia – Conquiste, por que eu me nego a não ser mais primeira dama!
Mascarias – É claro que eu venço essas eleições, quem mais nessa cidade tem o meu carisma?
Leia – Igual, é bom ter apoiadores com dinheiro, até por que seu caixa dois está quase zerado!
Mascarias – Fala baixo criatura!
Leia – Se você perder as eleições perde a esposa, trate de conseguir o apoio do Antunes!


Anoitece
Cena 16  / Fazenda de João / Sala / Interior / Noite
Letícia desce as escadas e encontra João e Sérgio sentados.
Letícia – Onde está Anabele?
João – Terminando de se arrumar!
Letícia – Terminando de se arrumar? Isso que eu disse a ela que não queria chegar atrasada!
João - Nós moramos aqui ao lado, se acalma!
Letícia – Você sabe que eu odeio chegar atrasada aos lugares, odeio ser a ultima a chegar!
Anabele descendo as escadas.
Anabele – Pronto mamãe... Já estou pronta!
Letícia – Já não era sem tempo!
João – Vamos?
Corta para:

Cena 17 / Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Noite
Tereza abre a porta
Tereza – Queridos, sejam bem vindos!
Letícia – Obrigada Tereza!
João – Como vai?
Anabele – Ricardo está no quarto?
Tereza – Sim querida, suba lá e o apresse!
Letícia – Eu sabia que eles iriam se atrasar, eram 17 horas e os dois estavam sentados na praça!
Anabele subindo as escadas.
Anabele – Eram 16 mamãe!
Sérgio – Vou ao banheiro, com licença!
João – Não começa Letícia!
Tereza – Sentem-se, Antunes já vem!

Cena 19 / Fazenda de Antunes / Quarto de Ricardo / Interior / Noite
Anabele – Amor?
Ricardo – Só um minuto!
Ricardo sai do banheiro e a beija.
Anabele – Minha mãe está lá em baixo enchendo o saco!
Ricardo – Você está implicando de mais com ela!
Anabele – Não vejo à hora de casar e sumir de lá sabia?
Ricardo – Que isso amor!
Anabele – É verdade, tudo para ela é motivo de briga!
Letícia bate na porta do quarto.
Ricardo – Entra!
Letícia – Vamos descer? Até o seu pai já está lá em baixo Ricardo, ou vocês dois vão passar a noite aqui?
Anabele – Já estamos indos mãe!
Letícia – Se apressem!
Ela fecha a porta, Anabele bufa de raiva, Ricardo a beija novamente.

Cena 20 / Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Noite
Todos estão na festa.
Celina – O Lobato está lindo não está?
Letícia – A esposa dele também!
Celina – Ai Letícia!
Letícia – Não sei por que você desistiu do Julio!
Celina – Por que ele não é o que eu quero, da mesma maneira que você não desisti...
Letícia – Quieta Celina, quieta!
Celina – Por falar em Julio, lá vem ele!
Julio – Oi!
Letícia – Vou deixá-los a sós, com licença!
Julio – Faz tempo que eu não te vejo!
Celina – Eu estou te evitando mesmo Julio!
Julio – Nossa!
Celina – Eu sou direta e você sabe disso, o que aconteceu entre nós é passado, foi um erro, licença vou pegar uma bebida!
Ela sai deixando-o sozinho.

Cena 21 / Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Noite
Antunes – Não Mascarias eu não vou falar sobre política no dia do meu aniversário!
Mascarias – Não, claro que não, mas eu gostaria de saber...
Letícia – Já chega prefeito, ele não quer falar sobre isso, venha comigo Antunes, por favor!
Letícia leva Antunes para o escritório.

Rio de Janeiro
Cena 22 / Rua / Externo / Noite
Rafael dirige em alta velocidade escutando música alta. O celular toca, ele atende.
Rafael – Qual é Lavínia? Me esquece cara, já falei que eu não quero nada com você!
Lavínia – Eu tenho que falar com você!
Rafael – Desisti garota, eu não quero nada contigo e eu não vou assumir porcaria de filho nenhum...
Ele desliga o telefone e o atira no banco carona, ao voltar o olhar para estrada um homem de bicicleta atravessa a rua, Rafael não consegue frear a tempo e acerta o homem, jogando-o para fora da estrada.
Rafael – Meu Deus!

Cena 23 / Fazenda de Antunes / Escritório / Interior / Noite
Antunes – Obrigado por me salvar daquele chato!
Letícia – Esse prefeito é completamente fora da casinha!
Antunes – Eu não entendo por que o João o apóia!
Letícia – Me faço a mesma pergunta!
Antunes – Bom, me deixa voltar para festa!
Ele tenta sair, mas ela segura seu braço.
Antunes – O que foi?
Ela o olha e se aproxima.
Antunes – Letícia não!
Letícia – Eu sei que você me quer, tanto quanto eu te quero!
Ela se aproxima mais e o beija. Anabele entra.
Anabele – Mãe?
Os dois se soltam.
Letícia – Anabele o que você está fazendo aqui?
Ela sai do escritório.

Cena 24 / Fazenda de Antunes / Sala / Interior / Noite
Anabele passa correndo pelos convidados, Letícia vai atrás.
Ricardo – O que está acontecendo?
João – No mínimo brigaram!

Corta rápido para:

Cena 25 / Fazenda de João / Quarto de Anabele / Interior / Noite
Anabele entra em casa e corre para o quarto. Letícia entra logo atrás.
Letícia – Não é nada do que você está pensando!
Anabele – Como não é nada? Eu vi mãe, eu vi você beijando outro homem!
Letícia – Você não sabe de nada, não sabe o que está por trás de tudo isso!
Anabele – E não é um homem qualquer você trai o meu pai com o melhor amigo dele!
Letícia – Você não vai contar o que viu para ninguém!
Anabele – Dois traidores é o que vocês são! Como? Como vocês têm cara de pau de encarar o meu pai?
Letícia – Para ninguém ouviu bem?
Anabele da um tapa em Letícia
Anabele – Eu vou contar tudo ao meu pai, no momento que ele entrar por essa porta, eu só não contei na festa em consideração a ele, ao meu noivo e a Tereza que não merecem passar por essa humilhação!
Letícia – Você não vai contar para ninguém!
Anabele ameaça dar outro tapa em Letícia, mas ela segura seu braço, as duas brigam. Letícia empurra Anabele contra a porta de vidro, que se estilhaça. Letícia segura à mão de Anabele que está prestes a cair.
Anabele – Me ajuda!
Letícia a olha no fundo dos olhos e com frieza solta sua mão. Anabele cai desacordada. Letícia a observa da janela.

FIM DO CAPÍTULO 





Nenhum comentário:

Postar um comentário