segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DOCE ENIGMA

Novela de
JONATHAS MOURÃO

Escrita por
JONATHAS MOURÃO


Personagens deste capítulo
MARCELLY GARBIELLO
JOSÉ FERNANDES
ADELAIDE GARBIELLO
CECÍLIA MARTINS
GUILHERME MARTINS
WANESSA QUEIROZ
JOVINO QUEIROZ
PAOLA MARTINS
EWERTON LACERDA
SEU BRAULIO GARBIELLO
IASMIM MORAIS
VALTER MENEZES






CENA 1. MANSÃO GARBIELLO/ RIO DE JANEIRO/ EXTERIOR/ DIA

1991 – Rio de Janeiro

A primeira imagem que vemos é uma bela mansão de três andares de cor branca e cheia de janelas, rodeada por um belo jardim de orquídeas, ao observar aquela maravilhosa casa, percebemos que se trata de uma família bastante rica.

CENA 2. MANSÃO GARBIELLO/ QUARTO DE MARCELLY/ INTERIOR/ DIA

MARCELLY está em sua grande cama de casal, cercada por vários travesseiros e dorme um sono bastante tranquilo, quando de repente, se ouve o som do choro de bebê. MARCELLY se acorda e observa o berço de criança ao lado de sua cama.

MARCELLY – (gritando) Jasmini!!!

MARCELLY se levanta da cama, coloca um salto alto e observa o bebê de roupinha cor de rosa, percebe-se que se trata de uma menina. MARCELLY alisa o frágil bracinho da criança.

MARCELLY – (agoniada) Ô Daniela filha, cala essa boquinho por favor, mamãe quer dormir!

MARCELLY continua tentando acalmar a criança, nesse momento descobrimos que a criança se chama Daniela e é filha de MARCELLY.

MARCELLY – (gritando) Jasmini! Cadê você estúpida!!!

MARCELLY sai do quarto.

CORTA PARA:

CENA 3. MANSÃO GARBIELLO/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA

Uma grande cozinha, cercada por panelas, por dois fogões e duas geladeiras, um local e cor branca, desde a geladeira até o piso branco. Vemos Jasmini à empregada e Valter o mordomo, conversando na mesa da cozinha.

JASMINI – Ai, não pode ser Valter, começou tudo de novo, quando será que a dona Marcelly/

VALTER – (preocupado) Jasmini anda, a patroa está aos berros te chamando!

JASMINI – Eu sei, a mulher inventa de tá dando cria de ano em ano e dar nisso!

VALTER – Nós devemos obedecer, criatura, deixa de tá reclamando da vida.

JASMINI – Eu sei Valter, já disse que sei agora a patroa já tem três filhas e não cuida de nenhuma, eu me viro em três para cuidar das meninas e/

Nesse momento MARCELLY entra na cozinha.

JASMINI fica apreensiva ao ver MARCELLY.

MARCELLY – (sínica)Muito bonito!

JASMINI – Eu não, eu, eu... eu

MARCELLY – Continua a falar meu bem, fala, fala o que você estava falando!

Neste momento MARCELLY se aproxima de JASMINI, segura seu braço e aperta.

MARCELLY – (gritando) Aprenda uma coisa, ou empregadinha ridícula, você é paga para cuidar das meninas e fazer tudo o que eu quiser!

JASMINI – (sentindo muita dor) Patroa a senhora está certa! Mas tá me machucan/

MARCELLY continua apertando o braço de JASMINI.

MARCELLY – Eu ainda não terminei de falar. Eu posso ter quantas filhas eu quiser, por que eu sou abastada de dinheiro e você vai continuar sendo essa empregadinha sem futuro, com essa cara de picolé de chuchu. Então (apertando com muita força o braço de JASMINI) deixe de ser intrometida e vá agora mesmo calar a boca daquela peste!

JASMINI – (lagrimejando) Já estou indo patroa!

MARCELLY sorri.

VALTER com medo olha MARCELLY.

MARCELLY – Agora somos eu e você, Valter!

VALTER – O que deseja patroa?

MARCELLY – Me acompanhe até o escritório!

CORTA PARA:

CENA 4. MANSÃO GARBIELLO/ ESCRITÓRIO/ INTERIOR/ DIA
Marcelly abre a porta do escritório e senta no sofá, enquanto Valter fica em pé.

MARCELLY – Valter, já terminou de organizar os preparatórios para o meu aniversário?

VALTER – Está tudo preparado, só falta ajustas o cardápio dos doces que a senhora escolheu!

MARCELLY – Doces? A meu bem, isto não é problema! Eu já sei quem vai escolher os doces para a minha festa!

VALTER – Quem senhora?

MARCELLY – Não lhe interessa, agora se retire do meu escritório.

VALTER – Com sua licença patroa.

Marcelly fica pensativa e sorri.

CORTA PARA:

CENA 5. CHOC&DOCES/ FACHADA/ INTERIOR/ DIA

Observamos a fachada de uma loja de doces, uma loja modesta, que se encontra de frente para praia e tem uma grande placa escrito: CHOC&DOCES.

CORTA PARA:





CENA 6. CHOC&DOCES/ COZINHA/ INTERIOR/ DIA

GUILHERME – Nossa que delicia, caprichamos nesse chocolate, ein?

As ajudantes de GUILHERME começam a sorrir. Logo depois, alguém bate na porta, é CECÍLIA.

CECÍLIA – Bom dia meninas e menino (olhando para GUILHERME)

Todas dão “BOM DIA” e GUILHERME larga a panela de chocolate e vai dar um beijo na esposa.

GUILHERME – (abraçando CECÍLIA) Essa é a mulher da minha vida, a mulher que eu amor e que está esperando o meu meninão!

CECÍLIA sorri.

AJUDANTE 1 – E já sabe o que é dona Cicilia?

CECÍLIA – Sim, eu soube ontem que estou esperando um menino!

GUILHERME – É ou não é para qualquer pai de primeira viagem ficar feliz?

AJUDANTE 2 – Ah o meu Zé ficou desse jeito, que nem o senhor, ele sempre quis ter minino, e quando eu tive, ele ficó numa alegria só!

GUILHERME e CECÍLIA se beijam mais uma vez.

GUILHERME – Meninas me deem licença que agora eu vou resolver um probleminha aqui com minha amada.

CENA 7. CHOC&DOCES/ ESCRITÓRIO/ INTERIOR/ DIA

GUILHERME – O que foi meu amor, por que você está com essa carinha triste?

CECÍLIA – (apreensiva) É por que hoje eu recebi uma ligação/

GUILHERME – O que foi? É o nosso menino? O que foi Cecília anda o que ouve/

CECÍLIA – Não é nada disso meu amor! Foi a Marcelly, agora a pouco ela me ligou, perguntando por você!

GUILHERME – (apreensivo e nervoso) E... e... o que ela queria?

CECÍLIA – Nós convidar para o aniversário dela!

GUILHERME – A bom, e você está triste por isso?

CECÍLIA – Não, não é por isso, é por que você sabe que eu não gosto da Marcelly, ela tem algo que eu não gosto dela, ela/

GUILHERME – Ah meu amor, que besteira, a Marcelly é gente fina/

CECÍLIA – Não gosto, ela é sarcástica, tem algo nela que eu não gosto!

GUILHERME – E o que você disse a Marcelly?

CECÍLIA – Disse que hoje à noite lhe daria uma resposta!

GUILHERME – Cecília, tudo que nós temos hoje, eu devo ao senhor Bráulio Garbiello, o pai da Marcelly que sempre nós ajudou quando papai faliu. Você sabe que eu e Paola só não ficamos na miséria por conta do pai da Marcelly. E por isso nós devemos ir sim ao aniversário da Marcelly. Seria desfeita ao seu Bráulio.

CECÍLIA – Mas o Seu Bráulio, está na Amazônia?

GUILHERME – Meu amor, por favor, nós vamos!

CECÍLIA olha apreensiva para GUILHERME que lhe dar um beijo.

CORTA PARA:
CENA 8. MANSÃO GARBIELLO/ FACHADA/ EXTERIOR/ DIA
Um táxi para na fachada da mansão Garbiello. Um homem desce do táxi, é José Fernandes, marido de Marcelly, que depois de dois meses viajando à trabalho, volta dos E.U.A.


CENA 8. MANSÃO GARBIELLO/ QUARTO DE MARCELLY/ INTERIOR/ DIA

Jasmini está diante do berço de Daniela, acalantando a menina.

JASMINI – (chorando) Essa mulher não vale nada! Desgraçada, você não merecia uma mãe dessas Daninha, tão linda, e uma mãe que...

Daniela sorri e isso conforta JASMINI.
Neste momento aparece JOSÉ FERNANDES.

J. FERNANDES – Jasmini?

JASMINI – (enxugando as lágrimas) Oi seu Fernandes.

J. FERNANDES – Você está chorando?

JASMINI – Não, é que eu tava lembrando da minha mãe...

J. FERNANDES – (confortando)Não chore, você é tão linda e não merece chorar!

JASMINI – (serena) Obrigado, seu Fernandes!

J. FERNANDES – Outra vez cuidando das minhas meninas, não é? Cadê a Marcelly?

JASMINI – Eu não sei patrão, ela pediu que vinhesse ao quarto dar uma olhadinha na Daniela!

J. FERNANDES – Marcelly não tem jeito!

José Fernandes sai do quarto fumaçando.
CORTA PARA:

PRIMEIRO INTERVALO COMERCIAL



CENA 10. MANSÃO GARBIELLO/ PISCINA/ EXTERIOR/ DIA

MARCELLY está à beira da piscina com um biquíni vermelho, lendo uma revista, enquanto Fernandes lhe observa, reprovando o comportamento. Marcelly percebe a presença de José Fernandes

MARCELLY – Meu amor chegou agora de viagem?

J. FERNANDES – (nervoso)Eu não acredito na cena que eu estou vendo?

MARCELLY – O que foi meu bem?

J. FERNANDES – A Jasmini cuidando da nossa filha, enquanto você, que é a mãe, aqui na piscina se bronzeando!

MARCELLY – Fernandes, por favor, já vai começar? Nossas brigas, sempre pelo mesmo motivo!

J. FERNANDES – (alterado) Eu reclamo todo dia e você não aprende!

MARCELLY – Chega Fernandes, eu não nasci para trocar fraldas muito menos para tá escutando grito de peste de criança!

J. FERNANDES – (surpreso) Não pode ser você, não está se referendo a nossa filha?

MARCELLY – (gritando) Fernandes me deixa em paz! Que inferno, desgraça, mal chega de viagem e já vem querendo briga!
Marcelly sai da cadeira e dar um mergulho.

J. FERNANDES – (grita) Marcelly!

Marcelly mergulha na piscina, logo depois ela sai da piscina.

MARCELLY – Oh meu bem, me desculpa, por favor, prometo que não faço mais isso.

Marcelly dar um beijo em Fernandes.

J. FERNANDES – Promete?

Marcelly então derruba Fernandes na piscina. Logo os dois se beijam apaixonadamente.

Enquanto são observados por Jasmini de longe.

CORTA PARA:


CENA 11. APARTAMENTO DE PAOLA & EWERTON/ FACHADA/ EXTERIOR/ DIA

CENA 12. APARTAMENTO DE PAOLA & EWERTON/ SALA/ EXTERIOR/ DIA
Paola desliga o telefone e o arremessa na parede! O telefone fica todo despedaçado na sala.

PAOLA – (alterada) Desgraçada!

EWERTON – O que está acontecendo Paola?

PAOLA – Ela! Essa maldita, que destruiu minha vida!

EWERTON – Paola, pelo amor de Deus, de quem você está falando?

PAOLA – Da sua amante!

EWERTON – (surpreso) Ô

PAOLA – O Valter, mordomo da sua amante, acabou de me ligar, nós convidando para o aniversário dela!

EWERTON – (nervoso) É..é..

PAOLA – (fria) Você não tem o que falar! Tá até gaguejando! Coisa feia Ewerton! Mas ela é desavergonhada! Depois de tudo que aconteceu, agora ela vai e tem a audácia de me convidar para o aniversário dela!

EWERTON – Eu não quero saber deste assunto!

PAOLA – (gritando) Claro que não quer, é do seu fetil!

EWERTON – Você prometeu que não/

PAOLA – Prometi sim, mas para mim é muito difícil, depois de tudo que ela fez, eu não consigo

EWERTON – Tenta?

PAOLA – Ewerton você está me dando nos nervos, (grita) sai daqui! Não quero olhar para essa sua cara de pau!

Ewerton enfurecido se retira da sala. Paola fica sentada no sofá, pensativa.

PAOLA – Eu acho que vou a essa festa sim!

PAOLA sorri, corta para:

CENA 13. ACADEMIA DE COPACABANA/ INTERIOR/ DIA

Vemos pela primeira fez Jovino, que está na academia de longe observando vários homens fazendo musculação, ele decide se aproximar de um desses homens.

JOVINO – (sorrindo e piscando o olho)Olá!

HOMEM MUSCULOSO – (mal - humorado) Tá me estranhando é veado?

JOVINO – Não, chocolate, confundindo não, eu já achei você, delicia!

HOMEM MUSCULOSO – Eu vou quebrar essa sua cara de pau, veado safado!

JOVINO começa a correr dentro da academia, enquanto o HOMEM MUSCULOSO tenta lhe pegar a qualquer custo.

CORTA PARA:

SEGUNDO INTERVALO COMERCIAL



CENA 14. APARTAMENTO DE JOVINO & WANESSA/ EXTERIOR/ DIA

Mesmo condomínio de Paola e Ewerton.

CENA 15. APARTAMENTO DE JOVINO & WANESSA/ INTERIOR/ DIA

Jovino entra em casa com uma voz mais grossa e com trejeitos mais masculino.

JOVINO – Bom dia meu amor!

WANESSA – Bom dia marido! Acabei de acordar!

JOVINO – Tão linda minha mulher, eu te amo sabia?

WANESSA – Nossa, Jovino parece que não te conheço, a cada dia você sempre me surpreende!

JOVINO – Sou um homem romântico, à moda antiga!

WANESSA – Oh Jovi meu marido, acordei com o telefone tocando, o mordomo da Marcelly, nós convidando para o aniversário dela, na sexta feira!

JOVINO – (assustado) Marcelly?

WANESSA – Sim meu marido, Marcelly Garbiello, a loira! (rindo)

JOVINO – E o que você disse ao mordomo?

WANESSA – Eu disse que nós vamos, Marcelly é uma grande amiga e foi a nossa madrinha de casamento.

JOVINO – É verdade, a nossa madrinha de casamento!

Nesse momento Jovino começa a lembrar de algo:
CORTA PARA:

CENA 16. FLASHBACK/ MANSÃO GARBIELLO/ PISCINA/ EXTERIOR/ DIA

1986 - Rio de Janeiro

Marcelly e Jovino estão na piscina se refrescando.

MARCELLY – Isso mesmo gazelinha! Você quer receber a herança dos seus pais não é mesmo?

JOVINO – Sim, sim!

MARCELLY – E a cláusula no testamento deixa bem claro, que você só pode receber a herança caso se case com uma mulher não é isso?

JOVINO – Sim, eu já te disse Celly!

MARCELLY – Só que como a gazelinha é um veadinho, não pode se casar?

JOVINO – Sim, sim!

MARCELLY – Pois eu já sei quem pode se casar com você!

JOVINO – Quem, quem, quem? Anda fala, fala logo Celly?

MARCELLY – A minha amiga Wanessa, ela está chegando de Londres, rica, fina, elegante e só falta uma coisa para ela!

JOVINO – O que, o que, o quer?

MARCELLY – Um marido meu bem e como a gazelinha, não consegue uma esposa e a Wanessa também não, vou unir o útil ao agradável!

JOVINO – Celly, você sempre pensa em tudo! Que mente maravilhosa!

JOVINO e MARCELLY bridam com suas taças de champagne e começam a rir!

CORTA PARA:


CENA 17. APARTAMENTO DE JOVINO & WANESSA/ INTERIOR/ DIA

WANESSA – Jovino!

Jovino pensando.
WANESSA – Jovino está me ouvindo!

JOVINO – Olá meu bem! Estava aqui pensando...

Wanessa observa o marido atentamente.

CORTA PARA:

CENA 18. MANSÃO GARBIELLO/ QUARTO DE MARCELLY/ INTERIOR/ DIA

Marcelly está na cama com Fernandes, os dois se amam apaixonadamente. E trocam juras de amor.

MARCELLY – Senti sua falta estes meses...

J. FERNANDES – Marcelly, você não sabe o quanto senti sua falta e das meninas...

Marcelly beija Fernandes.

CORTA PARA:


CENA 19. CHOC&DOCES/ ESCRITÓRIO/ INTERIOR/ DIA

Cecilia e Guilherme se abraçam, ele alisa a barriga da esposa e lhe dar um beijo.

CORTA PARA:

CENA 20. MANSÃO GARBIELLO/ QUARTO DE MARCELLY/ INTERIOR/ DIA

José Fernandes já está de terno e gravata pronto para ir ao seu escritório de advocacia, enquanto coloca um perfume, conversa com Marcelly.

J. FERNANDES – Meu amor irei para o escritório, qualquer coisa é só me ligar!

Marcelly passa o batom.

MARCELLY – Não amor, não vou precisar, eu estou indo na Choc&Doce encomendar os docinhos para a minha festa!

J. FERNANDES – Entendi. Diga ao Guilherme que mandei um abraço!

MARCELLY – Claro que eu digo amor.

Marcelly sorri maliciosamente.

CORTA PARA:

CENA 21. MANSÃO GARBIELLO/ QUARTO DE MARCELLY/ INTERIOR/ DIA

Marcelly termina de arruma o cabelo e veste um belo vestido vermelho, quando de repente o telefone toca, na cabeceira de sua cama e ela atende.

MARCELLY – Alô!

Do outro lado da linha está Adelaide, em um orelhão do hotel onde está hospedada.

ADELAIDE – Bom Dia, irmãzinha querida!

MARCELLY – A não, Adelaide, o que é que você quer?

ADELAIDE – Marcelinha, só liguei para avisar que eu e o papai, chegaremos no Rio na sexta-feira para comemorar o seu aniversário!

MARCELLY – (alterada) O que?

ADELAIDE – Você não é moca minha irmãzinha!

MARCELLY – E o que você e o papai vêm fazer aqui no Rio?

ADELAIDE – Eu não aguento mais tanto mosquito, já peguei malária duas vezes, estou farta daqui, desse lugar, quero voltar para o Rio.

MARCELLY – Sempre debochada né Adelaide! Pois venha, aproveite e  vê se o avião cai e morre por essa floresta, você, o papai e quem quiser infernizar a minha vida também.

Marcelly desliga o telefone.

CORTA PARA:

CENA 21. HOTEL AMAZÔNIA/ MANAUS /QUARTO DO HOTEL/ INTERIOR/ DIA

Adelaide e o pai Bráulio, estão na sacada do hotel, tomando uma água de coco.

ADELAIDE – Papai, a minha querida irmã, avisou que podemos ir para o Rio de Janeiro.

SEU BRÁULIO – Adelaide, fale a verdade!

ADELAIDE – A papai, o senhor saber como a minha irmã é!

SEU BRÁULIO – O que aquela cobra cascavel falou?

ADELAIDE – A desejou que eu e o senhor morrêssemos!

SEU BRÁULIO – Marcelly não muda esse comportamento, não muda mesmo! Valter me contou que Fernandes e ela vivem em pé de guerra!

ADELAIDE – Os dois brigam? A papai, me conte uma novidade, todo mundo sabe que a Marcelly, para salvar o casamento engravida, já vai na terceira gravidez e quando a gente chegar no Rio, com certeza ela anuncia a quarta gravidez!

SEU BRÁULIO – Como se filho salvasse casamento!

ADELAIDE – E pensar que eu e o Fernandes namoramos...

SEU BRÁULIO – Filha você ainda não esqueceu isso?

ADELAIDE – Claro que não pai, eu amo o Fernandes, amo loucamente, a Marcelly que apareceu e me roubou ele.

SEU BRÁULIO – Adelaide esqueça esta história, procure um novo amor!

ADELAIDE – Não, não! Eu quero o Fernandes!

CORTA PARA:
CENA 22. APARTAMENTO DE JOVINO & WANESSA/ SALA/ INTERIOR/ DIA

A campainha toca e Jovino abre a porta.

JOVINO – Ceci lindona, boa tarde!

CECILIA – Posso entrar?

JOVINO – Claro né! Que perguntar é essa!

CECILIA – Jovi, a Wanessa está?

JOVINO – Está sim, Wa(gritando), a Ceci, está aqui!

Wanessa aparece.

WANESSA – Cecília, minha amiga, boa tarde!

CECÍLIA – Wanessa, eu queria conversa a sós com você!

JOVINO – Já estou me retirando.

Cecilia, sem graça, sorri.

CECILIA – Ô Jovi, é assunto de mulher!

JOVI – Eu vou dar uma voltinha pela orla! Beijos!

Jovino sai e as duas ficam a sós.

WANESSA – O que está acontecendo amiga?

CECÍLIA – O aniversário da Marcelly!

WANESSA – Eu vou ao aniversário e você?

CECÍLIA – Não é isso, eu não gosto da Marcelly, ela tem algo que eu não gosto, entendi, o olhar dela me incomoda.

WANESSA – A Ceci, você está se preocupando com bobagens, a Marcelly é assim mesmo, uma caixinha de surpresa!

CECÍLIA – Eu não sei te explicar direito, mas a Marcelly...

WANESSA – Procure se acalmar amiga, você está grávida! Marcelly não morder.

Cecilia preocupada.

CORTA PARA:

TERCEIRO INTERVALO COMERCIAL


CENA 23. DOCE&CHOCK/ FACHADA / EXTERIOR/ DIA

Marcelly estaciona seu carro. Desce do carro e se observa na vidraçaria da loja.

CENA 24. DOCE&CHOCK/ COZINHA / INTERIOR/ DIA

Marcelly vai até a cozinha.

MARCELLY – Boa Tarde Guilherme!

GUILHERME – Olá, Marcelly!

MARCELLY – Será que a gente pode ter uma conversinha no escritório?

GUILHERME – Claro, que sim! Meninas olhe para mim está panela de brigadeiro com morango!

MOÇA 1 – Pode deixar seu Guilerme!

Guilherme e Marcelly seguem para o escritório.

MOÇA 1 – Essa mulher de novo, já ta virando vicio dela, toda tarde, ela aparece aqui, a dona Cicilia, nem sonha, numa coisa dessas!

MOÇA 2 – A gente não tem nada haver com a vida dos patrões, mulé, eles fazem o que eles querem, mais contando que a gente receba o salário, né?

MOÇA 1 – É isso mermo.

CORTA PARA:

25. CHOC&DOCES/ ESCRITÓRIO/ INTERIOR/ DIA
MARCELLY – Guilherme, eu vi por que estou louca de desejo para te ter!

GUILHERME – Marcelly, eu também te quero, muito!

Marcelly e Guilherme se beijam loucamente no sofá do escritório. Neste momento, Cecília volta até o restaurante e como a porta está entre aberta, ela flagra o marido aos beijos com Marcelly. Cecília ao ver aquela cena, fica surpresa e sai de fininho, sem que percebam sua presença.

26. BAIRRO DE COPACABANA/ RUA/ EXTERIOR/ DIA
Cecília sai correndo pelo bairro carioca, chorando desesperada.
CECÍLIA – (chorando) Não pode ser...
Cecilia continua correndo desesperadamente pelo bairro, quando um ciclista quase lhe atropela.
CICLISTA – Sua doida, presta atenção por anda!
Cecília corre ainda mais rápido, chorando com intensidade, quando de repente, ela atravessa a rua sem olhar e um carro em alta velocidade vem a sua direção. Cecília fica estática sem ação.
CORTA PARA:

FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário