sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Relembrando - Senhora do Destino

  

Devido ao sucesso que foi o Relembrando da semana passada, resolvemos manter o quadro e a homenagem dessa semana vai para uma novela que arrancou o folego de muita gente, fez a gente tremer de raiva e querer matar Nazaré Tedesco, já sabem de qual trama estou falando né?! Senhora do Destino do grande Aguinaldo Silva, sucesso que foi exibida entre junho de 2004 e março de 2005. Novela exibida pela rede Globo, contava a história em duas fases, a primeira que foi exibida em 4 capítulos se passava em 1968, a segunda fase acontece em 1994.
Vamos relembrar um pouco da primeira fase desse estrondoso sucesso de audiência.
Como dito antes a primeira fase se passou em 1968, contava a história de três mulheres, Josefa de Medeiros Duarte Pinto, uma jornalista dona do jornal Diário de Notícias (Jornal esse que voltou em Fina Estampa) Por conta do jornal ela acaba se tornando uma inimiga declarada da ditadura Militar. A segunda mulher é Maria de Nazaré, uma prostitua que quer mudar de vida a todo custo e não vai medir esforços para conseguir o que deseja. A última mulher e a nossa guerreira, a doce e batalhado Maria do Carmo Ferreira da Silva, uma nordestina que vem para a cidade do Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor para si e para seus filhos. 
Maria do Carmo sai do sertão da Paraíba com os 5 filhos por não ver ali chance de uma vida melhor, já que vive com eles em situação de miséria desde que fora abandonada pelo marido Josivaldo. Do Carmo, como ela virá a ser chamada mais  a frente, tem um irmão, Sebastião, que é motorista de Josefa, por quem nutre uma paixão secreta. Do Carmo sai do sertão para ir ao encontro do irmão, mas ao chegar no Rio de Janeiro , aqui entra uma parte muito interessante da trama, Aguinaldo escreve a chegada de Do Carmo e os filhos para o dia 13 de dezembro de 1968, dia em que foi decretado o AI-5 (ATO INSTITUCIONAL Nº 5) a cidade estava tumultuada, uma verdadeira guerra. Sebastião que ficará de buscar a irmã e os sobrinhos na rodoviária, não consegue sair do jornal que foi invadido pela policia. Maria do Carmo ao perceber que o irmão não foi buscá-la e não tendo mais o endereço do mesmo resolve sair com os filhos em busca do Jornal, onde Sebastião trabalha. No meio de toda a confusão, Reginaldo, filho mais velho de Do Carmo é atingido por uma pedra. Maria do Carmo e os filhos conseguem abrigo em uma casa abandonada. 
Nazaré tem um amante, José Carlos, nele ela vê a chance de mudar de vida e mente ao mesmo que está esperando um filho seu. Após uma discussão com ele, Nazaré se abriga na mesma casa onde estão Maria do Carmo e os filhos. Nazaré está vestida de enfermeira, com uma barriga falsa e diz se chamar Lourdes, Reginaldo está com a testa ferida, Lourdes (Nazaré) se oferece para cuidar da crianças enquanto do Carmo leva o filho ao pronto socorro. Aqui entra o ápice da trama, ao voltar com Reginaldo do pronto socorro, Maria do Carmo não encontra mais a mulher e sua filha de apenas 2 meses chamada Lindalva. 
Nazaré é uma prostituta e trabalha para madame Berthe. Quando se vê sozinha com Lindalva ela vê a chance de concretizar os seus objetivos, então ela chantageia a "patroa" que a ajuda a fingir que deu a luz. Sensibilizado com a amante, José Carlos larga sua família e se casa com Nazaré. 
O que conduz a trama é a busca de Maria do Carmo por sua filha.

Mas se pensam que esse foi o único sofrimento de Maria do Carmo na primeira fase, estão enganados, ao se ver sem a pequena filha e desesperada, ela sai em busca da mulher que sequestrou sua filha pela cidade e é confundida com uma das manifestantes e é presa junto com dois homens, um deles é Dirceu de Castro, repórter do Diário de Notícias que se recusa a abandonar a sede do jornal, o outro é Giovane Improtta um empresário do jogo do bicho. Os três mais adiante formaram um engraçado triangulo amoroso. Josefa tem o jornal da família fechado e exilada em Paris.
Após esclarecer que Maria do Carmo não era uma manifestante, ela é solta e encontrar o irmão Sebastião, ela consegue também encontrar os quatro filhos e decidi que vai morar em São Miguel, o fictício distrito de Duque de Caxias, onde o irmão vive com a família. Do Carmo jura que vai dedicar sua vida a encontrar a pequena Lindalva.

Na primeira fase fizeram parte do elenco:
Carolina Dieckmann - Interpretou Maria do Carmo
Adriana Esteves - Nazaré Tedesco
Gabriel Braga Nunes - Dirceu
Tarcísio Filho - José Carlos 
Dentre outros.

  


Parte 1 do primeiro capítulo:



Maria do Carmo sofre acidente e perde endereço de Sebastião:



ABERTURA:




SEGUNDA FASE
26 anos após o sequestro da filha, Maria do Carmo se tornou uma mulher forte e bem sucedida, agora ela é dona da loja de materiais de construção Do Carmo. Ela é querida e respeitada por todos em Vila São Miguel, graças a sua bondade, ética e caráter. Mas ela ainda sofre muito por nunca mais ter sabido nenhuma notícia da filha Lindalva e tampouco ter encontrado o paradeiro da sequestradora que ela pensa se chamar Lourdes. Do Carmo vive um caso amoroso com Dirceu, hoje colunista de um grande jornal carioca. Mas conta também com a admiração de Giovanni, agora presidente da escola de samba Unidos de Vila São Miguel.
Quem não deu altas gargalhadas com Giovani? Sempre com sua gravata borboleta e com sua dificuldade em falar o português corretamente?! Umas de suas frases mais marcantes e que ainda ouço hoje em dia é "O tempo ruge e a sapucaí é grande!"Giovanni mora com os dois filhos, João Manoel e Jenifer, com a sogra e com a namorada, a quem ele chama carinhosamente de "Ninfa bebê".
Os filhos de Do Carmo agora já estão crescidos e encaminhados na vida. Reginaldo virou politico e tira proveito da popularidade da mãe para angariar votos. Ele é casado com Leila e tem dois filhos. Cafajeste ele trai a esposa com sua assessora Viviane. Leila descobre o caso e resolvida a dar um flagra no marido, vai para o motel junto com Venâncio, primo de Reginaldo, porém Leila acaba morrendo, após cair da sacada do motel. Reginaldo esperto convence o primo de dizer que eles tinham um caso. Venâncio aceita, pois será muito bem gratificado. Após isso, Reginaldo se casa com Viviane e arma muito, como um falso sequestro do filho, a prisão da mãe, a morte do marginal Cigano...

Leandro, segundo filho de Do Carmo é casado com Marinalva, ele sempre se culpará pelo sequestro da pequena irmã. Marinalva esconde uma paixão pelo cunhado Viriato, o que gera muitos conflitos em seu casamento.

Viriato é o filho do meio, trabalha no restaurante de Edgar e vai se apaixonar por Maria Eduarda, uma jovem da alta sociedade carioca, filha de Leonardo e Gisela. Leonardo vai abrir guerra contra o romance dos dois, pois não aceita o fato da filha namorar um Maítre.

Plínio é o quarto filho, um jovem mulherengo que não quer saber de nada na vida, não estuda, não trabalha, só quer viver as custas da mãe. Mas as coisas mudam quando ele conhece Yara, uma executiva bem sucedida que quer ser mãe sem compromisso e escolhe o rapaz como "pai de aluguel" sem que ele saiba é claro. Porém, Yara é obrigada a recorrer a Plínio quando a empresa na qual trabalha vai a falência, a partir de então Plínio começa a tomar jeito na vida. Mais adiante Yara volta querendo o filho de volta e eles vão brigar e muito pela guarda da pequena criança.

Lindalva, a caçula de Do Carmo, foi criada por Nazaré e José Carlos, hoje conhecida com Isabel. Nazaré sempre foi uma mãe amorosa, e Isabel a ama acima de qualquer coisa. Maria Claudia, filha do primeiro casamento de Zé Carlos mora com o casal e está sempre em pé de guerra com Nazaré.

Após muito tempo de procura, Do Carmo vai a um programa de televisão. Lá ela conta sua comovente história e eles mostram uma foto, encontrada em arquivos do Jornal, se não me falha a memória, em que mostra a enfermeira Lourdes, com uma barriga de nove meses, e usando um programa de computador eles mostram como Lourdes estaria agora. Zé Carlos assiste ao programa e reconhece Nazaré. Ele fica transtornado e diz que vai chamar a policia e contar toda a verdade para Izabel e Maria do Carmo. Nazaré sem saída, resolve matar o marido, empurrando-o da escada. Veja a cena.



Após a morte de Zé Carlos, que Lindalva pensava ser seu pai, ela começa a trabalhar no restaurante Moniseur Vatel. Leandro antes de namorar Maria Cláudia se apaixona por Isabel, o que deixa nós telespectadores aflitos, já que eles são irmãos. Voltando ao restaurante, Edgar, neto da cafetina que ajudará Nazaré, se apaixona por Isabel e os dois começam a namorar, o que deixa Nazaré preocupadíssima, no final da novela esse medo do namoro dos dois é justificado, por um diário, onde a avó de Edgar confirmava o sequestro de Lindalva.

No meio das buscas por Lindalva, aparece Angélica, uma moça que foi encontrada no dia em que Lindalva desapareceu. Isso enche Maria do Carmo de esperança, mas por pouco tempo, já que um teste de DNA comprova que Angélica não é sua filha. Com pena da garota Do Carmo a abriga em sua casa. Ela vai se envolver com Plínio, com quem se casará. Mais adiante, ela será chantageada por Reginaldo e Viviane e os ajudará a superfaturar notas da loja de construção Do Carmo.

As coisas para Nazaré iam piorando a cada capítulo, nós meros telespectadores, não sabíamos se a odiávamos ou amávamos, já que a vilã era hilária, quem não lembra de seus xingamentos? O mais famoso deles era o que ela se referia a Maria do Carmo " Anta Nordestina" (Confesso que o uso as vezes, mesmo a pessoa não sendo do nordeste), chamando seus filhos de "flageladinhos", Josivaldo de "Flageladão", Maria Claudia de Songa Monga. Ou com suas poses em frente ao espelho?! Vamos relembrar? Veja alguns dos momentos em que Naza se idolatra:


                                         




E aqui uma das cenas dos capítulos finais mais hilárias, Naza no acampamento sem terra:







A escada de Nazaré virou um mito, junto com sua fiel amiga: a tesoura. A loirona gostosa aprontou muito e fez muitas vitimas. Minha morte preferida?! A da banheira, em que ela joga o ventilador e acaba com a raça do taxista, cena essa que se repetiu agora a pouco em Fina Estampa. Veja a cena de Naza matando o Taxista:




Mas se pensam que a novela foi inteira ela se dando bem e se ferrando apenas no final, estão muito enganados, é característica do Aguinaldo não deixar suas vilãs sempre numa boa, aqui não foi diferente, Naza acabou indo presa e teve que limpar a privada:

Nessa cena Maria do Carmo também rompe definitivamente com Reginaldo.






Uma das cenas mais emocionantes da trama, foi o primeiro encontro entre Maria do Carmo e Isabel, esta ainda sem saber que é sua filha.





E quem não se lembra da surra que Maria do Carmo deu em Nazaré?! Foi muito bem feito, ali a gente viu Maria do Carmo extravasar toda a raiva que guardou durante 26 anos. Vamos a cena?!






Isabel descobre toda a verdade:


Parte 1

Parte 2
Parte 3


Parte 4 


                                       

Parte 5 


                                       



Agora sim o tão aguardado reencontro de Do Carmo e Lindalva/Isabel. Uma das cenas que mais marcou a novela e a história das novelas. Acho que não teve uma pessoa que tenha assistido essa cena que não tenha se arrepiado do último fio de cabelo até o dedão mindinho do pé.






Dentre tantos outros confrontos que Maria do Carmo e Nazaré tiveram, um dos que mais me marcou foi o da cadeia:





Depois de muitos os confrontos, tudo foi se ajeitando e a trama foi se encaminhando para o fim, e já deixando aquela vontade de quero mais. Com uma história fascinante, um elenco deslumbrante, um texto impecável só poderia ser um grande sucesso, a novela inteira foi muito bem conduzida.
Outra cena marcante e que de certa forma chocou, foi a morte de Reginaldo. Como no passado Reginaldo leva uma pedrada na cabeça, porém dessa vez não consegue resistir e acaba morrendo. Confesso que me arrepiei novamente ao ver a cena antes de postá-la, Reginaldo lembrando-se da "guerra", e o desespero daquela mãe que queria apenas justiça e que com isso o filho se tornasse uma pessoa melhor, acaba por vê-lo morto. Acompanhem a cena:





No final da trama como todos devem saber, Nazaré a nossa raposa Felpuda, sequestra Linda, filha de Isabel e Edgar, mas acaba entregando a criança a Isabel e se atira da ponte:




Após tudo isso, a antiga empregada de Nazaré a vê perto de sua casa, deixando no ar que ela pode não ter morrido na queda.

A novela foi de faltar folego. Em nenhum momento teve aquela velha e conhecida barriga (quando nada acontece e o autor vai empurrando com fatos que não interessam).
As tramas paralelas também foram interessantes, o preconceito foi abordado de diversas maneiras, como no relacionamento de Jenifer e Eleonora, ou por Leonardo, que não aceitava o namoro da filha, com um "suburbano", no final Leonardo descobre que é filho do mordomo Alfred. Glória Menezes deu vida a Baronesa Laura, que sofria de Mal de Alzheimer. Contamos também com o saudoso Raul Cortez, se não estou engando esse foi seu último papel na TV. Gravidez na adolescência também foi tema. 

O elenco era formado por grandes talentos, como:
Suzana Vieira
Carolina Dieckmann
Renata Sorrah
José Wilker
José Mayer
Eduardo Moscóvis
Débora Falabella
Marcelo Antony
Glória Meneses
Rauz Cortez
Wolf Maya (também diretor da novela)
Marília Gabriela
Dan Stulbach
Nelson Xavier 
Leandra Leal
Elizângela
Yôna Magalhães
Heitor Martinez
Dentre outros...


Curiosidades 

=> Maria do Carmo Ferreira da Silva é o nome da mãe de Aguinaldo Silva;
=> Sebastião, também é o nome de um tio de Aguinaldo.
=> O papel de Nazaré a princípio seria de Suzana Vieira;
=> Regina Duarte seria Maria do Carmo, mas demorou muito para responder o convite de Aguinaldo.
=> Caso Regina aceitasse o papel de Maria do Carmo, ela queria que Gabriela Duarte, sua filha, fizesse o papel de Isabel. (Mas cá entre nós, cês acham que Aguinaldão ia querer fazer uma coisa igual a do Maneco?) 


Audiência
NOVELA: Senhora do Destino
HORÁRIO: 21h00
DE: Aguinaldo Silva
META: 45 pontos
28/06 A 03/07/04 52 49 49 48 45 40 = 47
05/07 A 10/07/04 50 47 44 43 43 40 = 44
12/07 A 17/07/04 49 48 44 48 46 40 = 46
19/07 A 24/07/04 51 49 49 51 47 43 = 48
26/07 A 31/07/04 53 48 46 48 47 38 = 47
02/08 A 07/08/04 51 48 46 45 46 40 = 46
09/08 A 14/08/04 48 49 47 46 46 42 = 46
16/08 A 21/08/04 48 47 45 48 44 41 = 46
23/08 A 28/08/04 44 46 45 51 45 41 = 45
30/08 A 04/09/04 47 46 46 45 44 39 = 45
06/09 A 11/09/04 44 44 46 47 46 44 = 45
13/09 A 18/09/04 46 46 44 44 45 41 = 44
20/09 A 25/09/04 46 46 45 47 47 39 = 45
27/09 A 02/10/04 48 47 49 49 47 47 = 48
04/10 A 09/10/04 52 50 54 52 50 43 = 50
11/10 A 16/10/04 49 51 54 55 54 44 = 51
18/10 A 23/10/04 52 55 53 54 52 49 = 52
25/10 A 30/10/04 55 58 56 54 53 50 = 54
01/11 A 06/11/04 53 55 55 56 54 50 = 54
08/11 A 13/11/04 53 51 50 51 50 46 = 50
15/11 A 20/11/04 55 57 57 55 50 45 = 53
22/11 A 27/11/04 54 54 53 51 50 48 = 52
29/11 A 04/12/04 55 57 58 57 55 49 = 55
06/12 A 11/12/04 54 52 53 57 52 46 = 52
13/12 A 18/12/04 51 52 52 50 49 45 = 50
20/12 A 25/12/04 50 52 52 50 34 40 = 46
27/12 A 01/01/05 53 52 51 49 34 45 = 47
03/01 A 08/01/05 54 57 55 56 54 48 = 54
10/01 A 15/01/05 57 58 56 56 53 46 = 54
17/01 A 22/01/05 59 57 56 57 55 48 = 55
24/01 A 29/01/05 55 60 53 60 54 52 = 56
31/01 A 05/02/05 61 60 55 60 56 48 = 57
07/02 A 12/02/05 42 58 55 62 59 52 = 55
14/02 A 19/02/05 61 60 54 60 55 48 = 56
21/02 A 26/02/05 59 60 54 60 56 48 = 56
28/02 A 05/03/05 57 60 53 63 60 51 = 57
07/03 A 12/03/05 60 60 58 65 61 41 = 57
MÉDIA GERAL: 50 pontos – Mega Sucesso











Fontes: Mix TV
            Wikepédia
            Memória Globo
            ITV - IBOPE DA TV
            Revista Eletrônica
          

3 comentários:

  1. Uma novela que eu tenho um carinho enorme, talvez minha preferida, risos!
    O bom desses novos meios de Internet, é que nos possibilita de diversos recursos, como o de relembrar grandes novelas.

    Gostei desse quadro, quereeedo! Recordei de novelas antigas, obrigado!

    by: @aguinaldaosilva, http://twitter.com/aguinaldaosilva

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Galerinha, cuidado com essas pessoas querendo se passar pelo Aguinaldo, talvez essa entrevista seja real, ou talvez não. Só espero que vocês tenham cuidados com as informações que vocês vão repassar por e-mail.

    Alexandre, o grande. "Comentárista" do http://www.aguinaldosilvadigital.com.br/2010/

    ResponderExcluir