quinta-feira, 14 de junho de 2012

Entrevista com autor de Jogo do Poder


IP: Como surgiu a ideia de escrever a novela?
WC: Venho pensando em Jogo do Poder, antes mesmo de terminar Marcas do Passado. Em Jogo do Poder eu volto as minhas origens, vamos dizer assim, minhas tramas sempre envolvem dinheiro, a busca pelo poder aquisitivo, o que não acontecia tão explicitamente em Marcas. A ideia em si, surgiu do dia a dia, em observar as pessoas e até mesmo a mim, as pessoas nunca estão satisfeitas com o que tem e sempre querem mais, nessa “novela” eu vou mostrar a minha visão sobre o que as pessoas são capazes de fazer para chegar ao topo.

IP: É possível um resumo mais detalhado da sinopse?
WC: A Sinopse que será apresentada ao blog não conta praticamente nada da trama, já que ela se desenvolve em um passado não mostrado até metade da novela, mas vamos ao um pequeno resumo: Adolfo é um magnata dos diamantes, um homem que teve a mulher grávida do primeiro filho, sequestrada, os sequestradores nunca pediram resgate e enviaram a Adolfo os “pedaços” da esposa. Os anos se passaram e Adolfo sempre desconfiou da própria família. Já no primeiro capítulo ele descobre que está com uma grave doença e que morrerá logo, agora ele tem que dar um jeito de sua fortuna não cair nas mãos dos familiares, principalmente do irmão Otávio e do sobrinho Pedro, um mau caráter de primeira. Adolfo recebe um misterioso telefonema dizendo que o filho pode estar vivo e morando em Belém, ele não pensa duas vezes e parte para o Pará em busca dessa chance de ter o filho perto de si. Ao chegar lá, ele conhece a jovem e empregada doméstica Ana, que passa por maus bocados graças ao namorado Jorge. Adolfo não encontra o suposto filho, mas descobre em Ana uma grande amiga. Ao voltar para o Rio de Janeiro ele morre e na abertura do testamento uma surpresa para todos os familiares, Adolfo deixara tudo para uma desconhecida de nome Ana. Os familiares é claro vão ficar furiosos, principalmente Pedro que fará o possível para por as mãos nas ações e no dinheiro do falecido tio. Na metade da trama, quando alguns segredos do passado começam a ser descobertos, assassinatos acontecem tudo para esconder o que gerou a trama principal. Agora os motivos e o assassino só lendo! Se revelarei o segredo no final ou antes, não sei, mas leiam, vai que um dia eu acordo e decido revelar. (risos)

IP: Qual o diferencial de Jogo do Poder?
WC: Quem for lendo vai perceber que não tenho muitos mocinhos, ainda mais por se tratar de uma trama que envolve o poder de uma grande empresa, tudo gira em torno disso, todos os motivos estão ligados à cadeira da presidência. Claro que eu tenho os mocinhos, aqueles que vão sofrer e dar pena em que ler. Ana, minha protagonista sofrerá bastante no inicio, o que a fará ficar esperta, mas mesmo assim, ela cai na lábia de Pedro que com a ajuda de Manoela vão fazer de tudo para separa-la de Henrique, e ai entra a questão do dinheiro novamente. Henrique é um dos acionistas do grupo e Manoela uma dondoca falida que vê nele a chance de se reerguer e Pedro, esse quer a todo custo à presidência do grupo. Outro diferencial serão os motivos dos assassinatos, foi uma coisa bem chata de ser pensada, por que primeiro pensei nas mortes e no assassino, mas não tinha um motivo forte, foi então, que caminhando às sete horas da manhã me surgiu o motivo e ai pude finalmente começar a escrever a trama.

IP: Está sendo difícil escrever os capítulos?
WC: Os capítulos não, tirando a falta de tempo. Como faço escaletas o trabalho difícil fica todo ali, há dias em que estou com a mente totalmente bloqueada e não consigo escrever uma linha que seja outros a criatividade está tão aflorada que escrevo feito um doido, chegando ao ponto de o corpo não aguentar, mas as ideias ainda estão ali. E é claro, o mais difícil é o final do capítulo, criar um gancho que seja realmente atrativo é bem complicado, principalmente nos primeiros capítulos. Às vezes estou na metade de um capítulo e penso no final, ai tenho que mudar tudo por que esse final não se encaixaria com aquele capítulo.

IP: Pode nos falar mais sobre cada personagem?
WC: Vou falar um pouco dos principais.
Ana – É aquela típica brasileira que não teve chances na vida, uma garota que tem por volta dos 25, 26 anos que teve de largar os estudos para cuidar da mãe que estava doente. Após a morte da mãe ela foi trabalhar como doméstica. Ela namora Jorge, um pilantra, que quer se dar bem na vida sem fazer nada. A vida dela muda quando ela conhece Adolfo. Seu maior desejo é encontrar a irmã Luciana, quem ela não vê desde a separação dos pais.
Adolfo – Bom já falei sobre ele no resumo. Rico, com uma doença e desconfiado de todos.
Henrique – Jovem milionário assumiu os negócios da família depois da morte do pai. Vive com a mãe Solange, uma mulher perturbada desde a morte do marido. Noivo de Manoela. Querido por todos e principalmente por Adolfo, que o trata como filho. Vai descobrir em Ana um amor nunca sentido antes.
Pedro – Pedro é o meu principal antagonista, ambicioso, mau caráter, perverso, dissimulado, não mede esforços para chegar aonde quer, até passar por cima do próprio pai ele pretende. A maioria das personagens tem o rabo preso com ele e ele usa isso. Não admite que ninguém o contrarie, no primeiro capítulo ele já mostra a que veio nada de mais, mas vai desencadear uma série de intrigas graças a um feito seu.
Manoela – Acostumada a boa vida descobre que a empresa dos pais faliu e sabe que única chance de se reerguer é casando com Henrique. Ela não medirá esforços para leva-lo ao altar, ainda mais pressionada pelo pai. Unir-se-á a Pedro para separar Henrique e Ana.
Os demais no decorrer da trama vocês vão perceber.

IP: Qual sua forma de escrever a novela?
WC: Como já disse antes, uso escaletas, acho isso muito importante, por que ali fica um resumo do que eu quero por no capítulo, depois eu só transcrevo para o capítulo. Geralmente abro quatro janelas do Word, o capítulo em si, a escaleta, a sinopse e uma em branco. Nesta em branco eu vou colocando as ideias que surgem no decorrer do capítulo, na maioria das vezes, estou escrevendo um capítulo e surge uma ideia fascinante, mas que eu tenho que esperar e muito para poder usar, se não a escrevo a perco, então...

IP: Qual sua expectativa para a novela?
WC: As melhores possíveis! É a segunda que “deixarei” alguém ler, então ainda fica aquela aflição de se vão gostar ou não!

MaxOficial_AVB

Nenhum comentário:

Postar um comentário