sábado, 26 de novembro de 2011

Lista de Personagens - VENENOSAS


PERSONAGENS NOVELA VENENOSAS


MELISSA: EX PRESIDIÁRIA


RAÍSSA :  SÓCIA DA INDUSTRIA DE MARKETING ESFINGE

BALTAZAR : EX PORTEIRO , AGORA VIVE NA MACIOTA COM O DINHEIRO DA ESPOSA RAÍSSA

MOHAMED: DONO DA EMPRESA DE MARKETING  ESFINGE , MARIDO DE  LUANA

LUANA : DONDOCA , NÃO TRABALHA , ESPOSA DE MOHAMED

VERONICA:SECRETARIA DE MOHAMED , NAMORADA DE IVO

IVAN: NAMORADO DE VERONICA ,E MOTOBOY DA EMPRESA DE MARKETING ESFINGE

BIANCA: DELEGADA , SE TORNA GRANDE AMIGA DE MELISSA

ARMENIA: EMPREGADA DA CASA DE RAÍSSA

LÉIA: TRANSEXUAL , EX MODELO E MÃE DE YVONE

EDIVALDO: PAI DE JUAN E DONO DE UM MOTEL

JUAN: NAMORADO DE YVONE , FILHO DE EDIVALDO E GERENTE DO MOTEL LUXOS

YVONE: NAMORADA DE JUAN ,  FILHA DE LÉIA , ESTUDANTE DE MARKETING E ESTAGIARIA DA ESFINGE

NATASHA: PROFESSORA , SOLTEIRONA , MORA NA CASA DE LEIA, ESCONDE UM SEGREDO

LEO: AMIGO GAY DE LÉIA ,CABELEREIRO E MAQUEADOR , TRABALHA EM COMERCIAIS DA ESFINGE

JULIE: ATRIZ E MODELO , AMIGA DE YVONE FAZ COMERCIAIS NA ESFINGE

FÁBIO: SE APAIXONA POR MELISSA DESDE A PRIMEIRA VEZ , QUE A VÊ TRABALHA TAMBÉM NA EMPRESA DE MARKETING ESFINGE

7 comentários:

  1. CRÍTICA DE GABRIEL FARAC - PARTE 1

    Olá a todos vocês!
    Quero parabenizá-los pela estreia. Todos estávamos muito animados para ler as novelas. Estão ótimas.
    Não vou falar apenas de VENENOSAS, vou fazer uma crítica GERAL comentando de cada uma.
    A respeito de DOIS AMORES, de autoria de nome desconhecido. A primeira coisa que se nota é a inexperiência no ramo de escrever histórias. Como por exemplo, neste pequeno comentário: 'Guilherme passeia pelos corredores da faculdade quando é abordado por Amanda, uma colega que sempre foi apaixonada por ele.' Desnecessário! Totalmente desnecessário! Você pode mostrar a realidade de sua histórias nas falas, e fez isso neste diálogo:
    "LÍGIA: Calma gata! Rilex. Continua derretida pelo Gui?
    Amanda: Sim. O tempo passa, mas os objetivos não. Eu ainda consigo namorar o Guilherme. E vou realizar essa conquista amanhã, na casa dele."
    Está evidente que Amanda é apaixonada por Guilherme, você usou essa tática extremamente bem na fala, mas infelizmente foi desperdiçada com o comentário anterior.
    Outro fato horrível é os acontecimentos estarem acontecendo de forma tão rápida e súbita. Na cena 7, Ana já está com seu plano altamente "bolado" para tirar Larissa da cidade e afastá-la do namorado. Muito preciso, muito rápido. O problema é que o autor está apostando, rapidamente, no desenrolar principal da história. Acho que a história de amor entre Larissa e Otávio deveria ser muito mais explorada, de forma ampla. Na cena 1 nos deparamos com os dois felizes por se reencontrarem após 2 meses (A propósito, sobre isso, devo dizer que o fato dos personagens que são NAMORADOS se encontrarem apenas na faculdade abaixa o nível da história e faz parecer que eles não se gostam realmente. Afinal, como a personagem diz, passaram-se 2 meses!), e então, na cena 7, a menina já vai sair da cidade. A exploração da vida das personagens, suas amizades, o ambiente onde estão, é um dos pontos PRINCIPAIS para construir uma ótima narrativa. Outro erro evidentemente grave é Larissa dizer que é menor de idade. Não sei qual o ano que ela está cursando na faculdade, mas geralmente os estudantes têm 18 anos ou os completam logo no início do curso. Não sei qual a idade da moça mas esse erro precisa ser reparado, ou o cenário, no caso a Faculdade, eliminado.
    Cena 10: Problemas graves. A personagem está disposta a agarrar o homem que amam. Mas ela não traçou um plano para isso! Ela chega, diz que o ama e os dois se beijam apaixonados? Não!
    Incômodo mesmo é que uma cena depois, eles já transaram! Repito: Sua narrativa está correndo assustadoramente rápida, e receio que isso irá afastar os leitores que pretende alcançar. As cenas, além de muito previsíveis e sem nenhum elemento surpresa, estão horrivelmente curtas!

    DOIS AMORES - NOTA: 4,0.
    É o primeiro capítulo e minha crítica está aqui. Não estou falando mal de sua história, ela tem tudo para ser uma das melhores do blog. Mas mude o jeito de escrever! Não faça que sua história derrape! Explore a vida dos personagens e faça com que as reviravoltas aconteçam com o tempo certo. O capítulo é consideravelmente curto, e muita coisa importante aconteceu, coisas que poderiam ser distribuídas ao longo de, por exemplo, 7 capítulos, sem deixar de explorar a vida e o ambiente de cada personagem!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. CRÍTICA DE GABRIEL FARAC - PARTE 2

    Agora, VENENOSAS, de João Victor Gasparini.
    Críticas construtivas são bem aceitas, certo? Pois bem. João, primeiro passo para atrair leitores: Mude a escrita! O Primeiro Capítulo de VENENOSAS contém erros ABSURDOS de português. Erros INACEITÁVEIS! E a falta de pontuação? Você tem tempo de arrumar isso em seus próximos capítulos, então corra que ainda tem tempo.
    Enredo? Não sei quantos anos João tem, mas o foco de sua história é infantil e parece não ter pesquisado o suficiente para introduzir uma ação policial na história.
    "BIANCA : DONA MELISSA PRECISAMOS INTERROGA-LA
    MELISSA: MAS O QUÊ ACONTECEU ?
    BIANCA:A SENHORA ESTEVE NA CASA DO SENHOR JOSÉ ROBERTO , HOJE AS SEIS E MEIA
    MELISSA : NÃO , EU NÃO ESTIVE
    BIANCA: NÓS RECEBEMOS UMA LIGAÇÃO DA SENHORA , AFIRMANDO QUE HAVIA MATADO SEU NAMORADO
    MELISSA: MAS EU NÃO LIGUEI
    BIANCA: DONA MELISSA NÓS TEMOS UM MANDATO DE PRISÃO , A SENHORA ESTÁ PRESA ATÉ O DIA DE SEU JULGAMENTO"
    O que foi isso?! A polícia chega, primeiro PERGUNTA se a mulher esteve no local do crime em tal horário, e DEPOIS que a interrogada diz NÃO, há um mandato de prisão?
    Erro grave: ( JOSÉ ROBERTO , CHEGA EM CASA E NÃO PERCEBE NADA DE ESTRANHO , QUANDO SOBE AS ESCADAS PARA IR PARA SEU QUARTO , É ASSASINADO , POR UMA PESSOA , QUE NÃO PODE SER VISTA )
    JAMAIS faça isso, em hipótese alguma! Como eu disse anteriormente, deixe que com as falas de seus personagens, as pessoas entendam o que se passa! Não dê informações CRUCIAIS antes! Isso prejudica a sua escrita.
    Cenas horrivelmente curtas e uma passagem de tempo colocada de qualquer jeito. Você deve abordar sua história e EXPLORÁ-LA. Vi que você planeja colocar a personagem Raíssa como uma volã cruel, mas ela me pareceu nada mais que uma criança infantil querendo um doce. O mesmo se aplica à Baltazar. Você não explorou o caráter de seus personagens. O primeiro Capítulo é o IDEAL para isso. Explore e exponha seus personagens. As cenas são curtas, e o mesmo se aplica às falas. Isso não pode acontecer! Você deve mostrar como Raíssa, por exemplo, é na realidade e não somente introduzir falas à personagem e mostrá-la como uma pessoa má.
    No julgamento: Como é que Melissa sabia que a assassina era Raíssa? Isso deveria ser um mistério para todos.
    Outra coisa: Há um porteiro? O homem é rico? Evidentemente há câmeras de segurança. Por que elas não foram nem ao menos mencionadas?
    "ENQUANTO ISSO NA MANSÃO SIQUEIRA ,RAÍSSA AMEAÇA ARMENIA , DE CONTAR A POLÍCIA, QUE QUEM A DESPENSOU NAQUELE DIA TINHA SIDO ELA"
    Você parou a cena do julgamento no início de um interrogatório, dando detalhes de sua próxima cena. Pra que as pessoas lerão os diálogos se um pequeno resumo (mal feito, devo dizer) já está incluído ali?
    Outra: Melissa não tem vizinhos? Se ela saiu do trabalho às 18h30, os funcionários não poderiam confirmar isso?

    ResponderExcluir
  4. CRÍTICA DE GABRIEL FARAC - PARTE 3

    "MELISSA: EU NÃO MATEI O JOSÉ ROBERTO , EU O AMAVA , A VERDADEIRA ASSASINA É A RAÍSSA , POR ISSO ELA QUERIA QUE ELE FIZESSE O TESTAMENTO SEMANA PASSADAAAAA"

    HORRÍVEL. Por que Zé Roberto colocaria RAÍSSA nos testamento? Como ela poderia obrigá-lo a fazer isso? Eles eram parentes?

    "ARMENIA:SEI EU NÃO VOU FAZER NADA SÓ NÃO ME DEMITA , EU PRECISO DESSE EMPREGO , EU TENHO 5 FILHOS PRA SUSTENTAR..."
    Mesmo depois de saber que a mulher que vive na porta ao lado é uma AMBICIOSA, ASSASSINA, FRIA E CRUEL, Armênia não vai embora porque PRECISA DO EMPREGO? Como assim, gente? Não entendi a dessa mulher.
    "MELISSA PASSA DIAS E DIAS TRAMANDO SUA VINGANÇA , ELA AGORA NÃO PODE PERDER SEU FOCO , PORQUE COMO JÁ DIZIA A FRASE DE FRIEDRICH NIETZSCHE : Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem." Amigo, oi? Você está construindo uma narrativa. O que é isso no meio do capítulo?

    VENENOSAS - Nota: 0,5.
    Estou dando meio ponto por conta da abertura, que encaixou com o nome da história. Mas João Vitor, pelo amor de Deus! Mude completamente seu modo de escrever o quanto antes.
    Sua história despenca em cada palavra. A vilã trama no primeiro capítulo, e consegue a ascenção ao poder ainda no mesmo? Erradíssimo. Como eu disse sobre Dois Amores: EXPLORE seus personagens! EXPLORE!
    Outra coisa: Melissa fazer um pacto com o diabo? O que é isso? Entendo que sua novela é uma "batalha entre vilãs" mas cadê a protagonista?
    Sinceramente, sua história pode melhorar sim, tanto no enredo como no modo como escreve. Mude isso se quiser manter seus leitores e que a nota da história mude! Estou torcendo para isso porque a história está INFANTIL. Parece conto de fadas para as crianças ficarem com medo em noite de Sexta-Feira 13!

    MARCAS DO PASSADO, de William Costa. Sua escrita é boa e melhor que a das duas novelas anteriores, mas há um problema evidente nesta "emissora" que deve ser alterado o quanto antes, e irei comentar sobre isso ao fim da crítica de LADO A LADO.
    Sobre a história, não há muito a se dizer. As cenas, de grande parte, também são curtas. Mas estão sendo bem conduzidas, sem dúvida. A história está confusa, e há pouca exploração de personagens. Explicarei o porquê.

    MARCAS DO PASSADO - NOTA: 7,0.
    Comentarei os erros ao fim.

    ResponderExcluir
  5. CRÍTICA DE GABRIEL FARAC - PARTE 2

    LADO A LADO, de Felipe Leibold.
    "Atrás do balcão de Moda Shopping, está Márcio, que trabalha lá. Ele está lendo uma revista. Márcio vê a hora, e assusta, são 10h30min AM."
    Ele está atrás do balcão: É evidente que ele trabalha na loja. A frase seguinte é desnecessária. Outro erro: 10h30min AM. O AM é desnecessário.
    Em LADO A LADO, além dos pequenos erros apontados, não há nada GRAVE. Há erros, é claro, que serão discutidos agora, mas a história, assim como MARCAS DO PASSADO, está sendo bem conduzida e em ritmo leve, como deve ser.
    LADO A LADO - NOTA: 8,0.

    Agora, irei falar dos problemas que provavelmente farão os autores perder leitores nos próximos capítulos.
    Gente, vocês estão escrevendo uma história, certo? O pessoal que entrar neste blog vai LER a história, e não "assistir", como anuncia o slogan do site.
    Em todas as quatro novelas, vocês usaram o ROTEIRO como forma de narrativa geral e acho que isso é o maior problema aqui. Vocês estão escrevendo algo para as pessoas lerem, e não algo que será enviado à uma produtora e transformado em vídeo.
    Como exemplo, vejamos esta cena de LADO A LADO:

    "CENA 10/ CASA DE VIRGÍNIA/ QTO DE FÁBIO/ INTERNO/ DIA.
    Fábio sentado em sua cama pensativo. FLASH-BACK – ainda não gravado -.
    Fábio num beco escuro da rua, fumando – aparentemente drogas – com algumas outras pessoas. Logo depois, uma cena deles andando pela rua, completamente drogados.
    Fim do FLASH-BACK CAM volta para o rosto de Fábio, que coloca sua mão na testa pensando.
    CORTA PARA:"

    Gente, por favor. Não façam isso. Soa ridículo alguém entrar no blog e ler o Capítulo da história assim, sem contar que é cansativo e confuso ao ler a fala das personagens.
    "Flashback não gravado". É claro que não está gravado, nada está gravado. Câmera no rosto de Fábio... Gente, NÃO.

    ResponderExcluir
  6. A CRÍTICA ANTERIOR SERIA PARTE 4! IGNOREM!

    CRÍTICA DE GABRIEL FARAC - PARTE 5

    Eu estou adorando a ideia de vocês de postarem novelas, é realmente legal essa inovação na internet, mas vocês precisam escrever pensando nas pessoas que vão ler.
    Eu quase desisti de ler LADO A LADO por conta da construção da narrativa. O Capítulo é longo, devo parabenizar Leibold por isso... Mas a construção é péssima. Não se trata de um roteiro, se trata de uma história. Para ela funcionar, como diz Aguinaldo Silva, você tem que ter um argumento. Isso, todos os autores apresentaram ter (Apesar de DOIS AMORES e VENENOSAS, principalmente, serem os mais fracos).
    Não sei quantos Capítulos estão prontos, mas aconselho vocês a NÃO continuar postando os Capítulos assim. O que vai acabar acontecendo é que as pessoas vão entrar aqui, votar na opção que quiserem na enquete e nem ao menos saber do que cada história trata.
    Como conselho, então, repito: Retirem imediatamente a forma ROTEIRO de escrita. Não é um roteiro! É uma história.
    Vocês já pensaram em lançá-las como livro? Não é assim que irá chamar atenção das pessoas para comprá-los, quanto mais para lê-los pela internet. Não estou tentando me sentir superior... Digo isso porque sou formado em Letras há três anos, antes que digam que eu não sei do que estou falando... Já tive de escrever crônicas, e histórias longas com mais de 30 Capítulos (Obviamente, com um único foco, sem núcleos) como trabalho da faculdade e aconselho vocês, sinceramente, a mudarem isso.

    Em nota, a média do BLOG por completo fica em 4.8, que pode facilmente ser arredondado para 5.0 e torna-se uma nota AZUL, graças ao trabalho e esforço de Felipe Leibold e Willian Costa.
    Ao autor desconhecido de DOIS AMORES e ao João Vitor, de VENENOSAS, mudem a escrita. Explorem os personagens e apostem em Capítulos com acontecimentos leves. Se continuar assim, creio que a novela de vocês não passará do Capítulo 10. Aumentem as cenas e NÃO escrevam em forma de roteiro, pois perderão leitores!

    Ah, mais uma coisa: Isso de ser o PRIMEIRO CAPÍTULO, que vai definir se a pessoa gosta ou não. É verdade. Mas, se a pessoa não gostar, o que irá levá-la a assistir, no caso, LER, ao Capítulo 02?

    Estarei aqui lendo os Capítulos diariamente e amanhã estarei de volta com mais uma opinião sobre o Capítulo 02 de cada novela. Espero ficar surpreso e não me decepcionar.

    Abraços,

    Gabriel Farac

    ResponderExcluir
  7. Gabriel Ferac.
    Agradeço as críticas e os elogios!
    Quanto a mudarmos o modo de escrever: A ideia do blog surgiu a partir de que lemos um roteiro e decidimos colocá-lo desta forma, e não no formato de um livro. Deixamos claro em nossos twitters que seria postado da forma que um ator leria, já que na forma de um livro, com todos os detalhes ficaria muito extenso!
    Mas nada que não possamos vir a mudar, nós próximos capítulos!
    Em um outro comentário, no qual você fala que estamos aceitando sinopses e por conta da história do autor de venenosas não poderíamos negar nenhuma sinopse. Acontece que nenhum dos de nós leu a sinopse um do outro, decidimos criar e confiamos uns nos outros. Confesso que fiquei surpreso com algumas coisas que li, por isso em conversa com os demais integrantes do grupo decidimos ler as sinopses antes que elas venham ser lançadas aqui, para que não volte a ocorrer o mesmo erro!
    Quanto aos personagens, realmente os explorei pouco, mas com o passar dos capítulos eles se desenvolvem e serão melhor compreendido!!
    Espero que continue lendo e dando sua opinião!

    William Costa.

    ResponderExcluir