sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Capítulo 15 de Pulo do Gato


CENA 01 / MORRO D’ÁGUA / INTERIOR / CASA TEREZINHA / SALA / MADRUGADA

Selma parte pra cima de Terezinha, que tanta se defender. As duas rolam no chão da sala.

SELMA – Piranha, vadia! Roubou meu marido!
TEREZINHA – Não tenho culpa se ele quis uma mulher melhor do que você, sua gonorreia!

Selma dá um tapa na cara de Terezinha.

CORTA PARA:

CENA 02 / MORRO D’ÁGUA / INTERIOR / CASA TEREZINHA / QUARTO / MADRUGADA

Calixto ouve os berros da briga e foge pela janela.

CORTA PARA:

CENA 03 / MORRO D’ÁGUA / EXTERIOR / RUA / MADRUGADA

Laura Dagmar e Sandreia estão indo para casa. Há pouquíssimas pessoas na rua, deixando-a silenciosa demais.

SANDREIA – Que sacada de mestre, Laura Dagmar! Se fazer de crente pra pegar os maridos das mocreias!
L. DAGMAR – Que isso, Sandreia?! Sou tenente a Deus! Pior você que do nada começou a tricotar com as irmãs.
SANDREIA – Alguém tinha que pôr panos quentes, querida.

É quando elas ouvem os berros vindos da casa de Terezinha.

L. DAGMAR – Mas o que é isso?

Sandreia vê Calixto fugindo.

SANDREIA – Vai lá ver que eu já volto.

Sandreia corre atrás de Calixto enquanto Laura Dagmar vai ver o que está acontecendo.

CORTA PARA:

CENA 04 / MORRO D’ÁGUA / INTERIOR / CASA TEREZINHA / SALA / MADRUGADA

Terezinha e Selma estão se batendo. É quando Terezinha, toda machucada, se desvencilha e corre para a cozinha. Lá, pega rapidamente uma faca e aponta para Selma, que até então estava parada na sala.

TEREZINHA – Não se mexe!

Selma avança para Terezinha, que lhe corta a mão. Sangue começa a cair e Selma fica petrificada com o ato de Terezinha. Laura Dagmar entra na hora.

L. DAGMAR – Mas o que é isso?!
TEREZINHA – Sem drama, please!

CORTA PARA:

CENA 05 / MORRO D’ÁGUA / EXTERIOR / MADRUGADA

Calixto está pulando muros e descendo as escadas rapidamente, porém Sandreia consegue acompanha-lo no mesmo ritmo. Não há ninguém na rua e Calixto acaba derrubando uma lata de lixo. Um gato dá um pulo, assustando Sandreia, mas que continua correndo. É quando, depois de uma perseguição alucinante, Calixto tropeça no próprio e pé, dando a deixa para Sandreia pegá-lo.

SANDREIA – Calixto? Mas o que você estava fazendo fugindo da casa da Terezinha?

CORTA PARA:

CENA 06 / INTERIOR / MANSÃO ITACURUÇÁ / SALA / MADRUGADA

Estevão está andando de um lado para o outro quando Plínio, seu advogado, entra em sua casa.

ESTEVÃO – Graças a Deus você chegou Plínio! Como é bom ter um advogado eficiente...
PLÍNIO – (assustado) Mas o que houve pra você me chamar essa hora para a mansão?!
ESTEVÃO – Hoje você vai passar uma parte da madrugada comigo, vai provar que é mesmo meu advogado.
PLÍNIO – Como assim?!
ESTEVÃO – Preciso que você me ajude a elaborar as cláusulas do meu divórcio com a Selma... E os de um novo casamento.

Plínio fica estarrecido com a informação.

CORTA PARA:

CENA 07 / INTERIOR / SHOW DELÍCIA / CAMARIM / MADRUGADA

Tom está terminando de se arrumar quando Lurdinha aparece no camarim.

TOM – Ué? Não ia lá pra tua mansão, patricota?
LURDINHA – Vou dormir aqui esta noite.

Lurdinha tira a roupa.

LURDINHA – E com você.

Lurdinha beija Tom e eles transam.

CORTA PARA:

CENA 08 / EXTERIOR / RUA / MADRUGADA

Em frente à mansão da família Brasil, Patrícia está fumando um cigarro. É quando um homem maltrapilho se aproxima e a agarra por trás. Laura, que até então estava escondida atrás de um muro bem grande na mesma calçada que a filha, consegue ver e ouvir tudo.

PATRÍCIA – Que isso?! (se vira e vê o homem)... Tharso?! Mas eu pensei que você...
THARSO – Estivesse lá na Holanda? (ri) Está enganada, Patrícia, ou devo te chamar de Clara? Clara... Patrícia... Tantos nomes... Tantos mistérios...
PATRÍCIA – Chega! O que você está fazendo aqui?! Eu disse que ia te buscar assim que possível!
THARSO – Não deu pra esperar, mulher! Os caras vieram atrás de mim!

Patrícia se solta de Tharso e começa a andar de um lado para o outro, preocupada.

PATRÍCIA – Merda! Eles te seguiram?
THARSO – Acho que não. Na hora de fugir, usei cinco identidades falsas... Acho bem difícil alguém me achar.
PATRÍCIA – (apontando o dedo para Tharso, nervosa) Eu também acho MUITO bom ninguém te encontrar! As coisas por aqui não andam muito bem... Minha mãe está sendo acusada de matar o amante e a minha irmã sumiu. A imprensa deduziu que ela foi cúmplice.
THARSO – E ela foi?
PATRÍCIA – Não sei, cacete! Quando cheguei, a merda já tava toda jogada ao vento. Fora que a empresa do meu pai está falindo...

CAM pega a reação de Laura, estarrecida.

THARSO – Mas a situação está preta, mesmo, hem. Mas e eu? Como fico? Não posso dormir na rua!
PATRÍCIA – (impaciente) Entra comigo na mansão e dorme no quarto dos fundos. Depois eu vejo o que eu faço.
THARSO – Então vamos.

Tharso e Patrícia entram. Laura sai de trás do muro e corre para a casa onde está hospedada.

CORTA PARA:

CENA 08 / MORRO D’ÁGUA / INTERIOR / CASA TEREZINHA / SALA / MADRUGADA

Laura Dagmar, Terezinha e Selma estão ali, paralisadas.

L. DAGMAR – Alguém pode me explicar o que está acontecendo, em nome do Senhor?!
SELMA – Essa louca tentou me matar!
TEREZINHA – Eu estava só me defendendo dessa retardada mental!
L. DAGMAR – (vê a mão de Selma sangrando) Sua mão está muito machucada, Selma! Vamos embora daqui... Vamos pra casa!
SELMA – Eu vou sim, Laura. Mas eu volto...

Laura Dagmar vai embora com Selma. Terezinha espera as duas irem para bem longe e começa a rir sozinha. Em seguida, dança tango com a faca cheia de sangue.

TEREZINHA – (delirante) Cortei o mal pela raiz, ou melhor, pela palma da mão!

Em seguida começa a rir.

CORTA PARA:

CENA 09 / EXTERIOR / MORRO D’ÁGUA / MADRUGADA

Sandreia e Calixto se olham.

SANDREIA – Então, Calixto, fala logo!

Calixto hesita.

SANDREIA – E por que estava fugindo? Parecia que você estava fugindo durante a gritaria... Quem é que estava lá dentro, hem?
CALIXTO – Do que é que você está falando?! (se levanta) Não estava fugindo, estava só me exercitando!
SANDREIA – (cont.) Pelos gritos... Além da Terezinha era a... Selma? Era a Selma que estava lá?!
CALIXTO – Não sei do que você está falando!

Calixto vai embora e o celular de Sandreia começa a tocar. Ela atende.

SANDREIA – Alô?
L. DAGMAR – (ao cel, off) Selma, amiga, pelo amor do sangue de Cristo! Venha até a minha casa agora, acabei de descobrir que era a Selma que estava brigando com a Terezinha!
SELMA – Quê?!
L. DAGMAR – Isso mesmo! A coitada saiu até esfaqueada...
SANDREIA – Ok, já estou indo.

Selma desliga o celular e olha para Calixto.

SANDREIA – (p/ Calixto) Se você correu, é porque tem rabo preso com a Selma! Mas o que será, hem? Pelo visto, morre de medo até de FALAR com ela!

Calixto para. Sandreia liga os pontos.

FLASHBACK  / CAPÍTULO 01 / CENA 10 / EXTERIOR / MORRO D’ÁGUA / SALÃO SAUDITA / MANHÃ

L. DAGMAR – (CONT.) Foi por causa de uma dorzinha na perna hoje de manhã...
SANDREIA – Bem, com dor ou sem dor vamos trabalhar, mulherada!
SELMA – Isso mesmo, Sandy!

Selma pega a chave na bolsa e abre o salão. Assim que abre, cinco homens armados e encapuzados aparecem apontando armas para as moças.

CALIXTO – Isso é um assalto! Passa a porra da grana, caralho!

CENA 11 / EXTERIOR / MORRO D’ÁGUA / MADRUGADA

SANDREIA – Foi você! Foi você que assaltou o salão naquele dia! E se você estava com a Terezinha, é porque estava de concubinato com ela! Vocês armaram a maracutaia toda! A Terezinha deve ter de dito que a Selma tem um cofre no cofre dela... Meu Deus, como fui burra! Sempre achei estranho você ter jogado o dinheiro no chão com tanta raiva! Mas eu vou ligar pra polícia agora!

Sandreia pega o celular, mas devido a seu nervosismo, ele cai no chão. Nesse meio tempo, Calixto tira a camisa e lentamente a enrola, seguindo à direção de Sandreia. Esta continua a procurar pelo seu telefone, sem sucesso, pois Calixto enrola a boca de Sandreia por trás, fazendo-a ficar sem condições de falar. MORRENDO DE MEDO, Sandreia fica paralisada. Calixto encosta seus lábios nos ouvidos da vítima.

CALIXTO – (demoníaco) A única chamada que você vai fazer, é uma para o inferno.

Ele vê o celular de Sandreia e pisa até quebrar. Em seguida, dá um soco na cara da cabelereira, que cai desmaiada. Calixto põe Sandreia nos ombros e foge do Morro D’Água.

CORTA PARA:

CENA 12 / INTERIOR / CASA L. DAGMAR / MADRUGADA

Selma está chorando nos braços de Laura.

L. DAGMAR – Quer dizer então que o Estevão te traiu com a Terezinha?
SELMA – (chorando) Sim! Ele me deixava em casa pra poder se divertir com a ninfetinha!
L. DAGMAR – A paz do Senhor vai curar essa tua angústia, Selma. Mas enquanto isso não acontece você não vai trabalhar amanhã, tudo bem?
SELMA – (com raiva) Não! Eu vou trabalhar sim! O Saudita vai abrir e vai lucrar como sempre lucrou! Agora que eu vou me separar dele, preciso ter o meu próprio sustento! Ele NÃO VAI ACABAR COM A MINHA VIDA! NÃO VAI!

Selma volta a chorar, cheia de raiva da vida e do marido.

SELMA – (desolada) Por que ele fez isso comigo, Laura?! Nunca dei motivo para isso! O nosso casamento era perfeito... Eu o amava... Eu ainda o amo...

Selma chora nos braços de Laura Dagmar.

L. DAGMAR – (pensando) Cadê a Sandreia?!

CORTA PARA:

CENA 13 / INTERIOR / CLÍNICA AMERICANA / QUARTO GILBERTO / MADRUGADA

Gilberto está deitado e olhando fixamente para o teto do quarto. É quando ele se lembra dos momentos felizes com Terezinha, dos momentos em que andava e era feliz. Lembra-se de toda a sua luta para conseguir o que tinha, até o maldito acidente acontecer. Ao virar a cabeça e ver todos aqueles equipamentos, tenta se mover, mas sem sucesso. Gilberto começa a chorar copiosamente.

GILBERTO – (p/ si) Desgraça de vida!

Ele continua a chorar.

CORTA PARA:

CENA 14 / IMAGENS DO RIO DE JANEIRO

Amanhece. A vida corre na cidade.

CORTA PARA:

CENA 15 / INTERIOR / SALÃO SAUDITA / SALÃO SAUDITA / MANHÃ

O salão está a todo o vapor. Selma está triste, cortando os cabelos das clientes. Laura Dagmar faz o mesmo. As outras assistentes estão trabalhando. É quando uma cliente aborda Laura.

CLIENTE – Adorei o seu culto ontem, Dagmar. Nunca pensei que você prestasse pra crente!
L. DAGMAR – Ninguém é só o que parece ser...
CLIENTE – Depois de ontem, meu marido lesionou o pinto, sabia? Tamanho foi o fogo com que nós fizemos rala e rola na minha cama. Tu curou minha vida, Laura!

A cliente vai embora e Laura pensa em Sandreia. É quando Plínio aparece no salão e se direciona a Selma.

PLÍNIO – Bom dia, dona Selma. Sou Plínio, advogado de Estevão.
SELMA – O que ele mandou você fazer aqui?!

Estevão aparece.

ESTEVÃO – Mandei ele vir aqui pedir divórcio, Selma.

Plínio mostra os papeis para Selma, que fica atônita.

CORTA PARA:

CENA 16 / INTERIOR / CASA TEREZINHA / BANHEIRO / MANHÃ

Terezinha está falando ao telefone com Calixto e fazendo curativos na sua cara toda machucada.

TEREZINHA – A Sandreia descobriu tudo?! Mas como?!... Ok, me diz onde você está que estou indo para aí agora!

Terezinha pega dois pacotes grandes, enfia em duas sacolas e vai embora.

CORTA PARA:

CENA 17 / INTERIOR / GALPÃO ABANDONADO / MANHÃ

Terezinha chega e encontra Selma completamente debilitada. Calixto abre a porta para ela.

TEREZINHA – Vamos conversar querida...

CORTA PARA:
FIM DO CAPÍTULO 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário