sexta-feira, 24 de maio de 2013

Preciosa - Capítulo 10




Cena 1 / Hospital / Quarto / Interior / Tarde
Continuação imediata da última cena do capítulo anterior.
Anabele encara o pai.
Anabele – Pai?
João – Ela tentou te matar minha filha e eu quero que você me diga por que!
Anabele – Não foi bem assim... Eu é que estava com raiva e falei aquilo!
João – O que você tá me dizendo? Que mentiu?
Anabele – A gente discutiu naquele dia na festa, mas não passou disso, eu é que fiquei furiosa, bati na porta e o vidro quebrou... Foi isso, por isso disse que foi ela!
João – Você está me falando à verdade?
Anabele – Claro pai, quando foi que eu menti? A Rosimar é testemunha!

Cena 2 / Consultório de Lobato / Interior / Tarde
Lobato – Sinto muito, mas sua esposa esta falando a verdade Julio!
Julio – Ex Esposa!
Lobato – Que seja, os exames deixam claro, ele tem um tipo de tumor muito raro e pela localização e o tamanho é impossível que seja feita a remoção!
Julio – Então tudo que ela falou é verdade!
Lobato – Parece que sim!
Julio – Obrigado meu amigo!
Lobato – E agora vai fazer o que?
Julio – O que eu posso fazer? Sou obrigado a permitir que ela fique com os filhos no pouco tempo que tem de vida!

Cena 3 / Fazenda de João / Sala / Interior / Tarde
Anabele entra.
Letícia – Então?
Anabele – O que?
Letícia – Contou tudo ao seu pai?
Anabele – Você é muito cínica!
Letícia – Posso ou não posso fazer as minhas malas? Ou será que ele teve outro ataque e morreu?
Anabele – Eu não contei nada, eu desmenti, aliás eu menti a ele, menti dizendo que eu escorreguei após uma discussão boba!
Letícia – Muito obrigada!
Anabele – Eu não fiz por você, eu fiz por ele, por que eu sei que ele não aguentaria o baque de descobrir que a esposa tem um caso com o melhor amigo dele!
Letícia – Eu não tenho um caso com o Antunes, você entendeu tudo errado!
Anabele – Eu não quero saber... Poupe-me dos detalhes, por favor!
Com dificuldades Anabele sobe as escadas.

Cena 4/ Fazenda de Antunes / Quintal / Externo / Tarde
Rayssa – E a sua namorada?
Ricardo – Ana está com a perna quebrada, estava, agora está fazendo fisioterapia...
Rayssa – Sua mãe me disse que vocês iriam se casar...
Ricardo – E vamos, seria em dois meses, mas com o acidente dele resolvemos adiar um pouco, agora o João no hospital!
Rayssa – Entendo.
Ricardo – E você? Deixou algum namorado no Rio de Janeiro?
Rayssa – Não tinha tempo para isso, ou melhor, nunca me interessei por ninguém!
Ricardo – Uma hora a pessoa certa aparece!
Rayssa – Se é que ela já não apareceu!
Ricardo sorri constrangido.

Dias depois
Cena 5 / Fazenda de João / Casa / Sala / Interior / Manhã
Letícia e João entram. Anabele abraça o pai.
Anabele – Bem vindo de volta!
Sérgio – Que susto você nos deu hein pai?
Letícia – Não vai se repetir não é amor? Agora ele vai se cuidar!
João – Não, não vai se repetir!
Letícia – Agora deixem o seu pai descansar, ele precisa tomar um banho para tirar o cheiro do hospital!
João sorri.
Letícia – Manei Rosimar preparar seu prato preferido, só que sem gordura!
João – Obrigado meu amor!
Anabele sai da sala.
Sérgio – Eu ajudo você pai!

Cena 6 / Apartamento de Lobato / Sala / Interior / Tarde
Estão a mesa, André, Cristina, Catarina e Lobato.
André – Estou satisfeito!
Catarina – Quer ajuda com a louça mãe?
André – Não precisa Catarina, eu ajudo a sua mãe!
Cristina o olha sem entender.
Lobato – Como?
André – depois deste almoço maravilhoso o que mais eu poderia fazer?
Cristina – O que você sempre faz sentar a bunda no sofá e assistir televisão!
Ele levanta-se e se aproxima de Cristina pegando em sua mão direita.
André – Essas mãos de fada não podem fazer todo o trabalho, a partir de agora vou te ajudar sempre!
Lobato levanta.
Lobato – Eu vou pro consultório!

Cena 7 / Fazenda de João / Sala / Interior / Tarde
Letícia desce as escadas.
Letícia – O senhor aqui? O que quer?
Adalberto – Vim trazer pessoalmente o cheque para cobrir os danos do seu carro!
Letícia – Muita gentileza de sua parte!
Adalberto – Espero que agora possamos ser amigos?
Letícia – Não vejo motivo para isso, pode ir agora!
Ele sorri.
Adalberto – Claro, como a senhora quiser!
Adalberto sai.
Letícia – Insolente!

Cena 8 / Fazenda de João / Escritório / Interior / Tarde
João – Só o que eu não entendo é esse incêndio... O Sérgio jura que viu alguém lá!
Antunes – E pode ser... Não tem ninguém interessado nas suas terras?
João – Não, creio que não!
Antunes – Vamos esperar a investigação, certamente os bombeiros vão entregar um laudo a policia!
João – Se alguém colocou fogo nas minhas sacas você pode apostar que eu acabo com a raça do desgraçado com as minhas próprias mãos!
Letícia entra.
Letícia – Atrapalho?
João – Não, claro que não!
Letícia – Está na hora do seu remédio!
Antunes – Eu já vou indo!
Letícia – Fique para o jantar Antunes, você faz muito bem ao João!
Antunes – Obrigado pelo convite Letícia, mas a Tereza me espera!
Ele abraça João.
Antunes – Nunca mais nos assuste assim!
João – Pode deixar!

Cena 9 / Fazenda de João / Quarto de Anabele / Interior / Tarde
Anabele – Faltaria tão pouco tempo para gente se casar!
Ricardo – Não importa, você já é minha, eu já sou seu, nada vai nos separar!
Anabele – Mas eu quero ir embora daqui, quero sair dessa casa o mais de pressa possível!
Ricardo – Assim que você estiver totalmente recuperada a gente remarca o casamento!
Anabele – Falta tanto ainda!
Ricardo – Nós teremos a vida inteira para recuperar esse tempo!
Os dois se beijam.
Anabele – É verdade que a Rayssa voltou?
Ricardo – Sim, está tão diferente de quando saiu daqui!
Anabele – Humm sei!
Ricardo – Você está com ciúme?
Anabele – Não, claro que não!
Ele sorri.

Cena 10 / Estrada / Externo / Noite
O carro de Letícia para ao lado de outro automóvel. Ela desce.
Bombeiro – Então o que a senhora quer?
Letícia – Serei direta, quanto você quer para adulterar o resultado da perícia que vocês fizeram no dia do incêndio em minha fazenda?
Bombeiro – Como?
Letícia – Eu quero que você adultere os resultados!
Bombeiro – Mas eu sou bombeiro, não perito!
Letícia – Mas eu sei que você pode sumir com as pistas!
Bombeiro – Não sei, isso pode dar problema!
Letícia – 10 mil reais!
Bombeiro – Certo!
Letícia – Amanha venha aqui com o resultado, alguém vai lhe esperar com o dinheiro.

Cena 11 / Praça / Externo / Noite
Lauro está sentado no banco, Catarina se aproxima.
Lauro – Você veio!
Ela sorri.
Lauro – Achei que você daria um bolo!
Catarina – Você está certo, eu tenho que sair, tenho que me divertir!
Lauro – Vamos então?
Catarina – Claro!

Cena 12 / Cobertura Ávila do Amara / Sala / Interior / Noite
Rafael passa pela sala.
Adalberto – Aonde você pensa que vai?
Rafael – Vou sair, vou tentar fazer umas amizades nesse lugar!
Adalberto – Nem pensar, eu não te liberei para sair sozinho ainda!
Rafael – Eu não sou mais criança pai!
Adalberto – Mas age como se fosse uma!
Maria Célia – Deixa o menino Adalberto, ele tem que se divertir!
Adalberto – Se divertir machucando as pessoas? É isso que ele sabe fazer!
Maria Célia – Ele não é seu prisioneiro!
Adalberto – Tudo bem vá, mas se acabar na cadeia, não ligue para minha casa!
Rafael pega a chave do carro e sai.
Maria Célia – Você não sabe lidar com ele!
Adalberto – E você sabe? Nós o trouxemos para cá para ele se endireitar e você está o deixando cometer os mesmos erros do Rio de Janeiro!

Cena 13 / Apartamento de Julio / Banheiro / Interior / Noite
Suzana está  saindo do banho enrolada em uma toalha, ao abrir a porta ela desmaia. Julio corre para socorrê-la
Julio – Suzana? Suzana fala comigo!
Ela está imóvel.
Julio – Tony, TONY!
O garoto sai do quarto e encontra o pai com a mão nos braços.
Tony – O que houve?
Julio – Chama uma ambulância, rápido!

Cena 14 / Casa de Mascarias / Sala / Interior / Noite
Mascarias – A Letícia quer falar comigo amanhã!
Leia – Será que o João resolveu lhe apoias na campanha?
Mascarias – Assim eu espero... Preciso do apoio e do dinheiro dele!
Leia – Acho que poderemos contar só com o apoio depois do que aconteceu na fazenda!
Mascarias – Que seja eu não posso perder minha boquinha no governo!

Cena 15 / Fazenda de João / Sala / Interior / Noite
Estão todos sentados na sala. A campainha toca. Rosimar vai atender.
Letícia – Essa mulher é lenta até para abrir a porta!
Anabele – Agradeça que temos ela mamãe, por que do jeito que as coisas estão indo daqui uns dias nem ela nós teremos!
João – Não fale assim minha filha, eu me sinto pior ainda!
Anabele – Desculpa pai!
Rosimar vem com uma mala nas mãos. Letícia a olha.
Letícia – Que mala é essa criatura? Ou melhor, de quem é essa mala?
Anastácia entra para surpresa de todos
Anastácia – É minha querida filha e tem mais no táxi lá fora!
Ela sorri, Letícia a encara estática.
Fim do Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário