quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Capítulo 4: Dois Amores (de Vitor Rodrigues)

Cena 1/MANSÃO DE GUILHERME/INTERNO/DIA

      GUILHERME: Pai, o senhor não pode me obrigar a fazer isso. Eu não quero me casar.
AMANDA: é isso mesmo seu Samir. Não precisa de casamento. O que importa é que o Gui irá assumir a paternidade dessa criança.
SAMIR: De jeito nenhum. Eu quero o casamento e haverá.
GUILHERME: Por que o senhor preza tanto pelo casamento? Para quê esse tradicionalismo todo?
SAMIR: Se a imprensa descobre que você engravidou uma moça e percebe que você não se casou com ela,  é bem provável que a minha imagem seja manchada e eu não estou afim de abrir mão do meu conforto e da minha mordomia por conta de um ato irresponsável e inconseqüente seu, meu filho. Vai ter casamento e não quero mais discussões sobre isso.
GUILHERME: Droga! O senhor não tem esse direito de obrigar a fazer uma coisa que não quero. Não tem.

Cena 2/ AVIÃO/INTERNO/DIA

     Ana começa a rir incessantemente, atrapalhando a concentração de Larissa.
LARISSA: Do que está rindo?
ANA: Eu não paro de pensar no mico que acabei de pensar. Foi muito tenso.
LARISSA: Sinceramente, foi uma vergonha!
ANA: Filha, não fique assim. Todos nós pagamos micos. Você mesma já pagou um bem hilário.
LARISSA: Sério? Como?
ANA: Você era bem pequenina ainda. Estávamos na festa de sua prima de Cassandra. Tinha muita gente, muitos dos nossos familiares, cheio de amiguinhos dela. Até que chegou à hora de cantar os Parabéns. Você fez questão de ficar do lado de sua prima. Teve um momento que você se desequilibrou e caiu de cara no bolo da menina. Você tinha que ver a cara da Cassandra, dos convidados, a minha cara. Nossa!
Larissa: Meu Deus, que vergonha! A tia Celina deve ter ficado muito brava comigo.
ANA: Até que não! Ela riu muito também.
              As duas riem juntas.
LARISSA: Mas não é porque rimos que deixei de ficar magoada com a senhora. Essa separação está doendo muito.
ANA: Não vamos mais falar sobre isso, filha.

CENA 3/MANSÃO DE GUILHERME/INTERNO/DIA

        Guilherme entra no quarto furioso e seguido dele entra Amanda.
GUILHERME (derrubando os objetos em cima da mesa): Ele não tem esse direito, ele não tem esse poder.
AMANDA: Fica calmo, vai dar tudo certo.
GUILHERME: Calmo? Não tem como ficar calmo. Mas confessa. Você está adorando essa idéia de casamento.
AMANDA: Eu não.
GUILHERME: Como não? Desde aquele dia que você se declarou pra mim e nós transamos, eu percebi o seu interesse. E esse interesse não era em mim, mas sim no dinheiro que meu pai carrega nas costas.
AMANDA: Você está maluco? Eu te amo, Gui. Sempre te amei.
GUILHERME: Você pode até sentir uma coisinha por mim. Mas seu interesse maior é na minha fortuna.
AMANDA: Chega. Eu vou embora. Já ouvi demais por hoje. Mas não pense que vai se livrar de mim tão cedo porque essa historia de gravidez agora é que está começando.

Cena 4/PAISAGENS DO RIO DE JANEIRO

Cena 5/ QUIOSQUE/EXTERNO/NOITE

      Otávio está sentado em uma cadeira de um quiosque à espera de Adriana. Ele olha, distraidamente, o caderno da garota quando ela aparece.
ADRIANA: Olá. Boa Noite
OTÁVIO: Oi, tudo bem? Aqui está seu caderno.
ADRIANA: Muito obrigada, viu? Preciso demais desse caderno. Bem, já vou.
OTÁVIO: Espera, senta um pouco. Quer alguma coisa?
ADRIANA: Já que insiste, eu sento sim.
      Adriana se senta na cadeira oposta a de Otávio. O rapaz chama o garçom e eles combinam algum prato.
ADRIANA: Bem, o que vamos falar?
OTÁVIO: Percebi que faz faculdade de moda. Era o mesmo curso da minha namorada.
ADRIANA: Era por quê? Ela desistiu do curso foi isso?
OTÁVIO: Sim, mas também ela foi embora hoje. Viajou para Salvador. Nem sei mais se estamos namorando.
ADRIANA: Por quê? Existe namoro a distância sabia?
OTÁVIO: Eu sei, mas o que adianta um relacionamento se não posso tocá-la, cheirá-la, beijá-la.
ADRIANA: Isso é chato mesmo. Mas o que importa é o amor, você não acha?
OTÁVIO: Claro. Eu a amava demais.
ADRIANA: A amava? Não a ama mais?
OTÁVIO: Nem sei. Estou totalmente confuso. Bem, vou ao banheiro. Toma conta do meu celular, por favor.
ADRIANA: Claro, vá tranqüilo.

Cena 6/AEROPORTO DE SALVADOR/INTERNO/NOITE

      Larissa desce do avião e vai direto a portaria do aeroporto de Salvador. Ela começa a discar um número pelo telefone. A ligação chama, chama até que alguém atende. É Adriana.
ADRIANA: Alô?
   No mesmo momento, Larissa desliga o celular e começa a chorar.
LARISSA (para si mesma): Não pode ser. É uma voz de mulher. Ele não pode ter me esquecido assim tão rápido.
    Nesse momento, Ana chega perto da filha.
ANA: Tome suas malas, filha. Seu pai foi procurar um táxi. Eu não sei se já te contei mas...(Ana percebe que a filha está chorando): Filha, o que aconteceu? Você está chorando?
LARISSA: Foi o Otávio, mãe. Eu acabei de ligar para ele e quem atendeu foi uma mulher.
ANA: Eu sempre disse filha. Aquele garoto não presta.
LARISSA: Mãe me perdoa. Acho que agora entendo a sua posição. A senhora quis o meu bem e estava certa. O Otávio não presta, não presta.


Cena 7/QUIOSQUE/EXTERNO/NOITE

    Otávio volta do banheiro e senta-se na cadeira oposta a de Adriana.
ADRIANA: Uma pessoa ligou pra você?
OTÁVIO: Quem?
ADRIANA: Uma garota chamada Larissa.
OTÁVIO: Larissa? Você está falando sério?
ADRIANA: Claro, por que mentiria?
OTÁVIO: Desculpe, mas eu preciso ir. A gente se vê.
ADRIANA: Até!

Cena 8/CASA DE AMANDA/INTERNO/NOITE

        Amanda conta para Lígia sobre a gravidez e o casamento.
LÍGIA: Não acredito. E vocês vão se casar mesmo?
AMANDA: Claro, amiga. Finalmente consegui o que mais queria nessa vida. Serei a futura esposa do herdeiro Bittencourt.

Cena 9/CASA DE OTÁVIO/INTERNO/NOITE

             Otávio chega nervoso em casa. Ele senta-se no sofá e já vai pegando o celular. Ele disca o número do celular de Larissa.
OTÁVIO: Alô. Larissa?
             Do outro lado da linha, Larissa responde o chamado de Otávio.
LARISSA: Otávio? Por que está perdendo seu tempo ligando para mim?
OTÁVIO: Por que está falando comigo dessa maneira? Não me diga que sua mãe conseguiu fazer sua cabeça contra mim?
LARISSA: Como você faz uma pergunta dessas? Eu ouvi bem a voz de uma mulher quando eu liguei para você. Já me esqueceu Otávio?
OTÁVIO: Não meu amor. A Adriana é só uma amiga. É você que eu amo.
LARISSA: Pois é melhor você desistir do nosso amor, Otávio. Agora que estamos longe um do outro, não tem mais clima pra namoro, muito menos para amor. Adeus.
               Larissa desliga o celular.
               Otávio retorna a ligação, mas não consegue.
OTÁVIO: Será que eu perdi a mulher da minha vida para sempre?

Cena 10/ Paisagens do Rio de Janeiro (Dia seguinte/ MANHÃ)

Cena 11/FACULDADE/INTERNO/DIA

           Otávio passeia angustiado pelos corredores da Faculdade quando esbarra com alguém. É Adriana.
ADRIANA: Otávio? Nossa, que surpresa. Não sabia que cursava aqui.
OTÁVIO: Eu também não. Desculpe Adriana, mas não estou a fim de conversar.
ADRIANA: Estou percebendo. Que carinha triste é essa?
OTÁVIO: Minha namorada terminou comigo por telefone.
ADRIANA: Não fica assim. Sei que não somos tá íntimos, mas aceita um consolo?
OTÁVIO: É o que estou mais precisando nesse momento.
ADRIANA: Olha, isso acontece na vida de todo mundo, mas depois passa. Depois você conhece uma garota legal, se apaixona por ela, se encanta com o jeitinho dela.
OTÁVIO: E quem seria essa garota?
ADRIANA: Quem sabe se essa garota não seria eu.
      Nesse momento, Adriana aproxima seu rosto de Otávio e, lentamente, toca seus lábios na boca do rapaz. Acontece um beijo.

Cena 12/CASA DE SAMIR, PAI DE GUILHERME/INTERNO/DIA

      Amanda chega e vê Samir sentado no sofá.
AMANDA: Bom dia.
SAMIR: Bom dia, minha querida. Não quer sentar?
AMANDA: Licença.
         Nesse momento, Guilherme chega.
GUILHERME: Terminei o café. O que o senhor quer tratar comigo e com a Amanda para exigir a nossa falta da faculdade hoje?
SAMIR: Hoje à tarde nós iremos marcar a data do casamento de vocês.
GUILHERME: Mas já?

Cena 13/FACULDADE/INTERNO/DIA

         Após o beijo, Otávio afasta Adriana.
OTÁVIO: Desculpe isso não era para acontecer.
ADRIANA: Não precisa pedir desculpas. A culpa é minha. Eu abri caminho para que esse beijo ocorresse.
OTÁVIO: Não se preocupe. Para que um beijo aconteça não existe apenas um culpado. Pelo menos, eu acho que ele melhorou um pouco a minha auto-estima.
ADRIANA: Olha aí. Pelo menos ele serviu para alguma coisa.
OTÁVIO: Bem, tenho que ir para a sala.
ADRIANA: A gente se vê?
OTÁVIO: Claro. Que tal na lanchonete daqui mesmo depois da aula?
ADRIANA: Tudo bem.

Cena 14/CASA DE SAMIR, PAI DE GUILHERME/INTERNO/DIA

GUILHERME: Assim tão rápido?
SAMIR: Claro meu filho. Quanto mais cedo melhor. Ou você quer que esse casamento aconteça quando a Barriga da Amanda já está praticamente na hora de estourar?
GUILHERME: Pai, o senhor não pode fazer isso. É crueldade demais com seu único filho.
SAMIR: Chega! Hoje à tarde iremos escolher uma igreja e marcar essa data de casamento e não quero ouvir mais nenhuma palavra que seja contra a minha decisão.
                Samir sai.
GUILHERME: Droga, droga e droga. Tudo isso só faz diminuir minhas chances de ficar com a Larissa.
AMANDA: Então você não sabe.
GUILHERME: Do que está falando?
AMANDA: A Larissa viajou para Salvador. E ela não volta tão cedo. A sua amada largou o Rio, a faculdade, o Otávio e você. Satisfeito?
GUILHERME: Não estou acreditando nisso.
AMANDA: Está bem então. Amanhã fala com qualquer pessoa da faculdade que será isso que eles irão te responder, inclusive o Otávio.

Cena 15/ PAISAGENS DO RIO DE JANEIRO

Cena 16/LANCHONETE DA FACULDADE/INTERNO/DIA

    Otávio está sentado em uma das mesas distraído. De repente chega Adriana.
ADRIANA: Demorei?
OTÁVIO: Não. Imagina.
ADRIANA: Otávio, tenho que te contar uma coisa. Desde o primeiro dia em que te vi, comecei a sentir uma coisa que nasceu em mim espontaneamente, sem querer. É uma coisa tão linda. Passei a aula inteira pensando em você e no nosso beijo.
               À medida que Adriana ia contando dos seus sentimentos, Otávio ia se lembrando de como conheceu Larissa: (INICIO DO FLASHBACK) Em um parque de diversões. O rapaz pagou um refrigerante para a moça. (FIM DO FLASHBACK).
ADRIANA: Eu sei que esse não é o momento mais adequado para falar dos meus sentimentos, mas eu não posso negar a realidade Otávio. EU ESTOU APAIXONADA POR VOCÊ! EU TE AMO!
OTÁVIO: Nossa que surpresa isso tudo, não é? Olha Adriana, eu acabei de sair de uma relação que marcou muito a minha vida. Acho que nesse momento não estou apto a te dar uma resposta. Mas vamos dar tempo ao tempo, tudo bem?
ADRIANA: Eu sabia que você ia dizer isso, mas tudo bem. Eu espero o tempo que for preciso.
OTÁVIO: Quer alguma coisa?
ADRIANA: Não, melhor não abusar. Tenho um compromisso agora. Beijos. Até
OTÁVIO: Até.
            Otávio sai da mesa e pega um táxi. Na medida em que o táxi vai se distancia, a CAM vai sobrevoando o Rio de Janeiro.

MESES DEPOIS...

Cena 17/IGREJA/INTERNO/DIA

         Guilherme está no altar esperando Amanda.
SAMIR: Filho acalme-se. Eu sei que casamento deixa todos nervosos, inclusive o noivo.
GUILHERME: Não se faça de bobo, pai. O senhor sabe que se dependesse de mim não haveria casamento.
SAMIR: Pena que as coisas não dependem da sua vontade. Agora se cale que a noiva está chegando.
     Nesse momento chega Amanda, vestida de noiva, subindo os degraus da igreja. A musica de casamento toca.
    À medida que ela caminha os convidados vão se levantando para prestigiar os noivos.
    Ao chegar ao altar ela entrega o buquê para Samir e fica de frente a Guilherme. Nesse momento o padre começa a falar.
PADRE: Estamos aqui realizando a cerimônia de Amanda Nogueira e Guilherme Bittencourt. Um momento que ficará marcado na vida do casal. Se tiver alguém que é contra o casamento, fale agora ou cale-se para sempre.
     Ninguém se manifesta.
PADRE: Bem, vamos dar continuidade então. Amanda Nogueira, aceita Guilherme Bittencourt como seu futuro esposo, prometendo amá-lo e respeitá-lo até o fim de sua vida?
AMANDA: Sim
PADRE: Guilherme Bittencourt, aceita Amanda Nogueira como sua futura esposa, prometendo amá-la e respeitá-la até o fim de sua vida?
     Nesse momento, Guilherme olha fixamente para Amanda e depois para o pai. Ele não sabe o que responder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário