sexta-feira, 22 de junho de 2012

Capítulo 5 de Roleta Russa




Cena 1/Igreja/Interno/Dia
YOLANDA: Sim, porque essa mulher, a Marieta, é uma vadia.
(Antonio pega a mãe pelo braço)
ANTONIO: Chega, mãe. Por favor.
ALBERTO: Pára com isso, Yolanda. É o casamento do seu filho.
MARIETA: Agora que eu comecei, eu vou terminar. Quem me conhece, sabe que eu odeio a Marieta, que eu sempr fui contra do meu filho se casar com essa biscateira olindense. Sabem porque? Porque ela não presta. A Marieta não passa de uma interesseira barata. (gritando): Olhem para a cara dessa mulher. Foquem no rosto dela. É rosto de mulher safada, de pilantra, de golpista. (para Antonio): Meu filho, não seja burro. Não se case com essa interesseira.
ANTONIO: Chega. Sai daqui. Sai dessa YOLANDA: O quê?
ANTONIO: É isso mesmo. Vai embora. Eu não quero que você assista meu casamento. Sai.
ALBERTO: É melhor você ir, Yolanda. Já causou confusão demais.
YOLANDA: Até você, Alberto? Tudo bem, eu vou. (para Antonio): Quanto a você, meu filho, só te dou um conselho: Toma cuidado com essa mulher. Na primeira oportunidade, ela vai te matar.
ANTONIO: Vai embora, mãe. Sai daqui. SAI!
(Yolanda sai da igreja, com os olhos marejados)
ANTONIO: Você está bem, meu amor?
MARIETA: Sim.
PADRE: Podemos continuar a cerimônia?
ANTONIO: Pode sim. Continue, por favor.
PADRE: Antonio Albuquerque, você aceita Marieta Ferraz como sua futura esposa?
ANTONIO: Aceito
PADRE: Marieta Ferraz, você aceita Antonio Albuquerque como seu futuro esposo?
MARIETA: Aceito
PADRE: Que venham as alianças.
(Uma menina aparece no altar e entrega as alianças a Antonio. Antonio coloca a aliança no dedo de Marieta e vice versa)
PADRE: O noivo pode beijar a noiva
(O casal se beija e todos os convidados aplaudem)

Cena 2/Mansão de Medeiros/Interno/Dia
(Diana chega em casa)
DÉBORA: Já chegou do casamento?
DIANA: Já. Não fiquei para a festa. Mana, teve um barraco daqueles na igreja. Na hora não me aguentei. Comecei a rir sem parar.
DÉBORA: Me conta tudo sobre isso
DIANA: Na hora que o padre perguntou se..
(A conversa segue fora de áudio)

Cena 3/Igreja/Interno/Dia
(Marieta e Antonio estão lado a lado recebendo os parabéns dos convidados. Valéria vai falar com Marieta)
VALÉRIA: Parabéns cunhada. Faça meu maninho muito feliz. E desculpe pela minha mãe.
MARIETA: Não, está tudo bem.
(Valéria abraça Marieta)
VALÉRIA: E a lua de mel? Vai ser onde?
MARIETA: Na mansão mesmo. Não vamos viajar.
VALÉRIA: Ah, que pena.

Cena 4/Igreja/Externo/Dia
ALBERTO: Não vai entrar para parabenizar o Antonio?
YOLANDA: Não. Ele escolheu o caminho dele. Vamos ver se ele é capaz de caminhar nele.

Cena 5/Igreja/Sacristia/Interno/Dia
(Marieta está pegando água no bebedouro)
YOLANDA: Parabéns, você conseguiu.
MARIETA: Olha, Dona Yolanda, apesar do papelão que a...
YOLANDA: Cala a boca. Você pensa que me engana com essa pose de santinha? Tira logo essa máscara. Mostra quem é você de verdade.
MARIETA: A senhora está me julgando muito mal.
YOLANDA: Você é tão insensível que não chorou, não lacrimejou, quando eu te humilhei na frente de todos. Isso mostra o quanto você não presta.
MARIETA: Eu estava em estado de choque.
YOLANDA: Contra outra, sua pilantra de araque.
MARIETA: Ok, dona Yolanda. Vamos supor que eu seja uma pilantra, uma golpista interesseira. O que a senhora iria fazer contra mim? Me desmascarar? Como?
YOLANDA: Você é tão imprestável que está começando a destilar teu veneno. Eu sabia que uma hora você iria parar de fingir e mostrar tua verdadeira face.
MARIETA: Nossa, que comovente. Eu estou muito feliz, sabe porque? Porque estou rica. Ricaaaaaaaaaa. Agora, caso o meu maridinho morra, tudo vai parar no meu bolso.

Cena 6/Igreja/Interno/Dia
ANTONIO: Pai, você viu a Marieta?
ALBERTO: Vi. Ela está na sacristia.
ANTONIO: Certo, vou lá.

Cena 7/Igreja/Sacristia/Interno/Dia
YOLANDA: Você é muito cara de pau. Como meu filho pôde se interessar por você?
MARIETA: Da mesma forma que você se apaixonou pelo seu Alberto. Afinal, quando vocês se conheceram, você era pobre. Até uma mendiga de esquina era mais rica do que você.
YOLANDA: Não tente comparar as coisas.
MARIETA: Se eu sou interesseira, golpista, pilantra, a senhora também é, sogrinha.
YOLANDA: Me respeita menina.
MARIETA: Respeitar você? Eu só respeito, quem me respeita. Eu só respeito quem se dá ao respeito.
(Yolanda dá um tapa na cara de Marieta. Nesse momento, Antonio entra na sacristia)
ANTONIO: Mãe? Por que a senhora fez isso? Por que você deu um tapa na Marieta?
FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário