terça-feira, 21 de maio de 2013

Preciosa - Capítulo 7




Cena 1 / Hospital / Quarto / Interior / Noite
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior
Letícia encara Sérgio.
Letícia – Não filho, não tinha ninguém lá! Você derramou uma vela, não se lembra? Foi isso que os bombeiros disseram!
Sérgio – Não mãe, tinha uma pessoa lá!
Letícia – Não tinha ninguém Sergio, a culpa foi sua toda sua!

Cena 2 / Fazenda de Antunes / Casa de Gumercindo / Sala / Interior / Noite
Rayssa – Nossa você salvou a minha vida, aliás de novo!
Ricardo sorri.
Rayssa – Obrigada mesmo, se eu perdesse esse arquivo acho que eu morreria!
Ricardo – Não foi nada, agora vou indo!
Rayssa – Mais uma vez obrigada!
Ricardo sai.
Rayssa – Tá ai um bom motivo para continuar nesse fim de mundo!
Glaucia tosse.
Rayssa – Já vou levar seu remédio mãe!
Cena 3 / Rio de Janeiro / Restaurante / Interno / Noite
Lavínia – Viu que a minha companhia não foi tão ruim?
Miguel – Verdade!
Lavínia – Se quiser repetir!
Miguel – Você está me convidando para sair?
Lavínia – É, estou!
Ele a olha sorrindo.
Lavínia – E não diga que tem outros compromissos, por que eu sei que não tem!

AMANHCE

Cena 4  / Rodoviária / Manhã
Uma bela mulher desce do ônibus com uma mala. Ela caminha até o ponto de táxi.
Suzana – Nesse endereço, por favor!

Cena 5 / Funerária / Frente / Externo / Manhã
Tarso – Oi Luzia!
Luzia – Oi!
Tarso – Novidades?
Luzia – Ta me chamando de fofoqueira?
Cotinha passa pela frente.
Cotinha – Mas já tá de fofoca a essa hora da manhã?
Luzia – Olha aqui Dona Cotinha, a senhora sabe muito bem que eu não sou de fazer fofoca, eu tava passando e esse velho me chamou!
Tarso – Opa, velho não!
Cotinha – Tá bom que não fazem fofoca... Mas vocês souberam da última?
Tarso e Luzia juntos – Não, conte!
Cotinha – Não conto, que eu tenho pavor fofoca, Deus que me livre!
Luzia – Começou agora termina, pelo amor de Deus, se não eu morro de curiosidade!
Cotinha – Coisa triste a pessoa ser fofoqueira!
Luzia a olha brava.
Tarso – Morrer não seria tão ruim dona Luzia!
Luzia – Então morra velho!
Cotinha – Vocês querem ouvir ou não querem?
Luzia – Fala!
Cotinha – Pegou fogo em toda a fazenda do seu João, diz que não sobrou nada e o filho mais novo, aquele meio frutinha, tá todo queimado!
Luzia – Mentira?!
Cotinha – E eu lá sou mulher de mentir?
Tarso – Pobre menino, que morra logo para não sofrer, até já vou preparar um dos caixões mais bonitos que tenho, com licença!

Cena 6 / Fazenda de João / Sala / Interior / Manhã
Letícia entra com Sérgio. João e Anabele estão na sala.
Anabele – Meu irmão querido!
Sérgio vai até Anabele, que ainda está com a perna enfaixada e a abraça, em seguida se vira para João.
Sérgio – Pai, tinha alguém lá, alguém colocou fogo no celeiro!
João – Como?
Letícia – Sérgio  o que foi que nós conversamos sobre isso? É coisa da sua cabeça!
Anabele – Deixa ele falar mãe!
João – Me explica isso Sérgio!
Sérgio – Tinha alguém, eu não vi por que estava de costas, mas quando ouvi o barulho da porta fechando olhei para trás e vi uma mão,  quando olhei pro chão lá estava a tocha e de repente pegou fogo tudo!
João – Eu vou chamar a polícia!
Letícia – Desnecessário João, o bombeiro disse que foi um castiçal!
Anabele a olha desconfiada.

Cena 7 / Farmácia / Interior / Manhã
Julio – Tereza, como vai!
Tereza – Olá Julio, preciso desses remédios!
Julio – Claro!
Tereza – E os meninos como vão?
Julio – Bem graças a Deus!
Tereza – Que bom!
Julio – Aqui está!
Ele lhe entrega o cartão e deixa a identidade cair no chão.
Julio – Aqui está!
Tereza – Até logo!
Tereza está saindo quando Suzana entra.  Ela larga a mala e vai ao balcão, Julio está de costas.
Suzana – Julio!
Virando-se ele responde:
Julio – Só um min... Suzana?
Suzana – Saudades?
Ela sorri

Cena 8 / Apartamento de Lobato / Sala / Interior / Manhã
André entra e tira o sapato.
Cristina – Faz o favor de guardar esse sapato!
André – Por que você implica tanto comigo hein?
Cristina – Por que você só faz coisa errada!
Ele se aproxima.
André – Será? Será que não é por que você tem desejos em mim?
Cristina – Você tá louco?
André – E por que tá tão nervosa?
Cristina – Eu não estou nervosa!
Ele a abraça.
Cristina – Me solta!
Lobato entra.
Lobato – Posso saber o que está acontecendo?
André a solta e encara o irmão.

Cena 9 / Farmácia / Interior / Manhã
Julio – O que você está fazendo aqui? Eu disse que não queria que você viesse!
Suzana – Você sumiu do Rio com os meus filhos!
Julio – Você abandonou os seus filhos por um velho rico, o quer agora?
Suzana – Quero a minha família de volta, eu to arrependida!
Julio – Tarde de mais para isso!
Suzana – Não, nunca é tarde!
Julio – Pega as suas coisas e volta pra buraco de onde você nunca devia ter saído!
Suzana – Eu vim para ficar e eu vou ficar... E na sua, u melhor nossa casa!
Julio – Nossa? Eu adquiri tudo depois que me divorciei de você, você não tem direito a nada, pega as suas tralhas e suma da minha frente!
Suzana – Cadê os nossos filhos?
Julio – Os meus filhos estão na escola!
Suzana – Eu vou procurá-los, mas antes eu vou deixar as malas em casa!
Julio – Você não vai entrar na minha casa!
Suzana – Veremos!

Cena 10 / Fazenda de João / Sala / Interior / Manhã
Anabele – Você não teria coragem de por fogo no celeiro não é? Não é claro que não, isso influenciaria na sua pose de madame!
Letícia – Do que você está falando?
Anabele – Do jeito como você queria impedir que o Sérgio contasse que tinha visto uma pessoa no celeiro e que e possivelmente essa pessoa incendiou tudo!
Letícia – Você acha que eu seria capaz de incendiar o que vai salvar o seu pai, a nossa família da miséria?
Anabele – Depois que você tentou me matar, me jogando daquela sacada eu não duvido de nada!
João entra repentinamente.
João – Como é?
Letícia encara o marido.
Fim do Capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário