quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Água e Vinho - Capítulo 16


Cena 1, Igreja, Dia
Tonico: Quero propor uma aliança.
Stela: Que tipo de aliança?
Tonico: A gente vai acabar com os dois!
Stela: Acabar como? Não tenho coragem para maldades que possam prejudicar alguém...
Tonico: Eu sei, mas é por uma boa causa, para salvar a nossa família.
Stela: Se é pela nossa família, eu aceito.
Tonico: Agora você é a minha nova sócia!
Stela: Prazer, sócio.
Stela com os olhos brilhando.

Cena 2, Prefeitura, Gabinete, Dia
Aedo: É bom você tomar cuidado por onde anda!
Rafael: Eu já estou cansado das suas ameaças!
Aedo: Essa foi a minha última ameaça. Ou você desiste de se candidatar, ou então...
Rafael: Eu não tenho medo das suas ameaças! Já disse!
Aedo: O aviso foi dado, já está na minha hora. Até algum dia.
Aedo sai.
Rafael: Eu tenho que dar um jeito nesse velho!

Cena 3, Praça, Dia
Aedo vai saindo e vê Zulmira entrando com uma torta.
Aedo: Onde você pensa que ta indo?
Zulmira: Vim trazer a torta pro prefeito.
Aedo: Não vai ter torta nenhuma, eu quero você longe desse homem!
Zulmira: Eu amo ele, pai!
Aedo: Ele não! (Grita)
A cidade os observa.
Zulmira: pai, para com escândalo!
Aedo: Vem comigo!
Aedo puxa Zulmira pelos cabelos.
Laurinha de longe comenta com Dália.
Laurinha: Adoro, ele afastou a capivara periguete do Rafael.
Dália: Coitada da moça...

Cena 4, Casa de Aedo, Dia
Aedo puxando Zulmira pelos cabelos, a joga no sofá.
Hilda: Meu Deus o que é isso?!
Aedo: É a sua filha, tava se engraçando pro imbecil do Rafael!
Zulmira: Eu te odeio, me humilhou pra cidade inteira!
Zulmira sobe para o seu quarto, chorando.
Carolina que estava na cozinha, entra na sala.
Carolina: Você não pode tratar a sua filha assim!
Aedo: O que você ta fazendo aqui?!
Carolina: Eu vim ver o meu filho, Tonico, e ele não está!
Aedo: Já que não está, você já pode saindo!
Hilda: O que deu em você, Aedo?!
Carolina: Ele nunca soube perder!
Aedo: Cala a boca!
Carolina: Sempre viveu rodeado de amantes, esse crápula!
Hilda: Do que você ta falando?!
Carolina: Não sabia? Ele e a mãe da sua nora têm um caso!
Aedo: Cala essa boca!
Hilda: Isso é verdade?
Aedo: Não é da sua conta.
Aedo sobe.
Hilda chora no sofá.
Carolina: Eu vou pra minha casa, se cuida...

Cena 5, Praça, Dia
A irmã Virgínia passa pela praça e vai em direção a um beco.
Laurinha: Onde é que essa freira vai? Pra lá só tem um beco! Estranho que ela faz esse caminho toda semana! Vou lá ver!
Laurinha vai atrás da irmã Virgínia, cuidando para não ser vista pela freira.

Cena 6, Mata, Dia
Sônia e Olavo dentro do carro.
Sônia: Esse beijo não poderia ter acontecido...
Olavo: Mas aconteceu...
Sônia: Eu sou casada e você também é, não podemos! Além disso, eu te odeio!
Olavo: Até hoje não entendo por que você me odeia, sinceramente!
Sônia: Não sabe? Tem certeza?
Olavo: Não faço a mínima idéia!
Sônia: Acha que não sei que foi você que me mandou pro Rio de Janeiro? Não queria assumir relacionamento comigo e me mandou embora a força!
Olavo: Do que você ta falando?!
Sônia: Não se faça de sonso!
Olavo: Quem te mandou embora foi o meu pai!
Sônia: Que?!

Cena 7, Beco, Dia
Vírginia já tirou seu hábito, o colocou no esconderijo e foi atrás de um garotão. Minutos depois ela volta.
Vírginia: Vem cá, gostosão!
Vírginia e um jovem se beijam ardentemente. Laurinha chega e fica assustada com o que vê.
Laurinha: Não acredito!

Cena 8, Praça, Dia
Alguns dias se passam.

Cena 9, Hospital, Noite
Um enfermeiro olha como Rosa está e sai.
De repente, Rosa abre os olhos.

Cena 10, Convento, Noite
Carmelita aproveita que todas as freiras já foram dormir e conversa com sua mãe sobre os planos de vingança.
Carmelita: Olha aqui, mãe. Presta atenção!
Armelinda: Essa é a estratégia pra acabarmos com o inimigo?
Carmelita: É sim, mãe! Presta atenção.
Armelinda: Sim, general!
Carmelita aponta dois locais num mapa desenhado da cidade.
Carmelita: Aqui fica a casa dele. Aqui fica o local de trabalho. Já investiguei e ele costuma sair tarde.
Armelinda: Vamos dar um tiro de canhão nele! Preparar, apontar, fogo!
Carmelita: Não, mãe! Mas, quase isso. Aquele desgaçado vai ter o que merece!
Armelinda: Quem sofreu, nunca esquece! Isso mesmo!
Carmelita: É, mãe!

Cena 11, Casa de Aedo, Dia
Em um canto, Stela e Aedo discutem.
Aedo: Você não vai matar ninguém!
Stela: Eu tenho que dar um fim nessa menina ou ela põe tudo a perder!
Aedo: Se você matar ela, pode ter certeza que eu revelo todos os seus podres!
Sônia se aproxima e ouve a discussão, sem eles perceberem.
Stela: O que a Sônia iria achar de saber que foi você quem contratou os capangas pra sumirem com ela, hein?
Aedo: Você não teria coragem de contar!
Sônia entra, assustando eles.
Aedo: Sônia?! (apavorado)
Sônia: Então a culpa disso tudo foi sua!
Close em Aedo apavorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário