terça-feira, 6 de dezembro de 2011

DOCE ENIGMA

Novela de
JONATHAS MOURÃO

Escrita por
JONATHAS MOURÃO


Personagens deste capítulo
MARCELLY GARBIELLO
JOSÉ FERNANDES
GILDA
GISLANE
CECÍLIA
GUILHERME
FRANCHESCA
SANTIAGO
WANESSA
JOVINO














CENA 1.  BAIRRO DE COPACABANA/ RUA/ EXTERNA/ DIA
Cecília sai correndo pelo bairro carioca, chorando desesperada.
CECÍLIA – (chorando) Não pode ser...
Cecilia continua correndo desesperadamente pelo bairro, quando um ciclista quase lhe atropela.
CICLISTA – Sua doida, presta atenção por anda!
Cecília corre ainda mais rápido, chorando com intensidade, quando de repente, ela atravessa a rua sem olhar e um carro em alta velocidade vem a sua direção. Cecília fica estática sem ação.
CORTA PARA:
CENA 2.  CHOCK&DOCE/ ESCRITÓRIO DE GUILHERME/ INTERIOR/ DIA
Marcelly e Guilherme continuam a se amar no sofá. Beijam-se ardentemente.
CORTA PARA:
CENA 3. BAIRRO DE COPACABANA/ RUA/ EXTERNA/ DIA
O carro freia a poucos centímetros de Cecília. Quem está no volante é Gislane e Gilda Ruesgas. Duas irmãs e que aparentam ter seus trinta e quarenta anos respectivamente. As duas irmãs se olham e veem que quase atropelaram Cecília. Cecília ainda em choque fica parada na pista, enquanto um amontoado de curiosos se aproxima.
 GILDA – (nervosa) Minha querida está tudo bem com você?
CECÍLIA – (assustada) Tá... tá sim!
GISLANE –(preocupada)  Cecilia, você está grávida, o que aconteceu? Você deve olhar em sua volta, não pode sair por ai sem olhar para os cantos!
CECÍLIA – É que...
Cecília fica tentando dar uma desculpa e Gilda e Gislane, ficam a lhe observar.
GILDA – Vamos para a Chock&Doce, nós podemos te deixar lá lindinha?
CECÍLIA – Não, Não, tudo menos a Chock&Doce...
GISLANE – Então nós te levamos para a sua casa? Pode ser?
CECÍLIA – Sim


CENA 4. ESCRITÓRIO DE SANTIAGO & FERNANDES/ INTERNA/ DIA
Santiago e Fernandes estão no mesmo escritório. Os dois parecem que já têm iniciado uma conversa.
SANTIAGO – Festa?
FERNANDES – Sim, sim a Marcelly vai realizar uma festa intima, só para os amigos e faz questão da sua presença e da Franchesca!
SANTIAGO – (nervoso) A Marcelly quer a minha presença também?
FERNANDES – Claro? E por que ela não iria querer? Somos amigos!
SANTIAGO – (sorri sem jeito) É verdade!
Santiago fica em sua mesa, distante ao telefone, muito preocupado.
SANTIAGO – Franchesca atende esse telefone!

CENA 5. CASA DE FRANCHESCA & SANTIAGO/ INTERNA/ DIA
O telefone fica tocando, enquanto Santiago tenta ligar.
FRANCHESCA -
CENA 6.SHOPPING/INTERNA/DIA
MULHER – A senhora não pode provar as roupas desta sessão.
FRANCHESCA – Minha senhora, quem é você para me dar ordens? Eu sou Franchesca Sanmiguez Sampaio e você sabe de quem eu sou esposa?
MULHER – Não faço a menor ideia querida!
FRANCHESCA – Sou esposa do embargador Santiago Brazão!
MULHER – E quem é esse? Não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe! Deixe de conversa senhora e respeite as regras do estabelecimento.
FRANCHESCA – Povo sem cultura! Eu uma mulher extremamente rica e essa pobre coitada não sabe quem é Santiago Brazão... O país sem cultura esse Brasil!
MULHER – Senhora, por favor, não quero confusão, a única coisa que peço é que a senhora respeite as regras!
FRANCHESCA – Pois bem, eu me retiro dessa loja sem classe.
Franchesca sai da loja e começa andar entre as pessoas do shopping. Ela abre a bolsa sem que ninguém perceba e começa a contar o dinheiro que tem. Ela para diante a uma vitrine e diz para si mesma.
FRANCHESCA – O que adianta ser mulher do embargador Santiago Brazão, se não tem grana nem pra comprar um reles vestido!
CENA 7.APARTAMENTO DE CECÍLIA&VICTOR/ SALA/ INTERNA/DIA
Cecília já esta em sua casa na companhia de Gilda e Gislane.
CECÍLIA – Eu já estou melhor, muito obrigada minhas queridas, sempre tão atenciosas.
GISLANE – Que isso Cecília, eu me senti culpada por quase lhe atropela!
GILDA – Ô Cecinha, você lindinha, tem que prestar mais atenção!
CECÍLIA – Eu sei, eu estava nervosa, acho que nervosa não é o termo certo, estou um pouco ansiosa pela chegada do meu filho!
GISLANE – Você precisa ter calma, afinal você está com 5 meses, logo logo nasce! A Samantha vai fazer seis meses mês que vem!
GILDA – A Samanta está cada vez mais gulosa!
CECÍLIA – (sorrindo) Quando o Felipe nascer vai namorar a Samantha!
GISLANE – (sorrindo) A pois ela já esta prometida!
Gislane e Gilda sorriem. Enquanto Cecília continua tensa.
CENA 8.APARTAMENTO DE JOVINO&WANESSA/QUARTO/INTERNA/DIA
Jovino e Wanessa estão na cama assistindo televisão.
JOVINO – Wanessa você já decidiu com quem vestido você vai na festa da Marcelly?
WANESSA – Jovino, isto não lhe diz respeito!
JOVINO – Ora bem meu só foi uma perguntinha.
WANESSA – Não Jovino, isso é coisa de mulher amor, eu já sei com que roupa eu vou e pronto, eu que sou eu, não estou preocupada e você já está pensando nisso!
JOVINO – Claro, você tem que ser a mais bela das mulheres nesta festa!
WANESSA – Ô que lindo, assim você me deixa sem graça Jovi!
JOVINO – Eu te amo Wanessa!
WANESSA – Eu também te amo meu amor!
Os dois começam a se beijar!
CORTA PARA:



CENA 9. ESTACIONAMENTO DA CHOCK&DOCE/EXTERNA/DIA
Cecília, Gilda, Gislane chegam a Chock&Doce. Ao entrar na loja, Marcelly e Guilherme saem do escritório. Clima tenso. Guilherme apresenta um olhar desconfiado. Cecília e Marcelly se encaram.
CORTA PARA:
PRIMEIRO INTERVALO COMERCIAL
CENA 11. CHOCK&DOCE/ENTRADA/INTERNA/DIA
Marcelly e Guilherme saem do escritório, enquanto Cecília chega na companhia das irmãs Ruesgas,
CECÍLIA – Meu amor encontrei com as irmãs Ruesgas!
Cecília age friamente como se nada tivesse acontecido e resolver dar um beijo em Guilherme na frente de todos. As irmãs se olham e percebem que Cecília não falou a verdade.
CECÍLIA – Marcelly o que nós conta de bom?
MARCELLY – Acredita meu bem, que eu vi encomendar os docinhos do meu aniversário, na melhor loja de doces do Rio e por incrível que pareça. Pertence a seu marido!
Marcelly começa a rir e observa as irmãs Gilda e Gislane. Gilda e Gislane percebem o olhar ameaçador de Marcelly e resolvem sair de fininho.
GILDA – Já está entregue sã e salva, Cecilia lindinha, já vamos indo! Boa Tarde Guilherme!
Gilda e Gislane saem rapidamente. Marcelly vai atrás, mas antes.
MARCELLY – Boa Tarde Guilherme! Boa Tarde Cecília.
GUILHERME – Boa Tarde Marcelly.
CENA 12. ESTACIONAMENTO DA CHOCK&DOCE/EXTERNA/DIA
Gilda e Gislane entram no carro e Marcelly as seguem.
MARCELLY – Podem parar esse carro agora!
GILDA – Marcelly nós deixe em paz!
GISLANE – Vai, vai Gilda, dirige logo esse carro.
Marcelly fica em frente ao carro e as irmãs são obrigadas a parar. Marcelly entra no carro.
MARCELLY – Ouça bem queeeeeeeredas, não pensem que eu sou idiota! As duas não atendem as minhas ligações, fogem de mim, como o diabo foge da cruz! Estão bricando de gato e rato comigo! Mas quero lhes dizer, que essa brincadeirinha vai acabar!
GILDA – Marcelly nós deixem em paz!
GISLANE – Gilda, por favor, chega! Chega, você sabe do que a Marcelly é capaz.
MARCELLY – Ainda bem que pelo menos você Gislane, reconhece do que sou capaz!
GILDA – Chega, Marcelly! Você só nos faz ameaça!
MARCELLY – (sínica) Gilda, você sabe por que lhe ameaço, quem mandou fazer coisa errada?
GISLANE – Nós não temos dinheiro Marcelly!
MARCELLY – (seria) Eu sei que não tem, mas vocês duas tem um apartamento no Leblon e vão vender aquele apartamento para pagar pelo meu silêncio, ou se não eu vou conta a todo mundo o que as duas irmãzinhas fizera....
GISLANE – Cala boca Marcelly!
MARCELLY – (debochando) Eu ainda não acredito que vocês duas foram capazes de/
GILDA – Cala boca, nós...nós... vendemos aquela apartamento e lhe damos o dinheiro!
MARCELLY – Eu quero o dinheiro em uma semana ou se não todos ficaram sabendo que as duas foram capazes de se unir para/
GISLANE – Está certo, uma semana! Onde? Quando?
MARCELLY – Daqui a uma semana, na festa do meu aniversário. Faço questão da presença de vocês duas, minhas amigas do coração.
Marcelly ri e sai do carro. Gislane e Gilda se olham assustadas após a ameaça de Marcelly.
FIM DO SEGUNDO CAPITULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário