quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Último Desejo - Capítulo 4


O DIA AMANHECE...
CENA 1. APARTAMENTO DE AMANDA / DIA
Amanda faz uma ligação.

AMANDA - É a Sônia?
SONIA - Sim, quem fala?
AMANDA - Amanda, lembra de mim.
SONIA - Que Amanda?
AMANDA - Filha da ex empregada da Catarina.
SONIA - Ah, claro. Lembro!
AMANDA - Precisamos marcar um encontro.
SONIA - Pra que?
AMANDA - Para conversar.
SONIA - A onde?

PAISAGENS DO RIO DE JANEIRO
FUGIDINHA - MICHEL TELÓ

CENA 2. MANSÃO COUTO / NOITE
CATARINA - Oh, meu Deus que loucura. Morreu de que?
JOSÉ FERNANDO - Daquela doença que ela descobriu a alguns anos. Deveríamos te-la ajudado.
CATARINA - É, pois é.
JOSÉ FERNANDO - Você não sabia que ela estava doente?
CATARINA - Claro que não, José, se eu soubesse teria ajudado ela. Sempre gostei tanto da Maria Aparecida. Ela foi a irmã que nunca tive! Por isso eu a ajudava
JOSÉ FERNANDO - Então não sabia mesmo?
CATARINA - Não, devia ter ido prestar minha ultima homenagem a ela.

CENA 3. RUA / NOITE
Amanda espera ansiosamente por Sônia.

AMANDA - Finalmente.
SÔNIA - Sobre o que quer falar?
AMANDA - Catarina. Eu já sei que você é apaixonada pelo José Fernando.
SÔNIA - Quem te contou?
AMANDA - Não vem ao caso!
SÔNIA - E pra que veio até aqui?
AMANDA - Pra pedir sua ajuda.

CENA 4. MANSÃO COUTO / QUARTO
José Fernando se prepara para ir dormir e Neuza (empregada) entra no quarto.

JOSÉ - O que faz aqui, Neuza?
NEUZA - Preciso de contar uma coisa senhor José Fernando.
JOSÉ - Desembucha. 
NEUZA - É sobre a Amanda, filha da antiga empregada, Maria. Ouvi sua conversa com a Dona Catarina e ela mentiu.

Catarina para perto da porta do quarto e ouve a conversa, furiosa.
JOSÉ - Como assim?
NEUZA - Ela esteve aqui. Pediu ajuda pra Dona Catarina e ela não ajudou, a humilhou, fez a pegar um cheque no chão, com a boca senhor José Fernando, e não tinha nada no cheque.
JOSÉ - Não acredito.
NEUZA - Achei isso muito injusto por isso vim falar com o senhor, não conte nada pra Dona Catarina por favor.
JOSÉ - Pode deixar Neuza, até amanhã.

CENA 5. MANSÃO COUTO / COZINHA
Neuza chega na cozinha e ao ascender a luz, encontra Catarina.

NEUZA - Precisa de alguma coisa Senhora?
CATARINA - Preciso sim.
NEUZA - De que? Diz que eu faço..
CATARINA - Da sua cabeça, nessa bandeja...
NEUZA - Como assim senhora?

Catarina pega Neuza pelo cabelo, e elas vão pro quarto.

CENA 6. RUA / NOITE
AMANDA - Quero que você beije o José Fernando e que Catarina descubre.
SONIA - Catarina chifruda...
AMANDA - Exatamente..
SONIA - Será que tem como eu gravar o beijo e mandar pra Catarina?
AMANDA - Pode ser. Então tá combinado?
SÔNIA - Isso não será nada dificil pra mim..
AMANDA - Meu primeiro passo será acabar com o Casamento daquela vagabunda.
SÔNIA - Então está certo.

CENA 7. QUARTO DA EMPREGADA / NOITE
CATARINA - Você contou pro José Fernando sua vaca.
NEUZA - Eu tive que contar, você é um monstro.
CATARINA - Você vai ver o monstro, depois que eu arranhar essa sua cara todinha.
NEUZA - Não faça nada, por favor.
CATARINA - Na próxima, eu corto a sua garganta. Vá embora!

Quando Neuza sai da sala, Catarina põe o pé na frente e ela tropeça e cai, daí, Catarina pisa em cima de Neuza e sai do quarto.

CATARINA - Boa Noite Neuza!
Neuza fica quieta.
CATARINA - Dá boa noite pra mim, morta de fome!
Neuza respira fundo.
NEUZA - Boa Noite, senhora!

CENA 8. MANSÃO COUTO / QUARTO / NOITE
CATARINA - Não tem nada pra me falar, não?
JOSÉ FERNANDO - Tenho, e muito. Passe amanhã na empresa e conversaremos.
CATARINA - Então tá.
JOSÉ FERNANDO - Vou dormir.

O DIA AMANHECE...
CENA 9. GRUPO COUTINHO / EMPRESA DE JOSÉ FERNANDO / DIA

Catarina chega na recepção.
CATARINA - O José Fernando está aí?
RECEPCIONISTA - Sim, senhora. Pode entrar.
Catarina sorri levemente.

CENA 10. SALA DE JOSÉ FERNANDO

Catarina entra na sala, ela vê José Fernando beijando Sônia no sofá.
Catarina aplaude.

CATARINA - Bom dia pra vocês.
SONIA - Catarina?
Catarina pega algo em cima da mesa.

CATARINA - Sabe o que é isso, Sonia?
SONIA - Como assim? O que?
CATARINA - Um estilete.

Catarina pega o estilete e vai pra cima de Sônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário