sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Utilidade pública: O bom uso da língua portuguesa

          Caros clientes, venho até esse meio para falar de um assunto muito importante: a nossa querida e amada língua portuguesa. 
          Como frequentador assíduo do twitter, viciado mesmo, tenho me deparado com algumas anormalidades gramaticais. Não me julguem, pois o objetivo dessa postagem não é julgá-los. Minha intenção ao escrever-vos é apenas alertá-los e dar algumas dicas de como escrever melhor.
Esse é um blog dedicado à escrita de web novelas. Uma leitura fica muito mais compreensível quando está bem escrita, quando não precisamos tentar descobrir o que o autor quis dizer com tal palavra, ou tal frase, não concordam?
          Então, achei por bem, trazer algumas dicas aqui...

          Muitas vezes, nos deparamos com "mim segue", "mim indica", "mim sei lá o que"... Muitos usuários sabem como é o correto e até usam de brincadeiras dizendo que "mim não é índio". Pois é. "Mim" não combina com verbo algum. "Mim" não faz nada. O correto é usar "me segue", "me indica".
          
          Poucas vezes vi algo assim, mas sei que tem casos em que vão se referir a "nós" e dizem: "agente". Com todo o respeito, mas "agente" temos o 007. Pessoal, o correto é escrever "a gente". É separado!

          O erro mais comum na minha TL e não julgo a ninguém, é o uso do "mais". Talvez até sendo um pouco exagerado, mas 90% das pessoas que sigo, fazem uso do "mais". Entendo que quando falamos, dá essa impressão de ser "mais". Só que o "mais", na verdade só usamos na escrita, quando queremos uma maior quantidade de algo, adicionar alguma coisa. Um exemplo: "Quero dormir mais!". Quando queremos nos referir a uma contradição, usamos o "mas", sem o "i". Exemplo: "Queria sair, mas to cansado."            Lembrem-se: Estão adicionando, ou querendo uma maior quantidade de algo? Usamos "mais". Senão, para qualquer outro caso, o correto é "mas".

         Acho que nem preciso dizer que "com certeza" é separado, né? Bom, se tem alguém que ainda escreve "concerteza", saiba que é um erro. O correto é "com certeza".

         Novamente digo-vos que não julgo a ninguém. Ninguém é obrigado a saber usar corretamente a língua portuguesa. Ficam apenas essas dicas, para auxiliá-los, pois como todos nós sabemos, saber escrever bem não é apenas algo interessante, é importante para a nossa vida.

Dicas dadas pelo advogado competente e charmoso @HaroldoOficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário