quarta-feira, 13 de março de 2013

Vivendo e Aprendendo - Terceiro Episódio


1º CENA – GALERIA BELAS ARTES – LANCHONETE – MANHÃ
Hélio e Juliano se encaram.
Hélio: Eu te fiz uma pergunta, Caralho. Anda, responde
Amora: Calma, Hélio, calma
Juliano: Aqui não é o lugar apropriado, vamos para casa.
2º CENA – EDIFICIO SODRÉ – APARTAMENTO – TARDE
Porta se abre e Hélio, Amora e Juliano entram
Hélio: Agora que chegamos pode me contar tudo.
Amora: Hélio, não acha melhor...
Hélio: Não se mete, Amora.
Amora se cala
Juliano: Eu vou dizer...
Hélio: Disponha
Juliano: Eu vou descobrir quem matou o Ulisses, eu tenho um esquema preparado, amanhã eu subo o morro.
Hélio e Amora se surpreendem
Amora: O que? Você pirou?
Juliano: Não, eu vou descobrir
Hélio: Você só pode estar brincando com minha cara
Juliano: É verdade pow!
Hélio: Você vai subir o morro pra se meter com bandido. Você perdeu a noção? Foi isso?
Amora: Juh, pelo amor de Deus, deixa isso pra lá, se nem a policia conseguiu resolver, porque você tem que se meter?
Juliano: Pra vocês é muito fácil, né mermo? Claro! Não foram vocês que passaram o que eu passei na cadeia, não foram vocês que apanharam, que dormiu no chão, que era tratado feito bicho. Tudo isso por um crime que eu não cometi, e pra salvar o meu amigo de uma grande injustiça.
Hélio e Amora ficam sem ação.
Juliano: Eu não vou mudar de idéia, só vou parar quando acabar com esse bandido.
Amora: Olha isso, você está falando feito um bandido.
Hélio: Juliano, presta atenção cara. E se armarem uma com você no morro?
Juliano: O que eu posso fazer? Se armarem, armaram ué
Amora: Esquece essa história Juliano, vamos por fim nisso.
Juliano: Não! Eu só vou sossegar quando acabar com o verdadeiro autor do crime. Agora me de licença, vou tomar um banho.
Juliano sai
Amora: Hélio, nós temos que fazer alguma coisa, pelo nosso amigo. Ele não pode subir o morro, não pode.
Hélio: O que Amora? Fazer o que?
Amora: Eu não sei...
Hélio: Por um lado eu até entendo ele, embora ache errado e perigoso, mas ele é teimoso e vai querer ir até o final. 
Amora: Mas porque ela não deixou você ir preso? Porque? Pelo menos evitaria isso hoje.
Hélio: Ele queria recompensar atos passados
Amora: Atos passados?
Hélio: Sim
(15 anos antes: 1998)
3º CENA – PRACINHA PUBLICA – TARDE
Crianças jogam bola na quadra da pracinha
Hélio: Aqui Juh, chuta a bola para mim
Juliano toca a bola para Hélio.
Hélio: Esse gol é meu, é meu
Hélio sai driblando todos
Juliano: Isso Helhinho, vai!
Na arquibancada improvisada, Amora vibra
Amora: Vai Helhinho, vai
Hélio: É agora... É agora e...
Hélio chuta a bola, mas ela voa longe e sai da quadra.
Hélio: Ahh não, eu perdi esse gol, não acredito.
Juliano: Calma cara, fica triste não. Vamos buscar a bola
Hélio: Vamos...
Os garotos sem da quadra correndo e Amora vai ao encontro deles
Amora: Nossa meninos, vocês estavam jogando tão bem, pena que perdeu aquela chance
Juliano: Mas nós vamos voltar e jogar como nunca
Hélio: É... mas pra isso precisamos achar a bola
Amora: Ali, no meio da pista
Amora aponta
Hélio: E agora? A mãe disse que não quer ver eu atravessando a pista
Juliano: Você é um medroso, eu vou lá
Amora: Cuidado, Juh!
Juliano olha pros dois lados
Juliano: Vou aproveitar agora que não vem nenhum carro.
Juliano vai andando ao encontro da bola
Amora: Ihh ele foi mesmo
Hélio olha pro lado e avista um carro vindo na direção de Juliano
Hélio: Amora, olha, o carro, o carro..
Amora olha
Amora: Ai meu Deus, o Juliano
(Câmera lenta)
Hélio corre em direção Juliano
Amora: Não Hélio
Juliano escuta Amora e vira ficando de frente com o carro que vem em sua direção.
Juliano: Ai meu Deus! E agora?
Hélio empurra Juliano pro canto da pista e o carro passa por cima do Hélio.
Amora: Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!!!!
(Dias Atuais: 2013)
4º CENA – EDIFICIO SODRÉ – APARTAMENTO – TARDE
Amora: Eu lembro daquele dia, achei que você fosse morrer
Hélio: Fiquei meses internado
Amora: Verdade! Agora entendo o porque que o Juliano se entregou no seu lugar.
Hélio: Mas ele se entregou por um preso muito alto... Muito alto.
5º CENA – PAISAGEGENS DO RIO DE JANEIRO
(Cenas das paisagens ao som de Primeiros Erros – Capital Inicial)
No dia seguinte...
6º CENA – EDIFICIO SODRÉ – APARTAMENTO – MANHÃ
Hélio chega na cozinha
Hélio: Bom dia
Amora: Bom dia, amor
Hélio: Cadê o Juliano?
Amora: Quando acordei, ele já tinha saído
Hélio: Então ele foi mesmo
Amora: Pois é!
7º CENA – MORRO DO CANTAGALO – CASA DO DÉ – MANHA
Juliano chega até a casa do Dé, desconfiado
Juliano: A casa é essa... Seja o que Deus quiser.
Juliano bate na porta
Juliano: Hô de casa
Porta se abre e Dé aparece com uma arma na mão.
Dé: Qual foi cumpadi? Vai derrubar minha residência?
Assustado, Juliano engole seco.
Dé: Entra aí, parceria. Vamo bater um papo no bagulho.
Juliano entra
Dé: Então você é o tal do Juliano, o bacanão em busca da verdade!
Juliano: Sim sou eu
Dé: Tá ligado que eu sei quem matou né?
Juliano: Por isso que estou aqui.
Dé: Então senta a bundinha na cadeira que vou contar tudinho.
(04 anos atrás: 2009)
8º CENA – MORRO DO CANTAGALO – CASA DO ULISSES – NOITE
Dé chega na sala
Dé: Aí chefe, tem um cara querendo falar contigo aí
Ulisses: Manda ele entrar...
Dé: Aí cumpade, entra aí
Um homem com uma touca preta entra na sala
Ulisses: O que é isso? Porque ele está com essa touca preta?
Dé: Não sei, patrão. Ele colocou pra entrar.
Homem: Eu só vim dar um recado, por isso a touca
Ulisses: Ok! Dé, saia
Dé: Qualquer coisa é só chamar.
Dé sai
Ulisses: Vou preparar um Drink para nós
Ulisses vai até a copa, ficando de costa para o homem
Ulisses: Coloca gelo no seu?
Homem: Aham
O homem vê uma barra de ferro e pega.
Ulisses: Você vai ver meu Drink, é uma delicia.
Com a barra na mão, ele caminha lentamente para trás de Ulisses.
Ulisses: Se eu não fosse traficante, acho que seria barman, eu levo jeito.
O homem chega mais perto.
Ulisses: Tá ficando pronto falta só o...
Ulisses olha pelo espelho da copa e avista o homem atrás dele com a barra de ferro na mão.
Ulisses: E eu um passe de mágica, veja o que acontece.
Ulisses dá uma cotovelada na barriga do homem, se vira e dá um soco. A barra cai.
Ulisses: Então, desgraçado. Quem é mais espertinho aqui, hein?
Ulisses puxa um canivete
Homem: Eu não tenho medo de você
Ulisses: Não? Então vem, vem.
O homem vai pra cima de Ulisses e Ulisses mete o canivete nele.
Homem: Ahhh! Desgraçado.
Ulisses: Tá pensando que estou brincando, neguinho? Tira essa touca, quero ver sua cara, tira vai.
O homem tira uma arma da cintura e aponta pra Ulisses
Homem: Eu posso morrer, mas te levo junto.
O homem dá dez tiros em Ulisses.
(Câmera lenta)
Ulisses cai morto.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário