quinta-feira, 24 de maio de 2012

Capitulo 14 de Batalha do Éden

CENA 01 / EXTERIOR / ILHA / DIA
Continuação imediata do capítulo anterior

Petrus corre para socorrer Jussara.

PETRUS – Você está bem?!
JUSSARA – Estou...

Entra narrativa enquanto Petrus está cuidando do ferimento aberto na cabeça de Jussara:

                “Por essa nossa heroína não esperava: lembrar-se de seu passado numa ilha perdida, no meio do nada! Lembrou-se que nunca fora ‘Lisandra’, tampouco filha de Sandra, sua ex-empregada. Por que Sandra mentira durante todos estes anos? Por que ela tinha sobrevivido ao naufrágio? Por que Petrus conseguiu acha-la naquele fim de mundo que era Ilha das Maravilhas? Tinha várias perguntas, mas uma resposta certa: queria reaver o que era seu, por direito!
                Seu pai não merecia ser esquecido deste jeito.”.

JUSSARA – Me lembrei de tudo e... Quem é você?
PETRUS – Eu sou Petrus e...
JUSSARA – Como você me achou? Como descobriu que eu não estava morta?
PETRUS – Havia uma vítima do naufrágio que viu seu corpo indo para o norte. Segui as coordenadas e deu naquela    ilhota abandonada...
JUSSARA – Por que me procurou?
PETRUS – Sua mãe me disse que queria apenas lhe fazer um enterro digno, pois estava muito arrependida e...
JUSSARA – Ela não é a minha mãe! Precisamos ir embora daqui.
PETRUS – Eu sei disso, mas...
JUSSARA – Mas o quê?
PETRUS – Eu fui pago pra te levar viva, morta ou decomposta para a Dona Waleshka.

Jussara e Petrus se encaram.


CENA 02 / INTERIOR / MANSÃO / MESA DO CAFÉ / DIA

Hermélia e Roberto estão tomando seu café da manhã quando Lucília entra na mansão.

LUCÍLIA – Bom dia!
HERMÉLIA – Bom dia, Luçoila!
ROBERTO – É Lucília, Hermélia.
HERMÉLIA – Tanto faz. Independente do nome só veio até a nossa casa para comer.

Waleshka aparece na escada:

WALESHKA – Realmente, não é todo mundo que pode tomar café da manhã grátis no condomínio mais luxuoso do Rio de Janeiro: Jardins do Éden.

Hermélia se vira para a nora e toma um susto ao vê-la na escada, por isso, se engasga com o pão que está comendo. Waleshka desce, rindo da cara da sogra e quando Roberto vai ajudar dá uma tapa na mão dele. Hermélia continua tossindo até se contorcer no chão. É quando Waleshka chuta a barriga da sogra e o pão foge de sua garganta como uma espaçonave em decolagem.

WALESHKA – Isto é para a Maria Velhota aprender a não se envolver com militares! 


CENA 03 / EXTERIOR / ILHA / DIA
JUSSARA – Petrus, preciso muito da sua ajuda agora. Provavelmente estamos                mais próximos de Ipanema do que da Ilha das Maravilhas. Agora que eu me lembrei de tudo o que eu sofri             nas mãos daquela mulher... Eu preciso ter o que é meu de volta! Se não me falha a memória, meu pai era                dono de uma das maiores redes de cosméticos do mundo. Preciso voltar para a minha antiga casa e tomar posse da minha herança!
PETRUS – Mas e eu? Como fico nesta história toda?
JUSSARA – Se você me ajudar, garanto que não vai ficar pobre pro resto da vida.
PETRUS – Aceito!

Jussara sorri e os dois começam a construir um barco. Depois, põem o barco no mar e seguem em frente.

PETRUS – Como nós vamos chegar lá com essa correnteza?
JUSSARA – Meu outro pai, Eclésio, é um pescador conhecido do mar. Me ensinou como navegar por aí!

Os dois seguem até Ipanema.

CORTA PARA:
 

CENA 04 / INTERIOR / MANSÃO / MESA DO CAFÉ / DIA
Cadê a empregada nova? CACILDES!!!!

Cacildes vem de calcinha e sutiã atender ao chamado da patroa.

CACILDES – Sim, senhora.
WALESHKA – Pelo visto a noite tava boa, hem! Pra vir de calcinha e sutiã... Faturou quanto? Ah, não: a preta estava                tão desesperada que resolveu dar de graça mesmo. Adivinhei?
CACILDES – Não foi nada disso não, Dona Wal! É que eu tava/
WALESHKA – Pra você é Sinhá! Escravo é assim, trata seus senhores com respeito.
CALCIDES – Voltando, Sinhá... É que eu estava tomando banho e...
WALESHKA – /Tomar banho pra quê?! Você é tão suja que nasceu preta! PRE-TA!
LUCÍLIA – Waleshka, eu acho que você não deveria tratar a sua única empregada assim.
ROBERTO – Eu também acho.
WALESHKA – Vamos ver se acham a mesma coisa depois de perderem o emprego... Bem, já que a escrava está aqui,                 limpe o chão.
CACILDES – Mas está limpinho!

Waleshka enfia o dedo na garganta e vomita na cara de Hermélia.

WALESHKA – Não está mais. (se vira para Roberto e Lucília) Bem, as duas: vamos logo para a Jazira porque estou      louca para lançar o meu creme hidratante feito de sengue de bode!

Ela sai da mansão junto com Roberto e Lucília, que estão atônitos ao ver a cena do café da manhã. Magoada com a patroa, Cacildes vai pegar o pano de chão enquanto Hermélia se levanta.

HERMÉLIA – Cacildes, por que você se humilha tanto pra essa daí, hem? Eu não posso falar nada porque a Waleshka já me tirou de muita cela de prisão por aí... Mas você?!
CACILDES – Eu tô sendo procurada pelo FBI, dona Hermélia: matei o presidente.
HERMÉLIA – É das minhas!
CACILDES – Por isso não posso reclamar: ela é a única pessoa que me deu abrigo. Portanto, ou é isso, ou cadeira      elétrica.

Cacildes vai para dentro enquanto Hermélia sobe a escada.

CORTA PARA:

  
CENA 05 / EXTERIOR / PRAIA DE IPANEMA / TARDE

A praia está lotada quando o barco de Jussara e Petrus atraca nas areias de Ipanema. Eles descem do barco e são parados por bombeiros.

BOMBEIRO – Donde vocês vieram?!

CAM fica em Jussara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário